Certificação Green Belt online: saiba tudo sobre essa formação!

A metodologia Lean Six Sigma é uma das metodologias de otimização de projetos mais consagradas no mercado, tanto pela capacidade de reduzir desperdícios quanto pelo aumento das receitas com o foco na qualidade. O certificado Green Belt é essencial para os profissionais que querem atuar no desenvolvimento estratégico das empresas. E, por mais corrida que a rotina de trabalho e estudos esteja, a boa notícia é que você consegue a certificação green belt online! 

Ficou interessado em saber como? Continue a leitura e saiba como conseguir essa certificação sem precisar sair de casa!

Afinal, como funcionam os cursos EAD?

Pode não parecer, mas o ensino à distância é um método bastante recente – é só pensar que a internet chegou ao nosso país há mais ou menos 30 anos. Por isso, com tantas novidades, ainda há quem tenha certo receio na hora de adquirir cursos de plataformas de ensino à distância – ou EAD, como costumam ser chamadas – e estudar por elas.

Na verdade, essa é uma preocupação bem pertinente: afinal, já parou para refletir sobre todas as horas que você passou em uma sala de aula presencial? Pois é, dá um pouco de medo de pensar em um curso no qual todo o controle dos estudos ficará nas suas mãos.

Mesmo assim, é importante lembrar que há diversos cursos de qualidade oferecidos nas mais diversas áreas e plataformas – e não foi diferente com os cursos e treinamentos da metodologia Six Sigma, principalmente aqueles que envolvem o certificado Green Belt. 

Além disso, pense também em toda a flexibilidade que o ensino à distância oferece: com os conteúdos à disposição, você pode organizar sua rotina de estudos de acordo com as suas necessidades. E, se surgirem dúvidas, pode ficar tranquilo, pois com certeza haverá professores e especialistas à disposição para explicar o que for necessário.

Por exemplo, o curso da certificação Green Belt online oferecido pela CAE conta com uma apostila para o aluno acompanhar as aulas, mostra a importância do registro de projeto, ensina a descobrir se o sistema de medição é adequado e muito mais. Tudo isso é oferecido com o suporte dos professores, exercícios e aulas breves e dinâmicas.

Apesar de este ser o modelo que oferecemos, um ponto é certo: não importa a plataforma que será escolhida, pois haverá sempre a possibilidade de assistir o conteúdo disponível no ritmo que o aluno preferir. Caso surjam dúvidas, é possível entrar em contato com os professores para esclarecer eventuais pontos antes de realizar o teste para finalmente conseguir o certificado.

Entretanto, é essencial deixar claro que os resultados desejados serão alcançados somente com muita dedicação e esforço por parte do aluno – e, veja bem, todo este esforço também seria necessário se as aulas ocorressem de forma presencial. 

Será que vale a pena a certificação Green Belt online?

A certificação Green Belt é um dos pré-requisitos que mais aparece nos processos seletivos de diversas empresas. E não é para menos, afinal, essa capacitação traz consigo grande credibilidade e reconhecimento para o profissional que realizou o treinamento para conquistá-la. Por isso, de acordo com um estudo feito pela American Society for Quality, a certificação Green Belt aumenta em até 12% os ganhos em relação aos colaboradores que não a possuem. 

Com todo esse prestígio, fica mais difícil de resistir a se matricular em um curso que ofereça a certificação Green Belt online; afinal, você poderá ter todos os conhecimentos que a certificação exige sem precisar se deslocar, seguindo seu próprio ritmo de estudos e adaptando-o à sua rotina. Mas será que o certificado de um curso de ensino à distância tem o mesmo reconhecimento que aquele obtido em cursos de instituições que oferecem as aulas apenas presencialmente? 

Como mencionamos, o ensino à distância é algo muito novo dentro da educação brasileira. Assim, em 1996, foi criada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Essa lei aponta diversos aspectos, mas vamos focar apenas naquele que está relacionado aos cursos à distância. 

Essa lei garante a existência desses cursos tanto para a educação básica quanto para a superior, ou seja, inclui cursos livres, ensino médio, técnico, graduação e até mesmo pós-graduação. Isso significa que o ensino à distância é amparado por todos esses lados, de modo que os certificados dos cursos à distância possuem o mesmo valor daqueles presenciais. 

Portanto, sim, as certificações obtidas em cursos à distância devem ter sua validade aceita pelas instituições da mesma forma como ocorre com as certificações de cursos presenciais. E, além disso, os certificados de cursos feitos à distância não costumam indicar que eles são provenientes de aulas online. Portanto, não há nada que evidencie como o curso foi feito pelo aluno.

Para ter ainda mais conhecimento sobre a metodologia Six Sigma, indicamos as leituras abaixo:

Quanto ganha um Green Belt: média salarial e destaque no mercado de trabalho

O que é curso Green Belt: para que serve e quais os benefícios para sua carreira e empresa

Por que ter a formação Green Belt é um diferencial no mercado de trabalho?

Não se esqueça de curtir nossa página do Facebook, se inscrever no nosso canal do YouTube e, claro, acompanhar as publicações do nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!

 

Autor

Jornalista e social media formada pela Unesp.

Escreva um Comentário