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Business Break – Podcast Frons · #005 – Criando uma cultura de Lean Six Sigma: o início

O maior trunfo de uma empresa focada em como implementar o Six Sigma é transformar a mentalidade dos seus funcionários. De agentes passivos que apenas observam um problema para agentes ativos em encontrar maneiras de realizar melhorias no ambiente de trabalho.

Os profissionais que se capacitam e adquirem os níveis de certificação Six Sigma, chamados de Belts,  são capazes de reavaliar seus papéis de trabalho e se tornarem profissionais fora da caixa.

Algumas habilidades adquiridas durante as certificações são:

  • Ver o trabalho como um fluxo de processos e não apenas como departamentos isolados em suas funções;
  • Assumir um papel ativo na definição de melhorias e na identificação de soluções, ao invés de depender que alguém delegue essas tarefas;
  • Utilizar as habilidades apropriadas para criar e implementar soluções;
  • Envolver-se ativamente nos esforços de melhoria contínua.

Uma cultura Lean Six sigma tem o potencial de transformar literalmente seus funcionários. Confira no vídeo abaixo os impactos de implementar o Six Sigma:

Gostou? Continue lendo e entenda a importância de aprender como implementar o Six Sigma nas empresas.

Como implementar Six Sigma nos negócios

Sem empresas que implementam o Six Sigma, os funcionários tendem a abandonar gradualmente o poder que adquiriram por meio do treinamento e retornam aos seus antigos comportamentos de resolução de problemas.

Uma estratégia de melhoria contínua baseada na metodologia Six Sigma que não é suportada por uma cultura tem uma chance muito maior de falhar.

Uma dica é criar uma manual de procedimentos geral da empresa baseada na metodologia Six Sigma para reforçar a cultura dentre desses padrões.

Firme com a sua diretoria esse objetivo e certifique-se de que todos estão empenhados em como implementar o Six Sigma dentro da empresa no dia a dia de trabalho.

Ciclo da cultura Lean Seis Sigma.

Criando a cultura Lean Seis Sigma em 4 passos

Mudar a mentalidade de uma equipe inteira não é tarefa fácil. Principalmente, se a equipe for grande. Para isso é importante criar uma estratégia para gerenciar a mudança.

Como sugerimos, o processo de como implementar o Six Sigma pode começar com a união e alinhamento da diretoria. Cada diretor fica responsável por comunicar os novos procedimentos e acompanhar a adaptação da sua equipe.

Para auxiliar nessa tarefa, os quatro pontos abaixo podem ser a base de como implementar Six Sigma na realidade do seu negócio.

1. Conscientizar e gerar desejo de mudança

O primeiro ponto para implementar o Six Sigma é com a comunicação da diretoria para os funcionários dos benefícios do uso da metodologia para toda a organização. Com esse alinhamentos as primeiras mudanças serão:

  • Os projetos serão melhor executados dentro do prazo e do orçamento determinado;
  • Os gerentes vão alocar os recursos adequados para executar projetos Six Sigma;
  • O apoio da diretoria para projetos Six Sigma pode diminuir a resistência de funcionários e outras partes interessadas;
  • A produtividade dos funcionários é menos afetada pelas mudanças.

2. Melhorar a adaptação através de treinamentos

Não basta apenas comunicar a equipe que desse momento em diante todos trabalham sob os conceitos e ferramentas de uma cultura Lean Six Sigma.

A melhor maneira de implementar o Six Sigma é através da educação, treinamento e certificação.

Quanto mais os funcionários aprendem sobre Six Sigma, seja por meio de treinamentos online e offline, mais conhecida a metodologia vai se tornar na cultura da empresa.

O aprendizado também vai gerar mais confiança de realizar os processos da maneira certa.

3. Ter um plano de reação adequado

Ter um plano de reação quando se está criando a cultura Lean Seis Sigma é fundamental para ter um clima organizacional positivo e com potencial de se desenvolver.

É importante identificar núcleos ou profissionais que estejam mais reticentes em relação às mudanças, aqueles apegados aos padrões e ferramentas antigas.

Administrar uma mudança de cultura significa estar preparado para o inesperado.

4. Elaborar planos de recompensa

Quando os líderes de equipe e funcionários demonstrarem um comportamento auxilia o processo de como implementar Six Sigma, reconheça suas contribuições.

Deixe claro para todos o quanto o empenho em consolidar o Six Sigma beneficia cada um individualmente, mas também a empresa como um todo.

Os benefícios da cultura Six Sigma são a longo prazo e precisam de persistência ao longo do tempo para que sejam percebidas a melhoria dos processos.

Diferenças entre a cultura Lean Seis Sigma e a tradicional

Aspectos culturaisLean Seis SigmaTradicional
Orientação de trabalhoRelação entre o fluxo de processo e clientesDepartamental, funcional e/ou tarefa
Quem define o que precisa melhorarGerentes seniores e de departamento, além de sugestões de baixo para cima dos líderes de projeto e membros da equipeGerentes seniores e gerentes de departamento
Profissionais a frente das melhoriasEspecialistas com certificações em Belts do Six SigmaGerentes de departamentos ou líderes de projeto escolhidos
Quem tem habilidades para desenvolver e implementar soluçõesEspecialistas, além de líderes de projetos, membros de equipe e gerentesEspecialistas (por exemplo, engenheiros) e gerentes
Métodos de melhoria/ferramentas usadasAbordagens e ferramentas comuns e de última geraçãoAs mais familiares
Grau de envolvimento do operadorDifundido através do treinamento Yellow BeltAd hoc
Disciplina de gerenciamento de projetos relacionada à melhoriaRevisões em cada etapa do DMAICVariável
Como o desempenho é medidoImpacto nos Xs (medidas causais) locais que afetam o Ys (resultados)Real versus orçamento

Em uma cultura tradicional, existem especialistas que cuidam da melhoria. Já se o negócio está criando a cultura Lean Seis Sigma, o conhecimento dos processos e melhorias é difundido por toda a organização.

O processo de mudança é contínuo

O Six Sigma pode levar a mudanças profundas na cultura organizacional. Ao posicionar a educação junto com a solução prática de problemas, a maneira como o trabalho é feito começa a mudar.

O conhecimento de processos e melhorias torna-se cada vez mais difundido.

Além do trabalho e treinamento em projetos, as empresas que estão empenhadas em como implementar o Six Sigma de forma sustentável ​​vêm a metodologia como uma oportunidade de desenvolvimento de liderança.

À medida que mais especialistas em Six Sigma assumem funções de gerência, naturalmente aplicam as abordagens aprendidas no trabalho diário.

E quanto tempo leva o processo de como implementar Six Sigma? Especialistas estimam que para a maioria das empresas leva de três a cinco anos.

Comece hoje a implementar Six Sigma!

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Quem já tem uma bagagem sobre Seis Sigma e quer se aprofundar, na Frons você também pode fazer sua certificação:

E se tiver na dúvida de como implementação vai gerar resultados, baixar o manual completo ‘Lean Six Sigma: O guia definitivo’  sobre implementação de cultura lean nas empresas.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.