Como definir objetivos e metas: técnica SMART e 6 dicas essenciais

Aprenda a técnica SMART e 6 dicas que vão te ajudar a definir melhor seus objetivos e metas, para que você possa evoluir tanto na vida pessoal quanto profissional

A leitura deste artigo pode ser importante se você anda com problemas sobre como definir objetivos e metas ou se não está conseguindo estabelecer quais são suas intenções para sua vida e carreira.

Pode ser muito frustrante chegar no fim do dia e perceber que não conseguiu fazer tudo que precisava ser feito. Assim como pode ser incômodo não saber ao certo quais são seus propósitos e não ter um plano a seguir, principalmente na vida profissional.

É muito comum que se tenha dificuldades na conquista e definição de seus objetivos e isso pode ocorrer por diversos motivos pessoais, sociais ou contemporâneos. Diversos autores têm abordado a questão das dificuldades encontradas no mundo atual e tecnológico em que vivemos.

A dificuldade de traçar objetivos de vida no mundo atual

Como o sociólogo Zygmunt Bauman, em sua famosa obra “Modernidade Líquida”. Segundo ele, a modernidade atual é imediata e veloz, diferente da antiga modernidade “sólida”. Para o sociólogo, a mudança entre essas duas fases acarretaram transformações que afetam todas as esferas da vida humana e atingem diretamente as pessoas. A fase contemporânea, ou seja a fase em que vivemos agora, seria “um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível”. A frase mais famosa de Bauman resume os conceitos principais de suas teorias: “Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”.

Sim, em comparação com nossos antepassados, estamos em desvantagem. Antigamente, se tinha mais tempo, mais calma e mais facilidade em definir objetivos e metas na vida de uma pessoa. No mundo contemporâneo, nos é oferecido um enorme leque de possibilidades. Além disso, o tempo que nos é oferecido para alcançar nossas metas é muito mais curto por causa das novas tecnologias e a competição de mercado é muito mais acirrada.

O que podemos concluir com as teorias de Bauman? Que é normal estar confuso e não há nada de errado nisso. Porém, para conseguirmos nos sentir realizados com nossas próprias ações e crescer em nossas carreiras, é preciso fazer um esforço e organizar nosso pensamento para tentar alcançar nossos sonhos. A definição de objetivos também é importante para que não se desista de investir em si mesmo. Ter orgulho da própria obra é um sentimento muito importante para evitar as frustrações.

1) Acredite na sua capacidade

Timothy Gallwey é considerado o “pai do Coaching”, ele foi um estudante de Havard. Além de estudar, ele jogava tênis pela sua faculdade. Com o tempo, percebeu que o jogo tênis acontecia em duas esferas: o jogo interno e o externo. O jogo interno é uma “conversa” que acontece dentro da cabeça das pessoas, há uma voz que julga, desacredita e diminui a si mesmo constantemente. Gallwey batizou esses pensamentos de “interferências internas”.

Em 1974, ele publicou o livro “O Jogo Interior do Tênis”  e a obra se tornou um referencial não só para a área do esporte, mas também para o âmbito pessoal e empresarial. As pessoas têm mais potencial do que elas acreditam ter”, diz Gallwey.

“O jogo interno ocorre dentro da mente do leitor e é jogado contra tais obstáculos como o medo, a insegurança, os lapsos de concentração e que limitam conceitos ou suposições. O jogo interno é jogado para superar os obstáculos autoimpostos, que impedem uma pessoa ou equipe de acessar o seu potencial.” Para o autor, era muito importante saber jogar o próprio jogo interno e conhecer suas limitações, emoções e inseguranças.

Para Gallwey, nós precisamos diminuir as interferências internas, aquela voz chata na nossa cabeça que diz que não vamos conseguir e deixar o nosso “eu mesmo” expressar toda a sua potencialidade. Deve-se reduzir o medo, as inseguranças e parar de atrapalhar o próprio potencial. O autor também aborda em seu livro a importância de saber, de maneira clara, os objetivos que se deseja atingir.

2) Não se compare: o mito da rede social

Confiar na sua capacidade é essencial na hora de definir objetivos e metas. No mundo contemporâneo em que vivemos, é muito fácil nos compararmos com outras pessoas. As redes sociais são uma grande armadilha nesse sentido.

É muito fácil se comparar com o colega que faz postagens todo dia sobre o quão boa está sua carreira. Porém, lembre-se que as redes sociais não são reais, as pessoas decidem suas publicações de maneiras arbitrárias e costumam mostrar apenas o lado bom da vida delas. As qualidades e conquistas de uma pessoa não inviabilizam os seus sucessos, inclusive podem servir de inspiração.

3) Onde quer chegar? Ser específico pode ajudar

O ponto principal de como definir metas e objetivos é saber onde se quer chegar. Também deve-se relacionar tal pensamento com a ideia de aonde não gostaríamos de estar e, então, evitar esses caminhos. É preciso analisar que ponto em nossa vida, o que conquistamos até então, o que devemos ou não perpetuar. A partir da reflexão, podemos estipular metas para conseguirmos chegar em nosso objetivo.

Por isso, é importante ser específico. Se começarmos a estipular muitas metas e programarmos muitas tarefas ao mesmo tempo, podemos nos perder ou desistir de tudo.

Seria mais aconselhável direcionar sua energia para tarefas que realmente vão fazer a diferença em sua vida. Gaste seu tempo com o que realmente importa para você. Lembrando que saúde física e mental são a base de todas as outras esferas da nossa vida e precisam sempre de atenção e tempo para elas, pois são a maior prioridade que temos.

4) Como definir objetivos e metas: estipular prazos é necessário

Estipular prazos é muito importante para a organização de nossas tarefas. Sem os prazos, acabamos postergando tudo para depois e conciliando de forma errada os nossos horários.

Ao refletir sobre temporalidade, é bom pensar sobre curto e longo prazo. O que eu posso fazer agora que irão me ajudar a alcançar os objetivos de amanhã. Se o meu sonho é começar a ganhar dinheiro com fotografia no futuro, o que eu posso fazer hoje para me aproximar desse futuro? Talvez um curso de aprimoramento em fotografia ou começar a divulgar o meu trabalho na internet.

Fragmentar suas metas em pequenas tarefas pode ajudar. A primeira tarefa pode ser, por exemplo, pesquisar lugares que ofereçam cursos de fotografia. Ao ir cumprindo os objetivos aos poucos nos dá mais motivação. Uma dica é fazer metas diárias e semanais, que aos poucos nos levarão à nossa meta.

Entenda melhor como definir seus objetivos e metas e o que é SMART no vídeo abaixo:


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Se está interessado em saber como definir objetivos e metas, confira também 10 dicas de como fazer uma rotina de estudos que você irá cumprir.

5) Acompanhe seu progresso

Tão importante quanto organizar suas tarefas é registrar o seu progresso. Nunca conseguiremos seguir em frente se não valorizarmos nossos esforços. Se permita se sentir realizado quando se esforçar ou realizar suas tarefas. A motivação é uma grande fonte de energia para nossa evolução.

Além disso, monitorar nossas ações nos permite analisar o nosso comportamento. Ao perceber que estamos perdendo o controle de alguma tarefa, podemos rapidamente ajustar nossas atividades e consertar o planejamento.

Alguns preferem fazer esse monitoramento do progresso pessoal em um caderno, outros em planilhas do excel e também há aplicativos e sites que permitem esse acompanhamento. O Trello é um exemplo de ferramenta gratuita que pode ser utilizada no computador ou no celular.

Lembre-se sempre de valorizar suas conquistas, ao invés de só prestar atenção em seus erros. Lembre-se também que, eventualmente, vamos falhar em algum momento, pois todas as pessoas cometem deslizes. Aceitar esse fato é importante para lidarmos melhor com nossas frustrações.

6) Otimize seus objetivos com a técnica SMART

O método SMART foi criado para auxiliar e evoluir planejamentos. SMART é uma sigla para Specific, Measurable, Achievable, Realistic e Time-based. A seguir vamos traduzir e explicar cada etapa do método:

Específicos (Specific):

Segundo essa vertente, objetivos como “emagrecer muito” ou “estudar mais” estão destinadas a darem errado.  

Mensuráveis (Measurable):

Para conseguir alcançar seus objetivos é preciso medí-los de alguma forma. Ao invés de “emagrecer muito”, é melhor planejar “emagrecer 5 kg”. Pode-se trocar “estudar mais” por “fazer 2 cursos” e/ou “ler 2 livros”.

Alcançáveis (Achievable):

Os seus objetivos devem estar dentro da sua realidade. Não se pode planejar que vai perder 5 kg em apenas dois dias. Porém, pode-se considerar perder 5 kg em um mês, por exemplo.

Realista (Realistic):

As suas tarefas menores têm que estar alinhadas com o objetivo a ser alcançado. Portanto, para perder 5 kg até o fim do mês, você deve estipular como fará isso. Talvez seja indo na academia toda semana e mantendo uma dieta balanceada.

Temporais (Time-based):

Toda meta precisa de uma prazo ou ela pode se arrastar por tempo indeterminado. Para conseguirmos organizar as nossas tarefas, precisamos relacioná-las com o tempo que temos disponível.

7) Procure sempre evoluir profissionalmente

Agora que você já aprendeu mais sobre como definir objetivos e metas, devemos ressaltar a importância de aplicar essas técnicas em sua carreira.

O auto conhecimento profissional é importante para que possamos organizar nossas tarefas com os objetivos que temos na nossa carreira. Dessa forma, podemos alcançar aquela posição desejada na empresa ou aquela bolsa de estudos que você tanto sonhou. Devemos sempre acreditar na nossa capacidade de evoluir, seja no trabalho, nos estudos ou na carreira.

Quando buscamos melhorar nossas habilidades e nos qualificar mais, adquirimos maior segurança em nós mesmos e na nossa base de conhecimentos, nos tornando profissionais melhores. Assim, temos mais chances de alcançar nossos objetivos na carreira. Além disso, pessoas mais capacitadas e com mais conhecimento geralmente são as responsáveis pelas maiores transformações, seja na empresa, na vida acadêmica ou em uma causa social.

Se o seu objetivo envolve se destacar no mercado de trabalho, você pode buscar informações sobre cursos na sua área de atuação ou outras formas de estudo. Se manter atualizado e familiarizado com as novas tecnologias é muito importante para alcançar objetivos dentro de seu nicho profissional. A CAE Treinamentos oferece curso avançado em Excel, o que pode auxiliar a se manter atualizado no meio profissional.

Visando a capacitação no mercado de trabalho, a CAE Treinamentos oferece curso gratuito em White Belt da metodologia Lean Seis Sigma. Além de oferecer cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado para alavancar seus estudos, aprimorar sua carreira e alcançar seus objetivos profissionais. A plataforma possibilita o acompanhamento de especialistas, que podem solucionar dúvidas e certificações reconhecidas pelas maiores empresas do país.

 

 

Autor

Redatora do blog da empresa CAE Treinamentos. Estudante de Jornalismo na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Já foi estagiaria de Comunicação do Projeto TAMAR, pesquisadora pela FAPESP, coordenadora de grupo de estudos e repórter textual do Projeto Impacto Ambiental e da Jornal Júnior.

Escreva um Comentário