Rotina de estudos blindada: 10 passos simples para criar

Sem tempo para ler este artigo sobre como criar uma rotina de estudos, seja para a faculdade de engenharia, Enem, concurso, inglês ou qualquer outra área? Então é só dar o play no podcast abaixo e ouvir nossas dicas!

Uma preocupação comum de todo mundo que precisa montar uma rotina de estudos é encontrar tempo no dia a dia.

Se você está na faculdade, vai fazer o Enem, um concurso ou está estudando para qualquer outra coisa, é provável que esteja preocupado com a quantidade de matéria para estudar e com o tempo que você não tem para isso. 

São tantas disciplinas, trabalhos e provas, que parece não existir tempo suficiente. Calma! 

A seguir, nós separamos uma lista com dicas de como fazer uma rotina de estudos eficiente, anota aí: 

  1. Elabore um bom planejamento
  2. Defina compromissos fixos e secundários
  3. Divida o seu tempo de estudo
  4. Prepare o seu local de estudos
  5. Busque aplicar seus conhecimentos na prática
  6. Faça anotações e associações
  7. Evite distrações
  8. Não deixe para a última hora
  9. Reserve um tempo para o lazer
  10. Cuide de você

Para conseguir cumprir todas as demandas da faculdade, com bastante eficiência e otimizar os resultados de seus esforços, é preciso aprender como criar uma rotina de estudos organizada. 

Portanto, pare um pouco e veja nossa explicação sobre cada tópico que indicamos acima sobre como criar e como manter uma rotina de estudos na quarentena ou fora dela.

Aprenda já a fazer isso! Vamos lá?

Como criar uma rotina de estudos que você irá cumprir: 10 dicas

infográfico de como fazer rotina de estudos

1. Elabore um bom planejamento

O primeiro passo para aprender como criar uma rotina de estudos é saber:

  • tudo o que precisa ser feito e estudado,
  • qual o prazo para concluir tais tarefas.

Com essas informações você poderá deixar seu cronograma de estudos pronto, que orientará sua rotina e deixará claro quais são as metas de cada dia e semana.

Também vá encaixando no planejamento de estudos as demandas que forem surgindo ao longo do período.

Veja sugestões de como fazer uma rotina de estudos a partir de um cronograma de estudos pronto:

  1. Elabore uma planilha com os conteúdos a serem estudados
  2. Estabeleça prioridades
  3. Defina o que deve ser estudado em cada semana
  4. Intercale matérias que você tem mais dificuldade, com aquelas que mais gosta e domina

Dica: a boa e velha agenda pode ser uma grande amiga no processo de como montar uma rotina de estudos. O objetivo é que você não esqueça de tarefas importantes, que devem ser incluídas no seu cronograma de estudos.

2. Defina compromissos fixos e secundários

Na hora de fazer a sua rotina de estudos, veja quais são as atividades fixas da sua semana (aquelas que você não pode deixar de fazer de jeito nenhum) e organize tudo o que for secundário, mas também fixo, a partir delas.

Encaixe no cronograma de estudos, os horários de dormir e acordar, um tempo adequado para as refeições, entre outras atividades básicas.

Mas, não exagere! Não preencha seus dias com um excesso de tarefas que vão te deixar cansado ou que você nem vai conseguir realizar.

Se você tem dificuldades em organizar suas metas do dia, indicamos que assista ao vídeo abaixo com dicas importantes e que vão contribuir para mudar sua forma de encarar a rotina de estudos. Vale conferir! 

3. Divida o seu tempo de estudo

Não estude sem parar! Programe blocos fixos de 40 a 60 minutos e faça pequenos intervalos entre eles, de 5 a 10 minutos.

As pausas são fundamentais para relaxar e descansar o cérebro, bem como aumentar o seu rendimento

Além disso, essas pausas vão te ajudar no processo de como manter uma rotina de estudos, também. Afinal, quando ficamos muito cansados, fica mais difícil manter um ritmo adequado. 

4. Prepare o seu local de estudos

Se conhecer é uma dica fundamental, se você quer aprender como criar uma rotina de estudos.

Você precisa de silêncio total para se concentrar ou consegue estudar com uma música de leve ao fundo, por exemplo? Prefere aprender sozinho ou rende mais em grupo?

Cada pessoa tem um perfil e você deve descobrir qual o seu para encontrar o ambiente de estudo ideal. 

Contudo, algumas características do local são essenciais para ajudar a criar a rotina de estudos na quarentena ou fora dela, tais como:

  • encontre um local específico para estudo, com boa iluminação, além de cadeira e mesa confortáveis,
  • fique longe de distrações como televisão, celular e computador (a não ser que você precise dele para estudar),
  • procure um ambiente tranquilo e espaçoso,
  • mantenha esse espaço sempre organizado.

5. Busque aplicar seus conhecimentos na prática

Você tem a sensação de que o que está aprendendo, seja na faculdade, no cursinho para o concurso ou no preparatório para o Enem, não será suficiente para te ajudar a alcançar seu objetivo, por exemplo, se tornar um profissional de sucesso no mercado de trabalho? 

Você não está sozinho, muitos estudantes se sentem assim.

Mas não se desespere! Uma forma de diminuir essa insegurança é tentar unir teoria e prática durante o curso, por meio de atividades complementares. São vários os caminhos para fazer isso. Na faculdade de engenharia, por exemplo, você pode escolher entre algumas opções como as que apresentamos abaixo.

Projetos de extensão

Procure professores que desenvolvam esse tipo de atividade e veja como você pode contribuir, realizando tarefas relacionadas à sua área de interesse na profissão.

Dessa forma, será possível entrar em contato desde cedo com um ambiente de trabalho real e contar com a orientação de professores experientes.

Projetos de pesquisa

Busque as iniciativas que, apesar de terem como foco a pesquisa, conseguem estabelecer uma conexão com a prática da Engenharia.

Estágios

Um bom estágio em uma empresa é uma das melhores formas de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, você entra em contato com profissionais com experiência e, assim, começa a fazer o seu networking.

Também é por meio do estágio que você poderá formar uma identidade profissional ao descobrir o que mais gosta de fazer.

Por meio do estágio, você começa a adquirir a experiência tão exigida pelo mercado de trabalho. Sem falar na possibilidade de ser efetivado e conseguir seu primeiro emprego.

Reunir as características para se tornar um engenheiro disputado pelo mercado de trabalho não é fácil, mas é possível. Confira alguns dos requisitos mais desejados. 

No vídeo abaixo você conhece um pouco mais sobre as habilidades que todo engenheiro deve dominar. Vale conferir e ver como você está em relação a essa lista. 

6. Faça anotações e associações

Se você realmente quer aprender como fazer uma rotina de estudos, além de ler as matérias com bastante atenção, deve procurar sempre anotar os pontos mais relevantes. Isso ajuda a fixar os conteúdos.

Escreva também as dúvidas e depois as esclareça com o professor.

Outra estratégia de memorização é associar o conteúdo a algum aspecto do seu cotidiano, por exemplo. Dessa forma, você vai entender melhor o que está lendo.

7. Evite distrações

Nada de ficar olhando o celular a cada 10 minutos de estudo, navegar pelas redes sociais ou parar para assistir ao episódio inédito da sua série favorita.

A hora de estudar exige foco e concentração total para que você possa realmente absorver o conteúdo. Por isso, desconecte-se!

Uma das formas de evitar distrações fora de hora é usar a técnica Pomodoro de estudos e trabalho. Com ela você estuda completamente concentrado por 25 minutos e descansa a mente por 5 minutos, depois voltando ao ciclo. 

Nunca ouviu falar nisso? Já ouviu, mas não sabe como colocar em prática? Então assista ao vídeo abaixo e tire suas dúvidas.  

8. Não deixe para a última hora

As provas, sejam de Engenharia ou outras áreas, costumam cobrar boa parte do conteúdo do semestre. Por isso, não dá para se preparar na véspera. É importante você montar uma rotina de estudos como um planejamento de médio prazo.

Se você quer saber como melhorar nos estudos, precisa parar de acumular matéria.

O ideal é que você vá estudando à medida que as aulas vão ocorrendo. Assim, perto da prova, será necessário fazer apenas uma revisão. Isso também serve para o Enem e para concursos. 

Uma boa dica é ler o conteúdo e já se inteirar do assunto antes mesmo de o professor ensiná-lo em sala. Assim, você pode participar mais das aulas e tirar dúvidas.

9. Reserve um tempo para o lazer

Inclua no seu cronograma de estudos, um tempo para relaxar e se divertir com aquilo que gosta de fazer.

Seja sua preferência por ler um livro, ir ao cinema ou dar uma caminhada, o importante é tirar um pouco a cabeça da rotina pesada dos estudos e encontrar equilíbrio.

10. Cuide de você

A última dica de como fazer uma rotina de estudos, parece autoajuda, mas não é.

Não é porque você tem várias obrigações com o estudo que vai ficar sem dormir, não é mesmo? 

Usar as noites e madrugadas para estudar é um sintoma de falta de planejamento de estudos.

Não dormir prejudica seu aprendizado, sem falar que você não vai conseguir fazer nada direito durante o dia.

Também é importante ter tempo para praticar atividades físicas. Elas ajudam a diminuir o estresse e contribuem para a sua saúde. E, por falar nela, mantenha sempre uma boa alimentação.

Perguntas frequentes (FAQ)

Qual a importância da rotina de estudos?

Manter uma rotina de estudos eficiente e equilibrada vai ajudar você a organizar seu dia de maneira a cumprir todas as suas atividades sem deixar de lado o compromisso com seu aprendizado. 

A rotina de estudos amplia a produtividade das horas de estudo, facilita o planejamento do que deve ser estudado e permite que você atinja seu objetivo de maneira mais eficiente.

Como manter uma rotina de estudos?

Lembre-se de criar um cronograma de estudos que contemple todas as atividades fixas dos seus dias, incluindo atividades que não fazem parte da rotina de estudos, compromissos pessoais, horário de alimentação e prática de exercícios físicos. 

Seja realista ao montar sua agenda de estudo, colocando um tempo razoável para cumprir cada atividade necessária e definindo os melhores horários para estudo. 

Lembre-se de descansar para não sobrecarregar sua mente e começar a procrastinar. 

Quais são as melhores dicas de estudo?

Podemos destacar como as melhores dicas de estudo: 

. Organize um cronograma de horários que inclua atividades extracurriculares e compromissos pessoais,
. Adote um técnica de concentração como o modelo Pomodoro para garantir foco, 
. Encontre um lugar tranquilo, sem barulho e interferências externas para estudar, 
. Invista em uma cadeira confortável
. Não acumule matéria nem deixe para estudar na última hora, 
. Durma bem, se alimente bem e pratique exercícios físicos.

Inclua EAD na rotina de estudos para otimizar seu tempo e ampliar seu conhecimento

O ensino a distância pode te ajudar muito a encontrar mais tempo para estudar e organizar melhor sua rotina de estudos, afinal, você não gasta tempo se deslocando e pode fazer as aulas nos melhores horários para você. 

Além disso, o EAD é uma excelente opção para quem deseja complementar o ensino da sala de aula da faculdade, por exemplo. 

Quer saber mais vantagens e quando optar pelo ensino a distância, seja na rotina de estudos na quarentena ou fora dela? Assista ao vídeo abaixo. 

Se você é estudante de engenharia, é interessante que você também entenda o que o mercado espera do perfil do engenheiro, para se preparar ainda melhor.

Para já começar a expandir seus conhecimentos, nossa dica é que você faça sua inscrição na Certificação White Belt Lean Six Sigma Online. Aproveite que a inscrição é GRATUITA!

No vídeo abaixo você vai descobrir porque essa é uma capacitação que você deveria ter, e como ela pode ajudar você a dar os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso.

Está em busca de melhorar sua capacitação profissional? Conheça os cursos da CAE Treinamentos. São:

  • +20 cursos disponíveis;
  • Certificado reconhecido e aceito pelas maiores empresas;
  • Material didático exclusivo de alta qualidade;
  • Suporte ilimitado.

A CAE Treinamentos é uma empresa de cursos online e treinamentos in-company com mais de 3.000 alunos capacitados e mais de 100 empresas de renome atendidas. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário