8 principais ferramentas do Lean Six Sigma e como aplicá-las

Lean Six Sigma é o sistema usado por empresas em todo o mundo para melhorar e otimizar processos. Para isso, entretanto, é importante entender quais são e como implantar as ferramentas do Lean Six Sigma.

Para colocá-la em prática, entretanto, você vai precisar da ajuda de algumas ferramentas do Lean Six Sigma.

O que é o Lean Six Sigma?

A metodologia corresponde a união do Lean Manufacturing com o Six Sigma e se tornou o modelo de melhoria contínua de processos mais eficiente do mercado.

O Lean Six Sigma é um sistema criado para atender a demandas comuns do mercado de produtos e serviços:

  • eliminar o desperdício;
  • reduzir etapas e processos desnecessários
  • reduzir a variação dos processos do negócio.

Entretanto, como aplicar esse método e alcançar as vantagens da sua implementação?

A seguir, apresentamos as principais ferramentas do Lean Six Sigma para uso na sua empresa.

Ferramentas do Lean Six Sigma

1. Os 5 porquês

O 5 porquês (em inglês 5 whys)  é uma ferramenta de Lean Six Sigma usada para determinar a causa raiz dos problemas dentro de sua empresa.

Ele também pode ser usado como parte da análise feita na metodologia DMAIC.

Os 5 porquês funcionam assim:

  1. Anote o problema que você está tendo, para que todos em sua equipe possam se concentrar especificamente nele;
  2. Pergunte por que o problema ocorreu;
  3. Se sua primeira resposta não é a causa raiz do problema, pergunte por que novamente;
  4. Repita este passo pelo menos 5 vezes para encontrar a verdadeira causa raiz do problema;
  5. Você pode perguntar por que mais de 5 vezes, mas parece que depois de 5 porquês são perguntados, você terá clareza sobre a causa do seu problema.

Ferramentas do lean six sigma

 

2. Diagrama de Pareto

O gráfico de Pareto permite que as equipes Lean Seis Sigma identifiquem os maiores problemas enfrentados por cada processo. Na verdade ele auxilia as equipes a descobrirem 20% das fontes que causam 80% dos problemas em seus processos.

O eixo y representa a frequência de defeitos, enquanto o eixo x representa os grupos de variáveis.

Leia mais em: Como fazer um gráfico de Pareto e analisar dados facilmente

Ferramentas do lean six sigma

Fonte: Blog Gestão de Segurança Privada

3. FMEA

Dentro do Lean Six Sigma o uso do FMEA tem o objetivo de melhorar a qualidade dos processos da empresa, detectando e corrigindo problemas antes que eles ocorram. Como?

Por meio da identificação e eliminação de pontos fracos dos processos logo nos estágios iniciais de sua implementação.

Os diferentes tipos de FMEA são usados para revisar processos e identificar:

  • modos de falha;
  • suas causas;
  • seus efeitos.

Para compreender melhor suas etapas e conceito, indicamos o vídeo a seguir:


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

4. Mapeamento do Fluxo de Valor

Essa ferramenta do Lean Six Sigma visa identificar e eliminar as atividades sem valor agregado para clientes. Isso ajuda a empresa a reduzir o tempo entre as etapas do processos, que se tornam mais eficientes.

5. Kaizen

Kaizen é uma ferramenta que garante que desperdícios serão gradualmente reduzidos através da aplicação de melhorias por meio de estratégias ligadas ao ciclo PDCA:

  • Plan (Planejar);
  • Do (Executar);
  • Check (Controlar);
  • Act (Agir).

Também separamos um vídeo explicativo sobre o conceito e aplicação dessa importante ferramenta do Lean Six Sigma.

6. Sistema 5S

O sistema 5S é um método para organizar o ambiente de trabalho, o que elimina o desperdício produzido por más condições de trabalho e ferramentas em más condições.

Os 5 S são:

  • Seiri (Utilização)
  • Seiton (Organização)
  • Seiso (Limpeza)
  • Seiketsu (Saúde ou Higiene)
  • Shitsuke (Disciplina)

Agora que você já sabe o que é, para aprender a implementar esta ferramenta do Lean Six Sigma acesse o artigo; “Como implantar 5s em 5 passos: mais eficiência em processos”.

Ferramentas do lean six sigma

Fonte: AVN Consulting

7. Análise de regressão

Você poderia usar essa ferramenta do Lean Six Sigma para definir a relação matemática entre uma variável de saída (y) e qualquer número de variáveis ​​de entrada (x1, x2, etc.).

O gráfico dessas entradas e saídas ajuda a visualizar padrões ou desvios dos padrões desejados em seu fluxo de trabalho. A partir desses resultados, melhorias podem ser traçadas e processos otimizados.

8. Poka-yoke

Poka-yoke significa prova de erros. É um processo pelo qual os funcionários trabalham para identificar e eliminar as causas de erros humanos em todos os processos de fabricação e produção.

Por exemplo, por meio da ferramenta de poka-yoke os colaboradores podem identificar a necessidade de adicionar um freio de segurança a um equipamento móvel para evitar acidentes.

Como você deve implementar o Lean Six Sigma?

Se o Lean Seis Sigma parece adequado para a sua organização, sugerimos que você verifique esses recursos para saber mais sobre a metodologia e como você pode ser treinado e certificado para usá-la.

É importante que você saiba que a metodologia também pode ser aplicada no setor de serviços. Para saber mais, indicamos o artigo; “4 etapas do Lean Seis Sigma para serviços e seus benefícios”.

Gostou dos benefícios que as  ferramentas do Lean Six Sigma podem trazer ao seu negócio? Para aplicá-las é indicado que você realize um treinamento específico e profissional.

A CAE Treinamentos oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado, incluindo aulas gratuitas.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

Escreva um Comentário