A mentoria Black Belt Six Sigma é uma modalidade de treinamento que pode te ajudar a seguir uma carreira de sucesso dentro das empresas. Isso porque é referência para a gestão de equipes e de processos.

Por isso, se você está sem tempo para ler este artigo, indicamos que ouça o episódio abaixo do podcast ‘Business Break‘ sobre “Por que ser um Black Belt?”. Aperte o play!

Uma empresa que segue a cultura Lean Six Sigma precisa contar com uma equipe capacitada na metodologia para ter bons resultados.

Existem várias faixas de certificação Six Sigma e uma delas é a certificação Black Belt Six Sigma. Entretanto, o que faz um profissional com formação Black Belt

Se você quer fazer uma transformação na sua carreira e aprender tudo sobre Seis Sigma, continue lendo este artigo. Dessa forma, você vai entender o que faz um Black Belt Six Sigma dentro de uma empresa e o que fazer para se tornar um. Vamos lá! 

O que é Black Belt Six Sigma?

Icones e tópicos explicando o que é black belt six sgima:
Capacidade analítica
Resolução de problemas
Criatividade
Uso de dados
Conhecimento avançado
Icones e tópicos explicando o que é black belt six sgima: Capacidade analítica Resolução de problemas Criatividade Uso de dados Conhecimento avançado

A certificação da mentoria Black Belt Six Sigma é o último nível da certificação da metodologia Six Sigma. Ou seja, o certificado Black Belt capacita profissionais para assumirem a liderança e realizar projetos de melhoria contínua de processos de grande impacto nas empresas!

Outra característica importante de um profissional certificado Black Belt é a capacidade de gerenciar o ambiente macro organizacional. Em outras palavras, ele consegue trabalhar melhorias mais amplas que envolvem toda a empresa.

Além disso, ter um profissional desse nível dentro da organização é como ganhar na loteria, uma vez que a empresa vai ter alguém altamente capacitado para diversos processos. Dessa forma, ele será capaz de conduzir, implementar e otimizar os processos mais importantes da sua empresa.

Em resumo, ser um profissional certificado Black Belt Six Sigma é um diferencial importante para sua carreira e irá potencializar as atividades profissionais nos mais diversos segmentos.

Sobre a metodologia Lean Six Sigma

A metodologia Lean Six Sigma — junção do Six Sigma com os princípios do Lean Manufacturing — tem sido altamente requisitada para diversos cargos em grandes indústrias.  Porém, o principal problema é a falta de profissionais capacitados para assumir a liderança e conduzir projetos nessas posições. 

Além disso, existem outros níveis de certificação dentro da metodologia Black Belt, que permitem que você desenvolva outras habilidades e assuma diferentes responsabilidades em um projeto.

Para saber qual certificação Six Sigma se adequa melhor às suas funções e aspirações, indicamos que acesse o infográfico gratuito: “Os Belts dos Seis Sigma”. Isso porque ele vai te ajudar a definir o melhor para a sua carreira. 

Já tem uma certificação na metodologia e quer continuar? Leia também o post: Green Belt ou Black Belt: diferenças e características. 

Porém, se não sabe se esse modelo é o ideal para atingir seus objetivos e objetivos da sua empresa, comece a compreender mais sobre o método com a certificação gratuita White Belt.

O que faz um Black Belt?

A principal função de um profissional com a certificação Black Belt é liderar os projetos de melhoria contínua que serão implementados na empresa. Ou seja, com sua visão global e domínio técnico e prático das ferramentas Lean Six Sigma necessárias, a empresa melhora dois pontos importantes.

Primeiramente, a redução de custos, que costuma ser um problema para a maior parte das organizações. Além disso, ele contribui para otimizar processos, o que torna tudo mais ágil e eficiente.

Vale destacar que esses projetos não são simples alterações estruturais ou operacionais. Isso porque eles envolvem melhorias de grande impacto que transformam a gestão da qualidade e a gestão da produtividade da empresa.

Dessa forma, uma mentoria Black Belt Six Sigma tem a função de gerenciar em nível macro organizacional, ou seja, integrando todas as áreas da empresa para conduzir novos processos.

A partir disso, você passará a utilizar uma gestão baseada em dados estatísticos com a prática de qualidade para criar uma cultura de melhoria contínua.

E um Black Belt faz tudo isso sozinho? Claro que não! É importante considerar que ele também treina profissionais e equipes para alinhá-las com os propósitos e expectativas da organização.

As empresas que possuem profissionais Black Belt provavelmente também têm membros certificados nos níveis Green Belts e Yellow Belts.

Por que fazer o curso Black Belt?

Se a descrição do que faz um Black Belt Six Sigma chamou sua atenção, você provavelmente tem um gosto por liderança e uma boa visão sistêmica. Por isso, ao optar pela certificação Black Belt, você aprende a direcionar essas habilidades.

Em outras palavras, irá aliar as ferramentas certas para conduzir processos sólidos e mais eficientes a uma capacidade analítica e com alta resolutividade. Isso porque o treinamento te tornará apto a desdobrar grandes projetos organizacionais e implementar melhorias de impacto nos processos.

Passo a passo para a obter um certificado Black Belt

Está empolgado para se capacitar e aprender tudo sobre a mentoria Black Belt Six Sigma? Então saiba que para chegar neste nível de capacitação, primeiro, você precisará de uma base de conhecimentos.

Por isso, o treinamento na metodologia Lean Seis Sigma segue um passo a passo. Ou seja, cada nível — também chamado de ‘belt’ — fornece novas informações para o nível seguinte. 

Logo, se você está realmente interessado em desempenhar o que faz um Black Belt Six Sigma, prepare-se para estudar.

Em resumo, a certificação começa pelo nível White Belt Six Sigma que vai oferecer os conhecimentos básicos. Nela, você começa a compreender, por exemplo, o que é e como a metodologia pode influenciar nos resultados dentro de uma organização.

Como falamos acima, você pode se tornar um profissional com certificação White Belt gratuitamente, fazendo o curso que a Frons oferece online.

Depois, o curso Yellow Belt em Lean Six Sigma ensina todas as ferramentas necessárias para que você participe e controle projetos de melhoria em uma empresa.

Continuando a escalada rumo ao Black Belt Six Sigma, existe o curso Green Belt. O treinamento é voltado para atuação no desenvolvimento estratégico de um negócio.

Além disso, o profissional desenvolve habilidades e competências como:

  • análise dos dados disponíveis; 
  • visão sistêmica de todos os processos; 
  • liderança; 
  • trabalho em equipe;
  • aceleração de resultados.
Passo a passo para obter a certificação Black Belt
Passo a passo para obter a certificação Black Belt

Certificação Black Belt Six Sigma

Por fim, depois começa a certificação Black Belt Six Sigma, o nível mais completo e avançado da metodologia.

Você vai aprender tudo que precisa para:

  • liderar projetos de alto custo;
  • reduzir custos;
  • evitar erros;
  • enxergar onde estão os desperdícios;
  • criar planos de ação eficientes e mais rápidos;
  • acompanhar diariamente os resultados da organização;
  • ser reconhecido por todos os seus feitos. 

Afinal, qual a diferença entre Green Belt e Black Belt?

Na hora de escolher uma certificação, é comum os profissionais ficarem em dúvida entre comprar a certificação Green Belt ou da mentoria Black Belt. Talvez seja o seu, inclusive.

Pois isso, saiba que ambas as certificações são as últimas das quatro possíveis no ciclo de treinamento da metodologia de Six Sigma.

Então, se o seu objetivo profissional é dar um salto de produtividade, fazer um upgrade no currículo ou elevar seu patamar dentro do trabalho de melhoria contínua, as duas certificações vão ser úteis.

Mas calma, vamos te dar uma orientação sobre como saber qual é a ideal para o seu momento na carreira.

Uma pergunta importante é: você já trabalha com melhoria contínua? Isso porque, se a resposta for sim, isso influencia o seu conhecimento sobre muitos pontos e ferramentas que estarão nas certificações.

Entretanto, caso você ainda não tenha experiência em melhoria contínua, o recomendado é começar pela certificação Green Belt.

No treinamento, você vai conhecer as principais ferramentas estatísticas existentes, como coordenar projetos de forma eficiente e também como gerar e mensurar os resultados do seu trabalho.

Além disso, não apenas a experiência em si, como a certificação Green Belt pode ser uma exigência para um cargo de trabalho. Por exemplo, em um processo trainee ou um critério da empresa para se candidatar a um cargo de liderança na equipe.

Invista na certificação e ganhe experiência teórica e prática

Já quem tem experiência em projetos de melhoria contínua e quer chegar ao topo da certificação, pode ir direto para o Black Belt Six Sigma. Por outro lado, entenda que, ao contrário do que muitos acham, não é obrigatoriamente necessário passar pelas outras certificações.

Ou seja, você pode comprar o certificado Black Belt direto.

Aliás, o investimento na certificação Black é menor, comparado a soma investida ao comprar cada uma das quatro faixas separadas.

Além disso, dentro da programação da certificação Black Belt, todas as faixas anteriores são abordadas e você vai conhecer cada uma.

O que muda de uma certificação para outra aqui é a complexidade das ferramentas estatísticas usadas, assim como as abordagens relacionadas à gestão de pessoas, processos, planejamento de experimentos, etc.

O conteúdo de ambas as certificações segue as recomendações de órgãos como a American Society of Quality.

Veja no vídeo abaixo mais dicas para considerar na hora de escolher entre Green Belt ou Black Belt Six Sigma:

Aprenda mais sobre as duas certificações fazendo os downloads gratuitos dos materiais abaixo:

Quais são as características de um profissional Black Belt?

Quando você receber o certificado da mentoria Black Belt Six Sigma, como resultado, vai ter desenvolvimento e consolidado as seguintes características e habilidades com o treinamento em:

  • Desdobramento de projetos macro;
  • Capacitação em Design for Six Sigma (DFSS);
  • Capacitação na metodologia DMAIC;
  • Gerenciamento de projetos de melhoria;
  • Liderança de equipes;
  • Dedicação integral ao Six Sigma.

Torne-se um Black Belt Six Sigma com treinamento online

Ao mesmo tempo em que a maioria dos profissionais entende o valor das certificações Lean Six Sigma, muitos demoram a começar pela dificuldade de encaixar o treinamento com o horário de trabalho.

É por isso que a Fronss desenvolveu programas de treinamento e certificação 100% online que levam a credenciais do :

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma flexível de e-learning baseada em vídeo. Assim, cada um prepara os alunos para os exames de certificação e com suporte da equipe Frons.

E se você ainda tem dúvidas sobre seu avanço como profissional certificado Black Belt, indicamos que acesse o manual Black Belt gratuito. Isso porque trata-se de um material bem completo para esclarecer dúvidas e apresentar o que você passa a dominar ao chegar nesse estágio.

Por último, confira também o vídeo abaixo que responde a algumas questões sobre o treinamento Black Belt.

Aprendeu sobre Black Belt Lex Sigma? Faça um dos cursos da Frons

Ao se inscrever em qualquer um dos cursos de treinamento online da Frons, você terá acesso a:

  • Roadmap para seu Projeto;
  • Avaliação e Exercícios;
  • +120 aulas exclusivas;
  • Certificado Reconhecido;
  • Apostila Exclusiva Black Belt;
  • Fórum de discussão;
  • Plataforma disponível para estudo quando quiser;
  • Acesso por mais 5 anos;
  • Suporte de consultores;
  • Faça no seu tempo;
  • Aplicação no Minitab®;
  • Roadmap para Download.

Por isso, conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado. Para outros conteúdos sobre cursos e formação profissional, continue no Blog da Frons.

Banner obtenha a certificação black belt com acreditação internacional. Selo six sigma
Banner obtenha a certificação black belt com acreditação internacional. Selo six sigma
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.