7 principais conceitos de gestão de qualidade: conheça todos!

Você conhece os principais conceitos da gestão da qualidade? Eles são sete:

  1. Foco no Cliente
  2. Liderança
  3. Engajamento das Pessoas
  4. Abordagem por Processos
  5. Melhoria Contínua
  6. Tomada de Decisões Baseada em Fatos
  7. Gestão dos Relacionamento

Juntos, os principais conceitos da gestão de qualidade se torna uma filosofia gerencial que marcou o deslocamento da análise da qualidade dos produtos ou serviços para que fosse possível criar um sistema da qualidade.

Em outras palavras, a gestão da qualidade nas empresas deixou de ser um aspecto de responsabilidade de apenas um departamento, e passou a envolver toda a empresa de modo coordenado.

Nesse artigo, vamos abordar os principais conceitos da gestão da qualidade e o porquê eles são tão importantes. Saiba mais.

Como surgiu a gestão da qualidade

Walter Andrew Sherwart, muito conhecido como “o pai do controle estatístico de qualidade”, foi quem iniciou os primeiros estudos sobre a qualidade nas indústrias e demais locais de produção.

Com suas pesquisas, ele desenvolveu o controle Estatístico de Processo e criou também o ciclo PDCA, cujas letras indicam as ações:

  • planejar,
  • executar,
  • verificar,
  • agir.

Esse ciclo é utilizado até os dias de hoje para assegurar a gestão de qualidade nas empresas.

O Japão foi o primeiro país a aplicar a gestão da qualidade dos seus produtos e serviços por meio da Gestão da Qualidade Total.

Isso ocorreu durante a época do fordismo sendo que, na terra do sol nascente, o toyotismo foi responsável por aplicar a nova técnica organizacional para estabilizar a economia do país, muito devastada após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Já no Brasil, a chegada da globalização nos anos 80 e a abertura da economia foram fatores decisivos para que os empresários fossem motivados a buscar formas de inovar e, assim, buscarem aplicar os principais conceitos da gestão de qualidade, alcançando mais competitividade diante de produtos importados que chegavam aqui o tempo inteiro.

A gestão da qualidade e o cenário atual

O mercado e o cenário das organizações passam por tantas transformações que as empresas demonstram cada vez mais preocupação com as formas de competir dentro deste cenário.

Há aquelas que prefiram reduzir custos, o que implica em diminuir também os preços de venda.

Há organizações que preferem investir em programas relacionados à qualidade e investimentos tecnológicos para atingir o objetivo desejado.

Entretanto, nada disso adianta se os produtos e serviços oferecidos pela empresa não forem aqueles que atendam as necessidades que o mercado apresenta.

Deste modo, os principais conceitos da gestão da qualidade buscam alcançar uma visão macro, de modo que envolva também:

  • o controle da produção,
  • a qualidade dos bens e serviços,
  • assistência técnica adequada.

Com isso, o conceito de gestão da qualidade acabou tornando-se um modelo de gerenciamento para quem busca a eficiência e a eficácia na empresa.

Isso ocorre pela aplicação de um sistema, que irá gerir um processo que permitirá que a empresa alcance a satisfação máxima do cliente com custos mínimos, e sem abrir mão da melhoria contínua dos processos

Vale lembrar, entretanto, que a gestão da qualidade não significa, necessariamente, que a empresa terá que adotar certificações específicas – embora esse seja o meio mais comum e mais difundido.

Na verdade, cabe muito mais observar alguns pontos iniciais, os conceitos de qualidade, para descobrir os principais pilares desse modelo de gestão. Confira.

Principais conceitos da Gestão da Qualidade

Abaixo, você vai conhecer os principais conceitos da gestão de qualidade:

  1. Foco no Cliente
  2. Liderança
  3. Engajamento das Pessoas
  4. Abordagem por Processos
  5. Melhoria Contínua
  6. Tomada de Decisões Baseada em Fatos
  7. Gestão dos Relacionamento

Foco no cliente

Esse é um conceito de gestão de qualidade que é essencial para qualquer empresa que tenha o objetivo de se tornar competitiva. Afinal, é a eficiência e a eficácia apresentadas pelos serviços ou produtos que irão garantir a satisfação dos clientes.

Pensando nisso, a gestão da qualidade ocorre por meio da aplicação de um sistema que busque obter a satisfação máxima do cliente com custos totais mínimos para a empresa, enquanto mantém a melhoria dos processos. 

Além disso, lembre-se que o feedback dos clientes é um dos maiores indicativos da qualidade da empresa.

Eles recomendam o produto ou serviço oferecido pela sua empresa?

A taxa de pedido de estornos é alta?

Como os clientes se posicionam após a compra?

Observar atentamente estes pontos trarão excelentes indicações do que precisa ser melhorado na empresa. 

Liderança

Os líderes de qualquer empresa devem priorizar a manutenção de um ambiente adequado para que a equipe, clientes, fornecedores e outros stakeholders:

  • realizem suas tarefas sem obstáculos e dificuldades desnecessárias,
  • em um clima organizacional de qualidade,
  • recebendo o treinamento adequado às demandas da organização,
  • sendo motivados e reconhecidos por seu trabalho.

Leia mais em: O papel da liderança nas organizações: como um bom líder pode gerar melhorias?

Engajamento das Pessoas

A melhoria dos processos, a garantia da satisfação dos clientes, a redução de desperdício, e muito mais, são ações que dependem de um fator em comum: das pessoas envolvidas na execução de cada etapa ou atividade dentro da empresa.

A partir dessa compreensão é fácil entender porque o engajamento é um dos principais conceitos da gestão de qualidade.

Abordagem por Processos

A gestão de processos permite uma visão do funcionamento da empresa como um todo, ao mesmo tempo que permite a identificação dos gargalos e das áreas que devem ser otimziadas.

Uma gestão por processos também permite replicar mais facilmente o modo como são realizadas algumas tarefas e atividades, contribuindo para o crescimento em escala.

Melhoria contínua

A melhoria contínua pode ser considerada como uma espécie de ramificação dentro da gestão de qualidade, cujo foco é buscar novas possibilidades de avanço ou de melhorar aquilo que já existe.

Na prática, esse conceito pode ser observado:

  • na renovação dos equipamentos utilizados pela empresa,
  • em cursos e treinamentos para capacitar os funcionários, entre outras ações. 

No vídeo abaixo você confere um passo a passo de como aplicar melhoria contínua na sua empresa.

Tomada de decisões com base em fatos

Quando os gestores precisam tomar decisões que terão influência no caminho que a empresa irá seguir, é preciso ter dados e informações sólidas em mãos para que essa escolha seja feita da forma mais assertiva possível.

Claro, as experiências adquiridas ao longo da carreira são de grande ajuda, mas dados coletados em relatórios, pesquisas e análises não mentem.

É aí que surge a importância de ter informações confiáveis em mãos, pois somente assim será possível saber se as ações vêm mantendo a qualidade ou se até se superaram. 

Gestão dos Relacionamentos

Um bom relacionamento com clientes, parceiros, fornecedores é fundamental para que uma empresa possa crescer com segurança.

Encarar toda relação profissional como uma parceria onde todos tem o que ganhar é uma forma vital de alavancar uma empresa e sua gestão de qualidade.

[Bônus] Desperdícios e retrabalhos

Se formos pensar em poucas unidades de produção, o desperdício e o retrabalho podem parecer que trazem praticamente nenhum impacto para as finanças da empresa.

Só que, ao considerarmos uma produção em larga escala, as consequências sobre o faturamento tornam-se muito mais altas e evidentes.

Por isso, qualquer empresa que queira escalar os negócios precisa buscar eliminar os desperdícios e retrabalhos se quiser obter o máximo de lucro possível. 

Para aprender ainda mais sobre os conceitos de gestão da qualidade, sugerimos as seguintes leituras:

Ferramentas para gestão de qualidade

Para colocar começar a colocar os principais conceitos de gestão de qualidade em prática na sua empresa é fundamental investir em treinamento e no domínio das principais ferramentas de qualidade.

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Autor

Jornalista e social media formada pela Unesp.

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