Por que aprender Power Bi? Uma pergunta que poderá levar a sua empresa ao topo em poucos passos. Descubra tudo sobre esse método agora!

O mercado de trabalho está cada vez mais amplo e competitivo, o que se mostra um grande desafio para as empresas que já não podem mais se contentar apenas com as técnicas tradicionais. No entanto, por que aprender Power Bi? O método vem sendo muito utilizado para alavancar resultados em apenas alguns passos e fortalece todas as áreas da companhia.

Por meio dessa estratégia mais do que assertiva, será possível otimizar todo o processo de armazenamento de dados, além das informações mais importantes

Além disso, também será possível gerar relatórios completos e com uma facilidade de acesso impressionante para ampliar os resultados da sua empresa.

Quer saber como o Power Bi pode te ajudar? Então não deixe de ler este artigo até o final.

O que uma empresa precisa, no dia a dia, para funcionar?

Antes de entender a pergunta de por que aprender Power Bi, é necessário falar a respeito do que uma empresa precisa para funcionar no dia a dia. O ponto principal está no processo de tomada de decisão, sendo este um fator decisivo para definir o sucesso ou o fracasso das operações.

Além disso, também há outros conjuntos de fatores que podem ajudar, e muito, a fazer com que a decisão tomada seja a certa. Para saber mais a respeito veja, abaixo, o que uma empresa deve fazer para se manter sempre linear e funcionando da melhor forma possível.

Levar o planejamento estratégico a sério

Nenhuma decisão tomada pode ser boa sem que esteja aliada à etapa de planejamento. Dessa forma, antes que os primeiros passos possam ser, de fato, dados, será preciso que a estratégia esteja devidamente estruturada e que, consequentemente, as diretrizes de orientações sejam desenvolvidas.

Quanto mais uma empresa estiver conectada com as raízes de seu negócio, melhor será para ela. Isso porque com uma boa análise de decisões, as metas antes traçadas poderão ser alcançadas de maneira mais fácil e sem surpresas no meio do caminho.

Analisar os dados

Para que uma boa decisão seja tomada, é preciso que os dados da empresa sejam devidamente analisados, utilizando de muita paciência e estratégia para conseguir compreender as informações. Só assim será possível definir quais são os pontos fortes e os pontos fracos da estratégia empregada até então.

A tecnologia, como o Power Bi, pode ser utilizada a seu favor neste momento. Assim, será possível definir, de acordo com uma posição em que o profissional se encontra naquele momento, uma fonte de dados e uma boa ferramenta de análises que seja capaz de suprir todas as necessidades do seu negócio.

Rever as métricas

Para que se torne possível gerenciar e escolher um rumo positivo para o seu negócio, é preciso que todas as métricas sejam devidamente revistas. 

Dessa maneira, será possível adaptá-las às novas estratégias que levam em consideração os dados obtidos, que são tão importantes quanto qualquer outra parte deste processo.

Se uma mensuração não for capaz de oferecer bases de tomada de decisões, isso significa que ela não está sendo o suficiente para o panorama daquele momento. Se esse for o caso da sua administração, será necessário rever as métricas. A gestão dinâmica deve ser a escolhida para que a estratégia não fique engessada.

Por que investir em Power Bi?

Agora, finalmente, está na hora de falar sobre a pergunta central deste artigo: por que aprender Power Bi? Existem muitos motivos para isso e, com toda a certeza, o principal deles está diretamente ligado com a eficácia da plataforma, bem como sua capacidade de gerar resultados muito rapidamente.

  • Aproveite para conhecer a análise SWOT e seus benefícios para uma empresa

Confira, abaixo, quais os principais motivos para adotar o Power Bi na sua empresa.

Baixo custo de investimento

Um dos maiores benefícios para as empresas, esclarecendo a questão de por que investir em Power Bi, está, justamente, em seu baixo custo de investimento. 

Pois, para um negócio, a questão financeira é de extrema importância, principalmente para quem sempre deixa o caixa organizado e prefere ter um controle satisfatório.

Sendo assim, é válido lembrar que algumas versões do Power Bi são gratuitas ou custam menos de R$ 10,00. A maior diferença entre cada uma das versões é a sua capacidade de armazenamento, que pode ser maior ou menor. 

Além disso, o sigilo e segurança das informações da sua empresa também podem acabar apresentando diferenças sutis.

Análises automáticas

Por que aprender Power Bi? Simples! A ferramenta gera análises automáticas com insights. Isso significa que a sua empresa poderá ter sugestões de melhoria de uma maneira muito mais fácil e rápida

Assim que o relatório for devidamente carregado, haverá uma análise ágil de dados e, por meio desse processo, será possível adquirir algumas sugestões.

Essa análise pode fazer com que o usuário tenha cerca de 50 fatos interessantes acerca dos dados analisados. Todos eles são apresentados com o principal objetivo de melhorar a qualidade dos dados e, também, ampliar a assertividade na hora de tomar decisões com base nas informações captadas.

Integração com o PowerPoint

É muito provável que, na hora de preparar uma apresentação, estejamos mais voltados para o PowerPoint, principalmente porque ele é um dos programas mais completos e fáceis de utilizar. Ele pode gerar apresentações para palestras, pequenos eventos ou, até mesmo, para o lazer de alguém que está desejando manter seus arquivos organizados.

No entanto, você sabia que é possível ter uma ligação com esse programa por meio do Power Bi? A ferramenta é capaz de ajudar, e muito, na hora de montar a sua apresentação. A integração apresentada por ambos os programas é feita por meio da opção “exportar os relatórios para slides”. Rápido e fácil!

O Power Bi também pode ser integrado ao Excel. Entenda mais sobre isso ao assistir ao vídeo.

Velocidade na manipulação de dados

Respondendo, novamente, à pergunta de porque aprender Power Bi, temos a capacidade de manipular dados rapidamente. O tempo é um fator extremamente relevante para quem gere uma empresa, principalmente porque, a todo o momento, é necessário estar voltado para os resultados que serão gerados a cada nova ação.

Dessa maneira, ao aprender a usar o Power Bi, fica muito mais fácil conseguir administrar, bem como compartilhar e analisar os inúmeros dados que o seu negócio gera. O melhor é que tudo isso será feito de maneira extremamente precisa, fácil, rápida e eficiente para ampliar seus horizontes.

Destaque no trabalho

Você sabia que ter conhecimento acerca de Power Bi pode não ser apenas uma de suas novas habilidades, mas também irá gerar um maior valor de mercado para as suas atividades? A ferramenta faz com que os profissionais consigam se destacar dentre os milhares de outros que estão lutando por uma vaga no mercado de trabalho.

Por meio desse método, será possível fazer com que um profissional saiba otimizar os processos de maior importância dentro de uma empresa. A análise de dados que será realizada de maneira adequada se mostrará um grande diferencial, visto que a tomada de decisão correta é a mais importante para gerar resultados positivos. 

Análises e insights: uma parte importante da evolução

Para qualquer pessoa que tenha um negócio, a análise dos dados e os insights são de extrema importância para que o nome da sua marca esteja sempre em destaque dentro do mercado competitivo. Todas as informações obtidas, principalmente por meio do Power Bi, são capazes de mostrar a realidade da sua empresa.

Tanto a análise quanto os insights se mostram extremamente relevantes para que o negócio esteja sempre no topo, mostrando-se relevante. Além disso, quando profissionais e equipes engajadas estão no meio desse processo, é possível ter um aproveitamento ainda melhor. Uma boa dica é sempre ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer.

Veja como manter a sua equipe sempre motivada com o vídeo abaixo.

A importância do controle e manipulação de dados

O controle e a manipulação de dados se mostram muito importantes para que uma empresa possa se manter em constante crescimento. Quanto mais informações ela reunir sobre si mesma e souber quais são seus pontos fortes ou pontos fracos, melhor. É por meio dos erros que se pode ter a oportunidade de acertar.

Dessa maneira, após descobrir a resposta para a pergunta de por que aprender Power Bi, é possível ver, claramente, que ter um controle sobre os dados de sua empresa é um passo fundamental rumo ao sucesso. 

Se você chegou até aqui e CURTIU o nosso conteúdo, gostaria de te contar que esse é exatamente o nosso propósito, entregar conteúdos de qualidade para que pessoas como você possam alcançar seus objetivos profissionais muito mais rápido.

Disponibilizamos conteúdos diariamente em nossas redes sociais, canal do Youtube e, até mesmo, em nossa comunidade do Telegram. Junte-se a nós e evolua um pouquinho a cada dia!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.