Que a gestão da qualidade é uma tarefa essencial dentro de qualquer organização, não há dúvida alguma. Afinal, é através dela que se alcança um alto nível no produto final . Sendo assim, o Seis Sigma em empresas brasileiras tem sido cada vez mais procurado e adotado por grandes gestores.

Através dessa ferramenta é possível otimizar processos e ainda economizar tempo e dinheiro. Sabendo disso, entenda como essa técnica de qualidade tem mudado a rotina de organizações nacionais. Acompanhe!

Conceitos e utilidades do Seis Sigma em empresas brasileiras

Em linhas gerais, pode-se definir o Seis Sigma como um sistema de gestão completo. Através dele é possível melhorar diversos aspectos da empresa, partindo da produção e chegando aos setores administrativos.

Ao contrário do que se pensa, essa ferramenta de gestão da qualidade não se limita a grandes projetos. Por conta disso, o uso do Seis Sigma em empresas brasileiras tem crescido cada vez mais. Afinal, por meio dele os resultados com redução de custo e agilidade de processos são notáveis e quase instantâneos.

Seis Sigma em empresas brasileiras: locais para utilização

Como citado, não são poucos os locais dentro de uma organização em que o Seis Sigma pode gerar resultados. Afinal, em todo local onde é possível ter melhoria de processos, a gestão da qualidade deve ser aplicada. Sendo assim, entenda a sua usabilidade em diversos setores.

Seis Sigma no setor de Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos (RH) é uma da que mais trata de processos administrativos dentro da organização. Dessa forma, não é incomum que confusões aconteçam, prejudicando a boa imagem da empresa tanto internamente como externamente.

Além disso, como o setor trabalha constantemente com a utilização de dados confidenciais, sua adaptação a metodologia costuma ocorrer de maneira mais rápida. Afinal, a base dessa ferramenta de qualidade é a obtenção de estatística para a apresentação de pontos de melhora.

Sendo assim, os projetos Seis Sigma podem e devem ser utilizados na gestão do setor. Os focais são muitos, variando desde a perspectiva financeira até o tratamento pessoal com os colaboradores da linha de produção. Ademais, absenteísmo e administração de holerites também são ótimos exemplos.

No entanto, pesquisas apontam que os maiores resultados apresentados pelo Seis Sigma advêm de projetos focados na imagem externa da organização. Dessa forma, é válido investir na publicidade e apresentação da metodologia aos clientes, visando transmitir credibilidade e qualidade.

Confira também: Ferramentas de melhoria contínua de processos

Seis Sigma no setor de Logística

Ao olhar para o setor de logística, torna-se evidente o quanto o Seis Sigma em empresas brasileiras têm feito diferença. Afinal, a agilidade e entrega de materiais no transporte nacional tem melhorado a cada ano.

Este ramo da organização por si só já costuma apresentar falhas. Afinal, pequenos erros de comunicação implicam automaticamente na perda de tempo e investimento financeiro. Sendo assim, a gestão da qualidade através do Seis Sigma vem com o objetivo de melhorar a interatividade dentro dos processos.

Através da implementação da técnica e da tecnologia, fica bem mais fácil ter o controle de estoque e da movimentação de produtos. Com isso, os equívocos são evitados de maneira prática, rápida e com um gasto monetário inferior ao necessário para a resolução de um possível problema.

Seis Sigma em empresas brasileiras: todos os setores

Atualmente, não são poucas as organizações nacionais que estão adotando essa metodologia de gestão da qualidade. Afinal, ela pode ser aplicada em todo tipo de empresa, dos mais diversos setores do mercado.

Isso porque, o seu principal objetivo é a otimização de processos. Sendo assim, é evidente que em toda e qualquer linha de produção acontecem problemas que podem e devem ser solucionados.

De uma marca de roupas até a criação de peças automotivas. Todas as companhias têm espaço para a implementação dessa metodologia.

Como o Seis Sigma se trata de uma análise prática da obtenção de dados, independentemente do tipo de organização que se dispor a fazer a coleta de estatística, se ela estiver correta, a técnica pode produzir resultados.

Seis Sigma em empresas brasileiras: cases nacionais de sucesso

Como sabemos, o Seis Sigma não surgiu no Brasil, tendo sido criado pela Motorola, durante os anos 80. No entanto, por ter se mostrado tão efetivo com o passar dos anos, se tornou o padrão classe A na obtenção de qualidade em todos os setores das empresas.

Tendo sido um case de sucesso tão grande, sua adaptação nas organizações nacionais não demorou a acontecer. Sendo assim, confira casos de muito sucesso nos quais a aplicação do Seis o Sigma em empresas brasileiras produziu resultados incríveis.

Ambev

Não é de hoje que a cultura empresarial Ambev está em pauta no mercado. Afinal, o método de organização da empresa já foi contestado muitas vezes, por sua rigidez e busca obsessiva pela perfeição.

No entanto, desde que o Seis Sigma começou a ser aplicado na empresa, a redução de defeitos e falhas se tornou evidente. Atualmente, os erros na linha de produção de aproximam do tão sonhado 0,1%.

Votorantim Cimentos

Não é à toa que a Votorantim cimentos é uma das maiores empresas do segmento dentro do mercado nacional.

A implementação do Seis Sigma em todos os setores da organização tem feito grande diferença, permitindo uma redução considerável de falhas. A cada dia a empresa tem crescido mais, se tornando referência em organização e gestão da qualidade.

Tratar sobre a gestão da qualidade dentro das organizações é uma tarefa importantíssima. Por esse motivo, o Seis Sigma em empresas brasileiras tem crescido cada vez mais. Para saber mais sobre essa ferramenta e técnica, fique atento ao nosso blog e faça o download gratuito do guia definitivo do Seis Sigma.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.