Veja 10 principais artigos sobre Seis Sigma para aprender tudo sobre o conceito

A metodologia Seis Sigma teve seu início em 1979 na Motorola. Os gerentes da empresa perceberam que estavam com problemas, pois seus produtos estavam, frequentemente, sendo fabricados com defeitos. Além disso, a concorrência estava oferecendo produtos de melhor qualidade e com menores custos.

Assim, para resolver esses problemas dentro da Motorola, os gerentes requisitaram uma pesquisa para reduzir os defeitos de fabricação e cortar gastos de produção. Foi dessa forma que nasceu o Seis Sigma.

O Seis Sigma é capaz de resolver problemas com causas desconhecidas, como no caso da Motorola.  

Além disso, o método é flexível, porque pode ser aplicado à empresas pequenas, médias e grandes. Sua versatilidade também faz com que a metodologia seja aplicada em diversas áreas.

O Seis Sigma tem capacidade de melhorar projetos utilizando pouco investimento e curto prazo.

A equipe da Frons separou os 10 artigos mais importantes sobre o sistema Seis Sigma para quem deseja aprender mais e conhecer as características, as ferramentas e a aplicação dessa metodologia.

1) Como funciona o Seis Sigma: aprenda e alavanque sua carreira

Nesse artigo da Frons, é explicado como funciona a metodologia Seis Sigma e quais são suas ferramentas e técnicas.

“Sigma” é uma letra proveniente do alfabeto grego e, também, uma variação utilizada na estatística. Os sigmas são empregados como uma escala de qualidade, criando uma cultura de melhoria contínua nos processos da organização.

No texto explica-se de maneira mais aprofundada sobre a utilização dos sigmas para realização de uma escala de qualidade. Também são dadas informações sobre os benefícios que se pode ter com a implementação da metodologia.

Deseja saber mais? Confira o  artigo.

2) O que é folha de verificação? Entenda esta ferramenta básica de Seis Sigma

Nesse texto é explicado quais são as etapas para elaborar uma folha de verificação aliada a metodologia Seis Sigma.

A folha de verificação faz parte das sete ferramentas básicas do Seis Sigma. Uma folha de verificação é uma ferramenta projetada para funcionar de forma simples, devido a dois motivos:

  • Em primeiro lugar, pretendia ser uma ferramenta para a gravação de dados, que é bastante simples.
  • Em segundo lugar, a folha de verificação era para ser usada pelas pessoas no chão de fábrica. Por isso, eles devem ter acesso à um processo simples que não lhes tome muito tempo.

Uma folha de verificação permite uma categorização dos erros e variabilidades que acontecem na fábrica. Ela pode ser atualizada constantemente, possibilitando o acompanhamento das melhorias que a empresa está precisando.

Saiba mais com a leitura deste artigo.

3) O que é PDCA: conceito, benefícios e aplicação da ferramenta

O PDCA é uma ferramenta das ferramentas utilizadas pela metodologia Seis Sigma. Ele possibilita uma maior controle sobre os processos de uma empresa. Além disso é capaz de promover melhorias contínuas, pois essa ferramenta é cíclica e atualiza a análise dos dados continuamente.

O PDCA pode tornar o gerenciamento de projetos uma tarefa mais simples e eficaz. A sigla PDCA significa:

  • Plan (planejar)
  • Do (fazer)
  • Check (checar)
  • Act (agir)

Com a leitura deste artigo, pode-se aprender as etapas para incorporar e executar a ferramenta em seu empreendimento.

[thrive_leads id=’2166′]

Você conhece as diferenças das metodologias PDCA e Six Sigma? Saiba quando utilizar cada uma e assim, na prática, você será capaz de distinguir qual a abordagem correta.

4) O que é DMAIC: as 5 fases do Lean Seis Sigma

O DMAIC e o PDCA são ferramentas da metodologia Seis Sigma. Esses possuem similaridades, ambos são estratégias cíclicas que estão sempre atualizando dados da empresa. Além disso, ambos também possibilitam melhorias contínuas.

Precisa-se analisar os objetivos que a empresa quer atingir e a partir disso, decidir qual das duas ferramentas é mais aplicável ao contexto.

O DMAIC serve como um roteiro para os negócios resolverem problemas e melhorarem seus processos. DMAIC é um acrônimo que significa:

  • Define (definição);
  • Measure (medida);
  • Analyse (análise);
  • Improve (melhoria);
  • Control  (controle).

Com a leitura deste artigo é possível saber mais sobre cada um dos cinco passos envolvidos no DMAIC, a história por trás dele e os benefícios de utilizá-lo em sua empresa.

[thrive_leads id=’991′]

5) Como fazer mapeamento de processos: 8 etapas fundamentais

O mapeamento de processos é importante para o sucesso da metodologia Seis Sigma. Com ele é possível catalogar e analisar o detalhamento do processo produtivo de uma empresa.

Além disso, com a realização de um fluxograma, um tipo de mapeamento, é possível ter uma noção global da empresa. Ou seja, permite-se saber quais processos antecedem determinadas atividades, definindo a sequência cronológica em que as etapas ocorrem.

No mapeamento, devem constar todos os tipos de processos de uma empresa, envolvendo todos os setores. O objetivo é verificar se todas as atividades estão cumprindo suas funções.

Para saber mais sobre o assunto confira nosso artigo.

6) Lean Seis Sigma: o que é e como aplicar

O Lean Seis Sigma é a junção da metodologia Seis Sigma com o sistema Lean Manufacturing. Esse sistema é um conceito criado dentro da empresa Toyota. A organização estava muito abalada devido a segunda guerra mundial e para melhorar sua  evolução, seus gestores criaram o Sistema Toyota de Produção (TPS).

O Lean Manufacturing tem como característica principal, a realização de uma “produção enxuta” e a eliminação dos desperdícios.

Unindo os dois métodos obtém-se uma empresa que beneficia-se das características das tanto do Lean quanto do Seis Sigma. Assim, resulta-se em uma empresa  enxuta, que não gera desperdícios. Além de se preocupar altamente com a qualidade e estar sempre em fluxo contínuo, buscando melhorias. O resultado da junção é um processo eficiente e com menos variabilidade.

Entenda sobre os Belts e quais são todas as diferenças entre eles com nosso Master Black Belt, Carlos Sander, abaixo:


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Para entender exatamente quais são as características e como aplicar o Lean Seis Sigma, pode-se ler este artigo.

7) O que é White Belt?

O Seis Sigma possui um padrão operacional que é utilizado por todas as equipes responsáveis por implantar o método em algum projeto. Dessa forma há estabilidade e funções definidas independente do contexto da empresa.

A organização de uma equipe Seis Sigma é realizada através de faixas (belts, em inglês). O sistema de faixas é uma das razões pelas quais as equipes de projeto Seis Sigma podem trabalhar tão bem juntas. Esse sistema permite que os membros saibam exatamente qual seu papel e funções que irão realizar em um projeto.

Dentro dessa equipe, o profissional White Belt  é o que possui o nível básico de certificação dentro da metodologia. Ele possui informações sobre os conceitos básicos do Lean Seis Sigma. No curso de White Belt é ensinado:

  • Como definir um projeto;
  • Como medir o desempenho atual;
  • Como identificar soluções;
  • Como sustentar melhorias;
  • Minimizar o desperdício para aumentar a satisfação do cliente, etc.

Saiba mais sobre os benefícios e como um curso de White Belt pode elevar sua carreira com leitura deste  artigo.

Certificação White Belt Gratuita. Comece agora!

8) O que é Yellow Belt?

Como visto anteriormente, as equipes Seis Sigma são organizadas em faixas. Cada uma dessas possui um papel e funções separadas.

O Yellow Belt é o segundo nível de capacitação em Seis Sigma. Nesse curso é possível aprender:

  • Como definir um problema apropriadamente e entender sua verdadeira natureza de todos os ângulos;
  • Como analisar um processo do ponto de vista do cliente;
  • Como usar algumas das técnicas analíticas básicas para identificar as causas-raiz;
  • Como chegar a soluções para problemas;
  • Como garantir que os processos sejam controlados.

Neste  artigo é explicado quais os benefícios da obtenção de uma certificação em Yellow Belt.

9) O que é Green Belt?

O Green Belt é o terceiro nível de capacitação do Seis Sigma. Nessa etapa o profissional já possui grande conhecimento sobre a metodologia. Com um curso em Green Belt aprende-se a utilizar ferramentas estatística, algo que não está presente nos níveis White Belt e Yellow Belt. No treinamento também é enfatizado conhecimentos como:

  • Gerenciamento de Projetos;
  • Ferramentas de gerenciamento de qualidade;
  • Ferramentas de controle de qualidade;
  • Solução de problemas;
  • Análise de dados descritivos.

Saiba mais sobre os benefícios e os aprendizados que um curso em Green Belt pode gerar para sua carreira com leitura deste artigo.

10) Entenda de uma vez o que é Black Belt e qual a sua importância

O nível Black Belt é a etapa mais alta de certificação dentro de uma metodologia Seis Sigma. Nessa fase, o profissional é capaz de ter um maior conhecimento sobre as ferramentas estatísticas da metodologia.

O profissional com capacitação em Black Belt é visto com bons olhos no mercado porque tem uma visão sistêmica e abrangente do funcionamento da empresa ou setor.

Além disso, por meio do treinamento, ele desenvolve habilidades como bom relacionamento com a equipe, liderança, capacidade analítica e alto domínio de ferramentas como amostragem, análise multivariada e planejamento de experimentos.

Em outras palavras, ele sabe encontrar o desafio, traduzi-lo em números, traçar um projeto para saná-lo e, claro, conduzi-lo. Seria correto dizer que não se nasce líder, mas torna-se.

Saiba mais sobre os benefícios e aprendizados que um curso em Black Belt pode gerar em sua carreira com leitura deste  artigo.

curso online black belt em lean six sigma

A  Frons oferece cursos em todos os níveis da da metodologia Seis Sigma. Pode-se começar o treinamento com um curso GRATUITO em  White Belt. Os demais podem ser conferidos nossa página de treinamentos.

Esperamos que nossos artigos sobre Seis Sigma tenham sido úteis para você. Quer continuar acompanhando conteúdos interessantes como esse? Acompanhe nosso blog, siga-nos no Facebook, Linkedin ou assine o nosso canal no Youtube e não perca nenhuma novidade!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.