O que é Green Belt Six Sigma e como essa certificação pode ajudar na minha carreira? Responder a essa pergunta é o objetivo deste artigo. Confira!

O mercado de trabalho nunca esteve tão competitivo quanto atualmente. Por isso, destacar-se por meio da capacitação profissional não se trata apenas de fazer algo para aumentar as possibilidades no futuro: é uma necessidade urgente.

É por isso que em alguns cenários, entender o que é certificação Green Belt e conquistá-la se tornou um pré-requisito.

Quando se fala em treinamento de qualidade, logo nos vem à cabeça quatro palavras muito utilizadas no mercado de trabalho: Six Sigma e Green Belt.

Esses conceitos estão cada vez mais difundidos no mercado, mas você sabe o que eles significam?

Conhece e entende como funciona a metodologia Six Sigma?

Sabe qual é a importância do Green Belt para o mercado de trabalho? Não?

Então não se preocupe! Neste post nós explicaremos o que é Green Belt e mostraremos a importância que um treinamento Green Belt no mercado atual.

Confira e saiba mais! Boa leitura!

O que Green Belt?

O Green Belt é uma certificação intermediária do Six Sigma que capacita o profissional para a realização de projetos de melhoria contínua de processos.

Seu principal objetivo é formar profissionais capazes de aplicar metodologias e ferramentas para:

  • diminuir custos nos processos;
  • eliminar defeitos e problemas de qualidade;
  • melhorar o serviço apresentado ao cliente.

Em uma empresa, os projetos de melhoria são executados por uma equipe, na qual cada membro tem uma função atribuída, dependendo de sua qualificação.

O engenheiro Green Belt é aquela pessoa capacitada para liderar essa equipe, colocando em prática todo o conhecimento recebido durante o seu treinamento.

Por esse motivo, a demanda por um profissional com treinamento de Green Belt é alta, visto que ele não somente continuará a sua rotina de trabalho, como também aplicará os novos conhecimentos adquiridos, o que:

Confira mais detalhes sobre o que é Green Belt e como funciona essa especialização! Nosso Master Black Belt, Carlos Sander, explica melhor para que você entenda mais do assunto:

Qual a importância da certificação Green Belt?

Como já dissemos no início do texto, ao explicarmos o que é Green Belt, o mercado de trabalho nunca esteve tão competitivo. Afinal, há uma grande defasagem de vagas e, para conseguir uma oportunidade, é necessário que o profissional tenha um diferencial.

Por esse motivo, ter um treinamento de Green Belt é um investimento fundamental, principalmente para os profissionais da área de engenharia.

Curso online Green Belt Seis Sigma

Ser capaz de gerar resultados organizacionais para a sua empresa é o que faz de você um profissional requisitado e indispensável.

A certificação Green Belt dará todas as ferramentas necessárias para que você alcance esse objetivo.

Como a certificação Green Belt pode ajudar profissionais da área?

Ter uma profunda bagagem de conhecimento é essencial para ter mais chances nos processos seletivos e nos programas de trainee.

O treinamento Green Belt poderá auxiliá-lo no crescimento profissional por meio de:

  • aplicações teóricas;
  • treinamentos sólidos;
  • desenvolvimento de práticas para melhor capacitação.

Como funciona a metodologia do treinamento Green Belt

Ao dominar o que é Green Belt é chegada a hora de colocar a mão na massa!

O primeiro passo de um curso Lean Seis Sigma Green Belt é oferecer embasamento teórico e todo o conhecimento que envolve a metodologia Six Sigma.

Com um material didático exclusivo e de alta qualidade, serão introduzidas as ferramentas e os exemplos práticos das empresas bem-sucedidas no mercado de trabalho, contribuindo para o crescimento e o enriquecimento pessoal e profissional.

Depois de adquirir conhecimento teórico de qualidade, o profissional aplicará na prática as ferramentas do Lean Six Sigma, consolidando todo o conhecimento aprendido durante o primeiro passo.

Além disso, também será desenvolvido um projeto-piloto, a fim de que o profissional aplique os conhecimentos teóricos e práticos em um problema elaborado pela Frons.

Depois que o projeto for avaliado e aprovado, você estará apto a receber a certificação Green Belt da metodologia Six Sigma e a consolidar-se no mercado de trabalho por meio de um curso de alta qualidade — que poderá, então, diferenciá-lo dos concorrentes.

O que é e como funciona a metodologia Six Sigma?

É provável que você já conheça, mas talvez tenha dúvidas sobre o que é a metodologia Six Sigma.

Seis Sigma não representa apenas a décima oitava letra do alfabeto grego: também se trata de uma medida de variação usada em estatística.

Six Sigma também é uma ferramenta empresarial utilizada no mundo todo e que tem como objetivo:

  • ajudar a empresa a reduzir gastos;
  • usar recursos mínimos para atingir a satisfação do cliente;
  • evitar desperdícios em suas operações e transações comerciais;
  • aumentar os lucros da empresa.

O sigma se refere a uma escala de qualidade, no qual 1 sigma é o nível mais baixo, com uma maior quantidade de erros e problemas que comprometem a qualidade do serviço ou produto.

O 6 sigma, por sua vez, é o nível mais alto e tem, no máximo, 3 defeitos em cerca de 1 milhão — sendo considerado, portanto, de excelência.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Para saber em que nível se encontra um projeto, ele precisa ser analisado dentro da estratégia DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar, Controlar), um conjunto de análises cujo significado abordaremos em seguida. Veja!

Definir

Nessa primeira etapa, deve-se estabelecer metas claras e objetivas para os processos e as melhorias que são desejadas dentro de um projeto.

Elas podem ser consideradas como os novos objetivos dentro do planejamento estratégico da empresa.

Mensurar

Trata-se de uma etapa de conhecimento do sistema já existente.

É fundamental entender a eficiência de todos os processos da empresa antes de propor melhorias.

Assim, são estabelecidas métricas realistas e confiáveis, que poderão ajudar no monitoramento do progresso do trabalho até o alcance das metas que foram definidas anteriormente.

Leia tambémMétrica Seis Sigma: 8 principais KPIs para acompanhar a melhoria contínua de processos

Analisar

Essa etapa também diz respeito ao sistema atual.

A análise busca identificar formas de eliminar as discrepâncias entre os resultados atuais e as novas metas definidas.

Ela deve ser feita com base em dados sólidos e em uma análise quantitativa.

Incrementar

Consiste no acréscimo de alguns processos no sistema. Isso quer dizer que serão feitas melhorias e não alterações na estrutura do projeto.

Nessa etapa, é fundamental que os profissionais busquem utilizar a criatividade para propor mudanças significativas e eficientes.

Controlar

Realizar o controle do novo sistema desenvolvido a partir das análises e mudanças propostas. Essa etapa busca garantir que todas as metas sejam atingidas e mantidas em longo prazo.

Todas essas etapas são importantes para a execução dos projetos e a verificação da qualidade deles.

Nesse sentido, a metodologia Sigma pode ser aplicada em diversas áreas, identificando falhas e propondo melhorias.

Para isso, é necessário o envolvimento de toda uma equipe de profissionais qualificados.

Entre estes, encontram-se, principalmente, três tipos de profissionais:

O primeiro é um especialista em encontrar problemas e propor soluções, garantindo que todos os empecilhos para o sucesso do projeto sejam eliminados, disponibilizando os recursos necessários para a implementar mudanças.

O Black Belt é o maior especialista, o responsável pela liderança da equipe ao longo de todo o projeto.

Ele guiará a equipe durante todas as etapas da DMAIC, servindo como um mentor na aplicação da metodologia Six Sigma.

[thrive_leads id=’991′]

Por fim, temos a figura que representa o que é Green Belt ,um profissional capacitado para:

  • liderar projetos;
  • propor melhorias;
  • apresentar soluções para problemas.

Para isso, ele deve passar por um treinamento específico e receber uma certificação.

Ficou curioso para saber mais sobre o que é Green Belt e Black Belt? Confira no vídeo abaixo!

Melhor curso de Green Belt: quais as vantagens de fazer um curso online?

Muitos profissionais não buscam capacitação profissional devido à falta de tempo — algo que ocorre com bastante frequência, já que a demanda de serviço exige que o profissional não tenha tantas horas livres.

Assim, matricular-se em um curso presencial se torna um problema. Afinal, é preciso contabilizar as horas dedicadas ao curso e o tempo de deslocamento até o local das aulas.

Pensando nisso, já são oferecidos cursos presenciais e online.

Os cursos online não perdem em nada para os presenciais. Pelo contrário, com a tecnologia atual, foram criados cursos EAD em plataformas excelentes e flexíveis para que você estude no conforto de sua casa, conforme o seu horário disponível e o seu perfil profissional.

Assim, não ter tempo já não é mais um empecilho para se ter a certificação Green Belt, visto que o ensino a distância:

  • se consolidou no mercado com um alto nível de qualidade;
  • oferece um material especializado;
  • otimizando o tempo de estudo;
  • garantindo excelência no aprendizado.

Você conhece as diferenças e benefícios que tem o treinamento online? Entenda já qual a importância dessa metodologia para sua especialização!

Além disso, existem cursos que oferecem suporte para que o aluno tire as suas dúvidas mesmo a distância.

Para melhorar, muitos cursos oferecem descontos progressivos e preços acessíveis, desmistificando a ideia de que uma certificação desse nível necessita de um investimento muito alto.

Em um mercado de trabalho extremamente competitivo é preciso, mais do que nunca, investir em capacitação de qualidade. Assim, ter um certificado Green Belt reconhecido pelas maiores empresas pode ser um diferencial e tanto.

Essa certificação pode ajudar na aplicação prática dos conhecimentos de engenharia e dar uma boa vantagem competitiva nos processos de seleção.

Está mais do que na hora de tirar os seus projetos do papel, não acha?

Agora que você sabe mais sobre o que é a Green Belt, que tal analisar o melhor curso de Green Belt?

certificação Green Belt Six Sigma online, oferecida pela Frons oferece:

  • Treinamento teórico
  • Aplicação prática
  • Apoio ao projeto piloto
  • Certificado após aprovação

Para iniciar seus treinamentos acesse nossa plataforma e conheça nossos cursos GRATUITOS:  White Belt – Lean Seis Sigma e Lean Manufacturing Basic. Ou vá direto à certificação Green Belt. A Frons oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 8.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.