Adotar uma metodologia de gerenciamento de processos  vai ajudar a sua empresa a alcançar seus objetivos e metas de maneira mais assertiva e em menos tempo. Gostou? Então vamos seguir e entender como isso pode acontecer.

Como o próprio nome propõe, uma metodologia de gerenciamento de processos é responsável por fazer a gestão dos processos da sua empresa.

Por gestão podemos entender o acompanhamento, mapeamento, controle e monitoramento de cada processo da organização, afim de identificar oportunidades de melhoria e erros que acontecem em cada etapa da sequencia de atividades da empresa.

Entenda como definir os objetivos e metas de forma efetiva com nossas dicas abaixo.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Em suma, os processos são as operações diárias realizadas na empresa, por seus colaboradores, com a finalidade de produzirem e entregarem o produto ou serviço que compõe o core business da organização.

As atividades paralelas também podem ser consideradas processos. O departamento de Recursos Humanos, por exemplo, conduz uma série de etapas lógicas em seu processo de contratação e recrutamento.

Sejam atividades primárias ou secundárias, os processos de uma empresa precisam ser geridos para que possam ser realizados da melhor aneira possível, buscando sempre a eficiência, redução de tempo e aumento da produtividade.

A seguir propomos 6 passos para a criação de uma metodologia de gerenciamento de processos para sua organização.

O que é metodologia de gerenciamento de processos – uma breve introdução

Uma metodologia de gerenciamento de processos tem como objetivo otimizar e padronizar as atividades realizadas pela empresa para produção e entrega de produtos ou serviços.

A metodologia de gerenciamento de processos é deve:

  • identificar;
  • executar;
  • documentar;
  • medir;
  • monitorar;
  • controlar processos de negócios.

Com essa gestão, a organização alcança resultados consistentes e alinhados aos seus objetivos estratégicos.

Leia também: Estratégia Seis Sigma: conceito e vantagens para uma empresa

Metodologia de gerenciamento de processos em 6 fases

Abaixo você verá 6 fases de uma metodologia de gerenciamento de processos.

1. Planejamento e estratégia de processos

Planejamento é o principio de qualquer ação que uma empresa for executar, e quando falamos sobre gerenciamento de processos isso não é diferente.

Esse planejamento possui duas etapas principais:

  1. começa com a definição de metas e objetivos da empresa;
  2. na sequencia propõe um plano de ação que visa a entrega de valor aos clientes.

Todos os processos devem ser considerados, desde as atividades que permitem a entrega do que é o core business do negócio, até atividades secundárias, mas estratégicas, como marketing, RH e contabilidade, por exemplo. É possível, entretanto, que sua empresa priorize alguns processos, criando uma ordem de implementação das melhorias.

2. Mapeamento dos processos em vigência

O objetivo de um mapeamento de processos é descobrir se os processos de negócios atualmente em vigor estão alinhados com as metas e objetivos da organização.

Entender o que está sendo feito, como está sendo feito e o resultado dessa metodologia é fundamental para a proposta de melhorias.

A partir desse mapeamento esperasse que você seja capaz de gerar insights sobre os pontos fortes e fracos dos processos de negócios.

Os resultados coletados serão usadas na próxima etapa.

3. Remodelagem de processos de negócio

Quando um processo não está alinhado aos objetivos e metas, ou quando não está performando com resultados satisfatórios, há a necessidade de remodelar o processo. Isso pode ser feito a partir da criação de um fluxograma de processos.

Metodologia de gerenciamento de processos

Nessa etapa é importante considerar:

  • a equipe envolvida no trabalho;
  • o modelo atual (que em breve será antigo);
  • metas e objetivos;
  • as metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas.

4. Implementação de processos

Você poderá realizar a implementação dos novos processos utilizando ferramentas como PDCA que funciona como um ciclo, ou seja, quando a última fase é finalizada, o processo deve ser reinicializado, identificando novas oportunidades de melhoria dos processos.

Entenda mais assistindo ao vídeo abaixo:

5. Monitoramento dos novos processos

Nessa fase da melhoria de processos nas empresas sua equipe e gestores devem se atentar para s resultados obtidos com a nova modelagem de processos. Eles estão de acordo com o que foi previsto?

Os problemas que haviam sido identificados na etapa de mapeamento foram resolvidos?

Outros problemas surgiram?

Monitore os processos e acompanhe os resultados.

Talvez seja interessante sua empresa adotar uma infraestrutura de TI e ferramentas de análise de dados, que podem ser usadas no monitoramento das metodologias de gerenciamento de processos.

6. Melhoria do processo

Adotar uma metodologia de gerenciamento de processos dá a empresa a oportunidade de alavancar sua produção, entregar produtos e serviços de melhor qualidade, em menos tempo, com menos desperdício e resíduo, melhorando os indicadores de qualidade e o desempenho de seus processos de negócios.

Através do monitoramento e controle do desempenho do processo, a organização poderá inovar e melhorar, principalmente através de redesenho e reengenharia.

Otimização de processos

Esperamos que essas 6 fases da criação de uma metodologia de gerenciamento de processos, tenha auxiliado na compreensão da linha de raciocínio necessária para a otimização dos resultados de uma organização, no que diz respeito ao valor oferecido.

Escolher a metodologia correta é um fator primordial. Você precisa ter conhecimento sobre qual metodologia será útil caso a caso. Kaizen? PDCA? Estratégia Seis Sigma? Lean Manfuaturing? DFLSS?

Dentre as inúmeras possibilidades, listamos aqui como diferenciá-las e escolher a melhor!

No mundo dos negócios um profissional capaz de aplicar a metodologia de gestão de processos é, sem dúvidas, um profissional diferenciado e valorizado, enquanto a organização que possui uma política de melhoria constante amplia sua capacidade competitiva e seu diferencial de mercado.

A melhoria contínua de processos deve contar com algumas ferramentas clássicas e desenvolvidas por estudiosos da área, para tornar o processo ainda mais eficiente. Para isso, sugerimos que leia o artigo; “Melhoria contínua de processos: 4 ferramentas eficazes [+ cursos de qualificação]”.

Novamente, é importante que você como profissional esteja preparado para executar todo o acompanhamento da gestão de processos e que a empresa invista em seus colaboradores para otimizar suas atividades.

Se você quer dominar processos e se tornar um especialista no assunto, conheça a nossa Trilha de Processos & Melhoria Contínua

gestão de processos, melhoria contínua, banner sobre gestão de processos e melhoria contínua

Com mais de 60.000 alunos e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.