Investir no desenvolvimento de pessoas é uma das funções de um gestor de alta performance, resultando em diversos benefícios para a empresa e para os funcionários. Entretanto, deve ser estratégico, planejado e executado de forma coerente e correta para não desperdiçar recursos.

Existem diversos tipos de treinamentos, como a formação em gestão de alta performance, para aprender a lidar com uma equipe desmotivada e transformá-la em pessoas satisfeitas e engajadas. Confira 5 etapas para desenvolver a sua equipe e melhorar os resultados.

Desenvolvimento de equipes de sucesso em 5 etapas

O desenvolvimento de pessoas é essencial para empresas de alta gestão. Afinal, é por meio deles que se estimula os colaboradores a desenvolverem suas habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) para entregar os melhores resultados e estratégias. Confira 5 etapas para desenvolver sua equipe.

1. Reconhecimento: criando vínculos no local de trabalho

O reconhecimento é uma das formas mais eficazes de manter as pessoas do seu time motivadas. Um bom líder sabe reconhecer as capacidades, os esforços e as opiniões dos seus liderados, diferente do conceito de chefe, que apenas delega atividades.

O líder é a pessoa que inspira, trabalha com a equipe, conhece todos os processos da empresa e sabe as funções de cada um. As pessoas o reconhecem como uma figura de autoridade e de respeito. Por isso, é primordial que o líder reconheça os esforços da sua equipe, com feedbacks, elogios, bonificações e mais.

2. Estimule a comunicação interna

A comunicação interna é um dos principais pontos da comunicação empresarial. O modo como as pessoas se comunicam dentro da empresa resulta diretamente em um bom ou mau ambiente de trabalho. Existem algumas ações que auxiliam na diminuição de mal entendidos e ruídos de comunicação, como:

  • Utilizar redes sociais corporativas;
  • Aplicativos de mensagens;
  • Sistemas de videoconferência;
  • Calendários compartilhados;
  • Softwares ERP.

Invista em treinamentos sobre comunicação e inclua toda a sua equipe. Além disso, priorize a comunicação escrita para informações importantes, deixando-as registradas.

3. Premiações: motivando por meio de exemplos positivos

As premiações são fatores poderosos de motivação. É como uma recompensa por um trabalho árduo, nesse caso, de atender às expectativas da empresa. Por melhor que seja um profissional, se não houver benefícios extras para compensar seu esforço, seu rendimento vai diminuir.

Faça as avaliações de desempenho e recompense conforme os resultados. Para as premiações, estipule metas claras e objetivas! Assim como as devidas recompensas, que podem ser monetárias, cursos, viagens, prêmios físicos e mais. Analise o que faz sentido para o perfil da empresa e da sua equipe ao escolher as premiações.

4. Dê autonomia para a equipe

Um bom líder constrói e gerencia equipes de alta performance que são autônomas, ou seja, os profissionais são treinados e capacitados a exercer suas atividades de maneira estratégica, bem definidas e totalmente capazes de tomar decisões, evitando o microgerenciamento.

Dessa forma, o líder confia nos resultados, pois conhece bem o seu time e pode focar em otimizações, estratégias e melhorar a gestão do tempo e da produtividade. Confira as principais características de como ser bom gestor.

5. Formação: investindo na formação de talentos

Tenha em mente que o “profissional perfeito pré-moldado” não existe! Cada pessoa é única e precisa se adaptar à sua empresa e à sua equipe. Por melhor que seja sua qualificação e experiência profissional, pode não atender a determinadas necessidades e isso é completamente normal.

Empresas de alta performance investem em treinamentos exatamente por esse motivo. Eles são variados e podem ser individuais ou coletivos. Se deseja implementar, o ideal é optar por treinamentos conforme os objetivos e o perfil da empresa. Essa é uma das despesas operacionais que valem a pena.

Desenvolvimento de equipes de sucesso em 5 etapas

O que é desenvolvimento de equipes?

O desenvolvimento de pessoas é um conjunto de ações que envolvem as empresas e os colaboradores visando benefícios para todos. Para a empresa, pois consegue direcionar os treinamentos às necessidades principais do negócio, e para os funcionários, que conseguem se desenvolver, aprender e agregar novos conhecimentos atingindo todo o seu potencial.

Além disso, investir em desenvolvimento de equipes demonstra o quanto a empresa e os líderes prezam pela gestão de equipe e incentivam o crescimento profissional e o plano de carreira.

Como montar uma equipe de sucesso?

Para montar uma equipe de sucesso, é preciso um planejamento e um plano de ação bem traçados. Confira as principais ações abaixo:

  • Investimento em ações de integração e motivação da equipe no ambiente de trabalho;
  • Qualidade na comunicação interna;
  • Estabelecimento de objetivos, metas e expectativas claras;
  • Reconhecimento e premiação por bons resultados;
  • Liberdade e autonomia para a equipe;
  • Boa liderança;
  • Investimento em treinamento e formação de talentos.

Quais os tipos de treinamento para desenvolvimento de equipe?

Existem alguns tipos de treinamentos de empresa para o desenvolvimento técnico e comportamental das pessoas. Algumas modalidades são:

Treinamento in loco ou nativo

Para a comodidade de todos e para evitar custos com deslocamento, realize os treinamentos dentro da própria empresa. Pode convidar um palestrante externo que apresenta novas tendências da área de atuação, por exemplo. Ainda, é possível priorizar funcionários que já possuam expertise em determinados assuntos para treinar novos colaboradores.

Treinamento externo

Outra alternativa é o treinamento externo, fora do ambiente de trabalho, como workshops e seminários. Além de novos aprendizados com especialistas renomados, ainda possibilita a realização de networking.

Treinamento à distância

Se deseja flexibilidade e tecnologia, a modalidade EAD é uma excelente alternativa. Você pode escolher cursos que já conhece e que oferecem o conhecimento específico que deseja transmitir para sua equipe.

Algumas empresas também possuem cursos próprios por meio de universidades corporativas. Dessa forma, o conhecimento é transmitido conforme as diretrizes e os valores da empresa.

Quais os tipos de treinamento para desenvolvimento de equipe.

Por que focar em atualização profissional e treinamentos para equipe?

Grandes empresas como a Coca-Cola Company, Unilever e Google sabem a importância de treinar seus funcionários e mantê-los sempre atualizados sobre as novidades do mercado. Dessa forma, seu negócio consegue alcançar os melhores resultados, além de se destacar como uma empresa que preza pelo capital humano, gerando os benefícios abaixo:

Retenção de talentos

A falta de perspectiva é um dos motivos que levam a rotatividade de colaboradores. Investindo em desenvolvimento de pessoas, os funcionários conseguem visualizar as metas e o plano de carreira de forma sólida, incentivando-os a permanecer na empresa.

Confira também: Como criar uma cultura organizacional e fortalecer a sua equipe?

Produtividade

O rendimento e a qualidade dos resultados estão diretamente ligados à satisfação do colaborador. Por isso, se eles sentem que são reconhecidos pela sua competência, consequentemente, se esforçam para entregar resultados.

Engajamento

O engajamento natural do colaborador é um dos propósitos das grandes empresas. É o envolvimento nas atividades, valores e metas propostos, que ocorrem de modo sincero e genuíno por parte do colaborador.

Desenvolvimento profissional e pessoal

O desenvolvimento profissional e pessoal se completam e ambos são importantes para lidar com o ambiente de trabalho e as tarefas técnicas. Oferecer possibilidades de crescimento e desenvolvimento, como a inteligência emocional, são excelentes para que o colaborador se sinta acolhido e satisfeito pela empresa.

Por que focar em atualização profissional e treinamentos para equipe?

Agora que você aprendeu a importância do desenvolvimento de pessoas na empresa, confira o curso Black Belt Lean Six Sigma para otimizar processos e ministrar treinamentos Lean Six Sigma no seu ambiente de trabalho. Até o próximo post!

Desenvolva sua equipe com o Frons for Business. Treinamentos e trilhas personalizadas.
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.