Planejamento estratégico: 8 erros mais comuns e como evitá-los
fonte: pexels

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um processo ou metodologia que tem como propósito traçar os caminhos a serem seguidos por uma instituição a fim de alcançar um determinado objetivo. Neste artigo, vamos analisar quais são os erros mais comuns quando se trata de planejamento estratégico e descobrir como evitá-los!

Ele funciona com um guia e é realizado por meio de metas, ações e observações que possibilitam uma redução de contratempos no caminho para o sucesso.   

Dessa forma, o planejamento estratégico permite a elaboração de um diferencial de mercado para cada empresa, preparando-a para responder da melhor maneira aos desafios e possibilidades apresentados no cotidiano. 

Ele pode ter como direcionamento aumentar a lucratividade, ganhar destaque no mercado, aumentar os níveis de satisfação do cliente ou concluir um determinado projeto da organização, tudo vai depender do objetivo da empresa.

É importante ressaltar que o planejamento estratégico não é igual a um plano de negócio

O plano de negócios tem como objetivo principal estudar a exequibilidade de uma empresa, pensando suas ações e estrutura por meio de análises do mercado, da concorrência e do seu potencial, por exemplo.    

Ainda relacionado a esse assunto, confira o nosso artigo com dicas sobre como criar e avaliar as metas de um projeto. 

Quem é responsável por um planejamento estratégico?

Fonte: pexels.

Para que os planos e diretrizes estabelecidos por um planejamento possam sair do papel e serem aplicados na rotina da organização, todas as partes dessa equipe devem estar envolvidas com a sua formulação e sua execução. 

As empresas, geralmente, estabelecem líderes ou gestores para a condução e desenvolvimento do processo. No entanto, se todos os envolvidos não estiverem cientes e de acordo com os planos estabelecidos o objetivo não será atingido. 

Dessa forma, para alcançar o sucesso faz-se necessário que todos estejam cientes de sua responsabilidade e do seu valor nessa trajetória. 

Confira algumas dicas do nosso diretor Master Black Belt, Carlos Sander, sobre gestão de projetos em sua empresa em nosso canal do Youtube.

Saiba quais são os 5 PORQUÊS e como identificar a causa raiz!

Planejamento estratégico erros: quais os mais comuns?

Fonte: pixabay.

Tendo em vista os grandes impactos que o planejamento estratégico é capaz de provocar dentro de uma empresa, ele precisa ser bem desenvolvido e concretizado

Do contrário, os planejamento estratégico erros podem prejudicar não apenas os resultados, mas também todos os envolvidos com a sua execução. 

Em razão disso, listamos alguns dos erros mais comuns praticados não apenas no decorrer do planejamento, mas também durante seu desenvolvimento, para que você possa se antecipar e garantir destaque no mercado. Confira-os a seguir.

  1. Errar prazos

Um dos fatores cruciais para o sucesso de um planejamento estratégico é o estabelecimento e monitoramento assíduo dos prazos de ação

No entanto, muitas instituições estipulam prazos incompatíveis com o tempo demandado para o cumprimento de cada meta e não acompanham os seus andamento, bem como sua organização. 

Por isso, são necessárias, então, datas definidas de monitoramento e entrega para que o andamento do processo ocorra de maneira organizada e efetiva. 

Mas vale pontuar que esses prazos devem ser realistas, respeitando o tempo necessário para a conquista de cada meta proposta.

  1. Falha de comunicação com a equipe

Ainda que o planejamento, geralmente, possua um líder ou gerenciador, esse deve estar em contato constante com os demais colaboradores através da troca ou coleta de informações, opiniões e expectativas

Isso se deve ao fato do planejamento estratégico ser um processo dinâmico e precisa estar alinhado aos diferentes setores de uma instituição, para operar em nível de excelência. 

Além desses fatores, a não participação gera nos colaboradores um sentimento de desmotivação, tornando-os improdutivos e desestimulados, o que afeta o desempenho do grupo e o andamento das atividades.

  1. Não definir prioridades

Em um planejamento estratégico várias metas e objetivos são estabelecidos. No entanto, devem ser destacadas as prioridades durante o processo, de forma que as ações de maior retorno e rendimento não sejam deixadas em segundo plano, prejudicando o seu seguimento.

Por essa razão deve-se adequar as estratégias à finalidade do planejamento, alinhar as metas primordiais de cada área e estabelecer sempre um diálogo elucidativo e estruturado com integrantes da cada equipe.  

  1. Não fazer acompanhamento das atividades

Durante o processo de execução, os líderes e demais integrantes da equipe devem monitorar o seu andamento

O acompanhamento das etapas permite a identificação prévia e a realização de mudanças antes do estabelecimento de um problema. Do contrário, surgirão imprevistos desmedidos em decorrência de uma análise indiferente dos indicadores.

Dessa forma, é primordial o estabelecimento de métricas e datas para o acompanhamento necessário de cada projeto, seja ele semanal, diário ou mensal.

  1. Não ter um objetivo claro

Como já foi mencionado, vários objetivos podem ser traçados e compreendidos como fundamentais para a conquista do propósito. 

Mas é necessário sempre ter uma meta clara e específica, direcionando as ações e as elaborações da equipe para a essência do planejamento, isto é, a sua finalidade.

  1. Não aprender com quem está no processo

O plano de ação do seu projeto pode ser mais assertivo ao se basear em instituições ou pessoas com experiência no desenvolvimento e aplicação do planejamento estratégico. 

Isso se justifica quando pensamos que a tomada de decisões com base em dados e fatos torna-se mais segura e previsível, conferindo mais autoconfiança nas escolhas e estratégias.

  1. Não pensar nos problemas que podem aparecer no meio do caminho

Ainda que o planejamento estratégico ofereça o delineamento minucioso dos percursos a serem seguidos em direção ao objetivo principal, é necessário ter em mente os possíveis riscos e percalços associados a cada uma dessas vias.

Além do acompanhamento de cada etapa do processo, deve-se calcular os possíveis obstáculos encontrados antes mesmo da sua concretização com a finalidade de evitá-los. 

Uma atuação acompanhada de certa previsibilidade permite fortalecer os pontos fracos de cada setor, possibilitando a criação de planos de ação para correção das falhas, reduzindo os atrasos e os comprometimentos do objetivo final.

  1. Não ter um plano B

Além dos possíveis percalços encontrados na execução dos objetivos, deve-se salientar que possíveis alterações no mercado e na economia podem ser capazes de inviabilizar a conclusão do planejamento. 

Deve-se, então, tentar prever os imprevistos. As intercorrências demonstram a necessidade de criar um plano B para dar continuidade ao planejamento estratégico perante quaisquer tipos de contratempos. 

Estar preparado para enfrentar as adversidades, indica um amadurecimento e capacidade da organização em oferecer soluções para seus clientes e sua equipe. 

Com essas características, a instituição transmite mais confiança e conhecimento do mercado, dando um passo à frente dos seus concorrentes.

Em conclusão, um Planejamento Estratégico bem feito e orientado mostra-se fundamental para o crescimento e sucesso da sua empresa. 

Através dele, é possível realizar o delineamento das ações e fugir da desorganização, alcançando determinados objetivos e conquistando oportunidades de crescimento. Para isso, deve-se sempre rever as metas e monitorar o andamento das ações.

Com um planejamento bem feito, os benefícios aparecerão a curto e longo prazo, aumentando a produtividade, fortalecendo o trabalho em equipe e aliando os pontos fortes da sua instituição às oportunidades que o mercado apresentar. 

Através de uma boa estratégia, o profissional e sua corporação desenvolvem a capacidade de inovação e de resolução frente a novos desafios, características indispensáveis para se destacar no mercado contemporâneo.

Esperamos, com esse conteúdo, ter ajudado a esclarecer suas dúvidas acerca do planejamento estratégico erros.

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.

Disponibilizamos conteúdos diariamente em nossas redes sociais, canal do Youtube e, até mesmo, em nossa comunidade do Telegram. Junte-se a nós e evolua um pouquinho a cada dia!

Autor

Sou graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-graduação em Jornalismo Esportivo pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), especialização em revisão pela Unicamp, além de cursos de revisão e otimização de textos pela Rock Content.

Escreva um Comentário