Aprender sobre a metodologia Seis Sigma em um curso online é o melhor investimento que você pode fazer para sua carreira. 

Afinal, os profissionais que querem se destacar no mercado de trabalho precisam ter boas qualificações e para isso é necessário ter bons cursos no currículo. 

O Seis Sigma é uma metodologia que trabalha basicamente com a redução de custos, a otimização de produtos, processos e o aumento da satisfação do cliente. Os benefícios do método se comprovam de diversas formas. 

O ensino à distância (EAD) é uma das principais opções para adquirir esse novo conhecimento de uma forma dinâmica, rápida e, melhor, estudando de casa.

Em linhas gerais, o curso de Lean Six Sigma é composto por cinco níveis de certificação, também chamados de Belts.

Quer saber qual o melhor curso online de Seis Sigma para você? Continue lendo e conheça todas as certificações para se tornar um expert na metodologia.

Faça o teste e descubra qual o seu Belt ideal:

Belt ideal

Seis Sigma: curso online para tirar sua certificação

Muitos profissionais ficam na dúvida por onde começar sua certificação Seis Sigma por curso online. Então montamos um guia básico com tudo o que você precisa saber sobre cada Belt:

1. Curso online White Belt Seis Sigma

A primeira certificação Seis Sigma é o curso online de White Belt, voltada para profissionais que desejam iniciar suas carreiras na metodologia Lean Six Sigma para serem incluídos em projetos.

O curso é ideal para profissionais que trabalham em funções de nível operacional. Ter uma base sólida de conhecimento sobre Lean Six Sigma contribui para impulsionar a mudança na cultura organizacional da empresa.

Como essa é a certificação com nível mais operacional, ela apresenta os fundamentos da metodologia de forma básica e sem trazer ferramentas ou aplicação de projetos. 

2. Curso online Yellow Belt Seis Sigma

Já no nível seguinte do Seis Sigma é o curso online de Yellow Belt, a certificação intermediária da metodologia. 

Gestores das equipes operacionais ou candidatos a cargos de gerência podem fazer a certificação para conseguirem participar de pequenos projetos de melhoria contínua, especialmente na parte de coleta de dados. 

No curso Yellow Belt você vai aprender todas as ferramentas necessárias para que você participe e controle projetos de melhoria. 

4. Curso online Green Belt Seis Sigma

O curso online de Green Belt trata-se do primeiro nível habilitado a desenvolver projetos Seis Sigma dentro da empresa por proporcionar um amplo conhecimento das ferramentas técnicas da metodologia. 

Os profissionais Green Belt chegam a elaborar projetos que podem levar de três a quatro meses para serem finalizados. 

Dessa forma, o curso online é orientado para atuação no desenvolvimento estratégico de uma empresa, voltado para profissionais que pretendem liderar projetos e alavancar resultados. 

Durante as aulas online, você terá em mãos todas as ferramentas estatísticas do Lean Six Sigma e um passo-a-passo para colocá-las em prática. 

5. Curso online Black Belt Seis Sigma

Finalizando as certificações Seis Sigma existe o curso online Black Belt. O objetivo do treinamento é que o profissional saiba aplicar em nível tático todo o conteúdo, tornando-se um especialista apto a liderar e treinar profissionais e equipes.

Esse Belt é considerado o ápice da metodologia em relação ao desenvolvimento de projetos, uma vez que os Black Belts dominam todas as ferramentas necessárias para aplicar em projetos de melhoria dentro de empresas.

No curso, você irá aprender sobre métricas lean, mapa de análise estatística, coleta de dados, Minitab e muito mais.

Existe também um nível extra desta certificação que é o curso online de Upgrade Black Belt

Nele, além de todo conhecimento de um Black Belt, o profissional aprende ferramentas estatísticas de forma mais precisa para atuar em todos os níveis de uma empresa, com uma atenção especial para os aspectos estratégicos.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, clique e baixe o infográfico exclusivo sobre ‘Os Belts do Seis Sigma’ para conhecer outros diferenciais das certificações.

Dicas para orientar a escolha do Belt ideal

É difícil dizer que existe um Belt ideal, uma vez que cada nível é complementar ao outro. Ou seja, se um aluno está estudando para ser um Yellow Belt, ele irá aprender tudo que o White Belt sabe, junto dos conteúdos do novo Belt. 

Da mesma forma, se você se matricular em um curso de Black Belt, irá receber os conteúdos de White a Green Belt e todos os conceitos inéditos necessários para se tornar o profissional com um dos maiores níveis de conhecimento sobre a metodologia Lean Six Sigma.

Por isso, não há uma sequência obrigatória e nem restrições entre as certificações Seis Sigma. 

Um Green Belt que quer se tornar Black Belt precisa apenas fazer o treinamento de Upgrade Black Belt e comprovar os conhecimentos através de um projeto prático.

Assim, irá receber o certificado creditado pela instituição autorizada a certificá-lo como Black Belt.

Quer saber quais são os benefícios da formação Lean Six Sigma? Ouça o episódio #007 do nosso podcast Business Break e conheça cinco vantagens: 

Como escolher o melhor curso online de Seis Sigma do mercado?

Agora que você sabe tudo sobre as certificações Seis Sigma e cada curso online, pode iniciar sua jornada de qualificação profissional.

O melhor de tudo é que você pode começar o primeiro Belt de forma GRATUITA aqui na Frons. Inscreva-se no curso online de White Belt sem pagar nada!

Agora, se você já tem uma noção da metodologia Lean Six Sigma e quer o próximo curso da certificação, temos todas as certificações disponíveis em nossa plataforma:

Se ainda estiver na dúvida do potencial de resultados que da metodologia tem, baixe o infográfico ‘Métricas Lean Six Sigma’ e saiba os resultados que empresas que implementaram Seis Sigma puderam alcançar em pouco tempo. 

A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado.

Com mais de 40.000 alunos EAD e mais de 100 empresas atendidas, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Conheça nossos cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.