Lean Seis Sigma pode fazer a diferença para um empreendedor, com a metodologia é possível solucionar problemas e otimizar empresas

A princípio esse nome de língua estrangeira pode parecer um pouco confuso, mas afinal, do que se trata Lean Seis Sigma?

O nome diz respeito a uma estratégia gerencial que utiliza uma metodologia para buscar melhores resultados. Através do método é possível:

  • gerar mais lucro;
  • aperfeiçoar processos;
  • cortar desperdícios;
  • otimizar empresas e negócios;
  • aumentar a satisfação dos clientes;
  • melhorar a rapidez de atendimento.

Para compreender melhor a formação desse conceito é necessário que saibamos que Lean Seis Sigma é resultado de uma fusão entre dois nomes.

Lean é como uma “cultura” empresarial, que foi desenvolvida dentro de empresas japonesas.

Enquanto Six Sigma é uma metodologia sistemática desenvolvida por norte-americanos, que utiliza a coleta de dados e a interpretação desses para otimizar processos.

Quer entender melhor como coletar os dados que você precisa confiavelmente? Dá uma olhada no que o nosso especialista Master Black Belt Carlos Sander traz sobre o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=O0rrW7dg8es&feature=youtu.be

Esses dois conceitos não são contraditórios, mas sim, complementares. Dessa forma integram e criam uma nova visão gerando ações que podem fazer a diferença na otimização de empresas e negócios.

As características do Seis Sigma

A metodologia norte-americana teve seu início na Motorola. O gerente da empresa, em 1979, percebeu que estava com problemas, pois muito de seus produtos estavam sendo fabricados com defeitos. Além disso, a concorrência estava oferecendo produtos mais baratos e de melhor qualidade.

Logo, a empresa requisitou estudos para reduzir os defeitos de fabricação, diminuir a variabilidade e cortar gastos. Posteriormente, com o aperfeiçoamento dessas pesquisas nasceu o Seis Sigma e a qualidade da Motorola melhorou 100 vezes mais, por consequência. 

A Seis Sigma é capaz de resolver problemas com causas desconhecidas, como no caso da Motorola. Através de um processo sistêmico que tem o cliente como foco, pois o mais importante para uma empresa é que os clientes estejam satisfeitos.

Uma das grandes vantagens da metodologia é a sua versatilidade, pois pode ser utilizada desde as mais variadas empresas até em hospitais como o Albert Einstein, aqui no Brasil.

Além disso, o método é flexível, porque não são somente grandes empresas como a Motorola que conseguem aplicar a metodologia. Exatamente por ela ter capacidade de melhorar projetos utilizando pouco investimento e curto prazo (normalmente de quatro a seis meses).

Dessa forma, negócios menores também podem se aproveitar dos conhecimentos da metodologia. A Seis Sigma atende ao interesse desde grandes à pequenos empreendedores.

As etapas da metodologia Seis Sigma

A Seis Sigma é baseada em uma sequência de passos pré-estabelecidos, correspondentes à sigla DMAIC:

1) Definir

Estuda-se quais são os problemas da empresa, baseando-se na opinião e demanda dos consumidores.

2) Medir

Fase na qual se coleta dados que são ajustados e mapeados, com objetivo de procurar e saber mais sobre a principal causa dos problemas apresentados.

3) Análise

Serão estudados os dados já coletados e são pensadas formas de solucionar os problemas. É nesta etapa em que são tomadas as decisões para haver melhorias dentro da empresa.

4) Melhore

A palavra inglesa “Improve” pode ser traduzida como “melhorar”. Nessa fase é elaborado um projeto para mudar os problemas analisados.

Assim, pode-se começar a evoluir as condições empresariais da corporação. Todo o planejamento é baseado na análise dos dados.

5) Controle

É realizado um monitoramento dos dados para diminuir a variabilidade da produção e garantir uma melhoria contínua. Assim, é possível verificar e controlar a performance do projeto realizado.

A metodologia lida com aperfeiçoamento e busca resultados ideais. É traçado uma linha média que indica a produção ideal. Com isso, é possível acompanhar a variação dos resultados que não estão alcançando o padrão desejado.

A Seis Sigma trabalha visando reduzir a variabilidade em 99,9996%, fazendo com que o seu negócio atinja um potencial máximo de melhoria e evolução.

Além disso, ser um profissional com conhecimentos e treinado na metodologia Seis Sigma é ter um diferencial. Saiba mais sobre esse treinamento e como alavancar sua carreira. 

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O que é Lean?

Lean é uma filosofia de gestão que aliado à outras ações permitiu a evolução da empresa japonesa Toyota. Essas ações permitiram a construção de um conhecimento baseado em características próprias.

Os métodos de produção foram idealizados pelo executivo da Toyota, Taiichi Ohno. Ele se comprometeu com a difícil tarefa de reconstruir a empresa que estava abalada com o período pós segunda guerra.

Nos anos 80 o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), aglutinou algumas dessas características e as batizou de Lean Manufacturing, que pode ser traduzido para “produção enxuta”. O objetivo mais marcante da filosofia é eliminar todo tipo de desperdício.

Os 8 desperdícios do Lean Manufacturing

Para o Lean Manufacturing, os desperdícios podem ser categorizados em sete etapas, essas fizeram parte do Sistema Toyota de Produção (STP). Posteriormente, com a evolução do conceito, foi acrescentado mais um ítem para a lista.

Eles envolvem características de produção como:

1) Defeitos

Os defeitos podem gerar retrabalhos, que consomem tempo e energia desnecessária. Podem ainda gerar o descarte do produto, gerando custos adicionais.

2) Processamento excessivo

Isso ocorre quando o processamento é mal planejado. O que pode acarretar um trabalho desnecessário.

Pode-se também acabar adicionando mais componentes do que o ideal em um produto, assim como ter mais etapas na realização de um produto ou na prestação de um serviço.

3) Transporte desnecessário

O transporte excessivo pode causar danos nos produtos, além de demandar maior uso e aquisição de transportes, o que gera mais custos.

4) Superprodução

Ocorre quando se fabrica um produto antes dele ser demandado por um cliente ou antes de que ele seja necessário dentro da empresa.

Deve-se ir contra a lógica de produzir o tanto quanto possível dentro do tempo ocioso de um trabalhador.

5) Movimento

Esse desperdício é relacionado a qualquer movimento desnecessário entre pessoas, equipamentos ou máquinas.

A prioridade ao diminuir a movimentação entre pessoas está relacionada à saúde e segurança das mesmas. Da mesma forma, a empresa ganha em rapidez e mobilidade.

6) Estoque

A criação de um estoque pode gerar alguns problemas, como aumentar o lead time no processo de produção, ou seja, gerar estoques entre processos. Isso resulta em uma maior demora na entrega do produto final.

O estoque também demanda dinheiro para armazená-lo, o que seria uma alocação ineficiente do uso do capital. Além disso, encobre possíveis defeitos nos produtos que só serão descobertos posteriormente.

7) Espera

O tempo de espera é um dos fatores que mais irrita os clientes e consumidores. Esse desperdício também é relacionado às possíveis esperas dentro de uma empresa, como esperar um equipamento.

8) Habilidades

Mesmo não sendo originário do Sistema Toyota, muitas empresas já estão reconhecendo a importância deste item: o desperdício de potencial humano. Quando não se valoriza e utiliza talentos, habilidades e conhecimento de determinados funcionários.

Venha conhecer no vídeo abaixo quais disperdícios também devem ser evitados.
https://www.youtube.com/watch?v=w2MRiXjWgm4&feature=youtu.be

Quer saber ainda mais sobre os desperdícios do Lean Manufacturing?

Quais os princípios do Lean Manufacturing

Para a filosofia, o valor deve ser definido através da ótica do cliente. Posteriormente a essa definição, serão alinhados os valores e determinado a melhor sequência de atividades para a empresa.

O Lean Manufacturing possui algumas características que são suas principais, entre as quais a mais marcante da filosofia é a minimização do desperdício. Para o Lean deve-se cortar todo e qualquer desperdício.

É necessário eliminar todas as atividades que não tem valor agregado, visando a otimização de recursos como capital, espaço e pessoas.

No Lean é prezado a qualidade total imediata. Ou seja, deve-se ir em busca da perfeição. Para isso é necessário perceber quais são os problemas e solucioná-los em sua origem.

Há uma cultura de melhoria contínua, na qual determina-se que a redução de custos, a melhoria da qualidade, o aumento da produtividade devem se manter em fluxo constante. Para atingir resultados próximos à perfeição é necessário estar sempre atento.

O cliente como foco e a flexibilidade no Lean Manufacturing

Outra característica da filosofia são os processos “pull” ou processos “puxado”, em português. Isso significa que a produção é feita por demanda do cliente, sem armazenar grandes quantidades de estoque ou excessos de produção.

Logo, o cliente é a peça chave para determinar a quantidade de produção da empresa, porque é ele quem consome, ou seja, retira os produtos, que serão repostos.

Além disso, o Lean possui flexibilidade, é capaz de produzir de maneira rápida uma grande variedade de produtos.

Em resumo, Lean é uma cultura implementada nas empresas. Tem como base a obtenção de materiais corretos, guardados nos locais corretos e na quantidade certa.

Toda e qualquer variabilidade de desperdício deve ser cortada. Os processos devem ser abertos e flexíveis à mudança, porque estão em fluxo contínuo de modo que necessitam do olhar atento do gestor.

O treinamento em Lean Manufacturing pode ajudar a desenvolver a percepção dos gestores, essa característica é fundamental para o sucesso de uma empresa.

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Lean Seis Sigma: junção da metodologia à filosofia

Dessa forma, como visto anteriormente a palavra Lean Seis Sigma é uma junção de dois conceitos.

Esses conceitos possuem suas características próprias e são complementares. Gerando resultados que realmente mudam:

  • o ambiente de empresa para melhor;
  • solucionam problemas já existentes;
  • aumentam a lucratibilidade;
  • evoluem projetos;
  • otimizam processos;
  • aumentam a satisfação dos clientes, já que eles são o foco principal de todo negócio de sucesso.

O Seis Sigma é uma metodologia sistemática que é utilizada para medir e para gerar dados. Essas medições são utilizadas para definir planos de melhoria e colocá-los em prática.

Mas não somente é capaz de implementar mudanças, o método também permite controlar os resultados gerados, sendo fundamental para uma boa gestão empresarial.

Unindo-se ao Lean Manufacturing obtém-se uma empresa enxuta, que não gera desperdícios.

Além de se preocupar altamente com a qualidade e estar sempre em fluxo contínuo buscando melhorias. O resultado da junção é um processo eficiente e com menos variabilidade.

O Lean Seis Sigma costuma ser implementado em empresas por um time de profissionais treinados. Esse treinamento se divide em uma hierarquia de qualificações e funções.

O White Belt é o primeiro passo para conseguir participar desses projetos. Posteriormente vem o treinamento Yellow Belt, Green Belt e Black Belt, sendo o último que possui o treinamento mais avançado.

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Crédito de imagem de capa: Rawpixel

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.