O que é Green Belt? Tudo sobre as vantagens da certificação

Aprender metodologias Lean Six Sigma é um dos caminhos para tornar você um profissional desejado pelo mercado, isso porque uma Certificações Seis Sigma desenvolve habilidades analíticas que contribuem para crescimento de empresas e negócios. Existem diferentes níveis de certificação, mas neste artigo nos concentramos em explicar o que é Green Belt Six Sigma e como ele pode auxiliar em seu trabalho.

Se você ainda não conhece a metodologia Six Sigma, sugerimos que você leia, primeiro, o artigo, “Afinal, o que é Lean Seis Sigma e como ela funciona?

Famoso em todo o mundo, os princípios do Six Sigma, ou Seis Sigma, encontram aplicações em inúmeras organizações, em uma ampla gama de indústrias em todo o mundo.

Seis Sigma é um conjunto, cuidadosamente projetado, de ferramentas e técnicas que ajudam a melhorar os processos dentro de uma organização.


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

O principal objetivo dos cursos Seis Sigma é certificar e validar indivíduos que possuam as habilidades para:

  1. Identificar erros
  2. Destacar defeitos em um processo de negócios
  3. Eliminar ambos

Os profissionais certificados do Six Sigma podem ajudar uma empresa a:

  • Reduzir erros
  • Diminuir reclamações
  • Reduzir o tempo de resolução de reclamações
  • Minimizar gastos
  • Evitar atrasos no cronograma
  • Eliminar excesso de custos
  • Aumentar a produtividade

Antes de nos aprofundarmos no entendimento sobre o que é Green Belt, que tal uma rápida olhadinha nas vantagens do Six Sigma?

6 funcionalidades do Six Sigma que irão desenvolver o profissional

O Seis Sigma vale a pena? Leia abaixo e decida por si mesmo: além de apenas poder adicionar outra certificação ao seu currículo, há muitas vantagens que tornam as certificações Six Sigma úteis.

  1. Ajude sua organização a eliminar erros: com uma certificação Seis Sigma, você é capaz de identificar e eliminar erros que, de outra forma, teriam trazido prejuízos ao negócio.
  2. Melhore os processos de negócios e sustente a melhoria da qualidade
  3. Garanta a conformidade: como um profissional certificado do Seis Sigma, você será capaz de ajudar sua organização a cumprir os padrões internacionais, bem como manter contratos lucrativos.
  4. Ajude a nutrir a capacidade gerencial e de liderança
  5. Aumente seu salário: de acordo com uma pesquisa realizada pela indeed.com, os  profissionais certificados possuem salários amplamente maiores do que os não certificados.
  6. Ganhe experiência prática em gerenciamento de qualidade

A certificação Six Sigma possui vários níveis de habilidade:

Como já destacamos, neste artigo trataremos, de maneira mais aprofundada, sobre o que é Green Belt Six Sigma.

O que é Green Belt?

Então, afinal, o que é Green Belt? O Green Belt é a certificação intermediária do Lean Six Sigma. O profissional certificado como Green Belt domina os aspectos da metodologia DMAIC, sigla para as etapas de: definir, mensurar, analisar, incrementar e controlar.

Os Green Belts lideram projetos de melhoria de processos em sua área de trabalho e auxiliam os Black Belts a encontrar lacunas nos processos.

Esses profissionais operam sob a supervisão e orientação dos Black Belts.

Eles analisam e resolvem os problemas relacionados à qualidade, por isso, participam de projetos de melhoria.

Ao contrário dos Black Belts, que lideram projetos multifuncionais, os Green Belts geralmente trabalham em projetos dentro de sua própria área funcional.

O que é certificação Green Belt? Na certificação Green Belt Six Sigma, o profissional aprende a desenvolver e manejar, com maior eficiência:

  • Gerenciamento de Projetos
  • Ferramentas de gerenciamento de qualidade
  • Ferramentas de controle de qualidade
  • Solução de problemas
  • Análise de dados descritivos

Confira mais detalhes sobre a especialização! Nosso Master Black Belt, Carlos Sander, explica melhor para que você entenda mais do assunto:

Os profissionais certificados como Green Belt são profissionais habilidosos e seu objetivo é melhorar a qualidade dos processos da empresa.

Os candidatos ao Six Sigma Green Belt desempenham um papel vital em:

  • Melhoria do processo
  • Inspeção de dados
  • Gerenciamento de projetos

O treinamento Green Belt ensina aos candidatos:

  • Quais são as ferramentas básicas usadas por uma equipe de projeto
  • Como aplicar as habilidades DMAIC relacionadas a um projeto Seis Sigma.

O que é a certificação Green Belt?

Como o próprio nome sugere, é a certificação, que se concentra no desenvolvimento de Green Belts Six Sigma. Esta certificação abre caminho para a jornada do Seis Sigma.

O profissional certificado como Green Belt tem amplo conhecimento sobre as ferramentas e conceitos que envolvem a metodologia Lean Seis Sigma.

Como dissemos acima, este profissional é líder de projetos de melhoria contínua de processos e projetos complexos.

A certificação Green Belt em Lean Six Sigma é orientada para atuação no desenvolvimento estratégico de uma empresa.

A certificação em Green Belt ensina você a gerenciar uma empresa com base em fatos e dados. Com ele você aprende a implementar mudanças bem sucedidas.

o que é green belt

Voltado para profissionais que pretendem liderar projetos e alavancar resultados. O Green Belt segue a lógica de busca por qualidade nos processos, por meio de:

  • Otimização de recursos
  • Aumento da produtividade
  • Aplicação prática de estatística para tomada de decisões.

Para isso, o profissional desenvolver habilidades e competências como:

  • Análise dos dados disponíveis
  • Visão sistêmica de todos os processos
  • Liderança
  • Trabalho em equipe
  • Aceleração de resultados

Dentro da compreensão sobre o que é Green Belt Six Sigma, entende-se que se trata de um profissional, que entende como:

  • Implementar
  • Executar
  • Interpretar
  • Aplicar o Lean Six Sigma em um alto nível de proficiência.

Essa certificação também ajuda você a se tornar um especialista em melhoria de processos e aprimorarão o padrão e a credibilidade de sua carreira.

A certificação Green Belt tem sido pré-requisito nos processos seletivos em diversas empresas.

Além de credibilidade e reconhecimento, essa capacitação oferece:

  • Aumento das chances de contratação de candidatos
  • Possibilita um ganho 12% mais alto do que funcionários sem certificação, segundo levantamento realizado pela American Society for Quality (ASQ).

Durante o treinamento, você terá em mãos todas as ferramentas estatísticas e um passo-a-passo para colocá-las em prática.

Quem deve se certificar como Green Belt Six Sigma?

A certificação Six Sigma destina-se a indivíduos interessados ​​em:

O que você aprende no Green Belt dificilmente se tornará obsoleto, pois, se trata de uma maneira de solucionar problemas e analisar a causa raiz. Todo mundo precisa dessas habilidades todos os dias, em todas as profissões e em todos os setores.

Agora que você já sabe o que é Green Belt e o que é a certificação Green Belt, que tal conhecer a certificação Green Belt Six Sigma online, oferecida pela CAE Treinamentos? Oferecemos:

  • Treinamento teórico
  • Aplicação prática
  • Apoio ao projeto piloto
  • Certificado após aprovação

Para iniciar seus treinamentos acesse nossa plataforma e conheça nossos cursos GRATUITOS:  White Belt – Lean Seis Sigma e Lean Manufacturing Basic. Ou vá direto à certificação Green Belt. A CAE Treinamentos oferece cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 8.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

4 Comentários

  1. Cleocimar Seixas Responder

    Ainda estou me graduando, posso ser um green belt mesmo não tendo passado pelos Whith, e Yellow Belt?

    • Opa, pode sim, Cleocimar!

      Os cursos de White e Yellow são a porta de entrada da metodologia, mas não pré-requisitos para quem quer ser um Green Belt.

      Espero ter respondido sua dúvida, estamos à disposição!

  2. ROBSON BITTENCOURT RIBEIRO Responder

    Olá Carlos tudo bem?!

    Sou Bombeiro Civil formado em Engenharia Civil, nunca trabalhei na área da qualidade fiz um curso de auditoria interna das ISO’s e ouvi falar sobre essas ferramentas e me interessei muito. Estou com muitas dúvidas se antes de realizar o curso e conseguir a certificação eu faço uma pós em gestão de projetos ou faço parto pra cima do green belt?
    Você poderia me ajudar no esclarecimento desta dúvida? Gostaria muito em realizar transição da minha carreira.

    • Olá, tudo bem?
      Sobre a sua dúvida, não há nenhum pré requisito para execução do treinamento de Green Belt, muito menos para emitir a certificação de especialista Green Belt. Para isso, basta você executar um projeto prático. O meu conselho seria seguir direto para a certificação mesmo, a pós ela é muito mais teórica, enquanto a certificação bem mais prática. Acredito que para suas necessidades, vale muito mais uma formação prática!

Escreva um Comentário