O que é gráfico de controle e como fazer análise de processo

O que é gráfico de controle? Trata-se de uma ferramenta de qualidade usada para estudar como um processo muda de acordo com o tempo, dentro de uma empresa.

Os dados oferecidos pelo o que é gráfico de controle são apresentados em ordem de tempo, com:

  • uma linha central para a média;
  • uma linha superior para o limite máximo;
  • uma linha inferior para o limite de controle mínimo.

O que é gráfico de controle

O que é gráfico de controle e o que ele indica?

Os gráficos de controle têm 2 usos principais dentro de uma metodologia de gerenciamento de processos, geralmente sendo úteis como:

  • uma ferramenta para monitorar a estabilidade e o controle do processo;
  • uma ferramenta de análise do processo.

As linhas que você viu no exemplo de gráfico de controle que apresentamos acima, são determinadas a partir de dados históricos.

Ao comparar os dados atuais com essas linhas, você pode tirar conclusões sobre a variação do processo, monitorando e controlando o mesmo. Essas variações podem ser:

  • consistentes: quando há variação, mas a mesma está controlada;
  • imprevisíveis: quando há variação e ela está fora de controle.

Como dissemos acima, o gráfico de controle é uma ferramenta de qualidade, que acompanha a estabilidade de um processo dentro de uma empresa, dentro desse entendimento, é natural pensar que existe mais de um resultado para esse acompanhamento de estabilidade, correto?

Inicialmente podemos pensar em estável e não estável, entretanto, é momento de aprofundar um pouco mais no assunto.

Processo x estabilidade

Antes de continuarmos, é importante que você entenda que todo processo sofre uma certa variação, entretanto, o que o gráfico de controle nos mostra é qual o nível dessa variação.

Dessa forma, para entendermos o que é gráfico de controle é importante compreender que, no geral, ele pode nos trazer 4 tipos de respostas em relação ao processo que está sendo analisado:

  • ideal: o processo está controlado com 100% de conformidade, é estável e apresenta um desempenho perfeito ao longo do tempo. É previsível e atende ao que o cliente espera.
  • limiar: está dentro do controle estatístico, mas sem conformidade ocasional. Esse tipo de processo produzirá um nível constante de não-conformidades. Previsível, mas não atende consistentemente às necessidades do cliente;
  • a beira do caos: reflete um processo que não está sob controle, mas também não está ainda produzindo defeitos. É imprevisível, mas seus resultados ainda atendem aos requisitos básicos do cliente;
  • o estado do caos: o processo não está em controle estatístico e produz níveis imprevisíveis de não conformidade, além de não atender as solicitações dos clientes.

Leia também: Círculo de Controle de Qualidade: 12 benefícios gerados por essa técnica

Gráfico de controle: como fazer

Basicamente, o método de como fazer gráfico de controle é o mesmo usado para criar qualquer gráfico: você captura os dados e marca sua posição dentro de uma régua.

Para construir um gráfico de controle três são necessários 3 passos simples:

  • determine o período de tempo apropriado para coletar e plotar dados.
  • colete dados;
  • construa seu gráfico e analise os dados.

Melhor do que você ler um passo a passo de como fazer o gráfico de controle, é você assistir ao vídeo abaixo que apresenta didaticamente como você pode construir uma planilha/gráfico:

Importância do gráfico de controle

Você já sabe o que é gráfico de controle e como criá-lo usando o próprio Excel, mas quais os benefícios que realizar um controle estatístico de processo?

Se você tem uma empresa, ou trabalha em uma, é natural que um dos objetivos de seu trabalho seja manter os processos otimizados, dentro de uma estratégia de melhoria contínua. Se você não tem essa postura, indicamos que acesse o artigo; “Melhoria contínua de processos: ferramentas e métodos para aplicar”, e entenda esse conceito, afinal, sem isso realmente será difícil a sua compreensão sobre a importância de gráfico de controle.

Se você já domina, pelo menos conceitualmente, o processo de melhoria contínua, vamos seguir!

Por meio dos resultados do gráfico de controle e do acompanhamento ao longo do período, é possível, além de identificar problemas de estabilidade, também corrigir esses problemas, mesmo enquanto eles ocorrem. Sem o gráfico, o erro só seria identificado quando a produção fosse interrompida.

Leia também: Top 10 | Ferramentas do Lean Manufacturing: suas funções e benefícios

Como citamos acima, os 4 tipos de resposta do gráfico possibilitam que a identificação e manutenção do processo ocorra antes de um “prejuízo maior”.

Indo além, a importância do que é gráfico de controle está em todo o processo:

  • ao prever o intervalo esperado de resultados;
  • ao determinar se um processo é estável;
  • ao analisar padrões de variação de processo de causas especiais ou causas comuns;
  • ao determinar se o seu projeto de melhoria da qualidade deve ter como objetivo evitar problemas específicos ou fazer mudanças fundamentais no processo.

Outra entre as 7 ferramentas de qualidade é o Diagrama de Ishikawa, uma maneira eficaz de melhorar os processos e controlar a qualidade nas empresas. A melhor forma de ter conhecimento sobre essas metodologias e como aplicá-las é realizando um curso completo com as ferramentas de qualidade.

A CAE Treinamentos é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário