A produtividade de uma empresa depende do grau de motivação dos funcionários. Mesmo que uma organização tenha contratado os melhores colaboradores, se eles não se sentirem estimulados profissionalmente, não vão executar suas tarefas da melhor forma. Mas então como motivar uma equipe para incentivar o engajamento?

Os sinais de esgotamento podem ser fruto de problemas na área de gestão de pessoas. Ao longo deste artigo, vamos abordar quais medidas podem ser tomadas pelo gestor para vencer o desânimo profissional. 

Acompanhe ao longo do artigo as dicas de como motivar uma equipe:

  • Peça a colaboração da equipe para tomar decisões
  • Comunique-se de forma clara
  • Dê feedbacks contínuos
  • Reconheça bons trabalhos
  • Use a criatividade
  • Capacite seus funcionários
  • Trabalhe com metas

Dicas práticas de como motivar uma equipe 

A motivação é aquela força que nos tira da cama todas as manhãs para realizarmos nossas atividades. Quando os funcionários conseguem sentir essa energia em relação a vida profissional, consequentemente, eles têm performances melhores, mais desempenho e produtividade. 

Assim, esse sentimento pode ser um diferencial para a otimização e melhoria de uma empresa, já que os funcionários são a base de diversos processos de uma organização.

Portanto, valorizar os funcionários, gastar energia e atenção para motivá-los faz parte da sobrevivência dentro do mercado de trabalho

Prepare-se para colocar a mão na massa e confira as dicas práticas de como motivar uma equipe. 

1) Peça a colaboração da equipe para tomar decisões

Nada melhor para saber como motivar uma equipe do que interagir, conversar e perguntar à sua equipe acerca dos fatores desmotivadores. 

Quando envolve-se os colaboradores nas decisões da empresa, faz-se com que todos tenham responsabilidades dentro dos processos. 

Dessa forma, os funcionários também se sentem como parte da equipe e entendem os motivos de terem que executar suas atividades.

É importante que os trabalhadores entendam o cenário da empresa em que estão envolvidos. Porém, lembre-se que a gestão participativa não é o mesmo que cogestão, as consequências e responsabilidades no final são do gestor da equipe.

Quer saber mais sobre como se capacitar para ser um gestor qualificado? Leia Top 6 melhores cursos para gestores de empresas.

2) Comunique-se de forma clara

Aprender como motivar uma equipe passa também pela maneira com que as tarefas estão sendo delegadas

Para cada atividade é preciso ter certeza de que o funcionário realmente entendeu o que deve ser feito. Esse pode ser diferencial na hora de motivar sua equipe. 

A incerteza sobre o que fazer pode gerar sentimentos de frustração na hora de um colaborador desempenhar suas funções.

Também é recomendável explicar sobre as atividades gerais da empresa, assim como a ordem e importância dos processos envolvidos. 

Investir em comunicação interna pode ser um diferencial para entender quais são as insatisfações e dificuldades encontradas pela equipe.

3) Dê feedbacks contínuos

Feedback é outra forma de como motivar uma equipe. O termo significa dar uma resposta de determinado acontecimento. No caso, seria dar resposta a uma tarefa ou comportamento apresentado por um funcionário. 

Essas respostas são importantes para que o profissional saiba se o que está fazendo condiz com o que a empresa quer ou não.

Através dos tipos de feedback será avaliado o que está bom e o que precisa ser melhorado, porém, os pontos de melhoria ressaltados precisam vir com instruções ou dicas para que o trabalhador entenda mais facilmente.

Essas respostas construtivas devem ser dadas de forma atenciosa e contínua, garantindo a melhoria contínua da empresa

4) Reconheça bons trabalhos

Reconhecimento está diretamente relacionado com motivação. Ao compensar um bom rendimento, isso faz com que os demais trabalhadores também se empenhem para gerar melhores resultados. Com isso, em conjunto, o clima da organização pode melhorar. 

Use a criatividade para oferecer os benefícios que podem ser algo relacionado ao lazer, ao conhecimento ou à remuneração financeira. 

Conhecendo melhor seus funcionários, o gestor saberá quais bonificações podem ser meios mais eficientes de como motivar uma equipe.

5) Use a criatividade

Uma rotina muito repetitiva pode se tornar um agravante para a desmotivação de seus profissionais. 

Um gestor pode utilizar a criatividade para deixar o dia-a-dia mais interessante como propor desafios, que podem ter a ver com as atividades e objetivos profissionais da empresa. 

Também é interessante a realização de algumas atividades de lazer. Algumas empresas promovem happy hour (hora feliz) nas sextas-feiras, outras organizações preferem enriquecer o ambiente comprando objetos como mesas de sinuca ou jogos.

6) Capacite seus funcionários

Nada melhor do que o sentimento de investir em si mesmo. A sensação de crescer profissionalmente e aprender sobre sua área, pode ser uma boa estratégia de como motivar uma equipe. 

Capacitar os colaboradores também é um grande diferencial para a melhoria contínua de uma empresa, pois isso resultará em uma organização mais atualizada dentro de sua área profissional, levando a maiores desempenhos.

Quer entender melhor sobre o que é e como aplicar melhoria contínua no seu trabalho? Temos algumas dicas para você no vídeo abaixo!

7. Trabalhe com metas

Estabelecer metas é uma forma de orientar o trabalho da equipe e guiar o escopo de tarefas diárias de forma que o colaborador consiga aprender mais em cada passo.

Com metas claras e bem definidas, as políticas de benefícios pode ser planejada de forma justa e gerar reconhecimento para todos.

Use essa estratégia como dica de como motivar uma equipe e também para guiar o desenvolvimento do negócio.

Gostou das dicas de como motivar uma equipe?

É importante saber identificar quando uma equipe dá sinais de esgotamentos e, assim, tomar algumas medidas para solucionar esse problema.

Está percebendo sinais de cansaço na sua empresa? Complete sua leitura com as dicas do post: Como motivar uma equipe desmotivada: 5 dicas eficazes.

Outra forma de capacitar seus funcionários é disponibilizando cursos especializantes online. A Frons oferece cursos que abrangem diversas áreas, podendo ser aplicados em vários modelos de negócios.

Entre as opções estão os cursos de Lean Manufacturing e Seis Sigma, alguns até podem ser realizados gratuitamente, confira em nossa plataforma!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.