Métricas, expectativas, recursos humanos e materiais, são apenas alguns dos aspectos mais importantes dentro de uma empresa. Se tudo isso está um pouco bagunçado no seu negócio, não se preocupe, hoje nós vamos explicar o que é e como fazer diagrama de tartaruga.

Utilizado para facilitar e descrever processos, o diagrama de tartaruga é uma ferramenta que organiza recursos, entradas, saídas e outros campos que envolvem a atuação de uma empresa. 

Indicado para processos recorrentes, ele auxilia na visualização das etapas, contribui para a análise de possíveis riscos e evita problemas futuros. 

Como fazer diagrama de tartaruga

Dividido em sete partes, para fazer o diagrama de tartaruga é preciso ter uma visão ampla de todas as etapas do processo. Prepara o teclado ou o papel e a caneta porque agora é hora de aplicar a ferramenta na prática.

Processo 

O primeiro tópico do diagrama é o processo em si. Ele identifica quem é o responsável pela execução e qual o resultado esperado.

Entradas

Aqui apresentamos tudo aquilo que é transformado durante o processo. Entra no processo, passa por uma modificação e sai, sem necessariamente ser algo palpável. 

Para exemplificar, imagine um restaurante ou rede de fast food. O processo de preparar as refeições do cardápio demanda ingredientes, que visto como “entradas”, serão transformados nas refeições. 

Saídas 

As saídas são os resultados do processo, o que a operação emite quando termina. No nosso exemplo, seriam as refeições do cardápio preparadas dentro do tempo estimado, além da aparência e do sabor compatíveis com o gosto do cliente.

Recursos  

Trata-se tanto de recursos materiais quanto humanos, o que inclui máquinas, ferramentas, softwares, colaboradores e toda a infraestrutura necessária para realizar o trabalho. No caso do restaurante ou rede de fast food, são os funcionários do local e instrumentos como embalagens, pratos e talheres para servir as refeições.

Quem 

Neste tópico listamos todos aqueles que contribuirão de alguma forma na realização do processo. Todos os profissionais devem ter suas habilidades e competências bem definidas. 

Seguindo o exemplo, seriam os cozinheiros, garçons, atendentes e funcionários da limpeza. 

Como 

Devem ser descritos os documentos, normas, procedimentos, checklists e práticas adotadas para a realização das tarefas. Esta etapa deve ser seguida rigorosamente, a fim de garantir a qualidade do produto ou serviço. 

Para o restaurante ou rede de fast food, o ideal é que haja uma instrução de trabalho, com o passo-a-passo de como preparar as refeições e entregá-las aos clientes. 

Indicadores 

Esta é a última parte do diagrama de tartaruga. Depois de separar e analisar cada etapa do processo, é hora de monitorar os resultados e verificar se estão de acordo com o esperado. 

É recomendado que todo o processo seja avaliado, para não só garantir que o objetivo seja alcançado, mas também identificar possíveis pontos de melhoria. 

Pesquisa de satisfação, prazo de entrega dos produtos, caixa de sugestões e outras ferramentas podem ser utilizadas como indicadores de resultado. 

Mas por que “Tartaruga”?

Apesar de peculiar, o nome faz todo o sentido. Como pode ser observado acima, a disposição das etapas formam um desenho semelhante ao de uma tartaruga. 

O “processo” é representado pelo corpo, a “entrada” e a “saída” seriam o rabo e a cabeça, respectivamente, enquanto as quatro patas representam o “quem”, os “recursos”, o “como” e os “indicadores”. 

Vantagens de utilizar o diagrama de tartaruga 

Mais do que um modelo fácil de desenvolver, o diagrama de tartaruga:

  • Auxilia no entendimento e na visualização do processo.
  • Identifica os principais pontos do processo;
  • É dinâmico, o que permite acrescentar outros elementos importantes do processo;
  • Pode ser utilizado como um documento do seu negócio; 

Desenvolver o diagrama de tartaruga junto da sua equipe e divulgá-lo pela empresa, contribui para que os colaboradores tenham controle não só sobre as suas atribuições, como também sobre todas as etapas do processo. 

O diagrama e a ISO 9001

Com o intuito de garantir a otimização de processos e agilizar a produção, a ISO 9001 ajuda o gestor a identificar e melhorar processos ineficientes dentro da organização. 

A norma ISO 9001 diz que “a organização deve determinar os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação na organização, e deve: determinar as entradas requeridas e as saídas esperadas desses processos; determinar a sequência e a interação desses processos”. 

O diagrama de tartaruga serve de informação documentada, ajuda a preencher os requisitos da ISO e assegura a conformidade dos processos.  

Sem contar que aplicar a ISO 9001 no seu negócio reduz os custos com produtividade; controla a rotina de trabalho; aumenta as oportunidades no mercado, já que muitas empresas grandes só compram de fornecedores com selo ISO; melhora a comunicação dos colaboradores. 

Saiba ainda mais sobre Como fazer diagrama de tartaruga

Agora que você já sabe o que é, qual a importância e como fazer o diagrama de tartaruga, que tal saber ainda mais quando o assunto for gestão de processos? 

A Frons é uma empresa voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho, que oferece cursos com certificação, além de e-books e manuais, todos voltados para a gestão e melhoria de processos do nível básico ao avançado. 

Já são quase 10 mil alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais que aprovam as ferramentas e metodologias da Frons. Adquira qualificação e veja aumento da produtividade, eliminação de desperdícios e melhoria contínua nos processos da sua organização. 

Para mais dicas e informações, acompanhe as redes sociais. É só curtir a página do Facebook, se inscrever no canal do YouTube e seguir no Instagram

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.