A certificação Green Belt é voltada para capacitação de conhecimento do mercado, do entendimento dos processos internos, do gerenciamento de equipes e da realização de melhorias contínuas. Portanto, Green Belt é a denominação dada a um profissional que possui conhecimento intermediário e avançado da metodologia mais requisitada do mercado, o Lean Six Sigma.

Lean Six Sigma, ou certificação Belt, é a sistematização pensada para viabilizar o desenvolvimento de profissionais que saibam atuar de maneira mais estratégica dentro das empresas. E se você deseja conhecer mais a fundo essa qualificação, seus usos e benefícios, continue acompanhando o post!

O que é o curso Green Belt?

O curso de Six Sigma Green Belt é uma formação intermediária voltada à profissionais que desejam dominar ferramentas e métodos essenciais para projetos de melhoria contínua de processos dentro dos mais diferentes tipos de empresas presentes no mercado.

ilustração de 2 pessoas conversando e interagindo com alguns gráficos

Para alcançar o nível de certificação Green Belt, é necessário matricular-se em um curso voltado para a área e realizar o exame de certificação.

Com a abordagem de conceitos como DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar e controlar), ferramentas como FMEA (análise de modos e efeitos de falha) e indicadores como DPMO (probabilidade de erros em um processo), o curso Green Belt forma profissionais capazes de:

  • Identificar problemas e falhas nos processos corporativos em diferentes setores e em especial na produção;
  • Avaliar o que corresponde com os requisitos dos clientes;
  • Implementar soluções que reduzam desperdícios.

Com essas habilidades, um profissional Green Belt oferece à empresa a possibilidade de:

  • Redução de custos;
  • Ampliação da satisfação do cliente;
  • Aumento da produtividade de entregas;
  • Construção de uma estrutura mais enxuta, que entrega mais em menos tempo. Ampliando a cartela de clientes sem a necessidade de aumento dos seus custos.

Usos da certificação Green Belt

Em uma empresa, os projetos de melhoria são executados por uma equipe, na qual cada membro tem uma função atribuída, dependendo de sua qualificação. Portanto, o engenheiro Green Belt é aquela pessoa capacitada para liderar esse time, colocando em prática todo o conhecimento recebido durante seu treinamento.

Por esse motivo, a demanda por um profissional com treinamento de Green Belt é alta, visto que ele não somente continuará a sua rotina de trabalho, como também aplicará os novos conhecimentos adquiridos.

Ao atingir esse objetivo de forma qualificada, esses profissionais são treinados e capacitados a realizar:

  • Otimização dos recursos da empresa;
  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Investigação e utilização de dados e métricas para tomada de decisões mais seguras e eficazes;
  • Realização de uma gestão de riscos mais eficaz;
  • Correção de falhas e desvios nos processos da empresa.

Benefícios da certificação Green Belt

O mercado de trabalho nunca esteve tão competitivo. Para conseguir uma oportunidade, é necessário que o profissional tenha um diferencial no currículo. Por conta disso, ter um treinamento de Green Belt é um investimento fundamental principalmente para estudantes e profissionais da área de engenharia e gestão.

Um profissional com certificação sai na frente em processos seletivos de alto nível, conquistando melhores cargos e salários, com ganhos mais altos do que funcionários sem certificação.

Isso porque conseguir gerar resultados organizacionais é o que faz de você um profissional requisitado e indispensável, e a certificação Green Belt dará todas as ferramentas necessárias para alcançar esse objetivo.

Demonstrando, portanto, seu comprometimento em desenvolver habilidades, melhorar os processos da empresa para a qual trabalha, garantir maior potencial de conclusão de projetos dentro do prazo estipulado e contribuir para o avanço da organização no mercado.

O que é e como funciona a metodologia Lean Six Sigma

Lean Six Sigma é uma ferramenta empresarial utilizada no mundo todo, que visa o enfrentamento às causas responsáveis pela diminuição da qualidade de produção de serviços e produtos, auxiliando, desta maneira, na redução de gastos, utilização de recursos mínimos para a entrega e satisfação do cliente, diminuição de desperdícios e aumento dos lucros de uma empresa.

O sigma se refere a uma escala de qualidade, no qual 1 sigma é o nível mais baixo, com maior quantidade de erros e problemas que comprometem a qualidade do serviço ou produto. O 6 sigma é, portanto, o nível mais alto e tem, no máximo, 3 defeitos em cerca de 1 milhão — sendo considerado de excelência.

Para saber em que nível se encontra um projeto, ele precisa ser analisado dentro da estratégia DMAIC, de definição, mensuração, análise, incremento e controle.

Veja ainda: Principais ferramentas de Lean Six Sigma.

Certificações Seis Sigma: o que há além do Green Belt?

Todas essas etapas são importantes para a execução dos projetos e a verificação da qualidade deles. Nesse sentido, a metodologia Sigma pode ser aplicada em diversas áreas, identificando falhas e propondo melhorias.

Para isso, é necessário o envolvimento de toda uma equipe de profissionais qualificados. Entre estes, encontram-se:

Infográfico com as cinco certificações lean seis sigma
  • White Belt: o primeiro nível de certificação Lean Seis Sigma apresenta conceitos básicos sobre a metodologia e seu impacto nas organizações;
  • Yellow Belt Six Sigma: com essa certificação você comprova certa experiência e já pode controlar projetos de melhoria contínua. Você vai se familiarizar com conceitos básicos e aprender a usar o Minitab (ferramenta de análise de estatísticas);
  • Green Belt Six Sigma: talvez seja aqui onde queira chegar agora! Com ele, você passa a entender como fazer a análise avançada dos processos organizacionais e passa a liderar projetos de qualidade. Porque, em conjunto com os Black Belts, fazem a coleta e análise de dados;
  • Black Belt Six Sigma: ser um Black Belt é ter a segunda mais alta patente entre os profissionais certificados como Belts. Eles são líderes que medem e repassam os resultados de um projeto, além de orientar outros gerentes para a execução dos planos de melhoria. Distribuem ainda os papéis dos demais colaboradores e supervisionam as atividades dos Green Belts;
  • Master Black Belt: Mais alto nível de certificação. Atuam ao nível operacional, tático e estratégico, além de prestar todo o suporte metodológico aos demais profissionais e fornecer treinamento e monitoramento das execuções.

Almejar alcançar níveis ainda melhores de qualificação profissional e com foco na obtenção de resultados ainda mais precisos é um dos principais objetivos do profissional Green Belt.

E agora que você conheceu um pouco mais a fundo sobre o tema, que tal conferir nosso post sobre a certificação Black Belt? Saia na frente enquanto referência no mercado de trabalho.

Até o próximo post!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.