Master Black Belt e Black Belt: saiba as diferenças de cada certificação

Antes de entender o papel do profissional Master Black Belt, é importante compreender a estrutura hierárquica do programa Lean Six Sigma. Esta metodologia tem por objetivo reduzir as variabilidades, conferir melhorias e otimizar os processos de uma organização. Dessa forma, desperdícios são eliminados e processos desnecessários são reduzidos.

A estrutura hierárquica dessa metodologia tem como base os profissionais de diferentes níveis e certificações.

Em ordem progressiva, estão as certificações White Belts, Yellow Belts, Green Belts, Black Belts e Master Black Belts.

Os integrantes dos níveis White Belts e Yellow Belts compõem a categoria operacional da empresa. Esses membros passaram por um treinamento básico sobre as ferramentas e processos utilizados. 

A formação White Belt é a porta de entrada para a metodologia Six sigma. O segundo nível, Yellow Belt, começa a ter contato com a metodologia DMAIC e aprofunda os seus conhecimentos.

+Leia também: O que é DMAIC? Entenda tudo sobre a metodologia e a diferença do PDCA

Os Green Belts, geralmente gestores ou administradores, detém um conhecimento mais aprofundado e maior domínio sobre a metodologia e suas ferramentas. São capazes de executar determinados projetos de melhoria contínua. 

Os Black Belts se encontram em um estágio avançado de conhecimento da metodologia Lean Six Sigma, atuando como líderes em equipes de melhoria contínua. Dedicam-se, principalmente, a estudar os problemas de cada projeto e desenvolver estratégias capazes de minimizá-los.

Para entender a diferença entre os Black Belts e os Master Black Belt, continue a leitura deste artigo. Aproveite!

O que é o Master Black Belt?

O Master Black Belt se estabelece como a posição mais alta dentro dos níveis de certificação no programa Lean Six Sigma. Esse é o profissional reconhecido como especialista na implantação do sistema Lean Six Sigma em uma corporação. 

Dessa forma, cabe a Master Black Belt coordenar os planos estratégicos e operacionais da instituição em que atua.

Confira o conteúdo em nossas redes sobre esses e outros assuntos:

Entenda AGORA o que é Six Sigma na prática!

Quem pode ser Master Black Belt?

A American Society for Quality (ASQ) é a maior comunidade de experts em qualidade do mundo, líder em formação, certificação individual e ferramentas de aprimoramento. 

Criada há cerca de 70 anos, a ASQ possui sede em em Milwaukee, nos Estados Unidos, e é pioneira em certificação Green e Black Belt. 

Essa instituição estabelece critérios mínimos para que um profissional possa ser classificado como Master Black Belt. São estes:

  • Ter, pelo menos, 5 anos de experiência como um Six Sigma Black Belt; 
  • Completar, no mínimo, 10 projetos de Six Sigma Black Belt. 

Além desses critérios, outros três indicadores são avaliados: 

  • Ensinar, dar mentorias ou ser coaching de outros profissionais dentro do Six Sigma; 
  • Ter responsabilidade e experiência ocupacional perante os projetos realizados; 
  • Experiência técnica e inovação. 

Vale ressaltar, que todos esses critérios e indicadores citados são apenas recomendações feitas pela ASQ e não regras fixas, sendo levados em consideração projetos mais complexos em detrimento da quantidade. 

Critérios para ser Master Black Belt da CAE

Na CAE, são considerados critérios mínimos para ser um profissional Master Black Belt:

  • Ter no mínimo 2 anos como profissional Black Belt;
  • Experiência prática de no mínimo 3 projetos consolidados. 

São analisados por nossa equipe não apenas o tempo de desenvolvimento, mas também os projetos desenvolvidos e alguns dos indicadores chaves recomendados pela ASQ

Dessa forma, buscamos um perfil profissional apto a conduzir grandes projetos e que tenha enfrentado grandes problemas de melhoria contínua em sua carreira.

Ser um Master Black Belt, então, exige uma dedicação intensa e uma coleção de atributos como ter um bom relacionamento interpessoal, articular profissionais de diferentes posições, ser um bom gerenciador de projetos e uma boa capacidade de liderança.

Todas essas características exigem do profissional muita dedicação e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis, sendo muito difícil obter tais competências ou qualificações apenas com um treinamento básico.

Qual a diferença de um Master Black Belt x Black Belt?

A diferença essencial entre esses dois profissionais está relacionada ao nível de gestão e ao papel ocupado por cada um dentro de uma corporação
O profissional Black Belt possui um conhecimento abundante acerca da aplicação efetiva da metodologia Six Sigma no ambiente organizacional, sendo responsável por desenvolver e conduzir projetos complexos, visando sempre melhorias e um bom desenvolvimento. 

Um profissional do nível Master Black Belt, além dos anos de experiência como Black Belt e prática no desenvolvimento de um número mínimo de projetos, tem muitas outras atribuições. Dentre elas, vale destacar:

  • É responsável por desenvolver, liderar e até mesmo facilitar os principais projetos e mudanças dentro da instituição que integra, atuando como o motor ou cérebro da metodologia Lean Six Sigma
  • Além disso, sua expertise lhe permite atuar como mentor ou coach dos Black Belts e Green Belts, realizar treinamentos de outros Belts e gerenciar conflitos e atividades do programa Lean Six Sigma ou, ainda, de outras metodologias. Buscando sempre alcançar grandes resultados.
  • Cabe ao Master Black Belt, ainda, participar de reuniões executivas com Sponsors e Champions, fazendo a comunicação entre a diretoria e o setor operacional da empresa. Tal função exige desse profissional uma boa comunicação e técnicas de relacionamento interpessoal, pois se relaciona com colaboradores de diversos setores.
  • Auxilia na seleção e inovação de projetos ou tecnologias, expondo pontos e estratégias de melhoria
  • E pode atuar, ainda, na busca de novos candidatos a Black e Green Belts, caso necessário.

Percebe-se então, que um Master Black Belt carrega consigo muitas atribuições e um grande envolvimento com todos os processos da organização, sendo, então, uma peça fundamental para o seu funcionamento e para o alcance de resultados.

O que compensa mais: Master Black Belt x Black Belt?

É importante ressaltar, inicialmente, que ambos os cargos possuem atribuições diferentes mas com um mesmo grau de importância dentro do cenário empresarial. 

Dessa forma, antes de decidir a melhor opção, deve-se pensar naquela que melhor se adequa a cada realidade. 

Entretanto, a aprimoração e o autocrescimento sempre serão bem-vindos em um mercado de trabalho cada dia mais competitivo e exigente, o que nos leva a ressaltar as vantagens de ser um Master Black Belt, confira abaixo: 

Transformações na empresa

No âmbito empresarial, ser um Black Belt tornou-se um diferencial para as empresas que  aspiram por um profissional apto a assumir cargos elevados. 

Entende-se que um funcionário deste nível de qualificação e certificação é capaz de abordar e melhorar os processos organizacionais, compreendendo e solucionando problemas-chave.

Um Master Black Belt, no entanto, carrega consigo todas as qualificações de um Black Belt aliado há anos de experiência no ramo e apresenta forte capacidade de liderança, comunicação, julgamento e gerenciamento de mudanças. 

Todas essas características conferem à empresa uma maior competitividade no mercado, por deter, em sua equipe, profissionais de alta qualificação e desempenho. 

Melhores cargos

Essa certificação permite ao profissional propulsionar sua carreira e aprimorar as habilidades já adquiridas. 

Além disso, essas características permitem que esse profissional se destaque ainda mais no mercado, sendo alvo de grandes empresas por se tratar de um cargo essencial para o seu bom desempenho.

Além desses fatores, a grande competitividade no mercado tem exigido cada vez mais  profissionais altamente qualificados e ser um Master Black Belt é, por si só, um grande diferencial. 

E vale ressaltar que, junto com as grandes atribuições, responsabilidades e exigências deste cargo, está incorporada uma remuneração correspondente. 

O Master Black Belt atua como uma parte indispensável para o bom funcionamento da instituição, buscando resultados, gerenciando processos e pessoas e disponibilizando grande parte do seu tempo ao programa Six Sigma e suas particularidades.

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.

Disponibilizamos conteúdos diariamente em nossas redes sociais, canal do Youtube e, até mesmo, em nossa comunidade do Telegram. Junte-se a nós e evolua um pouquinho a cada dia!

Autor

Sou graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-graduação em Jornalismo Esportivo pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), especialização em revisão pela Unicamp, além de cursos de revisão e otimização de textos pela Rock Content.

Escreva um Comentário