Black Belt Six Sigma: como ser um especialista certificado?

Entender o que é Black Belt Six Sigma pode te ajudar a seguir uma carreira de sucesso dentro das empresas, tornando o seu nome uma referência para a gestão de equipes e processos.

Por isso, se você está sem tempo para ler este artigo, indicamos que ouça o episódio abaixo do podcast ‘Business Break‘ sobre “Por que ser um Black Belt?”. Aperte o play!

Uma empresa que segue a cultura Lean Six Sigma precisa contar com uma equipe capacitada na metodologia para ter bons resultados.

Existem várias faixas de certificação Six Sigma e uma delas é a certificação Black Belt Six Sigma. Mas o que faz um profissional com formação Black Belt

Se você quer fazer uma transformação na sua carreira e aprender tudo sobre Seis Sigma, continue lendo este artigo para entender o que faz um Black Belt Six Sigma dentro de uma empresa e o que fazer para se tornar um. Vamos lá! 

O que é Black Belt Six Sigma?

black-belt-caracteristicas
Melhoria na liderança | Estratégia focada | Mentoria | Resolução de problemas | Conhecimento avançado. I Imagem: Professional Development.

A certificação Black Belt Six Sigma é o último nível da certificação da metodologia Six Sigma.

O certificado Black Belt capacita profissionais para assumirem a liderança e realizar projetos de melhoria contínua de processos de grande impacto nas empresas!

Outra característica importante de um profissional certificado Black Belt é ter a capacidade de gerenciar o ambiente macro organizacional. Ou seja, ele consegue trabalhar melhorias mais amplas que envolvem toda a empresa.

Ter um profissional desse nível dentro da organização é como ganhar na loteria.

A empresa vai ter alguém altamente capacitado para conduzir, implementar e otimizar os processos mais importantes da sua empresa.

Ser um profissional certificado Black Belt Six Sigma é um diferencial importante para sua carreira.

A metodologia Lean Six Sigma — junção do Six Sigma com os princípios do Lean Manufacturing — tem sido altamente requisitada para diversos cargos em grandes indústrias. 

O principal problema é a falta de profissionais capacitados para assumir a liderança e conduzir projetos nessas posições. 

Além do Black Belt existem outros níveis de certificação dentro dessa metodologia, que permitem que você desenvolva outras habilidades e assuma diferentes responsabilidades em um projeto.

Para saber qual certificação Six Sigma se adequa melhor às suas funções e aspirações, indicamos que acesse o infográfico gratuito: “Os Belts dos Seis Sigma”. Ele vai te ajudar a definir o melhor para a sua carreira. 

Já tem uma certificação na metodologia e quer continuar? Leia também o post: Green Belt ou Black Belt: diferenças e características. 

Não sabe se esse modelo é o ideal para atingir seus objetivos e objetivos da sua empresa? Comece a compreender mais sobre esse método com a certificação gratuita White Belt.

O que faz um Black Belt?

A principal função de um profissional com a certificação Black Belt é liderar os projetos de melhoria contínua que serão implementados na empresa.

Com sua visão global e domínio técnico e prático das ferramentas Lean Six Sigma necessárias, você consegue auxiliar as empresas a se tornarem mais eficientes através de dois pontos principais:

  1. redução de custos;
  2. otimização de processos

Vale destacar que esses projetos não são simples alterações estruturais ou operacionais. Eles envolvem melhorias de grande impacto que transformam a gestão da qualidade e a gestão da produtividade da empresa.

Dessa forma, um Black Belt Six Sigma tem a função de gerenciar em nível macro organizacional, ou seja, integrando todas as áreas da empresa para conduzir novos processos.

Para isso, você passará a utilizar uma gestão baseada em dados estatísticos com a prática de qualidade para criar uma cultura de melhoria contínua.

E um Black Belt faz tudo isso sozinho? Não. Ele também treina profissionais e equipes para alinhá-las com os propósitos esperados.

As empresas que possuem profissionais Black Belt provavelmente também têm membros certificados nos níveis Green Belts e Yellow Belts.

Por que fazer o curso Black Belt?

Se a descrição do que faz um Black Belt Six Sigma chamou sua atenção, você provavelmente tem um gosto por liderança e uma boa visão sistêmica.

Fazendo a certificação Black Belt, você aprende a direcionar essas habilidades, aliando-as às ferramentas certas para conduzir processos sólidos e mais eficientes.

Ao realizar o treinamento você se tornará apto a:

  • desdobrar grandes projetos organizacionais,
  • implementar melhorias de processos cada vez mais impactantes. 

Passo a passo para a obter um certificado Black Belt

Está empolgado para se capacitar e aprender tudo sobre Black Belt Six Sigma? Para chegar neste nível de capacitação, primeiro, você precisará de uma base de conhecimentos.

O treinamento na metodologia Lean Seis Sigma segue um passo a passo. Cada nível — também chamado de ‘belt’ — fornece novas informações para o nível seguinte. 

Então, se você está realmente interessado em desempenhar o que faz um Black Belt Six Sigma, prepare-se para estudar.

A certificação começa pelo nível White Belt Six Sigma que vai oferecer os conhecimentos básicos para começar a compreender o que é e como a metodologia pode influenciar nos resultados dentro de uma organização.

Como falamos acima, você pode se tornar um profissional com certificação White Belt gratuitamente, fazendo o curso que a CAE Treinamentos oferece online.

Depois, o curso Yellow Belt em Lean Six Sigma ensina todas as ferramentas necessárias para que você participe e controle projetos de melhoria em uma empresa.

Continuando a escalada rumo ao Black Belt Six Sigma, existe o curso Green Belt. O treinamento é voltado para atuação no desenvolvimento estratégico de um negócio.

Além disso, o profissional desenvolve habilidades e competências como:

  • análise dos dados disponíveis; 
  • visão sistêmica de todos os processos; 
  • liderança; 
  • trabalho em equipe;
  • aceleração de resultados.

Por fim, depois começa a certificação Black Belt Six Sigma, o nível mais completo e avançado da metodologia.

Você vai aprender tudo que precisa para:

  • liderar projetos de alto custo;
  • reduzir custos;
  • evitar erros;
  • enxergar onde estão os desperdícios;
  • como criar planos de ação eficientes e mais rápidos;
  • como acompanhar diariamente os resultados da organização;
  • como ser reconhecido por todos os seus feitos. 

Afinal, qual a diferença entre Green Belt e Black Belt?

Na hora de escolher uma certificação, é comum os profissionais ficarem em dúvida entre comprar a certificação Green Belt ou Black Belt. Talvez seja o seu, inclusive.

As duas certificações são as últimas das quatro possíveis no ciclo de treinamento da metodologia de Six Sigma.

Se o seu objetivo profissional é dar um salto de produtividade, fazer um upgrade no currículo ou elevar seu patamar dentro do trabalho de melhoria contínua, as duas certificações vão ser úteis.

Mas calma, vamos te dar uma orientação sobre como saber qual é a ideal para o seu momento na carreira.

Uma pergunta importante é: você já trabalha com melhoria contínua? Isso influencia o seu conhecimento sobre muitos pontos e ferramentas que estarão nas certificações.

Caso você ainda não tenha experiência em melhoria contínua, o recomendado é começar pela certificação Green Belt.

No treinamento, você vai conhecer as principais ferramentas estatísticas existentes, como coordenar projetos de forma eficiente e também como gerar e mensurar os resultados do seu trabalho.

Além da experiência em si, a certificação Green Belt pode ser uma exigência para um cargo de trabalho como um processo trainee ou um critério da empresa para se candidatar a um cargo de liderança na equipe.

Então invista na certificação e ganhe experiência teórica e prática primeiro.

Já quem tem experiência em projetos de melhoria contínua e quer chegar ao topo da certificação, pode ir direto para o Black Belt Six Sigma.

Ao contrário do que muitos acham, não é obrigatoriamente necessário passar pelas outras certificações. Você pode comprar o certificado Black Belt direto.

Aliás, o investimento na certificação Black é menor, comparado a soma investida ao comprar cada uma das quatro faixas separadas.

Além disso, dentro da programação da certificação Black Belt, todas as faixas anteriores são abordadas e você vai conhecer cada uma.

O que muda de uma certificação para outra aqui é a complexidade das ferramentas estatísticas usadas, assim como as abordagens relacionadas à gestão de pessoas, processos, planejamento de experimentos, etc.

O conteúdo de ambas as certificações segue as recomendações de órgãos como a American Society of Quality.

Veja no vídeo abaixo mais dicas para considerar na hora de escolher entre Green Belt ou Black Belt Six Sigma:

Aprenda mais sobre as duas certificações fazendo os downloads gratuitos dos materiais abaixo:

Quais são as características de um profissional Black Belt?

Quando você receber o certificado Black Belt Six Sigma, vai ter desenvolvimento e consolidado as seguintes características e habilidades com o treinamento:

  • Desdobramento de projetos macro;
  • Capacitação em Design for Six Sigma (DFSS);
  • Capacitação na metodologia DMAIC;
  • Gerenciamento de projetos de melhoria;
  • Liderança de equipes;
  • Dedicação integral ao Six Sigma.

Torne-se um Black Belt Six Sigma com treinamento online

Ao mesmo tempo em que a maioria dos profissionais entende o valor das certificações Lean Six Sigma, muitos demoram a começar pela dificuldade de encaixar o treinamento com o horário de trabalho.

É por isso que a CAE Treinamentos desenvolveu programas de treinamento e certificação 100% online que levam a credenciais do :

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma flexível de e-learning baseada em vídeo.

Cada um prepara os alunos para os exames de certificação e com suporte da equipe CAE.

Se você ainda tem dúvidas sobre seu avanço como profissional certificado Black Belt, indicamos que acesse o manual Black Belt gratuito. Um material bem completo para esclarecer dúvidas e apresentar o que você passa a dominar ao chegar nesse estágio.

Ainda tem alguma dúvida sobre o curso de Black Belt? Confira também o vídeo abaixo que responde a algumas questões sobre o treinamento Black Belt.

Ao se inscrever em qualquer um dos cursos de treinamento online da CAE, você terá acesso a:

  • Roadmap para seu Projeto;
  • Avaliação e Exercícios;
  • +120 aulas exclusivas;
  • Certificado Reconhecido;
  • Apostila Exclusiva Black Belt;
  • Fórum de discussão;
  • Plataforma disponível para estudo quando quiser;
  • Acesso por mais 5 anos;
  • Suporte de consultores;
  • Faça no seu tempo;
  • Aplicação no Minitab®;
  • Roadmap para Download.

Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário