7 dicas de produtividade no trabalho para escalar resultados

Sem tempo para ler este artigo? Então ouça ao podcast abaixo com algumas dicas de produtividade e melhore seu rendimento na empresa.

Gerenciar tarefas, seguir cronogramas, cumprir com responsabilidades. O dia a dia de quem tem que equilibrar estudos e trabalho pode ser exaustivo.

Para te ajudar a maximizar a entrega de resultados e rendimento vamos ensinar dicas de produtividade.

Fato é que, muitas vezes, sentimos que não estamos aproveitando nosso potencial por completo.

Se isso acontece com você, é simplesmente por não conhecer ferramentas ou técnicas de produtividade eficazes.

Então, você acaba deixando a questão para depois, estendendo a jornada de trabalho noite adentro desnecessariamente.

Você também tem enfrentado problemas para ser mais eficiente e deseja evitar a procrastinação na realização de tarefas do cotidiano?

Continue a leitura e acompanhe nossas dicas para aumentar a produtividade e aproveitar melhor o seu tempo e render mais!

Dicas de produtividade no trabalho: como aumentar?

A seguir listamos o que acreditamos ser as principais dicas de produtividade no trabalho:

  1. Tome cuidado com a procrastinação
  2. Defina quais tarefas terão prioridade no seu dia
  3. Descanse alguns minutos de tempos em tempos
  4. Use técnicas que te ajudam a controlar o tempo de trabalho
  5. Faça uma tarefa de cada vez
  6. Busque novas ferramentas para economizar tempo
  7. Busque conhecimento

1. Tome cuidado com a procrastinação

“Vou só responder algumas mensagens antes.”

“Só vou tomar um café antes de começar.”

“Vou checar meus e-mails e depois inicio as minhas tarefas.”

A procrastinação é uma das maiores inimigas da produtividade no trabalho home office e também no dia a dia dentro das empresas, pois faz com que você adie projetos e demore tanto a iniciar quanto a concluir tarefas.

Dedique sua atenção com exclusividade à atividade que pretende desempenhar: deixe de lado as redes sociais e ruídos do mundo exterior e crie uma rotina para fazer uma coisa de cada vez.

Em muitos casos, será necessários mudar hábitos e adaptar-se para evitar a procrastinação das tarefas a serem realizadas.

Encare seu tempo como um investimento: analise seus costumes e identifique quais são irrelevantes, a fim de substituí-los ou aboli-los de vez.

2. Defina quais tarefas terão prioridade no seu dia

É importante organizar seu tempo no dia a dia e isso passa por:

  • organizar suas tarefas diariamente,
  • definir quais deverão ser feitas em primeiro lugar,
  • quais podem ser entregues mais tarde.

Uma dica de produtividade é definir um período de tempo para desempenhar cada uma das atividades levantadas e definidas, criando um cronograma realista, e mantenha o foco na atividade.

Se você está fazendo um resumo, artigo ou relatório, por exemplo, planeje quanto tempo sua elaboração deve levar e dedique-se a ele até que esteja finalizado — fora pequenas pausas para recuperar o fôlego e voltar a concentrar logo após.

Uma técnica de produtividade é buscar sempre se superar:

  • realize avaliações de seu rendimento periodicamente;
  • identifique maneiras de utilizar melhor o seu tempo;
  • coloque metas para superar os números anteriores.

Tudo isso vai te ajudar a ser um profissional de sucesso.

3. Descanse alguns minutos de tempos em tempos

Em 2014, um estudo publicado na revista Staples afirmou que 66% dos seus trabalhadores ficam mais de oito horas por dia direto no trabalho e que 25% do quadro de funcionários não fazia pausa alguma além do almoço.

Além disso, um a cada cinco dos colaboradores declararam que se sentiam culpados ao fazerem pausas.

Esse comportamento é comum, mas deve ser evitado!

As pausas são dicas de produtividade importantes e fazem com que fique mais fácil manter o foco na atividade que você está desempenhando.

Afinal, de tempos em tempos, a mente acaba saturando e não conseguindo se concentrar em nada por muito tempo.

Segundo Tony Schwartz, autor do livro The Way We’re Working Isn’t Working, quem deseja ser mais produtivo deve fazer pequenas pausas de até 20 minutos a cada 90 minutos de estudos ou trabalho.

Ele destaca um estudo que revelou que violinistas que treinavam por esse período e descansavam logo em seguida por cerca de dez minutos voltavam com mais foco, energia e atenção.

E se você estiver enfrentando problemas para se concentrar, desafie-se a voltar sua atenção completa para a questão por cinco minutos, dando o melhor de si no período.

Você vai se surpreender com o que é capaz de fazer em trezentos segundos ininterruptos — dali em diante, ficará mais fácil aumentar a produtividade!

4. Use técnicas que te ajudam a controlar o tempo de trabalho

Como falamos na dica de produtividade acima, o descanso deve fazer parte da rotina de trabalho, ao longo da jornada.

Essas pausas contribuem para que você volte mais focado e aumente a sua capacidade de produção.

Usar técnicas de produtividade que te ajudam a controlar o tempo dessas pausas e de concentração total vão contribuir para que você cumpra seu compromisso de se manter atento ou relaxado.

Uma das técnicas que indicamos é a técnica Pomoro, na qual você trabalha 25 minutos totalmente concentrado e depois descansa por 5 minutos.

O aplicativo Tomato Timer é gratuito e pode te ajudar a fazer isso de maneira simples e eficaz, incluindo essa técnicas no seu dia a dia.

5. Faça uma tarefa de cada vez

A correria do dia a dia e o mercado exigente acabam fazendo com que todo mundo tenha que lidar com muitas informações de uma só vez.

Criar uma lista com poucas tarefas que devem ser finalizadas durante a sua jornada diária acaba sendo mais eficaz do que ter 20 itens e não conseguir terminar nenhum.

Isso porque ser produtivo não significa que você é capaz de lidar com várias tarefas ao mesmo tempo, mas sim que consegue finalizá-las uma a uma com qualidade e no menor espaço de tempo possível.

Assim, ser multitarefas acaba sendo contraproducente. Isso foi cientificamente comprovado por um estudo do Bureau Nacional de Pesquisas Econômicas dos EUA, que revelou que trabalhadores que fazem muitas coisas ao mesmo tempo acabam dando conta de menos atividades do que aqueles que concentram-se em uma demanda por vez.

De acordo com a pesquisa, se a pessoa precisa desempenhar duas ações ao mesmo tempo, deve atrelar a atividade cognitiva a um outro exercício físico em que não se precise pensar muito.

Segundo os estudiosos, o cérebro não é capaz de se concentrar totalmente em duas atividades cognitivas de uma só vez.

Diante disso, uma das dicas de produtividade no trabalho que você deve tentar seguir é se concentrar em uma tarefa de cada vez.

https://embed.ted.com/talks/lang/pt-br/shawn_achor_the_happy_secret_to_better_work

6. Busque novas ferramentas para economizar tempo

Detalhes podem fazer com que você se perca na realização de um item de sua lista e leve mais tempo na produção de uma atividade do que é realmente necessário.

Para evitar perda de tempo, outra dica para aumentar a produtividade, é você compartilhar ou automatizar tarefas que sejam essencialmente manuais e não envolvam qualquer tipo de atividade que só você pode desempenhar.

O mesmo vale para as de baixíssima atividade cognitiva, como inserir dados em uma tabela, cronometrar um período de tempo etc.

Novas ferramentas são criadas o tempo todo, e a tecnologia é uma grande aliada na otimização de resultados e tempo.

Vale a pena investir em programas, softwares e equipamentos que possam fazer o trabalho por você. Dessa forma, você terá mais tempo para desempenhar as tarefas que dependem essencialmente das suas ideias.

7. Busque conhecimento

Muitas vezes, as pessoas acabam preterindo a educação formal por terem que trabalhar mais que oito horas diárias.

Com isso, dedicam-se exclusivamente à resolução de problemas que, no fim, seriam mais facilmente solucionados caso tivessem mais conhecimento sobre o assunto.

Por isso, é interessante estudar e se aperfeiçoar por meio da educação continuada com cursos de atualização.

Eles vão te fornecer novos materiais, livros e cursos.

Existem ótimas opções de treinamento a distância que ajudam na economia de tempo e deslocamento.

Privilegiar a educação e manter-se atualizado é a melhor maneira de expandir o leque de soluções para problemas que vierem a surgir no cotidiano.

Você conhece as diferenças e as vantagens de estudar a distância? Entenda já qual a importância dessa metodologia para sua especialização!

E então, já está pronto para seguir nossas dicas de produtividade no trabalho?

Tem alguma sugestão que não está na lista? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

A CAE Treinamentos é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário