Para alcançar os melhores resultados, uma excelente gestão de projetos é essencial para criar um planejamento estratégico à falha de erros. Quando bem traçado, organizado e baseado em dados, o planejamento estratégico consegue envolver a empresa inteira e engajar seus funcionários nas ações de todas as etapas.

Preparamos este post com todas as informações que você precisa para saber mais sobre o planejamento estratégico. Para aprofundar seus conhecimentos, continue a leitura.

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico funciona como um guia para alcançar determinado objetivo estratégico da empresa. Para isso, metas são definidas, assim como ações, prazos, orçamento e possíveis imprevistos. É um processo sistêmico cujo objetivo é melhorar o andamento de todas as etapas.

Os objetivos de cada empresa são diversos e podem abranger:

  • Aumentar os níveis de satisfação dos clientes;
  • Ganhar destaque no mercado;
  • Aumentar os lucros e mais.

O planejamento estratégico pode acontecer por mês, por semestre, por ano ou conforme a necessidade dos projetos.

Além disso, a parte estratégica envolve o posicionamento da marca, quais as ações que a empresa vai seguir quando ocorrer os imprevistos, a definição da persona e mais. Esses processos organizacionais são um dos objetivos da gestão de alta performance — confira 5 dias para praticar.

É importante ressaltar que o planejamento estratégico não é igual a um plano de negócio. Este visa estudar as possibilidades da empresa diante de uma análise de mercado, concorrentes e seu potencial.

Quem é responsável por um planejamento estratégico?

Os diretores são os responsáveis por definir o planejamento estratégico geral, mas as etapas e as ações envolvem todos os colaboradores e as equipes da empresa. Para uma melhor gestão do projeto, líderes ou gestores são estabelecidos para desenvolver os processos.

É importante que todos estejam cientes de suas responsabilidades, valores e metas para alcançar os melhores resultados. Confira algumas dicas do nosso diretor Master Black Belt, Carlos Sander, sobre gestão de projetos em sua empresa no vídeo abaixo:

Planejamento estratégico erros: quais os mais comuns?

Quando bem estruturado, o planejamento estratégico é capaz de causar impactos positivos e fazer a empresa crescer — mas o inverso também pode acontecer. Listamos os erros mais comuns que podem ocorrer no decorrer do projeto, confira abaixo e saiba como evitá-los.

1. Errar prazos

Um dos fatores mais importantes do projeto é o prazo! É preciso estabelecer prazo total para finalização do projeto, assim como estipular o prazo para todas as metas, e monitorar para cumpri-los. É importante ressaltar que os prazos devem ser realistas, respeitando o tempo necessário para o desenvolvimento da etapa.

2. Falha de comunicação com a equipe

A comunicação clara e objetiva entre líderes, gestores e demais funcionários é de extrema importância. Seja na coleta ou na troca de informações, opiniões, expectativas e mais. Confira dicas de produtividade nas reuniões de negócios e otimize o tempo das suas equipes.

3. Não definir prioridades

Organizar as tarefas por prioridade auxilia no melhor desenvolvimento do projeto. Assim, as tarefas que são prioridades não ficam esquecidas no decorrer do projeto. É importante adequar as estratégias com a finalidade do projeto e deixar sua equipe ciente de todos os passos.

4. Não fazer acompanhamento das atividades

Todas as etapas devem ser acompanhadas pelos líderes e pela equipe. Dessa forma, conseguem identificar possíveis mudanças, antecipam problemas, imprevistos e observam se os prazos serão cumpridos.

5. Não ter um objetivo claro

Ter objetivos bem traçados que não sejam passíveis de confusão é essencial para alcançar bons resultados. Direcione as ações de cada equipe e tenha uma comunicação aberta com todos.

Adote a metodologia Design for Six Sigma, utilizando ferramentas que otimizem a elaboração e prosseguimento de resultados. Ideal para uma gestão de alta performance.

6. Não aprender com quem está no processo

Aprenda com pessoas ou instituições que possuam experiência no desenvolvimento do planejamento estratégico. Adapte para a realidade da sua empresa e evite erros já cometidos por outrem. Assim, as decisões são baseadas em fatos, o que torna o processo mais seguro e previsível.

7. Não pensar nos problemas que podem aparecer no meio do caminho

Tenha em mente que erros e imprevistos fazem parte da vida corporativa! Por isso, calcule possíveis obstáculos e esteja pronto caso aconteçam. Assim, é possível se preparar para não parar o projeto pela metade, reduzindo atrasos, falhas e resultados.

Confira também: Saiba melhor sobre metodologia ágil e vantagens para sua empresa!

8. Não ter um plano B

Tenha sempre um plano B, afinal, não sabemos as possíveis alterações no mercado, na economia e mais. Isso é imprescindível para não inviabilizar a conclusão do projeto.

9. Falta de estratégia competitiva

Se destacar da concorrência é um dos objetivos de todas as empresas. Para isso, é necessário fazer uma análise competitiva realista, avaliando oportunidades e possíveis ameaças. Saiba aproveitar as possibilidades e oferecer aos seus clientes o que as outras empresas não estão oferecendo.

Com essa lista em mãos, o seu planejamento estratégico será mais assertivo e você estará mais preparado para alcançar os melhores resultados. Se você gostou do nosso conteúdo, confira também o que é Black Belt e qual a sua importância! Junte-se a nós e evolua um pouco mais a cada dia!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.