O que é ASQ Six Sigma Black Belt? Neste artigo criamos um guia sobre a certificação ASQ e como ela impacta a vida de profissionais e empresas. Acompanhe!

Dentro de um mercado de trabalho competitivo, onde empresas buscam otimizar e aumentar a taxa de aproveitamento dos processos, a exigência pela capacitação em algum dos níveis da metodologia Six Sigma tem sido cada vez maior.

Logo, muitos profissionais que estão em busca de aperfeiçoarem seus conhecimentos e atingirem a competência máxima necessária para atuar na melhoria contínua de processos dentro de uma organização: o título de Black Belt.

Esses profissionais estão em busca de informações como:

  • o que significa a creditação ASQ Six Sigma Black Belt e CSSC Black Belt?
  • qual a diferença entre elas?

Por isso, a Frons irá te explicar através desta leitura o que significa cada um das acreditações, ASQ Six Sigma Black Belt e CSSC, e como é possível incluí-las em seu currículo.

ASQ Six Sigma Black Belt e CSSC Black Belt: o que é?

O Black Belt é um estágio avançado de conhecimento da metodologia Lean Six Sigma.

Com essa bagagem, o profissional já se torna capacitado para liderar implementações significativas e monitorar de forma eficiente o desempenho de cada uma das melhorias propostas para reduzir custos em uma empresa e eliminar desperdícios.

Para ser um profissional Black Belt ou comprovar o seu conhecimento é necessário uma certificação. Essa certificação pode ser credenciada pela American Society For Quality (Sociedade Americana de Qualidade), daí o nome ASQ Six Sigma Black Belt, ou Council for Six Sigma Certification, o CSSC Black Belt.

Ambas as instituições certificadoras são reconhecidas e validadas internacionalmente pela indústria Lean Six Sigma.

Portanto, não há diferenças expressivas no escopo de cada uma das acreditações, uma vez que garantem que o profissional esteja apto para desenhar estratégias de melhoria contínua dentro dos processos de uma empresa.

A grande diferença entre a certificação ASQ e CSSC Black Belt se restringe ao valor custeado por cada uma delas.

Além da certificação ASQ Six Sigma Black Belt, duas outras opções de ertifacação podem ser interessantes para quem está iniciando a carreira na área: Green Belt ASQ Brasil e ASQ Six Sigma Yellow Belt.

Tem alguma dúvida a respeito da certificação Black Belt e a diferença com o Green Belt? Dá uma olhadinha no nosso vídeo abaixo!


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Independente de ter o título ASQ Black Belt ou CSSC Black Belt no currículo, o profissional possui a mesma competência perante o mercado para ser contratado ou promovido à liderança de projetos. 

Caso seja esse o seu interesse, existem duas formas de conquistar esse título:

  1. comprovando seus conhecimentos através de um teste de proficiência;
  2. desenvolvendo habilidades sistêmicas de melhoria contínua através dos níveis de formação Lean Six Sigma.

Leia mais emCertificação 6 Sigma: conheça os tipos e benefícios da certificação

Certificação Six Sigma: como ser um Black Belt?

Como dito anteriormente, a certificação ASQ Black Belt e CSSC Black Belt podem ser geradas de duas maneiras distintas:

  • através da realização de um teste de proficiência, caso você já tenha experiência e conhecimento dessa metodologia dentro de uma empresa;
  • por meio da capacitação Lean Six Sigma, onde você recebe o título por ter participado de um treinamento.

Veja de maneira mais aprofundada qual o custo-benefício de cada uma delas e qual é a opção mais viável para sua carreira.

1° Opção: Teste de proficiência

A metodologia Lean Six Sigma surgiu através da metodologia de redução de custos e eliminação de desperdícios proposta pela Motorola, em 1980.

De lá para cá muitas outras empresas tomaram a decisão de trabalhar com essa filosofia para que possam ter um índice financeiro positivo e, consequentemente, estar no ranking entre as melhores do mercado.

Por isso, mesmo que sem participar de treinamentos ou cursos Black Belt, alguns profissionais se sentem preparados para comprovar seus conhecimentos através de um teste.

Isso é recomendado somente para profissionais que já lideram projetos de grande porte na prática e que assumem a responsabilidade de estarem aptos o suficiente para receberem esse título.

Isso porque, o Black Belt é um dos níveis mais avançados da metodologia, portanto, é exigido conhecimento bastante elevado sobre:

Assim como em qualquer outro teste de proficiência, existe um custo para a sua realização.

Caso o profissional não atinja a nota mínima estipulada como critério de aprovação, é necessário que o profissional custeie um novo teste ou escolha um treinamento Black Belt para receber a certificação escolhida, ASQ Six Sigma Black Belt ou CSSC Black Belt, em seu currículo.

2° Opção: Treinamento Black Belt

Agora, se você é um profissional em formação, em busca do primeiro emprego na área ou está vivendo o processo de implementação da filosofia na empresa em que trabalha, o treinamento Black Belt é a maneira mais segura de conquistar o título exigido no mercado.

O treinamento online ou presencial para certificação Black Belt Six Sigma te oferece toda a bagagem necessária para que você possa:

  • eliminar as falhas existentes em cada um dos processos;
  • evitar retrabalhos;
  • eliminar produtos finais com defeito;
  • otimizar o tempo de produção de maneira estratégica.

Leia também: 8 desperdícios do Lean Manufacturing que você deve evitar

Após o cumprimento da carga horária exigida por esse treinamento, é recomendado executar um projeto piloto para comprovar o entendimento de cada uma das ferramentas e conceitos aprendidos e, somente assim, terá a certificação ASQ Six Sigma Black Belt ou CSSC Black Belt.

A Frons, plataforma única no Brasil em gestão de processos e melhoria contínua, tem em seu escopo um treinamento Black Belt Lean Specialist online com acreditação CSSC Black Belt.

Durante o treinamento você terá 120 horas de estudos para ampliar seus conhecimentos e percorrer por todas as vertentes da metodologia Lean Six Sigma.

Mesmo realizando um treinamento online, o profissional terá todas as suas dúvidas atendidas da maneira mais eficiente possível, uma vez que existem especialistas a disposição dos usuários da plataforma 24 horas por dia para auxiliá-los em exercícios e até mesmo no projeto piloto.

Independentemente de você estar buscando uma vaga no mercado de trabalho e queira ter esse conhecimento como diferencial competitivo ou se já atua dentro de uma organização e esse título possa somar pontos para que avance em seu plano de carreira, é indispensável que o profissional tenha a certificação em mãos para poder apresentá-la na empresa e comprovar que realmente adquiriu este conhecimento.

Portanto, se você deseja tê-la em seu currículo através do nosso treinamento, deixarei o link do curso aqui para que você possa começar hoje mesmo a aperfeiçoar seus conhecimentos:

Além da certificação como Black Belt na plataforma da Frons você pode conquista certificações como:

De qualquer forma, esperamos que esse texto tenha sido eficiente para responder suas dúvidas em relação às acreditações ASQ Six Sigma Black Belt e CSSC Black Belt. Continue acompanhando nosso blog, siga-nos no Facebook, LinkedIn, assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.