O Yellow Belt é o segundo nível de capacitação em Lean Six Sigma, um sistema de gestão focado no aperfeiçoamento de processos. Um profissional Yellow Belt desenvolve tanto suas habilidades de liderança quanto de membro, o uso de dados e muito mais.

Um profissional capacitado em Yellow Belt Lean Six Sigma é treinado para coletar dados, tirar insights desses dados e trazer boas ideias de solução de problemas para as empresas, atuando em conjunto com membros Green Belt e/ou Black Belt na entrega e solução de projetos.

Os “Belts” determinam o nível de capacitação que um profissional possui em ferramentas de qualidade. O treinamento em Six Sigma envolve quatro Belts e um master para o último treinamento. São eles:

  • White Belt – Introdução aos conceitos do Lean Six Sigma;
  • Yellow Belt – Conhecimento das ferramentas de melhoria e controle de projetos;
  • Green Belt – Desenvolvimento na prática de melhorias usando ferramentas e técnicas;
  • Black Belt – Expert em ferramentas e técnicas, treinamento e orientação de outros profissionais;
  • Master Black Belt – Mestre em  todas as técnicas, treinamento, orientação e liderança de projetos.
imagem com um triângulo contendo todos os níveis do lean six sigma
Belt ideal

Fonte: Blog da Engenharia.

O Yellow Belt é o segundo nível de capacitação em Lean Six Sigma e a seguir vamos entender melhor o que é Yellow Belt, seus benefícios e as razões para se especializar nesse nível.

Nesse vídeo o nosso especialista Carlos Sander explica com mais detalhes a diferença entre os Belts e sua importância.

O que é Yellow Belt?

Um Yellow Belt é treinado nas ferramentas e técnicas básicas necessárias para resolver problemas em equipe.

O treinamento Yellow Belt em Lean Six Sigma oferece todas as ferramentas necessárias para que o profissional participe e controle projetos de melhoria. Além disso, alcança um melhor desempenho em equipe e pode inclusive resolver problemas pontuais em sua área de trabalho.

Tem o curso de White Belt e quer entender como funciona o software Minitab? Aprofundar seus conhecimentos na metodologia? Um curso de Yellow Belt é a próxima etapa para se desenvolver e prosseguir para os cursos seguintes de Green Belt e Black Belt.

imagem explicando o que é o yellow belt com a imagem de um homem e uma mulher conversando

Entenda melhor sobre o que é Yellow Belt e a certificação com nosso Master Black Belt, Carlos Sander, no vídeo abaixo:


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

 

Algumas das habilidades que são ensinadas:

  • Como definir um problema e sua natureza de forma ampla;
  • Como analisar um processo do ponto de vista do cliente;
  • Como aplicar técnicas de análise básicas para identificar as causas-raiz;
  • Como encontrar soluções para problemas;
  • Como implementar um controle de processos.

Vantagens do treinamento em Yellow Belt

O Yellow Belt em Lean Six Sigma é o segundo treinamento no mundo da melhoria de processos.

Com a certificação, o profissional desenvolve tanto suas habilidades de liderança quanto de membro de uma equipe integrada para a melhoria e crescimento da qualidade e satisfação do cliente;

O trabalho nas empresas podem envolver profissionais em diversos níveis de Belts, criando equipes mais colaborativas em que líderes mais experientes —  Green Belts ou Black Belts — unem-se aos Yellow Belts para encontrar soluções eficientes.

Algumas vantagens do treinamento Yellow Belt em Lean Six Sigma são:

  1. Solução de problemas em equipe

Quantos processos não são melhorados porque a equipe não tem tempo ou não sabe o que fazer? Há casos em que são feitas algumas abordagens, mas sem chegar na causa real e, dessa forma, o problema continua.

Com um profissional Yellow Belt na equipe, os problemas são identificados e as soluções propostas “atacam” a causa, permitindo resultados mais rápidos e motivando a equipe a seguir em outras melhorias.

  1. Projetos mais bem-sucedidos

Já mencionamos acima, que os Yellows Belts são parceiros essenciais para os líderes de projetos mais experientes como os Green Belts e Black Belts.

A capacitação em Six Sigma segue uma sequência em que os profissionais sobem um degrau a cada certificação, usando aquilo que aprenderam na anterior e agregando conhecimentos mais avançados.

Dessa forma, a chance de uma empresa ter processos para projetos mais bem-sucedidos aumenta, pois a compreensão da equipe em relação ao que precisa se feito é melhor.

  1. Estudo de forma dinâmica

O treinamento Yellow Belt, dependendo da instituição que escolher, pode acontecer em dias flexíveis ou mesmo online onde você pode fazer seu próprio horário de estudo.

O benefício obtido supera facilmente o tempo gasto. Sem contar que é um ótimo estímulo para continuar o treinamento para as certificações seguintes.

  1. Cultura de incentivo a capacitação

Para uma empresa criar uma cultura organizacional baseada em melhoria contínua precisa de profissionais treinados nas ferramentas que vão levar a esse objetivo.

Por isso, as companhias que incentivam os treinamentos básicos como White Belt e Yellow Belt — que são mais econômicos e curtos que os níveis Green e Black Belt — ganham muito em produtividade.

Com esse incentivo, você cria um ciclo de aprendizado riquíssimo para sua empresa e monta uma equipe alinhada em buscar melhorias para suas próprias carreiras e, consequentemente, para a empresa.

  1. Melhorias que se somam

Pequenas melhorias levam a grandes melhorias de desempenho. Se você acha que é apenas um conceito simplista demais, conheça os estudo de David Brailsford chamados de ganhos marginais.

E quando se trata de começar por pequenas melhorias de processos, os Yellows Belts são o tipo de profissional que você quer ter na equipe da sua empresa. Eles vão agir pontualmente e no lugar certo para elevar o padrão do trabalho da equipe.

imagem explicando as vantagens de fazer o treinamento de yellow belt lean six sigma

Outros benefícios do treinamento Yellow Belt são:

  • tratar a causa dos problemas ao invés atuar nos sintomas;
  • gerenciamento de desempenho com dados validados e sem adivinhações;
  • melhores habilidades de gerenciamento e comunicação e muitos mais.

Agora que viu o que é e os benefícios do treinamento do Yellow Belt, recomendo fortemente que você dê uma olhada no conteúdo programático desse curso. CLIQUE AQUI e tenha acesso.

O conhecimento em Lean Six Sigma é exigido por praticamente todas as empresas americanas. Aqui no Brasil, a metodologia Six Sigma ainda está engatinhando, mas já é possível ver muitas empresas buscando profissionais com esse conhecimento. E mais do que isso, pagando um valor atrativo para ter esses profissionais em seu time. Acredite, ter o título de Yellow Belt vai te deixar passos a frente no mercado de trabalho.

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.

Disponibilizamos conteúdos diariamente em nossas redes sociais, canal do Youtube e, até mesmo, em nossa comunidade do Telegram. Junte-se a nós e evolua um pouquinho a cada dia!

imagem para divulgação do curso yellow belt lean six sigma com a imagem de mulher sorrindo
Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.