O Yellow Belt é o segundo nível de capacitação em Lean Six Sigma, um sistema de gestão focado no aperfeiçoamento de processos. Um profissional desse nível desenvolve tanto suas habilidades de liderança quanto de membro, o uso de dados e muito mais.

O capacitado em Yellow Belt Lean Six Sigma é treinado para solucionar problemas de processos em empresas, atuando em conjunto com membros Green Belt e/ou Black Belt na entrega e solução de projetos.

Os “Belts” determinam o nível de capacitação que um profissional possui em ferramentas de qualidade. O treinamento em Six Sigma envolve 5 Belts para o último treinamento. São eles:

  • White Belt: introdução aos conceitos do Lean Six Sigma;
  • Yellow Belt: conhecimento das ferramentas de melhoria e controle de projetos;
  • Green Belt: desenvolvimento na prática de melhorias usando ferramentas e técnicas;
  • Black Belt: expert em ferramentas e técnicas, treinamento e orientação de outros profissionais;
  • Master Black Belt: mestre em todas as técnicas, treinamento, orientação e liderança de projetos.

No vídeo abaixo nosso especialista, Carlos Sander, explica com mais detalhes as diferenças entre os Belts e a sua importância. Como podemos ver, o Yellow Belt é o segundo nível de capacitação em Lean Six Sgima. Com o vídeo e mais explicações na sequência, você entenderá melhor sobre o que ele se trata, quais suas vantagens e as razões para se especializar nesse nível.

O que é Yellow Belt?

Um Yellow Belt é treinado nas ferramentas e técnicas básicas necessárias para resolver problemas em equipe.

O treinamento oferece todas as ferramentas necessárias para que o profissional participe e controle projetos de melhoria. Dessa forma, auxilia na performance dos times e pode inclusive resolver problemas pontuais em sua área de trabalho.

Você já tem o curso de White Belt e quer entender como funciona o software Minitab? Aprofundar seus conhecimentos na metodologia? Então, este curso e certificação é a próxima etapa para se desenvolver e prosseguir para os cursos seguintes de Green Belt e Black Belt.

Algumas das habilidades que são ensinadas no Yellow Belt são:

  • Como definir um problema e sua natureza de forma ampla;
  • Como analisar um processo do ponto de vista do cliente;
  • Como aplicar técnicas de análise básicas para identificar as causas-raiz;
  • Como encontrar soluções para problemas;
  • Como implementar um controle de processos.

Qual a função do Yellow Belt?

Os profissionais Yellow Belt são extremamente requisitados pelo mercado de trabalho e também são necessários para que um projeto saia do papel.

Por ser um profissional de características singulares, a função desses profissionais é garantir a confiabilidade dos dados a serem coletados e também para a identificação de possíveis projetos de melhoria contínua. Por essa razão, eles possuem um grau maior de importância por visualizarem na prática os processos que possam ser melhorados.

Então, se você está atuando em algum projeto ou qualquer ação rotineira e percebe que algo pode ser melhorado, você já está executando a função de um Yellow Belt. Para entender ainda mais sobre o assunto, confira o vídeo abaixo feito pelo nosso Master Black Belt, Carlos Sander:

5 vantagens do treinamento em Yellow Belt

O Yellow Belt em Lean Six Sigma é o segundo treinamento no mundo da melhoria de processos. Com a certificação, o profissional desenvolve tanto suas habilidades como membro de uma equipe integrada para a melhoria e crescimento da qualidade e satisfação do cliente.

O trabalho nas empresas pode envolver profissionais em diversos níveis de Belts, criando equipes mais colaborativas em que líderes mais experientes — Green Belts ou Black Belts — unem-se aos demais níveis para encontrar soluções eficientes.Abaixo você pode conferir algumas vantagens do treinamento Yellow Belt em Lean Six Sigma.

1. Solução de problemas em equipe

Quantos processos não são travados porque a equipe não tem tempo ou não sabe o que fazer? Há casos em que a gestão ou os responsáveis fazem abordagens estratégicas, mas sem chegar na causa real e, dessa forma, o problema continua.

Com um profissional Yellow Belt na equipe, os problemas são identificados, mas como ele tem ferramentas e conhecimento suficiente para propor soluções que “atacam” a causa de fato, os empecilhos são resolvidos em tempo otimizado. Percebe que com o auxílio desse profissional as equipes não se desgastam?

2. Projetos mais bem-sucedidos

Já mencionamos acima que os Yellows Belts são parceiros essenciais para os líderes de projetos mais experientes como os Green Belts e Black Belts. A capacitação em Six Sigma segue uma sequência em que os profissionais sobem um degrau a cada certificação, usando aquilo que aprenderam na anterior e agregando conhecimentos mais avançados.

A chance de uma empresa ter processos para projetos mais bem-sucedidos aumenta, pois a compreensão da equipe em relação ao que precisa ser feito é melhor. Com colaboradores performáticos e voltados à solução de problemas, os processos não travam e seguem no tempo planejado ou até melhor.

3. Estudo de forma dinâmica

O treinamento Yellow Belt pode acontecer em dias flexíveis ou mesmo online, onde você pode fazer seu próprio horário de estudo e do lugar que preferir. O benefício obtido supera facilmente o tempo gasto. Sem contar que é um ótimo estímulo para continuar o treinamento para as certificações seguintes.

4. Cultura de incentivo a capacitação

Para uma empresa criar uma cultura organizacional baseada em aperfeiçoamento contínuo precisa de profissionais treinados nas ferramentas que vão levar a esse objetivo.

Por isso, as companhias que incentivam os treinamentos básicos como White Belt e Yellow Belt — que são mais econômicos e curtos que os níveis Green e Black Belt — ganham muito em produtividade.

Com esse incentivo, você cria um ciclo de aprendizado riquíssimo para sua empresa e monta uma equipe alinhada em buscar aperfeiçoamento para suas próprias carreiras e, consequentemente, para a empresa.

5. Melhorias que se somam

Pequenas melhorias levam a grandes melhorias de desempenho, e quando se trata de começar por pequenas melhorias de processos, os Yellows Belts são o tipo de profissional que você quer ter na equipe da sua empresa. Eles não ficarão dando voltas, ou seja, vão agir pontualmente para elevar o padrão do trabalho da equipe.

Além dessas vantagens que mostramos, o treinamento Yellow Belt também possui mais benefícios:

  • Tratam a causa dos problemas ao invés de atuar nos sintomas;
  • Seu gerenciamento de desempenho é baseado em dados validados e não em suposições;
  • Melhoram os processos de gerenciamento e comunicação interna e externa na empresa.

Como funciona o curso Yellow Belt?

Vimos então que o treinamento Yellow Belt, segundo nível da capacitação Lean Six Sigma, tem por objetivo ensinar e formar um profissional em ferramentas e técnicas básicas necessárias para solucionar problemas dentro de uma equipe. Para tal nível de conhecimento, os conteúdos usam a base da American Society of Quality alinhada com os padrões da ISO 13053.

Para conquistar a certificação é preciso primeiro assistir às aulas online, as quais dão base e treinamento teórico. Segundo, vivenciar uma aplicação prática — pode ser com um projeto-piloto. Terceiro, realizar uma prova final. Aprovado em todas as etapas, a certificação está em suas mãos.

Se você gostou de saber o que é Yellow Belt e sua capacitação, saiba que disponibilizamos conteúdos diários, tanto aqui em nosso blog como em nossas redes sociais, no YouTube e também em nossa comunidade do Telegram.

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o treinamento e que você consiga alcançar seus objetivos profissionais. Te esperamos no próximo post!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.