O que é Yellow Belt? Saiba TUDO sobre o treinamento

Um profissional capacitado em Yellow Belt Lean Six Sigma é treinado para solucionar problemas de processos em empresas, atuando em conjunto com membros Green Belt e/ou Black Belt na entrega e solução de projetos.

Os “Belts” determinam o nível de capacitação que um profissional possui em ferramentas de qualidade. O treinamento em Six Sigma envolve quatro Belts e um master para o último treinamento. São eles:

  • White Belt – Introdução aos conceitos do Lean Six Sigma;
  • Yellow Belt – Conhecimento das ferramentas de melhoria e controle de projetos;
  • Green Belt – Desenvolvimento na prática de melhorias usando ferramentas e técnicas;
  • Black Belt – Expert em ferramentas e técnicas, treinamento e orientação de outros profissionais;
  • Master Black Belt – Mestre em  todas as técnicas, treinamento, orientação e liderança de projetos.

niveis-seis-sigma

Fonte: Blog da Engenharia.

O Yellow Belt é o segundo nível de capacitação em Lean Six Sigma e a seguir vamos entender melhor o que é Yellow Belt, seus benefícios e as razões para se especializar nesse nível.

Nesse vídeo o nosso especialista Carlos Sander explica com mais detalhes a diferença entre os Belts e sua importância.

O que é Yellow Belt?

Um Yellow Belt é treinado nas ferramentas e técnicas básicas necessárias para resolver problemas em equipe.

O treinamento Yellow Belt em Lean Six Sigma oferece todas as ferramentas necessárias para que o profissional participe e controle projetos de melhoria. Além disso, alcança um melhor desempenho em equipe e pode inclusive resolver problemas pontuais em sua área de trabalho.

Tem o curso de White Belt e quer entender como funciona o software Minitab? Aprofundar seus conhecimentos na metodologia? Um curso de Yellow Belt é a próxima etapa para se desenvolver e prosseguir para os cursos seguintes de Green Belt e Black Belt.

Entenda melhor sobre o que é Yellow Belt e a certificação com nosso Master Black Belt, Carlos Sander, no vídeo abaixo:


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Algumas das habilidades que são ensinadas:

  • Como definir um problema e sua natureza de forma ampla;
  • Como analisar um processo do ponto de vista do cliente;
  • Como aplicar técnicas de análise básicas para identificar as causas-raiz;
  • Como encontrar soluções para problemas;
  • Como implementar um controle de processos.

Vantagens do treinamento em Yellow Belt

O Yellow Belt em Lean Six Sigma é o segundo treinamento no mundo da melhoria de processos.

Com a certificação, o profissional desenvolve tanto suas habilidades de liderança quanto de membro de uma equipe integrada para a melhoria e crescimento da qualidade e satisfação do cliente;

O trabalho nas empresas podem envolver profissionais em diversos níveis de Belts, criando equipes mais colaborativas em que líderes mais experientes —  Green Belts ou Black Belts — unem-se aos Yellow Belts para encontrar soluções eficientes.

Algumas vantagens do treinamento Yellow Belt em Lean Six Sigma são:

  1. Solução de problemas em equipe

Quantos processos não são melhorados porque a equipe não tem tempo ou não sabe o que fazer? Há casos em que são feitas algumas abordagens, mas sem chegar na causa real e, dessa forma, o problema continua.

Com um profissional Yellow Belt na equipe, os problemas são identificados e as soluções propostas “atacam” a causa, permitindo resultados mais rápidos e motivando a equipe a seguir em outras melhorias.

  1. Projetos mais bem-sucedidos

Já mencionamos acima, que os Yellows Belts são parceiros essenciais para os líderes de projetos mais experientes como os Green Belts e Black Belts.

A capacitação em Six Sigma segue uma sequência em que os profissionais sobem um degrau a cada certificação, usando aquilo que aprenderam na anterior e agregando conhecimentos mais avançados.

Dessa forma, a chance de uma empresa ter processos para projetos mais bem-sucedidos aumenta, pois a compreensão da equipe em relação ao que precisa se feito é melhor.

  1. Estudo de forma dinâmica

O treinamento Yellow Belt, dependendo da instituição que escolher, pode acontecer em dias flexíveis ou mesmo online onde você pode fazer seu próprio horário de estudo.

O benefício obtido supera facilmente o tempo gasto. Sem contar que é um ótimo estímulo para continuar o treinamento para as certificações seguintes.

  1. Cultura de incentivo a capacitação

Para uma empresa criar uma cultura organizacional baseada em melhoria contínua precisa de profissionais treinados nas ferramentas que vão levar a esse objetivo.

Por isso, as companhias que incentivam os treinamentos básicos como White Belt e Yellow Belt — que são mais econômicos e curtos que os níveis Green e Black Belt — ganham muito em produtividade.

Com esse incentivo, você cria um ciclo de aprendizado riquíssimo para sua empresa e monta uma equipe alinhada em buscar melhorias para suas próprias carreiras e, consequentemente, para a empresa.

  1. Melhorias que se somam

Pequenas melhorias levam a grandes melhorias de desempenho. Se você acha que é apenas um conceito simplista demais, conheça os estudo de David Brailsford chamados de ganhos marginais.

E quando se trata de começar por pequenas melhorias de processos, os Yellows Belts são o tipo de profissional que você quer ter na equipe da sua empresa. Eles vão agir pontualmente e no lugar certo para elevar o padrão do trabalho da equipe.

Outros benefícios do treinamento Yellow Belt são:

  • tratar a causa dos problemas ao invés atuar nos sintomas;
  • gerenciamento de desempenho com dados validados e sem adivinhações;
  • melhores habilidades de gerenciamento e comunicação e muitos mais.

Agora que viu o que é e os benefícios do treinamento do Yellow Belt, entre no nosso canal do YouTube e veja mais sobre o assunto!

Acesse nosso curso de Yellow Belt clicando aqui

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Tornou-se Master Black Belt e hoje está à frente da CAE Treinamentos, ministrando cursos e realizando consultorias na área.

2 Comentários

  1. Wanderson Ferreira Responder

    Gostei da proposta do curso, gostaria de ter acesso a valores e duração do curso.

Escreva um Comentário