Que o ensino a distância cresceu bastante nos últimos anos, não há dúvida alguma. Com a democratização da tecnologia, cada vez mais pessoas se renderam a facilidade e a economia de estudar sem sair de casa,  já que estamos o tempo todo conectados. Agora, nos tempos de pandemia do novo coronavírus, fazer um curso de gestão da qualidade online é um passo ainda mais seguro, prático e efetivo.

Afinal, enquanto os alunos de cursos presenciais não possuem previsão de volta às aulas, quem está no ensino a distância nem chegou a parar. Sendo assim, esses estudantes estão a frente do mercado, se tornando cada vez mais capacitados para realizar a administração da crise a qual enfrentaremos.

Com base nisso, separamos aqui tudo sobre o curso de gestão da qualidade online, seus principais campos de estudo e usabilidade dentro da empresa. Continue acompanhando e saiba mais!

Curso online: quais as diferenças e como se adaptar?

Quando o ensino a distância surgiu, as primeiras matérias eram realizadas inteiramente por correspondência. Ou seja, o aluno recebia apostilas com os exercícios e tinha que estudar de maneira autodidata, aprendendo o conteúdo individualmente.

Atualmente, a situação é bem diferente. A maioria dos cursos online oferecem diversos tipos de aula, tanto ao vivo quanto gravadas. 

Além disso, existem canais de suporte como chats e e-mails, auxiliando o aluno a tirar todas as suas dúvidas e oferecendo um contato direto com o professor.

No entanto, a principal dificuldade para os alunos que realizam cursos online ainda reside no fato de conseguir manter a disciplina e a concentração. Para absorver o conteúdo, é necessário realizar uma administração correta do tempo e das matérias, separando horas específicas do dia para estudar.

Sendo assim, se você está conhecendo a modalidade agora, não é preciso ficar assustado. 

Em primeiro lugar, conheça o seu ambiente de aluno e entenda todas as obrigações colocadas para o estudo. 

Depois, pouco a pouco crie uma rotina na qual tenha momentos reservados para o estudo, leitura e anotação de temas. Com isso, vai ficar fácil aprender muito e voltar da quarentena ainda mais capacitado para o mercado.

Curso de gestão da qualidade: qual a sua importância?

Ao falarmos sobre cursos de gestão da qualidade online, muitas pessoas pensam automaticamente nesse setor dentro do ramo empresarial. No entanto, ainda que essa seja uma das principais aplicações do conteúdo dessa qualificação, ele também pode ser utilizado em diversos outros locais.

Afinal, a gestão da qualidade é um processo fundamental em todo tipo de organização, desde o comércio até a indústria e a área da saúde. É através dela que se obtêm dados de que os processos e produtos criados estão funcionando da maneira correta e mais satisfatória ao cliente.

Em momentos de crise, a relevância dessa profissão cresce ainda mais. Afinal, quem conseguir oferecer itens de excelência, mesmo em meio a pandemia, continuará crescendo, mas quem ficar abaixo dos padrões, não terá mais espaço. 

Em épocas onde a seletividade de gastos aumentará, ser o escolhido pelos consumidores é a única alternativa para não passar por dificuldades e atingir a estabilidade financeira.

O que um profissional de gestão da qualidade pode fazer?

Comumente, as atividades designadas ao profissional que faz um curso de gestão da qualidade online são relacionadas a aplicação de ferramentas, identificação de falhas e implementação e otimização de processos.

Porém, os conhecimentos dessa área vão muito além e podem se fazer úteis em diversos setores, principalmente em tempos de crise.

Afinal, quem estuda essa área possui grande conhecimento teórico relacionado a fatores que variam desde a redução de custos até a criação de processos com baixo orçamento. Além de melhorar a performance diante dos clientes e aumentar a qualidade do produto final.

Sendo assim, em épocas onde a prioridade é manter um investimento baixo para aumentar a receita, esses conteúdos são de grande valia e podem ser vitais para a sobrevivência de uma companhia.

Quem pode fazer um curso de gestão da qualidade?

Comumente, o curso de gestão da qualidade online é procurado por profissionais da engenharia. No entanto, como citamos, são muitas as áreas que podem ser beneficiadas com esses conhecimentos.

Sendo assim, todo tipo de administrador, independente do nicho no qual trabalha, pode melhorar seu rendimento através dessa qualificação.

Por exemplo, com a pandemia atual, vivemos com a iminente possibilidade de um colapso no sistema da saúde. Um gestor da qualidade, por sua vez, dentro desse contexto, pode colocar em prática ideias que auxiliem na resolução de gaps e na melhor divisão orçamentária para enfrentar a crise.

Como exemplo, os hospitais na China, construídos em 10 dias através de um trabalho impecável e bem organizado, fundamentado em uma ferramenta de Gestão de Qualidade.

Além disso, nichos como recrutamento e seleção de colaboradores, assim como a área tributária que também pode receber diversos benefícios. 

Com o controle absoluto do profissional, automação dos processos e eliminação de desperdícios, os riscos de sofrer com grandes impactos financeiros diminuem significativamente.

3 dicas de curso de gestão da qualidade online

curso-gestao-qualidade

Encontrar um curso de gestão da qualidade online que possua forte embasamento teórico não é uma tarefa fácil. Sendo assim, vale analisar todas as opções disponíveis para achar aquela que mais se encaixa com o seu perfil.

A grande vantagem dessa área é que existem diversos caminhos que podem ser seguidos, desde dicas para uma gestão mais assertiva até ferramentas específicas para controle de gastos.

Desse modo, o profissional possui a liberdade desejada para atuar onde melhor lhe convém, criando uma atuação cheia de pontos positivos para todas as áreas e se preparando melhor para lidar com essa crise.

Comumente, os cursos de gestão da qualidade são encontrados em formato de graduação. Porém, existem áreas específicas que são trabalhadas através de cursos técnicos e livres, com carga horária reduzida.

Sendo assim, pode-se aproveitar esse período de quarentena para investir ainda mais em capacitação e melhorar o currículo.

Para te ajudar, selecionamos algumas opções de curso de gestão da qualidade que você pode fazer aqui na Frons.

1. Lean Kaizen

O Kaizen é uma metodologia utilizada para aumentar a produtividade e reduzir os custos dentro de uma empresa.

Pode ser considerado como um evento de melhoria para aumentar os rendimentos da organização baseado em três etapas: preparação, evento Kaizen e follow up.

Durante esse curso online de gestão da qualidade de 15 horas, o aluno aprende todos os conceitos necessários para liderar esses eventos a favor da melhoria contínua da empresa onde trabalha.

2. Ferramentas da Qualidade

No curso de Ferramentas da Qualidade, o aluno conhece as sete ferramentas da qualidade utilizadas por profissionais que desejam fazer a melhoria nos processos organizacionais. Elas ajudam a coletar, processar e dispor dados e informações relevantes sobre a variabilidade dos processos.

Implementar ferramentas é a melhor forma de aplicar a melhoria contínua dentro de uma organização. Esse curso de gestão da qualidade online tem 16 horas.

3. Plano de Ação – 5W2H

O plano de ação 5W2H é uma ferramenta de gerenciamento de qualidade, projetada para a resolução eficiente de problemas e melhoria contínua de processos.

O objetivo do método é colocar os planos de ação de uma empresa em execução, baseando-se na resposta a sete questões simples:

  • Quando (When)?
  • Onde (Where)?
  • Quem (Who)?
  • Por quê (Why)?
  • O que (What)?
  • Como (How)?
  • Quantos (How many)?

Esse é um curso de gestão da qualidade online rápido que os alunos concluem em 2 horas de estudo.

Gostou das sugestões e quer conhecer as outras opções? Acesse nossa página de cursos livres de Gestão da Qualidade e escolha o tema que você deseja se capacitar.

Se você ficou interessado em saber mais sobre cursos de gestão da qualidade online, não se esqueça de se inscrever em nosso canal, curtir nossa página do Facebook e acompanhar nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.