Certificações como Six Sigma, estão sendo cada vez mais exigidas no mercado de trabalho. Os profissionais certificados conseguem apresentar melhores resultados, além de serem vistos com bons olhos pelos empregadores. Mas, na prática, como funciona o Seis Sigma?

Profissionais que optam em investir em uma certificação Seis Sigma são, em geral, mais valorizados pelas empresas.

A metodologia é reconhecida por eliminar as principais falhas em um processo e otimizá-lo, buscando sempre melhores resultados.

Nos cursos, é ensinado como utilizar os recursos disponíveis de forma mais eficiente, criando uma busca constante por aumentar a produtividade e eficácia.

Esse tipo de conhecimento pode ser empregado em diferentes setores, simplesmente pelo fato de abranger processos administrativos e funcionais.

Em outras palavras, qualquer profissional é capaz de entender como funciona o Seis Sigma em seu dia a dia, e aplicá-lo.

Interessou-se pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja quais são as ferramentas, técnicas e dicas de gestão de qualidade presentes no curso Seis Sigma.

O que é o Seis Sigma?

Antes de explicarmos como funciona o Six Sigma, suas ferramentas e técnicas, precisamos esclarecer o que é essa metodologia.

O Seis Sigma (ou Six Sigma, em inglês) é capaz de tornar um projeto mais eficiente:

  • Reduzindo seus custos
  • Otimizando os processos necessários
  • Aumentando a qualidade dos serviços prestados.

Em um mundo que está se tornando, cada vez mais competitivo, a aplicação de um conceito reconhecido internacionalmente é fundamental, para a permanência da empresa no mercado.

Vale destacar que sigma é uma letra proveniente do alfabeto grego e, também, uma variação utilizada na estatística.

Na metodologia Seis Sigma, os sigmas são empregados como uma escala de qualidade, criando uma cultura de melhoria contínua nos processos da organização.

Leia também: Melhoria contínua de processos: 4 ferramentas eficazes [+ cursos de qualificação]

Assim, o 1-sigma representa o nível mais baixo (com uma grande quantidade de defeitos e um enorme potencial de perda de vendas) e o 6-sigma é o nível mais alto, de máxima excelência.

Certificação White Belt em Lean Six Sigma gratuita!

Quais as vantagens da utilização do Seis Sigma?

Obviamente, entender como funciona o Seis Sigma traz algumas vantagens para os processos empresariais.

O fato de tal técnica ser reconhecida globalmente já é um ótimo indício da qualidade atrelada a esse conhecimento.

Além da melhoria contínua dos projetos ou da empresa como um todo, podemos destacar outros benefícios dessa metodologia. Com ela, é possível:

  • Elevar o nível de eficiência em processos internos;
  • Eliminar defeitos de produção;
  • Reduzir o ciclo dos processos;
  • Diminuir custos referentes à má qualidade dos procedimentos;
  • Melhorar o serviço oferecido ao cliente.

Em termos de redução de gastos, por exemplo, podemos evidenciar a capacidade de identificar e, consequentemente, eliminar custos que não agregam valor para os clientes.

Assim, o produto ou serviço comercializado será capaz de sanar as principais dores do público, em vez de complicar seu dia a dia, apresentando taxas mais lucrativas.

Você sabe qual é a diferença dos Belts dos Seis Sigma? Dá uma olhada nesse vídeo com nosso especialista Carlos Sander, explicando a importância de cada um.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Como funciona o Seis Sigma?

O principal objetivo de um curso Seis Sigma é explicar como se dá o funcionamento da metodologia.

Pode-se dizer que ele ocorre por meio da definição de metas e da aplicação de ações específicas para que os objetivos da empresa, sejam alcançados.

O sucesso da técnica está diretamente relacionado à mobilização dos profissionais e à participação de todos os integrantes da organização.

Para tanto, deve-se definir uma estratégia DMAIC (Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar), buscando estabelecer os passos certos para a obtenção dos melhores resultados. Se quiser saber mais, confira o vídeo com o nosso especialista Carlos Sander explicando claramente sobre o conceito.

Definir

A definição nada mais é do que o estabelecimento de metas claras para a execução das atividades, com os principais pontos de melhoria.

As metas em análise são os objetivos estratégicos da empresa.

Mensurar

A etapa de mensuração é fundamental para o entendimento de como funciona o Seis Sigma. Antes de qualquer coisa, é preciso compreender como os processos internos da empresa estão sendo realizados.

A partir de então, é possível determinar as métricas mais importantes e confiáveis.

Isso facilita o monitoramento do progresso das atividades e a consequente a busca pelos objetivos definidos na etapa anterior.

Analisar

O processo de análise deve ser realizado em cima do sistema atual da organização.

Seu principal objetivo é detectar os caminhos que podem ser seguidos, para eliminar a distância existente entre, a situação atual e as metas que foram previamente definidas.

Obviamente, essa etapa deve ser fundamentada por dados sólidos e um diagnóstico estatístico de qualidade.

Incrementar

O sistema atual precisa ser incrementado, ou seja, existem maneiras de melhorá-lo em vez de promover mudanças em sua estrutura.

Essa etapa deve ser vista como uma oportunidade para utilizar a capacidade criativa dos profissionais, identificando soluções modernas e melhorando todos os processos.

A busca por inovação pode ser o grande diferencial de um negócio. É preciso pensar nisso!

Controlar

A última etapa de como funciona o Seis Sigma é o processo de controle. Essencial para que o sistema desenvolvido atue conforme os objetivos definidos.

Essa etapa deve garantir que as metas sejam alcançadas e, principalmente, mantidas a longo prazo.

Assim, a eficiência operacional da empresa, não será uma condição esporádica, mas sim uma constância, tornando-se um excelente hábito.

[thrive_leads id=’991′]

Qual é a estrutura de um bom curso Seis Sigma?

Existe uma infinidade de opções para a realização do curso Seis Sigma, sendo que a qualidade de cada um, é medida a partir dos resultados dos profissionais que passaram por ele.

Saber quais são as melhores ofertas disponíveis não é uma tarefa simples, mas há alguns critérios que devem ser avaliados.

Um bom curso Seis Sigma deve ter uma duração mínima de:

  • 5 horas/aula (para a modalidade White Belt — direcionada aos profissionais que não têm nenhum conhecimento sobre essa metodologia)
  • 60 horas/aula (na Black Belt — ideal para quem deseja gerenciar projetos de melhoria e tornar-se um destaque profissional).

O conteúdo programático precisa englobar a estratégia DMAIC, detalhando todos os passos e explicando como executar cada uma das etapas.

Alguns tópicos que podem ser abordados são:

  • Os níveis sigma de um processo;
  • Melhoria contínua;
  • Dados reais sobre a metodologia.
  • Comparação de serviços 3-sigma e 6-sigma, entre outros.

Por fim, mas não menos importante, um curso Seis Sigma de qualidade, deve incluir um passo a passo para a formação do aluno. São necessários os seguintes pontos:

  • Treinamento teórico;
  • Aplicação prática dos conceitos ensinados;
  • Um projeto piloto;
  • Realização de um teste, valendo a aprovação e a certificação dentro da metodologia.

A compreensão de como funciona o Seis Sigma é de grande valia para a carreira do profissional. O curso, precisa conter os aspectos mencionados acima.

Assim, quem passa por ele, obtém:

  • Os conhecimentos necessários para aplicar o método, nas empresas em que trabalhar
  • Melhora os resultados da empresa em que atua
  • Alavanca sua carreira.

Pense nisso e não perca essa oportunidade.

E então, as informações sobre como funciona o Seis Sigma foram úteis para sua carreira?

Para iniciar seus treinamentos acesse nossa plataforma e conheça nossos cursos GRATUITOS:  White Belt – Lean Seis Sigma e Lean Manufacturing Basic. Ou vá direto à certificação Black Belt. A Frons oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.