Certificação Seis Sigma: tipos e benefícios de cada Belt

Quer aprender mais sobre a certificação Seis Sigma, mas está sem tempo de ler nosso conetúdo? Então aperte o play do nosso podcast: “Mitos e verdades: Six Sigma e sua certificação”.

Em função de fatores como crise, redução da demanda e aumento da concorrência, boa parte das organizações vem direcionando seus esforços ao investimento da inovação e aumento da produtividade dos colaboradores. É neste contexto que a Certificação 6 Sigma aparece, por ser uma ferramenta importante na condução dos negócios.

O Lean Seis Sigma é capaz de auxiliar as empresas a se tornarem ainda mais eficientes, buscando:

  • reduzir custos,
  • otimizar os processos.

O principal objetivo deste método é trazer ganhos financeiros para as empresas por meio da melhoria contínua dos processos existentes utilizando um método estruturado e quantitativo.

Você sente que pode melhorar seus processos organizacionais?

Você sente que sua produtividade está abaixo do ideal?

Você sente que algo está errado, precisa melhorar, mas não sabe como?

A certificação Seis Sigma pode ser a resposta para todas essas perguntas. Mas o que “eu” irei aprender em um cursos Seis Sigma?

Para responder a essa perguntas convocamos Carlos Sander, Master Black Belt e profissional que está à frente da CAE Treinamentos. No vídeo abaixo ele apresenta algumas informações valiosas sobre o certificado Seis Sigma. Confira.

É comum surgirem dúvidas sobre o funcionamento da Certificação 6 Sigma, por onde começar, qual das diversas certificações é ideal para cada caso e assim por diante.

Continue a leitura para entender o que é a certificação Seis Sigma e quais as diferentes opções dentro desse modelo.

O que é certificação Seis Sigma?

A metodologia Seis Sigma é destinada à solução de problemas dentro de uma organização.

Seu sucesso é tão amplo que acabou tornando-se uma referência mundial em gestão de qualidade e se tornou uma certificação essencial para a situação atual do mercado. Por isso, profissionais certificados são muito procurados por diversas empresas. 

Para isso, a Certificação Seis Sigma trabalha com a redução da variabilidade e a otimização dos processos, trazendo benefícios diretos para a organização.

Por ser uma metodologia complexa e profunda, existem variados níveis de conhecimento, que são divididos em “belts” de diferentes cores, assim como acontece nas artes marciais. 

Como funciona a certificação 6 Sigma?

Antes de mais nada, é preciso deixar bem claro que um belt não tem restrição nenhuma em relação aos seguintes.

Na prática, isso significa que não é necessário ser White Belt para poder se tornar Yellow Belt e assim por diante.

Isso acontece porque, caso o profissional faça um curso para se tornar Green Belt, ele já estará estudando também os conceitos ensinados nos treinamentos anteriores.

Entenda melhor o funcionamento disso no vídeo abaixo.

Com isso em mente, destacamos que é necessário capacitar os colaboradores para que eles se tornem capazes de liderar projetos de melhorias de acordo com o nível de certificação que adquiriram, que vai do White Belt ao Master Black Belt.

Depois, a empresa deve identificar quais são as principais necessidades e oportunidades de melhoria, sempre alinhando-as com as diretrizes estratégicas da organização.

O momento de criar um projeto Seis Sigma acontece quando for identificado algum processo com:

  • alto grau de variabilidade,
  • que cause impacto significativo na satisfação do cliente,
  • que tenha solução desconhecida,
  • gere retorno financeiro negativo.

Uma equipe com responsabilidades claramente definidas deverá ser formada para trabalhar neste projeto, e irá utilizar a metodologia DMAIC para buscar reduzir essa variabilidade e, consequentemente, atingir o nível 6.

É aqui que o Seis Sigma se destaca: um projeto estruturado, segundo a metodologia, potencializa seu resultado, por ter os objetivos do projeto de melhoria alinhados com as metas financeiras da empresa.

Melhor certificação Six Sigma: conheça os belts

Para entender efetivamente como funciona a certificação Seis Sigma é fundamental conhecer cada um dos belts. Confira!

White belts

Ser um White Belt significa, em linhas gerais, ter os conhecimentos dos princípios mais básicos da melhoria de processos.

Essa certificação atende os profissionais de nível operacional, treinados nos fundamentos do Seis Sigma para realizarem ações rotineiras. 

Assim, eles auxiliam os profissionais Yellow Belt, Green Belt e Black Belts no:

  • andamento dos projetos Seis Sigma,
  • na organização,
  • na manutenção dos resultados obtidos.

Yellow belt

A Certificação Yellow Belt é destinada aos profissionais do nível tático da empresa, que recebem treinamento dos princípios básicos do programa Seis Sigma, para que estejam aptos a auxiliarem os Green Belts e Black Belts na implementação dos projetos. 

Os Yellow Belts possuem uma base teórica não aprofundada nos conceitos da metodologia – principalmente em relação a conteúdos estatísticos.

Green Belt

A certificação Green Belt, por sua vez, é voltada para os profissionais que dedicam até 30% do seu tempo às atividades de melhoria contínua e execução de projetos.

Por serem mais capacitados na metodologia Seis Sigma, os Green Belts costumam ocupar posições de destaque, por serem capazes de liderar projetos de melhoria por meio da realização de análises estatísticas

Essa é uma certificação cada vez mais procurada por empresas que buscam:

  • reduzir custos,
  • otimizar processos,
  • aumentar sua competitividade no mercado.

Black Belt

Já a certificação Black Belt Six Sigma é destinada para os profissionais que têm cargo efetivo na hierarquia da empresa, e respondem direta ou indiretamente ao Master Black Belt.

Eles costumam estar ligados à área de gestão da organização, e disponibilizam todo o seu tempo ao programa

Os profissionais Black Belts em Seis Sigma também são capazes de resolver problemas corporativos de alta complexidade usando análises estatísticas avançadas.

Eles costumam conduzir vários projetos ao longo do ano por poderem se dedicar exclusivamente a isso.

Master Black Belt 

Finalmente, o Master Black Belt é a certificação Seis Sigma que capacita o profissional para direcionar as estratégias junto ao programa na empresa, para que possa oferecer suporte aos Green e Black Belts que também atuam nela.

Assim, os colaboradores com essa certificação são de grande importância tanto para a implementação da metodologia quanto para conduzirem projetos onde atuam com foco na gestão e nos negócios. 

O grande diferencial dos Master Black Belts está na ênfase dada ao processo da identificação dos projetos que serão responsáveis pelo sucesso da implementação da metodologia.

Para saber qual certificação Six Sigma melhor se adéqua às suas funções e aspirações, indicamos que acesse o infográfico gratuito: “Os Belts dos Seis Sigma”. Ele vai te ajudar a definir o melhor para a sua carreira. 

Benefícios certificação em Lean Six Sigma

Ter certificações em Seis Sigma no currículo representa diversos benefícios tanto para o profissional quanto para a empresa: candidatos que têm a certificação Black Belt tem média salarial até 20% maior do que aqueles que não são certificados.

Além disso, a Certificação Seis Sigma ajuda também a melhorar os esforços oferecidos para os clientes, isso acontece por razões como:

  • trabalhar a eficiência dos processos internos,
  • reduzir custos,
  • ajudar a identificar ou até mesmo eliminar atividades que não são pertinentes para os negócios da empresa.

Quer mais? Pois saiba que a certificação Seis Sigma pode ser utilizada como um excelente atrativo de negócios e/ou fidelização de clientes.

Onde e como fazer a certificação Seis Sigma?

É muito comum que as pessoas não tenham tempo para se preparar para uma certificação como essa. Entretanto, com a tecnologia tudo mudou e hoje é possível ser um certificado Seis Sigma usando as aulas online.

CAE Treinamentos oferece cursos e certificação para todos os Belts do Sei Sigma. Inclusive a certificação como White Belt é gratuita!

Isso sem contar as certificações:

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma flexível de e-learning baseada em vídeo.

Cada um prepara os alunos para os exames de certificação e com suporte da equipe CAE.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Esperamos que este artigo tenha tirado suas dúvidas sobre a Certificação 6 Sigma. Para trazer mais conhecimento sobre o tema, sugerimos as seguintes leituras:

Não se esqueça de acompanhar as postagens do nosso blog, se inscrever no nosso canal do YouTube e curtir nossa página do Facebook para não perder nenhuma novidade!

Autor

Jornalista e social media formada pela Unesp.

Escreva um Comentário