Segundo o dicionário, inovação significa aquilo que constitui algo novo, renovar, inventar, criar, ou ainda desenvolvimento de novos produtos, conceitos e métodos. Essas definições são as mais comuns e utilizadas para exemplificar o processo de inovação dentro de uma empresa. Mas quais são as ferramentas necessárias para que algo inovador seja criado de fato?

Continue lendo e entenda como a cultura da inovação pode transformar a realidade das empresas.

Entendendo o processo de inovação

Antes de tudo, inovar é o meio e não o fim. Ou seja:

  • criar espaços para troca de informações e ideias;
  • usar a criatividade para solucionar problemas;
  • investir na capacitação de profissionais para que eles possam expandir seus conhecimentos.

Esses são alguns processos de inovação que uma empresa pode desenvolver com foco na melhoria contínua dos processos técnicos e gerenciais.

Por ser algo fluido e mutável, o processo de inovação requer que outras áreas do conhecimento de uma empresa sejam desenvolvidas.

Considerando seu caráter multidimensional, partimos da ideia de inovação como um processo em que os indivíduos interagem entre si a fim de promover mudanças. É neste ponto que a capacitação em Lean Seis Sigma torna-se essencial, pois ela capacita pessoas!


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Ferramentas Seis Sigma no processo de inovação

O Lean Seis Sigma é uma ferramenta completa de gestão do conhecimento  que ajuda profissionais a desenvolverem suas capacidades intelectuais e a aplicarem esse conhecimento em processos na empresa. 

É uma metodologia que abrange não somente as competências técnicas dos profissionais, mas também todo o planejamento estratégico e de expansão e desenvolvimento de outras competências.

Dessa forma, o Seis Sigma contribui para que processos de inovação sejam criados, através de suas ferramentas. Entre elas estão:

DMAIC

O termo DMAIC nada mais é do que a sigla para os termos: definir, medir, analisar, implementar e controlar que são as fases que compõem o método.

A metodologia é aplicada através de um roteiro de cinco etapas, elaborado a partir da metodologia Six Sigma para ajudar a empresa a analisar os dados da gestão a fim de tomar decisões melhores. Assim, o processo de inovação é melhorado e a variação é reduzida.

5S

O 5S apoia o processo de inovação nas empresas, através da organização do espaço de trabalho.

A metodologia 5S nasceu no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial, durante a fase de reestruturação do país no pós-guerra. O nome 5S vem de cinco palavras japonesas que são a base da método:

  • Seiri – Senso de Utilização
  • Seiton – Senso de Organização
  • Seiso – Senso de Limpeza
  • Seiketsu – Senso de Padronização
  • Shitsuke – Senso de Disciplina

Aprenda mais sobre essa ferramenta no vídeo abaixo com o nosso especialista Carlos Sander:

Melhoria contínua

A melhoria contínua de processos é uma maneira de manter o processo de inovação ativo na empresa. Assim, o negócio não se torna obsoleto e acompanha a evolução do seu nicho de mercado, além de promover novas ideias.

Aprenda como aplicar na prática a melhoria contínua no dia a dia da sua empresa com as dicas do vídeo abaixo:

Planilha FMEA

FMEA é a sigla para Failure Mode and Effect Analysis, em português, significa análise de defeitos e modos de falhas.

A ferramenta FMEA é aplicada nos processos de empresas de todo o mundo. A diferença entre as implementações está nos formatos de classificação dos riscos e nos nomes dados aos elementos dos processos em análise.

Saiba mais sobre o FMEA no vídeo abaixo e utilize-o no seu processo de inovação:

.

Esses são alguns exemplos de ferramentas Seis Sigma que você pode usar durante as etapas do processo de inovação para apoiar meus métodos e mensurar os resultados.

Aprimore o processo de inovação com treinamento em Seis Sigma

Como vimos o processo de inovação está atrelado a várias ferramentas que apoiam a execução de todo processo. Por isso, a capacitação em Seis Sigma vai contribui para alinhar toda a equipe em torno desse objetivo.

Na Frons, você pode fazer o treinamento de todas as certificações da metodologia Seis Sigma online. Conheça cada um dos cursos e aproveite:

E para você, o que é inovação? Deixe nos comentários suas dúvidas, dicas e sugestões para gente! 😀

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.