A situação econômica atual não é das mais favoráveis e, por isso, é cada vez mais comum ver as empresas trabalhando em margens justas. Como resultado, temos visto vários exemplos de redução de custos nas empresas sendo aplicados para tentar conter prejuízos.

Neste artigo, vamos apresentar 8 exemplos de redução de custos nas empresas e quais os benefícios que uma organização alcança com um programa de redução de custos. Confira!

Como reduzir os custos nas empresas? 8 exemplos

Limitar as despesas da organização não precisa ser um momento de desespero. Basta observar com mais cuidado alguns aspectos da empresa que a primeira vista pode não parecer, mas permitem ser limitados de forma estratégica, mantendo os objetivos do negócio

Ainda tem dúvidas? Veja algumas dicas e exemplos de redução de custos nas empresas :

1. Mapeie e analise os processos

Vamos imaginar que uma empresa de determinado setor está pagando uma taxa mensal para utilizar dois sistemas de gestão para fazer processos diferentes. 

Porém, não seria muito mais eficiente pagar por apenas um software que abrace todos os projetos e, consequentemente, custe menos?

Para identificar oportunidades de redução de custos deste tipo, é essencial fazer um mapeamento detalhado e cuidadoso das atividades realizadas dentro da organização. 

Depois de realizar uma análise minuciosa – e crítica – da situação atual dos problemas da empresa, é preciso mapear as atividades

Quando for analisar os processos internos, é bem provável que você descubra alguns que poderiam ser cortados sem afetar o desempenho e a rotina da equipe.

Entenda mais sobre o que são custos dentro de uma empresa e suas principais categorias no vídeo abaixo:

2. Não tenha medo de home office

Todo gestor sabe como não é barato alugar um escritório, gerenciá-lo e ainda realizar os pagamentos dos colaboradores. Se a rotina permitir, que tal incentivar a equipe a trabalhar em home office

Há diversas ferramentas e softwares que permitem que todo o time esteja a par do andamento das atividades. 

Esse é um dos exemplos de redução de custos nas empresas que mais tem sido colocado em prática e tem o apoio dos colaboradores que agradecem a possibilidade de evitar o estresse com transporte e alimentação.

3. Invista em tecnologia

Outro exemplo de redução de custos nas empresas, já que estamos falando de sistemas, é ver empresas tradicionais apresentando grande resistência na hora de automatizar processos

Por mais confiável que o trabalho manual possa parecer do ponto de vista tradicional, a tecnologia otimiza bastante os processos de gestão.

Por isso, para encontrar os gastos desnecessários e cortá-los, também é importante verificar sempre as ferramentas utilizadas na organização. Será que o custo-benefício delas vale a pena? 

Veja um exemplo de redução de custos nas empresas colocado em prática pela Ades através da padronização de processos

Às vezes, investir em novos equipamentos pode ser melhor do que tentar realizar manutenções e consertos.

Os novos dispositivos vão conferir muito mais produtividade para o time e ainda reduzir os custos que os equipamentos anteriores causavam.

4. Faça bom uso da sustentabilidade

Imaginar um escritório cheio de papéis, documentos e pastas com ar-condicionado ligado o tempo inteiro não parece algo muito agradável e nem rentável, certo? 

Por isso, outro excelente exemplo de redução de custos nas empresas é praticar ações sustentáveis. Você pode começar substituindo as lâmpadas normais por iluminação natural ou, se for necessário, lâmpadas fluorescentes.

Além disso, vale também buscar diminuir o uso do ar-condicionado e abrir as janelas de vez em quando. 

Outra ação que causa grandes impactos é incentivar que os colaboradores se comuniquem por e-mail, pois isso reduz o gasto com papel e tinta de impressora. 

Incentive também o uso de canecas como uma forma de reduzir e até cortar os gastos com copos plásticos.

5. Tenha um olhar crítico sobre os processos

Pode não parecer, mas desenvolver o hábito de revisar os processos e métricas constantemente pode abrir oportunidades para repensar quantos processos e colaboradores a empresa precisa ter. 

Se a equipe estiver com um número X de pessoas, porque não contratar mais um funcionário? Isso pode ajudar a triplicar a produção e, claro, o faturamento. 

Entretanto, é preciso que haja mercado para que os resultados sejam positivos. Saiba mais sobre como esse olhar crítico também ajuda a eliminar gastos ocultos na empresa:

6. Repense os fornecedores

Pode não parecer, mas uma reavaliação dos fornecedores também é um dos exemplos de redução de custos nas empresas bastante significativo.

É comum que os fornecedores escolhidos estejam trabalhando com as empresas há tanto tempo que se tornaram parte um processo que não faz mais sentido nos dias atuais, de tão desatualizado.

Ao ficar muito tempo com os mesmos fornecedores, você pode estar perdendo boas oportunidades de negócio e, portanto, de economia. 

De tempos em tempos, vale a pena checar novos fornecedores. Se não for possível, busque ao menos tentar renegociar as condições para conseguir a redução dos custos em uma empresa.

Complete sua leitura: Como reduzir custos na empresa: 4 estratégias rápidas e fáceis

7. Evite acumular estoque parado

Há empresas que têm receio de não terem os produtos em estoque e, por isso, preferem fazer grandes compras. 

O problema desta prática é que dependendo do produto, não é possível garantir que todos eles serão comercializados. Deixá-los parados no estoque significa perder dinheiro.

Lembre-se sempre que a vida útil de diversos produtos é curta e que os consumidores estão buscando novidades constantemente. 

8. Verifique a qualidade da produção 

Imagine uma empresa que produz peças para computador. Estes produtos têm um uso bem específico e caso sejam enviados para o mercado com defeitos de fabricação, causarão prejuízos tanto para os clientes quanto para as empresas. 

Seja pela falta de treinamento da equipe, seja pela falta de equipamentos adequados, o resultado é o mesmo: produtos defeituosos vão demandar mais tempo e recursos financeiros da empresa. 

Por isso, fique atento aos processos para evitar erros e consequentes prejuízos. Esse é um exemplo de redução de custos nas empresas porque evita o retrabalho na produção.

Leia também: Como reduzir custos fixos na empresa: 7 dicas para testar.

Escute também o episódio #003 – Desperdícios: quais são e como identificar? do nosso podcast Business Break e aprenda a evitar os desperdícios que impactam nos custos da empresa.

Aprenda como colocar os exemplos de redução de custos nas empresas em prática

Os exemplos de redução de custos nas empresas são um dos primeiros aprendizados que você vai ter ao começar a estudar melhoria contínua.

Se você quer dar o primeiro passo para transformar sua empresa em um case de sucesso de redução de custos nos negócios, comece hoje o curso online para tirar sua certificação White Belt. Aproveite que o curso é gratuito!

E não para por aí! Você pode continuar se especializando na gestão eficiente de processos com os próximos níveis da certificação Six Sigma:

Certificação Yellow Belt

Certificação Green Belt

Certificação Black Belt

Se ainda estiver na dúvida do potencial de resultados da metodologia, baixe o infográfico ‘Métricas Six Sigma’ e entenda os resultados que empresas que implementaram o Six Sigma puderam alcançar em pouco tempo.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.