Já pensou em aprender tudo sobre Seis Sigma? Você já deve ter ouvido falar dessa metodologia que diz respeito às diversas práticas desenvolvidas para trazer o máximo de desempenho para os processos internos da empresa.

Assim, são eliminados os defeitos e os possíveis riscos operacionais, todos definidos de acordo com as normas da fábrica. 

Para te ajudar nos estudos, fizemos uma seleção de nove vídeos de Seis Sigma que abordam o assunto de forma didática, simples e clara.

Neles, você irá entender por qual Belt da metodologia começar, o que são as certificações, as diferenças entre elas e muito mais. Continue a leitura e confira tudo sobre Seis Sigma.

GUIA | Tudo sobre Seis Sigma

Por onde começar a estudar a metodologia?

Sabemos que o mercado está cada vez mais competitivo. Para poder se destacar em meio à multidão de profissionais, é preciso se capacitar da melhor forma possível.

Por isso, a Frons oferece diversos cursos de qualificação por meio do ensino de várias metodologias, inclusive, tudo sobre Seis Sigma.

A Frons dispõe tanto de aulas presenciais quanto de aulas à distância que proporcionam as ferramentas necessárias para o profissional decolar em sua carreira. Entre os cursos, você encontra as certificações:

Como são os Belts na Seis Sigma: assista uma videoaula grátis

Neste vídeo da série tudo sobre Seis Sigma, Carlos Sander explica as diferenças entre cada um dos belts da metodologia.

Você verá as competências necessárias para os Belts desde White até o que faz um Black Belt de forma simples e didática. Por fim, também são explicadas as principais características do treinamento Black Belt — o último nível de capacitação.

O belt ideal no curso de Seis Sigma

A metodologia Seis Sigma exige que as pessoas sejam treinadas adequadamente. Por isso, assim como acontece nas artes marciais, os níveis de conhecimento são divididos em faixas ou “belts”, como são mais conhecidos.

Existem os White Belts, Yellow Belts, Green Belts, Black Belts e, por último, os Master Black Belts. Mas, afinal, como definir o belt ideal para cada momento da carreira? O vídeo de Seis Sigma acima é excelente para resolver esta dúvida.

Importância do Yellow Belt e como contratar um profissional

Os funcionários classificados como Green Belt ou Black Belt são conhecidos por sua excelência de conhecimento em suas áreas — tanto que os últimos respondem direta ou indiretamente para os funcionários Master Black Belts.

Será que isso significa que os Yellow Belts ficam de fora? Você vai descobrir que não. No vídeo acima, explicamos tudo sobre Seis Sigma que você precisa saber para selecionar o melhor profissional Yellow Belt para o time da sua empresa.

Por que fazer um curso de Yellow Belt?

Já falamos sobre a importância dos Yellow Belts, profissionais com treinamento focado em ferramentas Seis Sigma e técnicas básicas para solucionar os problemas que surgem na equipe.

Apesar de este profissional não estar diretamente envolvido em problemas de negócios, seu desempenho é direcionado para poder equipar os membros do time com o básico para poderem ter um bom desempenho.

O Yellow Belt é uma excelente capacitação para se começar! Confira mais informações no vídeo.

White Belt e Green Belt: qual a diferença?

Neste vídeo acima, você vai saber mais sobre o curso Seis Sigma oferecido pela Frons e irá visualizar também uma planilha com os conteúdos trabalhados no curso.

Além disso, o vídeo também aborda as diferenças entre o Green Belt e o White Belt, certificações que diferem em seus propósitos.

A certificação Green Belt é destinada aos profissionais que dedicam parte do seu tempo a melhorar projetos Seis Sigma. A White Belt, por sua vez, visa os profissionais de nível operacional que executam ações de rotina. Assista o vídeo e aprenda o melhor momento para fazer cada uma delas!

Como definir um projeto de Seis Sigma

Agora, vamos lidar com assuntos práticos. Para tirar um projeto do papel, é necessário, primeiro, ter os conhecimentos da certificação White Belt que é disponibilizada gratuitamente pela Frons.

O próximo passo é garantir que o projeto seja crítico, ou melhor, que ele possa ajudar a empresa a atingir as metas que foram estabelecidas. Confira o vídeo para descobrir os outros fatores que podem impactar as metas definidas para o projeto! 

Diferenças entre PDCA e Seis Sigma

O PDCA é um tipo de ferramenta de qualidade utilizada no controle de processos que tem como objetivo a solução de problemas.

Essa metodologia consiste em quatro fases que envolvem o planejamento, a implementação do plano, a análise dos resultados obtidos e a documentação do processo obtido.

A metodologia Seis Sigma, por sua vez, é uma ferramenta importante no desenvolvimento de projetos com o foco em melhoria contínua. Para isso, ocorre a redução das variabilidades e consequente otimização dos custos e produtividade.

Com tantas características diferentes, como definir o melhor momento para utilizar o PDCA e o Seis Sigma? O vídeo acima explica as diferenças entre as ferramentas e quando aplicá-las.

Metodologia ideal para usar em consultorias

Ao escrever um relatório detalhado sobre a atual situação da empresa ou até mesmo realizar um diagnóstico, é preciso considerar qual será a melhor forma de abordar e analisar os problemas presentes na organização.

Neste ponto entra a escolha da metodologia ideal que irá definir o caminho para a análise ser feita de forma eficaz. Mas qual será a melhor opção: Kaizen, PDCA, Seis Sigma ou alguma outra? Assista o vídeo e descubra qual a melhor metodologia para cada situação!

Recomendamos também as seguintes leituras para aprofundar seus conhecimentos:

Pronto para aprender tudo sobre Seis Sigma?

Agora que você já assistiu a todos os vídeos, sabe tudo sobre Seis Sigma para começar a estudar! Na Frons, temos cursos online de todas as certificações. Saiba mais sobre cada uma:

Certificação White Belt – Seis Sigma Online;

Certificação Yellow Belt – Seis Sigma;

Certificação Green Belt – Seis Sigma;

Certificação Black Belt – Seis Sigma.

Sim, você pode estudar em casa, na hora que quiser e ainda ter suporte dos nosso professores, acesso ilimitado às videoaulas e materiais extras. Comece hoje sua evolução profissional.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.