O programa Seis Sigma (ou programa Six Sigma) é uma forma de melhorar a qualidade de dos processos da sua empresa, com o objetivo de eliminar ao máximo as variabilidades as quais eles estão sujeitos. Justamente para eliminar as chances de defeitos.

Portanto o principal objetivo do programa Seis Sigma é aumentar a qualidade dos produtos ou serviços que sua empresa oferece, eliminando as variabilidades dos processos, e evitando as falhas provenientes delas.

Vamos entender então tudo o que envolve a metodologia Seis Sigma e responder às seguintes perguntas que você pode ter:

  • Quais são os 6 Sigma?
  • O que é nível Sigma?
  • Quando surgiu o Six Sigma?
  • Benefícios do programa Seis Sigma
  • O que é a metodologia Lean Six Sigma?
  • Como escolher o melhor programa Seis Sigma do mercado?

No vídeo abaixo você confere um pouco mais sobre o que é o programa 6 Sigma, com Carlos Sander, da Frons, que tem certificação Master Black Belt.

Quais são os 6 Sigma?

Uma das primeiras dúvidas que nós temos quando começamos a aprender o programa Seis Sigma é em relação ao seu nome e quais são os Seis Sigma.

O Sigma vem representado pela letra grega que é usada como medida de desvio padrão. Portanto o 6 Sigma são escalas de variações do desvio padrão.

O objetivo é buscar a menor variabilidade possível em seus processos e assim atingir a eficiência máxima na escala 6 Sigma e chegar ao nível mais alto. O nível 6 Sigma.

O que é nível Sigma?

O nível Sigma é a escala que mede a variabilidade de seus processos de acordo com o número de falhas ou defeitos por milhão.

O objetivo da metodologia Seis Sigma é atingir o menor valor possível e a sua escala engloba os 6 níveis Sigma:

1 Sigma – 690.000 defeitos por milhão

2 Sigma – 308.537

3 Sigma – 66.807

4 Sigma – 6.210

5 Sigma – 233

6 Sigma3,4

Dessa forma você consegue mensurar e acompanhar o desempenho de sua empresa em busca da melhor eficiência na qualidade de seus processos.

Leia também: Melhoria contínua de processos: ferramentas e métodos para aplicar

Quando surgiu o Six Sigma?

Esta metodologia ou estratégia, como desejar, se originou com engenheiros da Motorola na década de 80, após evoluir de uma estratégia de quatro etapas anteriormente usada na década de 70 que consistia em medir, analisar, melhorar e controlar.

O programa 6 Sigma foi evoluindo com o passar dos anos e ficou famosa a partir de sua implantação, por parte do CEO Jack Welch, na GE (General Electric). A partir daí diversas outras empresas implantaram em seus processos o programa 6 Sigma.

Benefícios do programa Six Sigma

Os benefícios do programa Six Sigma vão além da qualidade de seus processos. Eles trazem maior eficiência, confiabilidade de seus consumidores e grandes economias para a empresa.

Além disso, ela é hoje uma estratégia fundamental em qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado. Afinal de contas, a busca por estes benefícios fazem sentido em um mercado tão concorrido e globalizado, principalmente quando traduzidos em maiores lucros para organização.

Você pode ter mais informações sobre os benefícios do programa Seis Sigma neste episódio do Business Break da Frons.

O que é a metodologia Lean Six Sigma?

A metodologia Lean Six Sigma é a união de duas estratégias, a Lean Manufacturing com o programa Seis Sigma.

Entre os pilares do Lean Manufacturing está o objetivo de eliminar desperdícios fazendo, como o próprio nome sugere, uma manufatura enxuta. 

Nesta metodologia você identifica os 8 desperdícios do Lean Manufacturing e cria estratégias para eliminar eles.

A metodologia Lean Six Sigma busca o melhor destas duas estratégias. Com a união delas você consegue a maior eficiência com a redução da variabilidade ao mesmo tempo que conquista a eliminação de desperdícios.

Você pode fazer cursos Lean Six Sigma e aprender a conquistar a melhoria continua nos processos juntamente com a eficiência na produtividade

Ao final deste artigo você verá cursos Lean Six Sigma que podem ajudar você em sua carreira.

No vídeo abaixo você confere com Carlos Sander, da Frons, como funciona o Lean Seis Sigma.

Como escolher o melhor programa seis sigma do mercado?

Escolher o melhor programa Seis Sigma vai depender das diferentes funções que você pode ou deseja desempenhar em um projeto.

De acordo com a sua função dentro da empresa ou mesmo no processo, uma certificação pode ser mais adequada que outra. Tanto para níveis de aprofundamento no assunto à até mesmo sua função operacional ou gerencial que você desempenha.

Existem diversos certificações, cada uma com sua especificidade. São elas:

  • Certificação White Belt: A certificação White Belt é a certificação que melhor atende aos profissionais de nível operacional. Ajudam a realizar o programa auxiliando os profissionais com certificações superiores.
  • Certificação Yellow Belt: Também atua a nível operacional porém com um nível maior de conhecimento e capacidade de gestão de pequenos projetos e no suporte aos Green e Black Belt.
  • Certificação Green Belt: Esta certificação é para aqueles profissionais que tem a maior parte de suas funções e ações voltadas para projetos de melhoria dentro da empresa. Este profissional está habilitado a implementar o programa Six Sigma.
  • Certificação Black Belt: Profissionais com esta certificação são profissionais com níveis de gerência e são capazes de desenvolver grandes projetos de melhoria. Eles reportam diretamente aos Master Black Belt e são responsáveis por monitorar e executar os projetos.
  • Certificação Master Black Belt: Estes são os profissionais mais capacitados e experientes da organização. Eles são capacitados para fazerem a liderança e a condução dos projetos e são os grandes responsáveis por estes. Este é o último nível e só é alcançado após a certificação Black Belt.

Se você deseja começar a sua certificação, nós da Frons oferecemos, gratuitamente, o curso completo com a certificação White Belt Six Sigma! Antes de começar, confira qual é a proposta da formação White Belt.

E se você precisa de ajuda para escolher qual é o melhor certificado para você, nós temos este infográfico que você pode baixar e entender melhor as diferenças entre cada uma e quais atendem melhor sua necessidade.

Quer conhecer tudo sobre as certificações Lean Seis Sigma e entender porque você deve considerar a formação online? Confira nosso vídeo abaixo. 

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.