Quais são os tipos de indicadores de qualidade estratégicos?

Você sabe quais são os tipos de indicadores de qualidade? Afinal, será que é melhor analisar a durabilidade dos produtos fabricados? Ou o material? E os feedbacks que os clientes dão, como utilizá-los? 

Nesse artigo, você vai descobrir quais são os exemplos de indicadores de qualidade e produtividade e como aplicá-los na empresa. Confira:

  1. Indicador de Eficiência
  2. Indicador de Capacidade
  3. Indicador de Eficácia
  4. Indicador de Satisfação do Cliente
  5. Indicador de Payback
  6. Indicador de Segurança
  7. Indicador de Competitividade

O que são indicadores de qualidade?

Você já deve ter ouvido ou dito a frase “o preço é até bom, mas a qualidade não é tudo isso”. Você também já deve ter ido a um restaurante que tinha uma comida razoável, mas um preço alto demais. 

Acontece que cada empresa entrega um determinado produto ou serviço e, para isso, deve cobrar um preço justo. 

Não há grandes problemas nisso. A questão fica bem mais complexa quando alguém contrata um serviço e não recebe em troca o que esperava ou o que foi prometido, pois é neste ponto que surge as reclamações de clientes

Não precisamos falar de custo x benefício, mas sim de que não importa o ramo de atuação da empresa e o público que ela atende, é preciso ter um controle de qualidade da produção.

É aqui que entram os tipos de indicadores de qualidade. Para ficar mais claro, pense neles como o medidor de gasolina do carro que indica o tempo inteiro quanto de combustível há no veículo e evita surpresas. 

Os exemplos de indicadores de qualidade são ferramentas do sistema de gestão da qualidade, aplicadas para monitorar e controlar a eficiência dos processos da empresa. 

Assim, os resultados são utilizados para aplicar medidas corretivas e melhorar continuamente o controle de qualidade.

Eles são ferramentas muito utilizadas tanto para medir quanto para acompanhar o desempenho de uma empresa. 

Aliás, já ouviu falar dos KPIs, os “Key Performance Indicators” (indicadores de desempenho de processos)? Pois é, os indicadores de qualidade estão entre os principais tipos de indicadores de desempenho de processos. 

Seguindo esse raciocínio, eles fornecem dados concretos sobre o desempenho da empresa para que os colaboradores e gestores possam definir estratégias para corrigir eventuais problemas que possam aparecer.

Benefícios dos KPIs de qualidade

Utilizar os tipos de indicadores de qualidade no negócio confere diversas vantagens para a empresa. 

Uma delas é o planejamento estratégico, uma vez que ao analisar os indicadores de qualidade, o gestor conseguirá identificar quais pontos precisam ser melhorados e qual é a melhor direção para seguir. 

Isso envolve também a tomada de decisões, já que os dados obtidos com os indicadores aumentam – e muito – as chances de tomar decisões assertivas.

Outro benefício se mostra na gestão da produtividade. Basta se perguntar quanto tempo é necessário para que os colaboradores realizem cada parte dos processos e quais são os recursos financeiros essenciais para manter a empresa funcionando. 

Com essas informações, torna-se possível encontrar formas de aumentar tanto a produtividade da empresa quanto da equipe.

Quais são os tipos de indicadores de qualidade?

Já deu para ter uma ideia da importância dos exemplos de indicadores de qualidade, certo? 

Os indicadores são excelentes formas de monitorar resultados, orientar a tomada de decisões, promover melhoria contínua e muito mais. 

Agora, vamos analisar quais são os tipos de indicadores de qualidade. Há sete exemplos deles:

exemplos-indicadores-qualidade-produtividade

Indicador de Eficiência

Este é um dos tipos de indicadores de qualidade responsável por medir a produtividade, que está muito relacionada ao nível de uso dos recursos

É importante destacar que aqui, não falamos apenas de recursos financeiros, mas também de:

  • espaço; 
  • ferramentas;
  • meios de transporte;
  • horário de trabalho;
  • informatização e outros.

Assim, os indicadores de eficiência são utilizados para calcular o custo ou a produtividade ligada a algum resultado atingido pela empresa. 

Quando é feita a medida do que ocorre nos processos e atividades, os gestores conseguem identificar os problemas com mais facilidade.

Indicador de Capacidade

Outro dos tipos de indicadores de qualidade importantes é o de capacidade. Ele mede a proporção entre a quantidade que determinado produto pode ser produzido e o tempo necessário para que isso ocorra

No caso dos serviços, o indicador mostraria a quantidade de clientes atendidos em determinado período de tempo. 

Por exemplo, um técnico de rede consegue atender no máximo quatro clientes por hora. Já no cenário de uma empresa, a medida envolveria:

  • quantos produtos são fabricados por mês; 
  • quanto são vendidos por ano e demais métricas relacionadas.

Indicador de Eficácia

Este indicador de qualidade traz as consequências de um determinado produto ou serviço para que os gestores consigam medir – e descobrir – se os objetivos da empresa foram alcançados. 

Afinal, uma empresa efetiva é aquela que é eficiente, ou seja, que desempenha processos que irão reduzir custos e aumentar a lucratividade.

Esse tipo de indicador de qualidade responde como os projetos:

  • contribuíram para aumentar o faturamento; 
  • se induziram a erros dos colaboradores; 
  • se o serviço oferecido pela organização é relevante para o cliente, entre outros.

Indicador de Satisfação do cliente

Bons gestores enxergam os clientes como o termômetro do negócio. Ou seja, se há reclamações demais, pode ser que algo não esteja indo bem. 

Por isso, é essencial ter atenção ao pós-venda, para criar uma relação amigável com o cliente mesmo depois que o negócio esteja fechado.

Outro dos tipos de indicadores de qualidade que precisa ser observado é a experiência do cliente. Assim, os colaboradores devem ter conhecimentos do comportamento do consumidor para criarem uma experiência única para ele.

Indicador de Payback

O Payback talvez seja um dos tipos de indicadores de qualidade mais fáceis de ser entendido. Ele indica o tempo que levará para recuperar todo valor investido, o tempo de retorno das ações que serão aplicadas.

Esse tempo de retorno está relacionado a outros indicadores do negócio como:

  • ROI (Retorno sobre Investimento): é o retorno que a empresa obteve pelo valor do investimento inicial investido;
  • VPL (Valor Presente Líquido): refere-se ao valor acumulado em caixa
  • TIR (Taxa Interna de Retorno): é a taxa de juros para a qual o VPL torna-se zero.

Acompanhar o payback permite analisar quais produtos ou serviços recuperam mais rápido o valor investido e quais não são apostas rentáveis para o negócio.

Indicador de Segurança

Outro dos tipos de indicadores de qualidade importantes de monitorar é a segurança. As características do produto ou do serviço devem ser checadas para verificar se existe algum fator que coloque em risco o cliente durante o uso.

Caso exista alguma norma ou regulamentação específica para o que a empresa realiza, certifique-se de cumprir todos os requisitos. 

Indicador de Competitividade

Ao investir em um produto é importante entender com quem a empresa vai concorrer no mercado e o nível de competitividade que irá enfrentar.

O market share é um dos dados que auxilia na análise da relação com a concorrência e completa o estudo dos outros tipos de indicadores de qualidade do produto ou serviço.

Coloque os tipos de indicadores de qualidade em prática!

É muito importante mensurar os tipos de indicadores de qualidade para que a sua empresa possa desenvolver propostas cada vez mais inovadoras no mercado.

Para que a execução seja correta é importante aprofundar os conhecimentos na área. Na CAE você aprende tudo sobre esse tema no treinamento online de Ferramentas da Qualidade.

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Autor

Jornalista e social media formada pela Unesp.

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