Desenvolvimento de equipes: 5 dicas rumo a alta performance

Não há uma única chave para o progresso de uma empresa. Mas se pudermos listar os fatores mais decisivos para permanência e projeção de uma marca no mercado, o desenvolvimento de equipes certamente estaria no top 3.

Afinal, não é segredo para nenhum gestor que a chave para aumentar a produtividade e o volume de vendas de qualquer empresa está na liderança e desenvolvimento de equipes:

  • coesas,
  • com objetivos claros e partilhados,
  • com um senso de co-responsabilidade pela situação da empresa.

O conceito de desenvolvimento de equipes, em si, é simples. A única pergunta é: como montar uma equipe de sucesso? É o que veremos a seguir. Continue lendo!

Desenvolvimento de equipes de sucesso: 5 etapas

Afinal, como investir no desenvolvimento de equipes:

  1. Reconhecimento: criando vínculos no local de trabalho
  2. Estimule a comunicação interna
  3. Premiações: motivando através de exemplos positivos
  4. Dê autonomia para a equipe
  5. Formação: investindo na formação de talentos

1. Reconhecimento: criando vínculos no local de trabalho

Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes andam juntas, e existem várias formas de manter o seu time motivado e unido. O reconhecimento é uma das mais simples e mais eficazes delas.

Além de consolidar a coesão da sua equipe, o reconhecimento ajuda a fortalecer a sua posição de líder do time. E estamos entendendo aqui o conceito de líder como oposto ao de chefe.

Afinal, o perfil de um bom líder é aquele cara que arregaça as mangas e se coloca no mesmo nível dos colaboradores, trabalhando ombro a ombro com a equipe, enfrentando as dificuldades do dia a dia e os pepinos inerentes a qualquer atividade.

Líder é aquela pessoa que o colaborador respeita porque reconhece nele uma autoridade que emana da prática e da convivência diária.

Líder é a pessoa que reconhece o que está sendo feito pela equipe, porque ele também é parte desse time.

Já o chefe…. ah, quanta diferença!

Chefe é aquele cara engravatado que já chega na empresa de cara amarrada em plena segunda-feira – não dá nem bom dia!

É aquele gestor que não sabe nem o nome de seus funcionários, que “delega” as atividades e depois quer cobrar os resultados.

O chefe é temido, mas não é respeitado. O chefe se impõe única e exclusivamente porque assina o contra-cheque. Para ele, os funcionários não fazem mais do que a obrigação.

Qual funcionário você acha que produzirá mais e melhor: aquele que possui um líder ou aquele que possui um chefe?

Em entrevista ao Estadão, Luiz Edmundo Rosa, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), já afirmava:

“A felicidade é um modelo de negócio rentável. Pessoas felizes trabalham melhor e geram mais lucro às suas empresas.”

Em resumo: a liderança e desenvolvimento de equipes andam juntas. Um time imbatível é formado por colaboradores felizes, que se sentem reconhecidos pelo trabalho realizado.

Leia mais em: Tipos de liderança: veja quais são as 3 principais formas e qual é a melhor

2. Estimule a comunicação interna

Investir em um ambiente de trabalho leve e colaborativo é uma estratégia indispensável para o desenvolvimento de equipes de trabalho.

Peça fundamental em um ambiente colaborativo é a boa comunicação interna.

Para reduzir o ruído organizacional e manter o fluxo de informações necessário à coesão do time e ao bom funcionamento da empresa, uma boa opção é o recurso às soluções tecnológicas disponíveis no mercado:

  • redes sociais corporativas,
  • aplicativos de mensagem,
  • sistemas de videoconferência,
  • calendários compartilhados,
  • softwares ERP online e mais.

As opções são tão variadas quanto os perfis de empresas operando no mercado. Encontrar uma solução que seja a cara do seu time vai ser simples!

3. Premiações: motivando através de exemplos positivos

Treinar, motivar, estabelecer laços de confiança e afetividade: tudo isso é parte do processo de desenvolvimento de equipes de sucesso. E todo vencedor merece sua recompensa.

Por mais engajado que seja um profissional, por mais bem capacitado que ele seja: se não houver um benefício no final do mês, há grandes chances de que o seu rendimento acabe caindo.

Para evitar essa situação, nossa dica é: defina objetivos de metas claras e vincule a elas recompensas igualmente claras e objetivas.

Quer motivar sua equipe? Aqui aprofundamos no tema como motivar sua equipe de vendas!

O principal foco da gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes é ter consciência de que, ao premiar o bom funcionário, você oferece à equipe um modelo daquilo que é esperado dela e uma motivação para atender as expectativas da empresa.

Por fim, vale lembrar: não é preciso que a premiação venha sempre sob a forma de um bônus salarial. Outras formas de reconhecimento são igualmente válidas e apreciadas, se utilizadas com bom senso.

4. Dê autonomia para a equipe

Equipes de alta performance são equipes autônomas, acompanhadas por um líder que permite que cada profissional atue de maneira estratégica, sem realizar microgerenciamento.

Uma vez que sua empresa tem todas as metas e objetivos definidos, bem como uma equipe treinada e capacitada, e que todos os profissionais sabem o que a empresa espera deles, o melhor que você como líder tem a fazer é deixar que cada colaborador realize suas atividades.

Dentro do conceito de desenvolvimento de equipes a autonomia permite que cada colaborador se desenvolva e evolua em relação à forma como fazer as coisas e ao tempo que leva para isso, por exemplo.

A gestão do tempo e produtividade acabam se tornando um aprendizado em paralelo.

5. Formação: investindo na formação de talentos

Não espere encontrar o profissional perfeito já pré-moldado: isso não existe!

Até porque as necessidades da sua empresa e da sua equipe são únicas.

Por isso, para montar uma equipe de sucesso vale investir no treinamento e desenvolvimento de equipes de trabalho, bem como na formação individual de funcionários.

Existem diversos modelos de treinamento que podem ser implementados. Para fazer uma escolha, o ideal é avaliar quais os objetivos específicos da sua empresa na hora de buscar essa capacitação.

Entre os diversos modelos de gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes estão os três modelos abaixo.

Treinamento in loco ou nativo

Para evitar os custos com deslocamento da equipe, uma boa opção é preparar uma capacitação no próprio espaço da empresa.

Você mesmo pode montar um treinamento apresentando, por exemplo, os valores, visão e missão da sua empresa – com foco na integração de novos profissionais à equipe.

Ou, ainda, é possível buscar um palestrante externo que venha apresentar à equipe novas tendências na sua área de atuação.

Treinamento externo

A despeito dos custos, um treinamento externo pode ser uma oportunidade interessante para o desenvolvimento de equipes e realização de networking.

Assim, para além do treinamento em si, o seu time ganha muito pela troca de experiências com profissionais de áreas correlatas – podendo até, porque não, captar contatos para futuros negócios.

Workshops e seminários são boas opções de investimento para o desenvolvimento de equipes de trabalho.

Treinamento à distância

A formação EAD é uma realidade global. Diversas empresas já oferecem treinamento próprio por meio de universidades corporativas, e há ainda oferecimento de cursos específicos através de consultorias especializadas.

O seu time ganha em facilidade de acesso ao treinamento e a sua empresa pode ficar tranquila com o conteúdo entregue por profissionais extremamente qualificados.

Você conhece as diferenças e as vantagens do EAD (treinamento à distância)?

Entenda já qual a importância dessa metodologia para sua especialização!

Na dúvida de qual o modelo de formação profissional continuada que melhor atende a sua empresa? Então não deixe de buscar um tipo de consultoria empresarial especializada!

Perguntas Frequentes sobre desenvolvimento de equipes

O que é desenvolvimento de equipes?

O desenvolvimento de equipes de trabalho faz parte do conjunto de objetivos que um líder deve ter dentro de uma empresa e de cada setor.

Ao alcançar o desenvolvimento contínuo de seus profissionais, a empresa ganha em produtividade, eficiência, competitividade e qualidade na execução de processos e na entrega de produtos e serviços de alto padrão.

Como montar uma equipe de sucesso?

Um conjunto de ações é necessário para montar uma equipe de sucesso:

. investimento em ações de integração e motivação da equipe no ambiente de trabalho,
. qualidade na comunicação interna,
. estabelecimento de objetivos, metas e expectativas claras,
. reconhecimento e premiação por bons resultados,
. liberdade e autonomia para a equipe,
. boa liderança,
. investimento em treinamento e formação de talentos.

Quais os tipos de treinamento para desenvolvimento de equipe?

Entre os principais tipos de treinamento para desenvolvimento de equipe estão:

. Treinamento presencial com instrutor
. Orientação [principalmente para novos funcionários]
. Treinamento de Onboarding
. Treinamento para desenvolvimento de habilidades técnicas
. Treinamento de desenvolvimento de Soft Skills
. Coaching e mentoria, entre outros.

Por que e como focar em atualização profissional e treinamentos para equipe?

Não é à toa que grandes marcas como a Coca-Cola Company, a Unilever e até mesmo a Google dão grande importância a atualização profissional contínua de seus colaboradores na hora de elaborar seus planejamentos estratégicos.

Há uma frase do jogador Michael Jordan que resume bem as razões para investir e montar uma equipe de sucesso como um todo. Diz ele:

“O talento vence jogos, mas é a inteligência e o trabalho em equipe que conquista os campeonatos.”

Talentos são difíceis de encontrar no mercado de trabalho. Falando abertamente: você dificilmente vai encontrar um profissional pronto para aquilo que a sua empresa precisa.

É preciso investir no desenvolvimento de equipes e trabalhar as inteligências dos membros de sua equipe, forjá-los como um time. E isso através de:

  • um forte senso de propósito,
  • de uma identidade compartilhada,
  • de um treinamento consistente e adequado à realidade da sua equipe.

Um dos treinamentos mais buscados quando o assunto é o desenvolvimento de equipes de alta performance é o certificado Black Belt.

As empresas que contratam um profissional com certificado Black Belt ou desenvolvem profissionais, dentro da sua equipe, para que sejam Black Belts, constatam:

  • Ganho de produtividade;
  • Facilidade na resolução de problemas; 
  • Liderança permanente e constante;
  • Compreensão de cada setor da organização; 
  • Preparo para lidar com adversidades e conhecer os limites da empresa;
  • Melhorias futuras e contínuas. 

CAE Treinamentos oferece curso de Certificação Black Belt com aulas online e material exclusivo.

Para se aprofundar melhor sobre o que é Black Belt, indicamos o podcast abaixo. Ele é importante para quem deseja ser um profissional que desenvolve equipes de alta performance dentro das empresas.

Além do certificado Black Belt, um profissional pode optar por outros níveis de formação. Se você ainda não trabalha com projetos de melhoria contínua de processos, mas tem interesse na área, pode investir seu tempo em uma formação como White Belt.

Na CAE Treinamentos o curso de White Belt é gratuito. Acesse e inscreva-se gratuitamente.

A CAE Treinamentos é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 50.000 alunos online e presente em mais de 60 cidades, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Ei, psiu! Não vá embora ainda não…Conta para a gente aqui nos comentários quais são as estratégias que você usa para montar uma equipe de sucesso?

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 35.000 alunos na comunidade online. Com mais de 26 mil certificados emitidos, é CEO da CAE Treinamentos, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.