O software de gestão de qualidade é uma ferramenta fundamental para garantir o controle do resultado final do produto, a satisfação do cliente e a otimização dos processos de produção.

Uma empresa que não cuida da gestão qualidade do produto precisará lidar com diversos problemas decorrentes dessa desorganização.

Afinal, aplicar os princípios da gestão de qualidade é um dos mais importantes cuidados para manter o nível de qualidade dos produtos criados e o fluxo da linha de produção.

No entanto, por ser tão fundamental, também fica evidente que não é uma tarefa fácil de ser realizada. Sendo assim, a procura por um bom software para gestão da qualidade cresce todos os dias.

Através dele, pode-se automatizar processos e garantir resultados ainda mais efetivos.

Com tantas ferramentas no mercado, não há motivo para não fazer uso delas no dia a dia organizacional.

Com base nisso, citaremos aqui tudo sobre software para gestão da qualidade e como utilizá-los em seu negócio. Desse modo, será possível atingir resultados cada vez melhores e aumentar a lucratividade dos processos.

Neste artigo você encontrará informações como:

  • O que é gestão da qualidade?
  • Como fazer a gestão da qualidade na empresa
  • Benefícios o uso de um software para sistema de gestão da qualidade
  • Os melhores softwares para gestão da qualidade

O que é gestão da qualidade?

Chamamos de gestão da qualidade todas aquelas ações tomadas dentro da empresa com o objetivo de impedir falhas na criação de processos e produtos.

Ou seja, se trata da identificação de erros e acompanhamento de diversas etapas, de modo que o resultado final da linha de produção seja efetivo.

Atualmente, são muitas as ferramentas utilizadas para gestão da qualidade. Ciclo PDCA e método Kaizen são apenas algumas que se destacam e produzem resultados notáveis com sua aplicação.

Se você ainda tem dúvida sobre a efetividade de realizar uma gestão da qualidade eficiente, indicamos que assista ao vídeo abaixo e descubra todos os problemas que podem ser evitados com ela. Vale a pena conferir!

Como fazer a gestão da qualidade na empresa

Comumente, a gestão da qualidade é realizada por uma equipe específica dentro da companhia.

Os colaboradores recebem treinamento qualificado para analisar cada uma das etapas necessárias na criação de um produto.

Se você não sabe qual treinamento aplicar, indicamos que acesse o artigo, Curso gestão da qualidade online: como essa qualificação pode definir a sua carreira para os próximos meses” e descubra por onde começar a capacitação da sua equipe.

Entre as etapas da gestão de qualidade estão:

  • Identificação de falhas
  • Classificação do nível de impacto e risco
  • Realiza-se um brainstorming
  • Acompanhamento constante dos resultados obtidos.

O primeiro passo costuma ser a identificação de falhas, percebendo o que está causando os problemas e os possíveis danos.

Nesse momento, é realizada uma classificação do nível de impacto que os processos incorretos podem causar, a partir da construção de uma matriz de risco e impacto.

Depois disso, realiza-se um brainstorming junto com todos os membros da equipe, procurando pela melhor solução para os problemas apresentados.

É preciso levar em conta a opinião de cada pessoa, mas sempre fazer prevalecer as ideias que exigem menor investimento financeiro e mudança de processos para a resolução dos problemas.

Colocando as soluções em prática, é necessário fazer um acompanhamento constante dos resultados obtidos.

Eles precisam indicar uma resolução completa dos problemas e falhas. Essa análise deve ser feita por todos os colaboradores, de modo que fique evidente o impacto do trabalho realizado dentro dos setores.

Seguindo esses passos, tem-se a garantia de uma linha de produção fluida, com qualidade e acompanhada de perto por todos os colaboradores, evitando imprevistos e possíveis acidentes.

Benefícios o uso de um software para sistema de gestão da qualidade

Sabendo o que é gestão da qualidade, com toda a certeza já ficou evidente o tamanho da importância que esse processo tem dentro de cada empresa. No entanto, depois de acompanhar como realizá-la, você também pode perceber que esse procedimento não é nem um pouco simples.

Para garantir que esse sistema tenha eficácia, é necessário um acompanhamento constante, bem como a interação completa da equipe em todos os seus aspectos.

Sendo assim, contar com um software para gestão da qualidade pode ajudar bastante na automatização dessa função.

Uma empresa que não conta com um software para sistema de gestão da qualidade e realiza todo o processo manualmente, aumenta os riscos de sofrer com as falhas.

Além disso, a contagem dos dados se torna inexata e passível de erros.

Com isso, fica evidente que é necessário um investimento de tempo muito maior por parte dos colaboradores e da equipe de gestão.

Contando com um software para gestão da qualidade, no entanto, a situação é bem diferente.

Com a ajuda de um software de controle de qualidade pode-se realizar um acompanhamento constante, apenas fazendo as atualizações diárias das informações dos processos da empresa.

Desse modo, um software para sistema de gestão da qualidade poupa muito tempo e mão de obra, o que resulta em uma melhor distribuição de trabalho entre os colaboradores.

Ou seja, quando uma empresa utiliza software para gestão da qualidade visando obter ajuda nessas atividades, a chance de garantir uma linha mais enxuta e eficaz cresce consideravelmente.

Os melhores softwares para gestão da qualidade

gestão da qualidade

Sabendo o quanto um software de gestão de qualidade pode ser útil no dia a dia empresarial, com certeza você está considerando adotar um sistema como este para sua empresa, correto? Mas, qual?

Entre os softwares de gestão de qualidade mais usados do mercado estão:

  • Excel
  • Minitab
  • EQM
  • 8 QUALI

A seguir, detalhamos mais informações sobre os softwares de controle de qualidade, para te ajudar na gestão da sua linha de produção!

Excel

Quem nunca ouviu falar do Excel que atire a primeira pedra. A ferramenta é um software de gestão da qualidade gratuito que faz parte do pacote Office é utilizada no mundo todo para acompanhamento e criação de planilhas.

Dentro de uma empresa, sua efetividade é gigantesca e pode fazer toda a diferença.

As tabelas podem trazer dados da quantidade de material no estoque até os números produzidos por cada colaborador em um dia.

Através dela, consegue-se acompanhar de maneira bem simples e intuitiva os resultados do negócio. Além disso, as funções como calculadora automática trazem ainda mais praticidade, evitando o retrabalho com outras tarefas.

Por ser um software sistema de gestão da qualidade grátis não há desculpas para sua empresa não adotá-la.

Se você não sabe usar o Excel e todas as sua funcionalidades está perdendo um importante aliado na gestão da qualidade da sua empresa. Por isso, considere realizar os cursos de:

Minitab

O Minitab é um software para gestão da qualidade já muito utilizado dentro de várias empresas. Ele oferece um controle estatístico baseado na análise dos dados fornecidos ao programa.

Sua usabilidade é muito útil para negócios que focam na melhoria contínua, por causa da apresentação gráfica dos resultados obtidos em vários intervalos de tempo.

Conheça também o curso online “Introdução ao Software Minitab“.

EQM

EQM é um software para gestão de qualidade que auxilia na implementação de programas de qualidade, permitindo a automação de uma série de processos.

Ele gerencia os indicadores da qualidade em tempo real.

A ferramenta é bastante completa por permitir a integração de diferentes modelos de gestão de qualidade e facilitar diferentes atividades, entre elas:

  • mapeamento de processos,
  • gestão de documentos e registros,
  • indicadores, 
  • identificação de não conformidades,
  • gestão de riscos,
  • controle estatístico de processos,
  • FMEA, entre outras.

8 QUALI

O software de gestão de qualidade 8 QUALI funciona em diferentes frentes dessa área da empresa, entre elas:

  • gestão de documentos,
  • notificação de não conformidades,
  • planejamento de riscos,
  • acompanhamento de indicadores,
  • gestão de fornecedores e mais.

Completo, o software de gestão de qualidade oferece uma visão geral da gestão da empresa.

Como você viu, nossa lista de software de gestão de qualidade ajudam na automatização das tarefas relacionadas a essa área da empresa e a tornam muito mais eficaz.

Software de Lean Six Sigma

Além dos sistemas de software de controle de qualidade que listamos acima, se a sua empresa atua ou deseja atuar com o Lean Six Sigma, deve considerar outros sistemas e ferramentas. Preparamos um vídeo especial sobre essa metodologia e suas plataformas. Confira abaixo!

Se você faz parte de uma equipe que deseja atingir resultados cada vez melhores, vai adorar conhecer nosso canal no YouTube e nosso blog. Lá, postamos conteúdos atualizados relacionados a melhora da produção e muitas outras dicas para o seu negócio. Desse modo, vai ficar fácil atingir o sucesso e consolidar seu nome dentro do mercado!

A Frons oferece diversos cursos de qualificação por meio do ensino de várias metodologias, inclusive, tudo sobre Seis Sigma. Se você está começando na área nossa indicação é o curso gratuito e online de White Belt

Contamos com mais de 3.000 alunos capacitados e mais de 100 empresas de renome atendidas.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.