A certificação Lean Six Sigma é uma importante metodologia de condução e melhoria contínua de processos. Isso porque, em um contexto de constantes crises, diminuição da demanda e aumento da competitividade da concorrência, o investimento em ferramentas que buscam proporcionar inovações e ampliação da produtividade empresarial é fundamental.

Com isso, o Seis Sigma passa a ter ainda mais destaque, ao visar identificar e conter falhas crônicas, monitorando e estruturando processos definidos de resolução de problemas e otimização dos resultados obtidos.

Essa certificação pode ser obtida para diferentes áreas de atuação, entenda agora quais são seus tipos e o quão essencial é essa certificação no alcance de evidência e aumento de lucros. Confira!

O que é a certificação Seis Sigma?

A certificação Seis Sigma é uma titulação dada aos profissionais que realizam um treinamento baseado na metodologia Lean Six Sigma.

Esse curso visa proporcionar que determinado colaborador esteja apto para a realizar a gestão, administração e liderança de diversos tipos de projetos e ações, focando na solução de problemas dentro de uma organização.

Seu sucesso é tão amplo que acabou tornando-se uma referência mundial em gestão de qualidade, o que faz com que os profissionais certificados sejam procurados e passem a ter destaque na área.

A Certificação Seis Sigma trabalha com a redução da variabilidade e a otimização dos processos, trazendo benefícios diretos para a organização.

Por ser uma metodologia complexa e profunda, existem variados níveis de conhecimento, divididos em “belts” de diferentes cores, assim como acontece nas artes marciais. São eles: White, Yellow, Green, Black e Master Black Belt.

Veja também: Lean Seis Sigma: o que é e como aplicar.

Como funciona a certificação 6 Sigma?

O profissional é submetido a um curso de especialização Seis Sigma, uma capacitação de nível acadêmico, composta por teorias, técnicas e situações relacionadas a área. Hoje, é possível também buscar essa certificação de forma totalmente remota, por meio de aulas online. Em suma, a formação acontece abrangendo esses diferentes aspectos:

  • Elaboração de teoria e técnicas voltadas para o entendimento de análises de dados e tendências, estatísticas, diferentes ferramentas de mensuração e monitoramento, variabilidades e melhorias, cases e a utilização do DMAIC, um dos principais instrumentos de melhoria contínua de projetos;
  • As habilidades e conhecimentos adquiridos são postos a prova com a criação de um projeto a ser submetido para avaliação, que busca apresentar sua competência em reconhecer, caracterizar e solucionar falhas presentes nos processos de produção, para estimular sua constante melhoria;
  • Quando aprovado, passa a ser identificado enquanto um profissional com a certificação 6 Sigma. Essa comprovação é legítima, sendo reconhecida em todo o território.

É importante ainda mencionar que a obtenção do certificado não implica em iniciar no nível mais básico do curso, ou seja, é possível começar diretamente em etapas mais avançadas.

Assim, caso o profissional faça um curso em um nível intermediário ou avançado, por exemplo, já estará estudando também os conceitos ensinados nos treinamentos anteriores.

ATENÇÃO! Não há a necessidade de algum tipo de formação mais específica. Ainda que esteja mais presente na área de engenharia de projetos, colaboradores de diferentes formações podem realizar o curso Seis Sigma para a obtenção de seu belt, estando aptos para atuar na articulação e logística de projetos!

Como a certificação Six Sigma é colocada em prática?

A partir do momento que um colaborador passa a ser capacitado, recebe sua identificação conforme o belt conquistado.

Na prática, esses são os profissionais qualificados para realizar a identificação de quais são as principais necessidades e oportunidades de melhoria, sempre alinhado com as diretrizes estratégicas da organização.

O momento de criar um projeto Seis Sigma acontece quando for identificado algum processo com:

  • Alto grau de variabilidade;
  • Que cause impacto significativo na satisfação do cliente;
  • Que tenha solução desconhecida;
  • Gere retorno financeiro negativo.

A equipe passa a ser definida para trabalhar neste projeto, e irá utilizar a metodologia DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar e Controlar), para buscar reduzir essa variabilidade e, consequentemente, atingir o nível 6.

Esses níveis são uma escala de qualidade, definida de forma crescente, onde o sigma 1 é a etapa inicial, com maior presença de falhas comprometendo o andamento dos serviços. Já o sigma 6 passa a ser a qualidade mais alta, de excelência.

É aqui que o Seis Sigma se destaca, sendo um projeto estruturado para potencializar resultados, por ter os objetivos de melhoria contínua alinhados com as metas financeiras da empresa.

Six Sigma: conheça os belts

Para entender efetivamente como funciona a certificação Lean Six Sigma é fundamental conhecer cada um dos belts. Confira!

1. White belts

Ser um White Belt significa ter os conhecimentos dos princípios mais básicos da melhoria de processos.

Essa certificação atende os profissionais de nível operacional, treinados nos fundamentos do SeisSigma para realizarem ações rotineiras. Assim, auxiliam os profissionais Yellow Belt, Green Belt e Black Belts no:

  • Andamento dos projetos;
  • Organização;
  • Manutenção dos resultados obtidos.

2. Yellow belt

Yellow Belt Six Sigma é destinada aos profissionais do nível tático da empresa, que recebem treinamento dos princípios básicos do programa Seis Sigma, para estarem aptos a auxiliarem os Green Belts e Black Belts na implementação dos projetos.

Esses colaboradores possuem uma base teórica não aprofundada nos conceitos da metodologia – principalmente em relação a conteúdos estatísticos.

Veja ainda: O que é yellow belt e seus cinco benefícios.

3. Green Belt

certificação Green Belt, por sua vez, é voltada para os profissionais que dedicam até 30% do seu tempo às atividades de melhoria contínua e execução de projetos.

Por serem mais capacitados, costumam ocupar posições de destaque e conseguem liderar projetos de melhoria por meio da realização de análises estatísticas.

Essa é uma certificação cada vez mais procurada por empresas que buscam:

  • Reduzir custos;
  • Otimizar processos;
  • Aumentar sua competitividade no mercado.

4. Black Belt

Já a certificação Black Belt Six Sigma é destinada para os profissionais com cargo efetivo na hierarquia da empresa, e respondem direta ou indiretamente ao Master Black Belt.

Costumam estar ligados à área de gestão da organização, e disponibilizam todo o seu tempo ao programa. Capazes de resolver problemas corporativos de alta complexidade usando análises estatísticas avançadas, conduzem diversos projetos ao longo do ano por poderem se dedicar de forma exclusiva.

5. Master Black Belt

mais alta patente de certificação Lean Six Sigma, que capacita o profissional para direcionar as estratégias junto ao programa na empresa, para poder oferecer suporte aos Green Black Belts que nela atuam.

Assim, os colaboradores com essa certificação são de grande importância tanto para a implementação da metodologia quanto para conduzirem projetos onde atuam com foco na gestão e nos negócios.

O grande diferencial dos Master Black Belts está ainda na ênfase dada ao processo da identificação dos projetos que serão responsáveis pelo sucesso da implementação da metodologia.

Benefícios da certificação em Lean Six Sigma

Ter certificações Lean Six Sigma no currículo representa diversos benefícios tanto para o profissional quanto para a empresa.

Enquanto colaborador, terá a possibilidade de se apresentar enquanto um essencial agente de transformação dentro da empresa, conseguindo contribuir e até mesmo liderar os esforços direcionados para o melhor gerenciamento de qualidade e melhoria dos processos e projetos da organização. Atuando, portanto, com base em uma expertise.

Com isso, candidatos com certificação passam a ter cada vez mais destaque no mercado de trabalho, com uma média salarial superior aos que não a possuem.

Ainda, esse treinamento conduz a um aperfeiçoamento de habilidades pessoais, de resolução de problemas e conflitos e de ampliação do olhar estratégico. Podendo, portanto, fortalecer sua jornada e carreira profissional.

Para as organizações, poder contar com um colaborador especialista na análise e monitoramento de projetos, com foco na redução de custos e otimização de processos, é um importante direcionamento para a elevação de seus lucros.

Além disso, ajuda também a melhorar os esforços oferecidos para os clientes, e isso acontece por razões como:

  • Trabalhar a eficiência dos processos internos;
  • Identificar ou até mesmo eliminar atividades que não são pertinentes para os negócios da empresa;
  • Trazer visibilidade aos negócios e viabilizar a fidelização de clientes.

Esperamos que tenha conseguido compreender como funciona a certificação Lean Six Sigma, bem como seus benefícios e possibilidades.

Estaremos prontos para te acompanhar ao longo dessa jornada em busca da aquisição de conhecimento. Veja também nosso curso de White Belt Six Sigma que está disponível gratuitamente em nosso site!

Até o próximo post!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.