O que é DMAIC? As 5 etapas do método EXPLICADAS 📝

A gestão da qualidade tem muitas ferramentas denominadas através de siglas e o DMAIC é uma delas. Se você não é tão familiarizado com a metodologia ou só ouviu falar, deve estar se perguntando o que é DMAIC, não mesmo?

A sigla DMAIC vem do inglês e significa Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar.

De pequenas a grandes empresas, todas estão preocupadas em criar os melhores processos e também os mais produtivos. 

Isso porque desperdício, atrasos na produção, falta de matéria-prima ou de manutenção nos equipamentos geram consequências diretas no trabalho na equipe. E lá na frente afeta também a satisfação do cliente.

É neste ponto que metodologias como o Six Sigma são introduzidas para criar uma organização que atenda as demandas e objetivos da empresa. Esse objetivo é alcançado utilizando ferramentas como o método DMAIC

Uma organização que faz seu planejamento estratégico e usa ferramentas para orientar esse processo na prática é muito mais produtiva e consegue alcançar suas metas.

Então vamos explicar o que é DMAIC e como funciona cada uma das etapas do método para orientar a melhoria de processos dentro de uma empresa. Continue lendo!

O que é DMAIC?

A sigla DMAIC vem das palavras em inglês: Define, Measure, Analyze, Improve e Control. Na tradução para o português: Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar.

O método é usado como um roteiro para orientar o desenvolvimento de processos. Esse processos por sua vez vão controlar o fluxo de trabalho, permitindo sua otimização para chegar nas metas desejadas.

O DMAIC é composto de cinco etapas e cada uma ajuda a reunir dados e informações para tomadas de decisão estratégicas e bem orientadas.

Quando uma empresa opta por implementar o metodologia Six Sigma, naturalmente se utiliza do DMAIC como ferramenta e diversas outras que vamos mencionar a seguir.

 

.

 

Bom, agora que definimos o que é DMAIC, vamos entender melhor o método, detalhando cada uma das etapas que o compõe e quais são as atividades envolvidas em cada uma.

Como funciona o método DMAIC

Cada letra do DMAIC forma uma etapa e vamos guiar nossa explicação fazendo a análise das tarefas envolvidas em cada fase e como elas contribuem para o desenvolvimentos dos processos.

Etapa 1: Definir

A primeira etapa do DMAIC começa com a definição dos pontos que serão trabalhados, estudando-se as possibilidades de melhoria existentes.

Nessa etapa também são definidos os membros que farão parte da equipe que vai conduzir todo o processo. A equipe deve ser diversificada para ter contribuições de diversos pontos de vista.

Outro resolução da fase ‘Definir’ do DMAIC é o alinhamento em relação aos objetivos que se espera alcançar através do realização do método. 

É importante fazer um brainstorming rico nessa fase para selecionar os problemas de forma objetiva, focando naqueles que são relevantes e viáveis.

Etapa 2: Medir

A etapa de ‘Medir’ do DMAIC envolve compilar dados estatísticos dos indicadores de desempenho da empresa incluídos no processo que será otimizado.

É importante ter dados quantitativos que permitem fazer uma comparação mais acertada lá na frente, possibilitando verificar a eficácia das mudanças através de resultados.

Dessa forma, a equipe consegue estudar em detalhes o cenário atual da empresa, verificar onde há acertos e os erros que precisam ser reparados. 

Dica: não comece a implementar ações sem antes reunir os dados e informações relacionados ao momento pré-mudança.

Algumas ferramentas auxiliares para nessa fase do DMAIC são o Diagrama de Ishikawa e o Gráfico de Pareto.

Etapa 3: Analisar

A fase ‘Analisar’ do DMAIC é fundamental para formular as ações que vão solucionar o problema e trazer as melhorias necessárias. É nela também que é definida a causa principal ou raiz do problema.

Nas duas fases anteriores, a equipe vai se debruçar sobre várias ocorrências e encontrar os motivos que levam a cada uma delas. 

Porém, é importante chegar na causa mãe que gera os desvios que impedem o processo de funcionar 100%. 

Como essa definição, a expectativa é conseguir trabalhar melhor na formulação dos planos de ação para melhoria.

Para essa análise ficar mais fácil, a equipe pode usar a técnica dos 5 porquês da qualidade, um método simples, criado pelo engenheiro mecânico Taiichi Ohno (1912-1990), que tem como objetivo a solução e o descobrimento de causas raízes de problemas.  

Etapa 4: Melhorar (Improve)

Nessa etapa do DMAIC, a equipe coloca a mão na massa para ‘Melhorar’ aquilo que foi identificado no passo anterior como causa raiz do problema.

Com essa informação, a equipe relaciona as oportunidades de solução, seleciona aquelas que são mais viáveis para testar e cria planos de ação que vão atestar a eficácia de cada uma.

Para orientar os testes, é recomendado o uso do método 5W2H — aprenda como fazer o 5W2H neste passo a passo — para guiar os planos de ação. 

Com os resultados dos testes é possível identificar quais melhorias são mais efetivas para acabar com a causa raiz do problema e serem implementadas em toda a empresa.

Nessa fase, a equipe pode identificar diversas possibilidades de ação, mas nem todas precisam ser testadas. Elas podem ser compiladas e arquivadas para testes futuros.

As mudanças que serão implementadas podem ser monitoradas por um membro da equipe do DMAIC que vai acompanhar a execução do processo em larga escala.

Etapa 5: Controlar

A última etapa para entender o que é DMAIC é a ‘Controlar’. Essa fase da metodologia garante que a empresa mantenha a busca pela melhoria contínua dos processos.

Depois de tanto trabalho para colocar os planos de ações em prática é fundamental monitorar o desempenho e os resultados alcançados.

Criar checklists para fazer o controle das tarefas que compõem o plano é um passo simples. As cartas de controle podem ajudar a quantificar esse progresso.

Essa tarefa pode ser dividida entre os membros e analisada depois nas reuniões para verificar os resultados desde o nível operacional até o retorno financeiro alcançado com as melhorias.

Dessa forma, o ciclo do DMAIC se fecha, mas deixa como herança uma empresa mais organizada e que executa seus processos de maneira eficaz. 

etapas-metodo-DMAIC
Imagem: Siteware.

Capacite-se com treinamentos de melhoria contínua

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.

Disponibilizamos conteúdos diariamente em nossas redes sociais, canal do Youtube e, até mesmo, em nossa comunidade do Telegram. Junte-se a nós e evolua um pouquinho a cada dia!

 

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário