Está cada vez mais difícil se destacar no mercado de trabalho. Milhares de novos profissionais são lançados diariamente no ambiente competitivo de processos seletivos para vagas de trabalho ou trainees. Com isso, o mercado passou a exigir mais dos profissionais.

O novo cenário do mercado criou uma demanda nas grandes indústrias: um profissional com cursos de liderança de equipes e execução de processos de contenção de gastos. Neste cenário, um dos cursos mais procurados para adquirir este diferencial é o de Black Belt.

Hoje vamos explicar o que é Black Belt, como funciona o processo de qualificação e por que ele pode ser um diferencial não só em seu currículo, mas em toda a sua vida. Se você já ouviu falar sobre essa qualificação, mas não sabe ao certo o que ela significa, confira este artigo!

O que é o Six Sigma?

Não tem como falar do Black Belt, sem antes explicarmos o que é Six Sigma. Trata-se de um método usado para a melhoria de processos que se fundamenta na detecção de problemas e, claro, na solução deles. Desde sua criação, o Seis Sigma se consolidou como um dos melhores métodos de execução de projetos devido a uma gestão baseada em dados concretos com uma prática de melhoria gradativa.

É como se fosse uma espécie de auditoria contratada pela própria empresa para encontrar os erros em todos os processos de produção e apontar medidas eficazes que resolverão problemas crônicos de causas difíceis de serem reconhecidas. Geralmente esse procedimento leva seis meses, o que é considerado muito rápido.

O Seis Sigma é conhecido pelo rigor e respeito aos prazos estabelecidos no estilo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar). Os profissionais que possuem essa graduação são capacitados em cinco níveis: White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt. Cada um deles aumenta a responsabilidade do profissional, suas obrigações e o número de funcionários e equipes que ele pode liderar.

O que é Black Belt?

O Black Belt é um estágio avançado de conhecimento da metodologia Six Sigma. Com essa certificação o profissional irá adquirir todo o conhecimento das ferramentas Lean Six Sigma e de processos de gestão de pessoas e estará capacitado para coordenar pessoas e projetos de aperfeiçoamento de processos dentro de um negócio.

O que é Black Belt

Uma mentoria Black Belt Six Sigma tem a função de gerenciar ao nível macro organizacional, ou seja, integrando todas as áreas da empresa para conduzir novos processos. Ou seja, a gestão de um negócio estará baseada em dados estatísticos com a prática de qualidade para criar uma cultura de melhoria contínua.

Banner de divulgação do curso Black Belt

Como surgiu o Black Belt?

A capacitação em Black Belt surgiu na Motorola, nos anos 1980, quando a empresa resolveu investir no Projeto Six Sigma. Os profissionais que receberam este tipo de conhecimento foram treinados para a análise de processos dentro da empresa e para conduzir equipes focadas na melhoria dos resultados, principalmente na redução de custos em grandes indústrias e multinacionais.

Qual a importância do Black Belt?

Fazer uma capacitação Black Belt é fundamental para adquirir uma postura focada em análise de dados e solução de problemas. Assim, sempre que houver uma falha no processo, você conseguirá ir atrás da causa e da solução na raiz do problema.

E isso garantirá um alto Retorno sobre Investimento (ROI) para a empresa. Ou seja, os seus conhecimentos e capacidades trarão mais lucro para o negócio, o que faz com que você tenha um papel fundamental na estrutura organizacional.

Portanto, a formação Black Belt pode ser o que você precisa para direcionar a sua carreira e ter um crescimento significativo nela. Afinal, essa capacitação é capaz de te tornar um profissional distinto, com habilidades muito valiosas.

Quais as habilidades que o Black Belt desenvolve?

Para você entender como a formação Black Belt pode te diferenciar no mercado de trabalho, veja quais as características e habilidades que você irá desenvolver:

  • Visão analítica dos processos;
  • capacidade de liderar e treinar uma equipe;
  • identificação de falhas nos processos;
  • desdobramento de projetos macro;
  • capacitação em Design for Six Sigma (DFSS);
  • capacitação na metodologia DMAIC;
  • liderança de equipes;
  • implementação de soluções para melhoria contínua.

Quais são as habilidades de um Black Belt?

O que faz um profissional Black Belt?

A principal função de um profissional com a certificação Black Belt é liderar os projetos de melhoria contínua que serão implementados na empresa. Com sua visão global e domínio técnico e prático das ferramentas Lean Six Sigma necessárias, a empresa melhora dois pontos importantes.

Primeiramente, a redução de custos, que costuma ser um problema para a maioria das organizações. Além disso, ele contribui para otimizar processos, o que torna tudo mais ágil e eficiente. Vale destacar que esses projetos não são simplesmente alterações estruturais ou operacionais, eles envolvem melhorias de grande impacto que transformam a gestão da qualidade e a gestão da produtividade da empresa.

E um Black Belt faz tudo isso sozinho? Claro que não! É importante considerar que ele também treina profissionais e equipes para alinhá-las com os propósitos e expectativas da organização. As empresas que possuem profissionais Black Belt provavelmente também têm membros certificados nos níveis Green Belts e Yellow Belts.

Essa formação desenvolve muitas habilidades fundamentais e abre as portas do mercado de trabalho, não é mesmo? Se você ficou interessado em ser um profissional com esta certificação, continue a leitura do post para saber o que é preciso para se tornar um profissional Black Belt.

Banner de divulgação do curso Black Belt

Como conquistar a certificação Black Belt

Está empolgado para se capacitar e aprender tudo sobre a mentoria Black Belt Six Sigma? Então saiba que para chegar neste nível de capacitação, primeiro, você precisará de uma base de conhecimentos. Por isso, o treinamento na metodologia Lean Seis Sigma segue uma sequência, onde cada nível — também chamado de ‘belt’ — fornece novas informações para o nível seguinte. Veja:

  1. Certificação White Belt Six Sigma: você irá começar a compreender, por exemplo, o que é e como a metodologia pode influenciar nos resultados dentro de uma organização.
  2. Certificação Yellow Belt: ensina todas as ferramentas necessárias para que você participe e controle projetos de melhoria em uma empresa.
  3. Certificação Green Belt: o treinamento é voltado para atuação no desenvolvimento estratégico de um negócio. Neste nível o profissional irá desenvolver habilidades como análise dos dados disponíveis, visão sistêmica de todos os processos, liderança, trabalho em equipe e aceleração de resultados.

Após concluir estes cursos e conquistar cada certificação, você estará apto para começar a certificação Black Belt Six Sigma, o nível mais completo e avançado da metodologia. Existem duas formas de conquistar esse título: comprovando seus conhecimentos através de um teste de proficiência ou desenvolvendo habilidades sistêmicas de melhoria contínua através dos treinamentos Lean Six Sigma.

Como conquistar a certificação Black Belt?

1. Teste de proficiência Black Belt

Sem participar de treinamentos ou cursos Black Belt, alguns profissionais se sentem preparados para comprovar seus conhecimentos através de um teste. Isso é recomendado somente para profissionais que já lideram projetos de grande porte na prática há alguns anos e que assumem a responsabilidade de estarem aptos o suficiente para receberem esse título.

Assim como em qualquer outro teste de proficiência, existe um custo para a sua realização. Caso o profissional não atinja a nota mínima estipulada como critério de aprovação, é necessário que o profissional custeie um novo teste ou escolha um treinamento Black Belt para receber a certificação escolhida.

2. Treinamento Black Belt

O que diferencia uma capacitação em Black Belt das demais é que o profissional aprende em níveis e tem que comprovar, de forma prática, seus resultados. O curso envolve 4 etapas:

  1. Treinamento teórico: garante embasamento lógico sobre o Six Sigma, com ferramentas e exemplos de cases de empresas que utilizam o método;
  2. Aplicação prática dos princípios Seis Sigma aprendidos: complementa os conceitos da parte teórica;
  3. Desenvolvimento de um projeto-piloto: deve ser elaborado pela instituição para aplicação da metodologia aprendida;
  4. Avaliação do projeto: caso o profissional seja aprovado, recebe a certificação em Lean Seis Sigma.

A maioria dos profissionais entende o valor das certificações Lean Six Sigma, porém, muitos demoram a começar pela dificuldade de encaixar o treinamento com o horário de trabalho. Mas saiba que existem diversos programas de treinamento com certificação 100% online, onde o aluno pode estudar por uma plataforma com horários flexíveis e conquistar a sua certificação.

ASQ Six Sigma Black Belt e CSSC Black Belt: o que é?

Para ser um profissional Black Belt ou comprovar o seu conhecimento é necessário uma certificação. Essa certificação pode ser credenciada pela American Society For Quality (Sociedade Americana de Qualidade), daí o nome ASQ Six Sigma Black Belt, ou Council for Six Sigma Certification, o CSSC Black Belt. Ambas as instituições certificadoras são reconhecidas e validadas internacionalmente pela indústria Lean Six Sigma.

Portanto, não há diferenças expressivas no escopo delas, uma vez que garantem que o profissional esteja apto para desenhar estratégias de melhoria contínua dentro dos processos de uma empresa.

O curso de Black Belt Lean Six Sigma da Frons é acreditado internacionalmente pela Council For Six Sigma Certification e tem validade internacional. Isso significa que estudar conosco, te permite atuar como Black Belt em qualquer empresa do Brasil ou do mundo. Talvez você não saiba, mas existem muitas vagas de trabalho que exigem o conhecimento de Black Belt fora do Brasil, permitido que você tenha a experiência de trabalhar no exterior e ganhar em dólar ou euro, por exemplo.

Qual é o salário de Black Belt e quais vagas ele pode ocupar?

Segundo o Glassdoor, a média salarial de um Black Belt no Brasil é de 13.559 reais por mês. Um bom salário, não é mesmo? Eles podem variar de acordo com a vaga, área de atuação e empresa. Veja algumas funções que um profissional com esta certificação pode ocupar:

  • Consultor Sênior;
  • Gerente de Processos e Melhoria Contínua;
  • Gerente de Produção;
  • Gerente Sênior de Operações Financeiras;
  • Especialista de Planejamento Estratégico;

Esperamos que este post tenha solucionado suas dúvidas em relação a certificação Black Belt! Continue acompanhando o blog da Frons para mais dicas de como se manter atualizado e veja também mossa formação Black Belt Six Sigma!

Banner de divulgação do curso Black Belt
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.