Green Belt ou Black Belt? Ambos são níveis de certificação dentro da metodologia Six Sigma. Um método baseado em dados, que fornece ferramentas e técnicas comprovadas para ajudar as empresas a simplificar as operações e fornecer aos clientes produtos e serviços de maior qualidade.

O foco principal do Seis Sigma é eliminar defeitos e desperdícios dos processos que ocorrem dentro de uma empresa. É claro que o modelo precisa da participação humana para ser implementado. Por meio de treinamento  um profissional pode se certificar em um, ou mais, níveis de “belt”.

Esses níveis de “belt” correspondem aos níveis de certificação dentro do Seis Sigma, são eles:

Cada um oferece conhecimento e perícia cada vez maiores em técnicas e estratégias Seis Sigma.

Certificações Seis Sigma

Se você está iniciando agora sua jornada pela metodologia Six Sigma, sugerimos que acesse o artigo; “Como funciona o Seis Sigma: aprenda e alavanque sua carreira”. Com ele você vai compreender mais profundamente os objetivos da metodologia e como ela pode ser aplicada para a melhoria contínua dos processos do seu negócio.

Mas vamos continuar a falar de Green Belt ou Black Belt!

Green Belt ou Black Belt são dois dos níveis mais importantes de profissionais que atuam com a metodologia. Embora existam diferenças entre os dois, geralmente trabalham em conjunto.

Se uma das suas maiores dificuldades é entender qual o treinamento ideal a ser realizado em Lean Seis Sigma, conheça as diferenças e descubra se seu Belt ideal é o Green ou o Black no nosso vídeo abaixo.

Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

 

O que um Green Belt faz?

O profissional certificado Green Belt tem um conhecimento profundo sobre as ferramentas e técnicas envolvidas na implementação do Seis Sigma. Isso inclui o DMAIC que é usado ao otimizar uma operação existente para reduzir defeitos ou variações.

Ciclo DMAIC

Dentro de um projeto, os Green Belts lideram os esforços de coleta e análise de dados dos processos que estão sendo executados.

Um profissional Yellow Belt pode ajudar no trabalho relacionado a dados, sempre sob a supervisão do Green Belt.

Green Belts geralmente funcionam em um projeto Seis Sigma em tempo parcial e normalmente trabalham de perto sob a supervisão de um Black Belt.

Responsabilidades do Green Belt

Seis Sigma Green Belts estão envolvidos na análise e resolução de problemas de qualidade.

Eles podem participar de projetos de melhoria de qualidade e devem possuir um conhecimento comprovado dos processos e ferramentas Six Sigma e ter a capacidade de liderar equipes e projetos Green Belt.

Eles trabalham sob a supervisão direta de um Seis Sigma Black Belt e  podem ajudar na coleta e análise de dados para projetos Black Belt.

Requisitos

Os requisitos de certificação do Six Sigma Green Belt variam de organização certificadora para organização. Em geral há a exigência do profissional ter pelo menos três anos de experiência relacionada a pelo menos uma das áreas do Six Sigma.

O profissional deve se matricular em um curso de especialização Green Belt, que oferece certificação reconhecida.

Conheça a certificação online Green Belt, super reconhecida da Cae Treinamentos e tenha acesso ao certificado, à apostila exclusiva, suporte de consultores, avaliações e exercícios, planilhas para download e mais.

Continuando nossa análise de Green Belt ou Black Belt, seguimos para conhecer mais sobre as atribuições e requisitos para ser um Black Belt.

Responsabilidades do Black Belt

Green Belt ou Black Belt?

Muitos profissionais têm dúvidas sobre em qual certificação investir: Green Belt ou Black Belt.

Green ou Black Belts desempenham papéis importantes dentro de uma organização e em uma equipe de projeto. Embora haja diferenças entre os dois, ambos têm funções críticas para garantir o sucesso de um projeto.

Ganhar uma certificação Green Belt ou Black Belt valida seu compromisso com a qualidade e pode ajudar a:

  • aumentar seu salário;
  • ampliar o potencial da sua carreira;
  • garantir mais negócios no local de trabalho.

Um Green Belt possui uma compreensão completa das etapas do DMAIC, com o objetivo de analisar e resolver problemas de qualidade nos processos.

De maneira resumida, um profissional com certificação Six Sigma Black Belt possui características técnicas de um líder, além de dominar um conhecimento teórico e prático bastante profundo dentro da metodologia Seis Sigma. Dentro de uma empresa esse profissional deve:

  • desenvolver liderança;
  • entender a dinâmica do local de trabalho;
  • alocar funções e responsabilidades dos membros da equipe.

Para que você possa ter uma maior compreensão entre Green Belt ou Black Belt, a seguir apresentamos mais detalhadamente cada um.

O que um Black Belt faz?

Os Black Belts possuem todo o conhecimento dos Green Belts. Além disso, os Black Belts são especialistas na indicação de como e quando aplicar o Seis Sigma para melhorar um processo. Em seu treinamento também há um módulo de liderança bastante significativo.

São os Black Belts que guiam uma equipe afim de manter o foco no resultado final.

Os Black Belts informam sobre os resultados de um projeto de melhoria de processos e orientam outros gerentes em metodologias Six Sigma.

curso online black belt em lean six sigma

Responsabilidades do Black Belt

Seis Sigma Black Belts são treinados para se tornarem líderes de mudança dentro de uma empresa.

Eles são responsáveis ​​por atribuir papéis e responsabilidades aos membros da equipe e dirigem e supervisionam as atividades dos Green Belts.

Os Black Belts são responsáveis ​​por comunicar e implementar mudanças dentro da organização, que são projetadas para:

  • eliminar desvios dos padrões de qualidade;
  • melhorar a qualidade;
  • ampliar a lucratividade geral.

Requisitos de Black Belt

Um candidato não precisa possuir a certificação Six Sigma Green Belt para obter a certificação Six Sigma Black Belt.

A American Society for Quality exige que os candidatos ao Black Belt tenham pelo menos três anos de experiência relevante em pelo menos uma das áreas Seis Sigma e tenham completado um projeto Six Sigma Black Belt usando ferramentas apropriadas dentro dos parâmetros Seis Sigma.

Os candidatos ao Black Belt devem demonstrar uma compreensão de:

  • filosofias;
  • princípios;
  • sistemas;
  • ferramentas relacionados do Seis Sigma.

Você também pode se certificar como Black Belt com a Frons. O objetivo do treinamento Lean Seis Sigma Black Belt é aplicar em nível tático todo o conteúdo recomendado pela American Society of Quality e alinhado com os conceitos internacionais.

Com a certificação Black Belt da Frons você faz sua preparação online e tem acesso à:

  • Roadmap para seu Projeto;
  • Apostila Exclusiva Black Belt;
  • +120 aulas exclusivas;
  • Suporte de consultores;
  • Certificado Reconhecido e mais.

Green Belt ou Black Belt, ou mesmo White ou Yellow Belt, um profissional de Seis Sigma é capaz de diferenciar seu papel, bem como a experiência na equipe. Colocar em prática, qualquer um dos “belts” traz benefícios a curto e longo prazo para a organização e para sua carreira.

Como indicamos acima, a Frons oferece certificações reconhecidas em Green ou Black Belt, e também em White e Yellow Belt, todos em uma plataforma de educação a distância completa.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Conheça nosso programa completo de Lean Seis Sigma
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.