Quais são os indicadores de qualidade mais relevantes para a gestão de uma empresa?

Os indicadores de qualidade, fazem parte do conjunto de indicadores de desempenho de uma empresa. Ele são formas de mensurar, acompanhar e determinar o progresso de um objetivo ou ação em sua empresa.

Os KPIs permitem que as organizações avaliem o desempenho de diferentes áreas e possam criar táticas para otimizar resultados.

Com os dados em mãos, os gestores das empresas, podem determinar se os processos atuais devem ser continuados ou se são necessárias mudanças de estratégias ou melhoria de processos.

Leia também: Afinal, o que é Lean Seis Sigma e como ela funciona?

Em uma empresa que aposta em ferramentas de melhoria contínua de processos para se tornar mais competitiva, a mensuração desses indicadores é obrigatória.

Quais são os indicadores de qualidade certos para sua empresa: 9 KPIs importantes

Nem todos os KPIs serão aplicáveis a todos os negócios, por isso, você precisa avaliar cuidadosamente quais indicadores são apropriados para sua empresa.

A segunda coisa que você precisa definir são os objetivos estratégicos do negócio como um todo, do departamento ou da área para a qual você está criando os KPIs.

Quando você entende quais são os indicadores de qualidade certos para os objetivos de cada setor e da organização de maneira geral, fica mais fácil encontrar os valores que indicarão em qual estágio você está.

Vamos então, a lista com os principais indicadores de qualidade usados no mercado.

1. Eficácia e eficiência

Ao procurar quais são os indicadores de qualidade mais importantes, não tem como deixar de lado a eficácia e eficiência da produção.

  • Eficácia mede a relação entre os resultados esperados e os resultados obtidos.
  • Eficiência é a relação entre os resultados alcançados e os recursos utilizados. Ou seja, o quanto você precisou utilizar de recursos, para alcançar seus resultados. O ideia é que você use a menor quantidade de recursos possíveis, mantendo a mesma qualidade de entrega.

2. Indicadores de Capacidade

Os indicadores de capacidade medem a relação entre o que é produzido e o tempo para ser produzido.

Por exemplo, para empresas que fabricam calças jeans, é estratégico entender o volume de calças que ela é capaz de produzir em um mês, um semestre ou um ano. Por exemplo,  150 calças por mês.

Esse cálculo a permitirá entender aonde a empresa está, se este é o seu potencial máximo ou se ela pode ampliá-lo.

3. Indicadores de Produtividade

Fazer mais em menos tempo, é o resumo do que é o aumento da produtividade.

O indicador mede a relação entre o que foi produzido e o tempo ​​para fazê-lo.

Voltando ao exemplo da calça jeans, se a sua equipe finaliza 10 calças em uma hora, mas no mês vigente passou a produzir apenas 8 calças/hora, ela teve uma queda de produtividade.

Leia também: 6 dicas para te ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe.

4. Indicadores de Conformidade

Mede e monitora o percentual de entregas sem falhas ou defeitos. Ou seja, quantos itens foram finalizados em um mês? Quantos apresentaram algum tipo de defeito?

Faça a conversão e analise a porcentagem de calças feitas e calçar feitas sem deformidades.

O objetivo, como você deve imaginar, é diminuir os erros e falhar do processo.

5. Indicadores de Lucratividade

É o percentual de lucro em cada venda e no total de vendas.

Se você vendeu R$ 50 mil em produtos e obteve um lucro de R$ 10 mil. Então, a lucratividade é de 20%.

Medir o quanto sua empresa está lucrando com as vendas é a forma de visualizar seu seu negócio está apenas pagando despesas ou realmente gerando lucratividade e tem potencial de crescimento. Essa medida é a base para muitas decisões que você deverá tomar.

6. Indicadores de Retorno do Investimento (ROI)

O indicador de retorno sobre investimento, mede qual o lucro obtido por meio do investimento realizado.

Esse cálculo é bastante usado em empresas que investem em marketing, por exemplo. Saber se o dinheiro que você investiu na empresa está retornando em forma de capital é fundamental para saber se você está priorizando os investimentos certos, por exemplo.

Além do marketing é interessante que você meça esse indicador em relação a outros valores, como custo com treinamento ou adoção de um novo sistema mais automatizado de produção. Após a adoção dessas práticas, houve aumento de lucro? Quanto?

7. Indicador de Margem de Lucro Bruto

Expressa seus lucros como uma porcentagem da receita total de vendas gerada.

Isso oferece uma visão de alto nível de quanto lucro você está tendo.

É útil para avaliar seu desempenho ao longo do tempo ou comparar sua lucratividade com outra empresa semelhante.

8. Indicador de satisfação do cliente

Medir a satisfação do cliente pode ser um pouco difícil, afinal não se trata, exatamente, de algo objetivo como os KPIs financeiros do departamento de vendas, por exemplo.

Saiba mais sobre as melhores formas de prestar atenção do seu cliente no nosso vídeo abaixo:

A forma mais popular para medir a satisfação do cliente é por meio de uma pesquisa. Com ela você pergunta diretamente a seus clientes seu nível de satisfação com sua empresa, produto ou serviço.

Sua pontuação é a média de todas as respostas dos clientes.

9. Custo de vendas para o volume de vendas

O custo de fazer uma venda é muitas vezes maior do que você pensa quando leva em consideração os custos com gestão de lead, salários, comissões, custos fixos e muito mais.

Entender seu custo de vendas em relação ao volume de vendas ajuda você a tomar decisões informadas, sobre quando e como aumentar sua equipe de vendas com eficiência, por exemplo.

Meça o custo total de seus esforços de vendas em um mês em relação ao volume total de vendas geradas naquele mês.

Colhendo os resultados

Conhecendo quais são os indicadores de qualidade principais para o uso em uma empresa você garante controle e segurança na qualidade de seus processos e resultados.

O uso de KPIs é importante e necessário para determinar e explicar como uma empresa irá progredir para atingir suas metas comerciais.


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Os indicadores ajudam as organizações a entenderem se a empresa está indo na direção certa – e se não, para onde precisa concentrar sua atenção.

Qualquer pessoa que trabalhe na gestão de uma empresa precisa entender quais são os indicadores de qualidade principais para seu negócio.

E então, já listou quais são os indicadores de qualidade, importante para sua empresa?

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.