Está em busca de exemplos de aplicação Seis Sigma, mas está sem tempo para ler este artigo? Dê o play e ouça nosso podcast especial “Empresas que alcançaram o nível Six Sigma x Empresas que são líderes no mercado”.

Hospitais, bancos, laboratórios e fábricas… O que eles têm em comum?
Processos! É exatamente nesse ponto em comum a todas essas empresas que poderemos encontrar os melhores exemplos de aplicação do Seis Sigma. 

Geralmente, a gestão dessas instituições lida com altos volumes de informações e processamento de dados.

O mesmo procedimento é repetido de modo regular e os processos são dependentes de equipamentos.

Isso nos leva à conclusão de que é possível aplicar teoria, conceito e implantação do Seis Sigma, e seus métodos de otimização de processos utilizados na indústria, também em outras empresas prestadoras de serviços, como hospitais, bancos e demais instituições.

Seis sigma: exemplo de aplicação

Indústria, hospitais, bancos, são exemplos de aplicação de Seis Sigma, pois elas dependem de fatores como:

  • elevada qualidade em seus produtos,
  • bom atendimento para fidelizar clientes.

Muitas métricas de projetos Lean Seis Sigma estão associadas exclusivamente à qualidade do atendimento, e não somente a ganhos financeiros.

A aplicação de técnicas estatísticas já é algo inerente em empresas que possuem elevado volume de informações, atendimentos e processamento de dados.

Tudo isso facilita a disseminação do Lean Seis Sigma nesses setores.

Alguns exemplos da necessidade de desenvolver métodos de como aplicar Six Sigma em projetos nessas áreas são:

  • Aumentar o número de admissões
  • Reduzir o tempo de espera para um atendimento
  • Melhorar utilização de instalação e equipamentos
  • Reduzir desperdícios em uso de materiais
  • Aumentar eficiência dos processos

Perceba a importância da gestão de qualidade em empresas prestadoras de serviços, através da comparação abaixo:

Então, se você está em busca de um exemplo de aplicação do Seis Sigma que seja real e mostre os resultados que a metodologia pode alcançar, indicamos que confira o vídeo abaixo, com o case “Apple x Positivo”. Ficou curioso? Então aperte o play!

Como aplicar Six Sigma?

Agora que você já conhece algumas áreas que são exemplo de aplicação Seis Sigma, vale lembrar que, ao considerar um projeto de como aplicar Seis Sigma, é necessário o apoio e envolvimento de todos dentro da organização.

A aplicação do método DMAIC por um Green Belt ou Black Belt é de extrema importância e configura um dos principais aspectos de melhoria para empresas prestadores de serviços.

Além do DMAIC, entretanto, existem diversas outras ferramentas de Lean Six Sigma que vão ajudar em todas as etapas de implementação de uma cultura de melhoria contínua de processos.

E para saber como aplicar o Six Sigma é importante a busca por uma certificação na área. Uma sugestão pra quem está começando é investir parte do tempo em uma certificação White Belt. A Frons oferece o curso online e gratuitamente, em sua plataforma.

A partir desse curso você vai aprender algumas etapas de como aplicar Six Sigma e ter uma visão geral sobre a área. Ele irá te ajudar a compreender se você deseja, ou não, avançar como profissional no setor.

Saber a diferença entre os belts (nome dado aos profissionais certificados em Six Sigma) de forma mais detalhada é o primeiro passo para avançar rumos a capacitação profissional e a melhoria de processos da empresa.

Para isso indicamos o vídeo abaixo, com nosso Master Black Belt, Carlos Sander.

Conheça mais sobre o modelo de gestão de qualidade e melhoria contínua no ebook de Lean Six Sigma que criamos para você acessar gratuitamente em “Lean Six Sigma: O guia definitivo“.

Crie seu próprio exemplo de aplicação Seis Sigma

Quer aumentar a produtividade de sua empresa? A Frons pode te ajudar! Oferecemos certificações em todos os níveis de Belts.

Se você ainda não tem certeza sobre investir em cursos online, e está começando sua preparação,  pode iniciar seus treinamentos no Lean Six Sigma com nosso curso GRATUITO de  White Belt – Lean Seis Sigma e Lean Manufacturing Basic. Ou vá direto à Yellow Belt ou  certificação Green Belt.

Com milhares de alunos em nossa plataforma, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.