Como ser um profissional de alta performance? Essa é, sem dúvida, uma das perguntas mais comuns no dias atuais. Muitos são os motivos, seja a vontade de crescer dentro da empresa, de alcançar objetivos em menos tempo, de ser destaque dentro do mercado de trabalho, e por aí vai!

Não existe fórmula mágica, mas existem dicas que podem te ajudar a alcançar a resposta para: como ser um profissional de alta performance. Nós listamos todas elas, a seguir.

Como ser um profissional de alta performance: 5 posturas profissionais importantes

1. Aprenda a gerenciar suas prioridades

Um profissional de alta performance não é aquele que trabalha mais hora que todo mundo da empresa. Um profissional de alta performance entrega resultados desafiadores, em prazos desafiadores.

Para isso, um elemento é fundamentos: priorização de atividades.

Um profissional de alta performance é focado. Ele entende o que precisa entregar e quando precisa entregar. A partir daí ele não perde o foco até concluir seu objetivo com êxito.

Se você precisa lidar com muitas tarefas, defina prioridades e separe o relevante do irrelevante.

Priorização de tarefassenso de urgência e entrega de qualidade, quando juntos, são elementos que respondem à pergunta: como ser um profissional de alta performance?

Junto a isso você ainda se torna alguém que resolve (e não cria) problemas para seus gestores. Um bônus por toda a sua dedicação!

2. Muitas horas de trabalho não é sinônimo de alta performance

Você faz parte do grupo que acredita que chegar cedo, ficar até tarde e trabalhar nos finais de semana, é o que os profissionais de alto desempenho fazem para progredir?

“Estar ocupado não é o mesmo que ser produtivo.” – Tim Ferris

A maioria dos profissionais está no pico de desempenho apenas algumas horas por dia.

Observe quando você obtém o melhor desempenho e aproveite esse tempo para a produzir.

3. Melhore suas habilidades

Para que você possa seguir as duas primeiras dicas desse guia sobre como ser um profissional de alta performance você precisa estar preparado. Treinamentos, cursos, eventos da sua área, pesquisas constantes, são fundamentais para você saber as melhores e mais eficazes práticas da sua profissão.

Dominar a tecnologia, por exemplo, é um adianto na vida de qualquer um que tenha a pretensão de ser um profissional de alta performance. Ferramentas de gestão e automação diminuem o tempo gasto em tarefas repetitivas e dão espaço para atividades mais intelectuais. A tecnologia está em tudo e pode ajudar em tudo, por isso aprenda a maneja-la.

A verdade é que sem conhecimento você não será capaz sequer de realizar suas atividades no tempo certo e na qualidade exigida.

Ferramentas de melhoria contínua para o ambiente de trabalho, novas opções de softwares que aumentam a produtividade e realizam, em minutos, atividades que você demorava dias para concluir. Tudo isso, exige uma atualização profissional contínua.

Nesse vídeo resumimos 5 dicas essenciais além das que você pode conferir nesse post, para você ganhar ainda mais destaque profissional.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Saber como manejar essas novas plataformas não é bom apenas para a empresa, mas para você. Se estiver realmente antenado nas novidades da sua área, você poderá trazer e implementar essas novidades na organização e ganhar pontos de proatividade e retorno financeiro para a empresa (afinal, tempo é dinheiro).

Melhore o desempenho no trabalho atualizando continuamente suas habilidades relacionadas às suas funções diretas e indiretas. Procure cursos adicionais que você pode fazer para melhorar seu trabalho e discuta sobre esses cursos com seu chefe.

Para ser um profissional de alta performance você deve estar, constantemente, se esforçando para aprender mais, a fim de aumentar seu valor como profissional.

Como ser um profissional de alta performance

Uma dica para quem vive com pouco tempo é: leia algo novo todos os dias.

Tente ler pelo menos um artigo relevante sobre sua área de atuação, todos os dias. Acesse um blog, um site ou portal de notícias e se mantenha informado.

Você também pode optar por cursos a distância de instituições sérias e renomadas.

Leia mais sobre isso em:vantagens de estudar à distância e aproveitar melhor um curso EAD.

4. Desenvolva habilidades de comunicação e integração

Já que estamos falando sobre capacitação e treinamento, esteja ciente que não é apenas o conhecimento técnico que vai te mostrar o caminho de como ser um profissional de alta performance.

Sua capacidade de se comunicar com os outros, de motivar os profissionais que trabalham com você e se manter focado, é fundamental para manter seu crescimento a médio e longo prazo.

Se manter focado (dica 1) não é ignorar os problemas do seu ambiente de trabalho que não estão diretamente afetando você.

Ajudar os seus colegas é ter a garantia que eles irão te ajudar, por isso, ao tirar alguns minutos de descanso vá até a área de convivência e converse com as pessoas, questione sobre seus projetos, seja simpático e proponha soluções que achar conveniente.

Nunca tente ser “o sabe tudo”, mas mostre empatia. Essa também é uma forma ótima maneira de como fazer marketing pessoal.

Quando você estiver com seus superiores, faça uma prática de ouvir com respeito, atenção e interesse.

Todos os bons líderes também são excelentes ouvintes.

Como ser um profissional de alta performance

Coletar cartões em um evento de networking não é como você constrói relacionamentos!

Em menos de 10 minutos por dia, você pode aprender sobre os outros e desenvolver uma rede profunda. O lugar mais importante para você construir suas relações profissionais, é, onde você está agora.

5. Pense positivo!

Pode parecer frase de autoajuda, mas não é (só) isso!

É impossível se tornar um profissional de alta performance se você não mantem uma atitude positiva frente sua capacidade de resolver problemas e alcançar melhores resultados a cada projeto em que participa!

Além de fazer com que você se sinta mais preparado, essa atitude positiva “contamina” toda sua equipe e os variados profissionais que trabalham com você, inclusive seus clientes.

Pare e pense por um segundo: quando alguém chega no trabalho desanimado, parece que todo o clima da empresa se torna um pouco mais desanimado também. Já reparou nisso?

Entretanto, o contrário também é uma verdade! 

Pessoas entusiasmadas e comprometidas com a melhoria dos projetos e do ambiente de trabalho passam essa energia para a empresa toda!

Ao buscar técnicas de como ser um profissional de alta performance comprometa-se com a ideia de que mesmo em situações difíceis a troca de conhecimento e a pesquisa por novas soluções vão guiar sua equipe e que vocês vão conseguir o que esperam.

Entretanto, mesmo que um resultado esperado não seja alcançado busque tirar o melhor dessa experiência. O que você e sua equipe podem aprender? 

Equipes de alta performance também não alcançam alguns de seus resultados. A diferença é que eles não entendem isso como derrota, mas como uma oportunidade de aprender e não errar mais. 

Novamente, parece autoajuda mas é só a verdade!

Prepare-se para um mercado cada vez mais competitivo

Quando você segue esses hábitos você está no caminho de como ser um profissional de alta performance. Com a atitude correta de produtividade, você verá o desenvolvimento profissional pelo qual você tanto ansiava.

Como falamos anteriormente, a capacidade de estar constantemente atualizado é uma das maneiras mais importantes para quem está em busca de como ser um profissional de alta performance.

Para resolver esse tipo de questão, além de estar em constante contato com canais como sites da área, portais e blogs, você também precisa realizar cursos um pouco mais formais, que realmente aprofundem no conhecimento necessário à sua área. Existem diversas opções de tipos de treinamentos organizacionais.

A Frons é uma empresa formada por engenheiros capacitados, voltada à formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho, com opções de treinamentos gratuitos ou pagos.

Através de aulas presenciais ou à distância, os cursos proporcionam ferramentas que levam o profissional a alavancar sua carreira e impulsionar a produtividade da empresa em que atua. Acesse nosso site, conheça nosso sistema de ensino e aumenta sua produtividade, melhorando os processos da sua empresa.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.