8 principais ferramentas do Lean Six Sigma e como aplicá-las

Entenda o que está por trás da metodologia Lean Six Sigma. Descubra quais são as ferramentas básicas para que um projeto de melhoria contínua seja aplicado e desenvolvido com sucesso dentro de uma organização.

Lean Six Sigma é o sistema usado por empresas em todo o mundo para melhorar e otimizar processos. Para isso, entretanto, é importante entender quais são e como implantar as ferramentas de Lean Six Sigma.

Para colocá-la em prática, entretanto, você vai precisar da ajuda de algumas ferramentas do Lean Six Sigma.

O que é o Lean Six Sigma?

O Lean Six Sigma é uma metodologia que corresponde a união do Lean Manufacturing com o Six Sigma e se tornou o modelo de melhoria contínua de processos mais eficiente do mercado.

O Lean Manufacturing foca em evitar os 8 desperdícios mais comuns nos processos de produção. Já o Six Sigma, é voltado para otimização de processos para que eles não fiquem defasados.

Dessa forma, o Lean Six Sigma foi criado para atender as demandas comuns do mercado de produtos e serviços como:

  • eliminar o desperdício;
  • reduzir etapas e processos desnecessários;
  • reduzir a variação dos processos do negócio.

Para conseguir alcançar resultados consistentes com o Lean Six Sigma, as empresas investem no treinamento dos funcionários para que todos entendam os princípios, ferramentas e saibam aplicá-los. Com isso, o foco em melhoria contínua se torna um valor da cultura organizacional e não apenas mais um trabalho a cumprir.

Leia também >>> Curso de Lean Six Sigma EAD: como aprender online?

Entretanto, como aplicar esse método e alcançar as vantagens da sua implementação? A seguir, apresentamos as principais ferramentas do Lean Six Sigma para uso na sua empresa.

Quais as ferramentas do Lean Six Sigma?

Existem várias ferramentas de Lean Six Sigma que podem ser implementadas para facilitar a coleta, organização e processamento dos dados e nas análises do negócio. Conheça quais você pode utilizar na sua empresa:

1. Os 5 porquês

O 5 porquês (em inglês 5 whys)  é uma ferramenta de Lean Six Sigma usada para determinar a causa raiz dos problemas dentro de sua empresa. Ela também pode ser usada como parte da análise feita na metodologia DMAIC.

Os 5 porquês funcionam da seguinte forma:

  1. Anote o problema que você está tendo, para que todos em sua equipe possam se concentrar especificamente nele;
  2. Pergunte por que o problema ocorreu;
  3. Se sua primeira resposta não é a causa raiz do problema, pergunte por que novamente;
  4. Repita este passo pelo menos 5 vezes para encontrar a verdadeira causa raiz do problema;
  5. Você pode perguntar por que mais de 5 vezes, mas parece que depois que 5 porquês são perguntados, você terá clareza sobre a causa do seu problema.
Ferramentas do lean six sigma

2. Diagrama de Pareto

O diagrama de Pareto permite que as equipes Lean Six Sigma identifiquem os maiores problemas enfrentados por cada processo. Na verdade, ele auxilia as equipes a descobrirem 20% das fontes que causam 80% dos problemas em seus processos.

Na imagem abaixo, o eixo ‘y’ representa a frequência de defeitos, enquanto o eixo ‘x’ representa os grupos de variáveis.

Ferramentas do lean six sigma

Fonte: Blog Gestão de Segurança Privada.

Leia mais em: Como fazer um gráfico de Pareto e analisar dados facilmente.

3. FMEA

Dentro do Lean Six Sigma, o uso do FMEA tem o objetivo de melhorar a qualidade dos processos da empresa, detectando e corrigindo problemas antes que eles ocorram. Mas como?

Por meio da identificação e eliminação de pontos fracos dos processos logo nos estágios iniciais de sua implementação.

Os diferentes tipos de FMEA são usados para revisar processos e identificar:

  • modos de falha;
  • suas causas;
  • seus efeitos.

Para compreender melhor suas etapas e conceito, indicamos que você assista ao vídeo abaixo:

5. Kaizen

Kaizen é outra ferramenta de Lean Six Sigma que garante que os desperdícios sejam gradualmente reduzidos por meio da aplicação de melhorias, utilizando estratégias ligadas ao ciclo PDCA:

  • Plan (Planejar);
  • Do (Executar);
  • Check (Controlar);
  • Act (Agir).

Também separamos um vídeo explicativo sobre o conceito e aplicação dessa importante ferramenta do Lean Six Sigma.

6. Sistema 5S

O sistema 5S é um método para organizar o ambiente de trabalho, o que elimina o desperdício produzido por más condições de trabalho e ferramentas em más condições. Os 5 S são:

  • Seiri (Utilização);
  • Seiton (Organização);
  • Seiso (Limpeza);
  • Seiketsu (Saúde ou Higiene);
  • Shitsuke (Disciplina).

Agora que você já sabe o que é, para aprender a implementar esta ferramenta de Lean Six Sigma, leia também o artigo: Como implantar 5s em 5 passos: mais eficiência em processos.

Ferramentas do lean six sigma

Fonte: AVN Consulting.

7. Análise de regressão

Você poderia usar essa ferramenta de Lean Six Sigma para definir a relação matemática entre uma variável de saída (y) e qualquer número de variáveis ​​de entrada (x1, x2, etc.).

O gráfico dessas entradas e saídas ajuda a visualizar padrões ou desvios dos padrões desejados em seu fluxo de trabalho. A partir desses resultados, melhorias podem ser traçadas e processos otimizados.

8. Poka-yoke

Poka-yoke significa prova de erros. É um processo pelo qual os funcionários trabalham para identificar e eliminar as causas de erros humanos em todos os processos de fabricação e produção.

Por exemplo, por meio da ferramenta de poka-yoke, os colaboradores podem identificar a necessidade de adicionar um freio de segurança a um equipamento móvel para evitar acidentes.

Como você deve implementar o Lean Six Sigma?

Se o Lean Six Sigma parece adequado para a sua organização, sugerimos que você conheça mais sobre as ferramentas para saber mais sobre a metodologia e como você pode ser treinado e certificado para usá-la.

É importante que você saiba que a metodologia também pode ser aplicada no setor de serviços. Para saber mais, indicamos o artigo: 4 etapas do Lean Seis Sigma para serviços e seus benefícios.

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito: entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.

Disponibilizamos conteúdos diariamente em nossas redes sociais, canal do Youtube e, até mesmo, em nossa comunidade do Telegram. Junte-se a nós e evolua um pouquinho a cada dia!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 35.000 alunos na comunidade online. Com mais de 25 mil certificados emitidos, é CEO da CAE Treinamentos, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.

Escreva um Comentário