Levando em consideração que o termo “Power Bi Data Science” está em alta, por que não aprender a diferenciar Power Bi e Big Data? Ambos os termos são extremamente importantes para o seu negócio e podem fazer uma grande diferença na hora de usufruir de conceitos tecnológicos para a sua empresa.

Por meio deste artigo, você poderá compreender melhor quais as diferenças entre ambos e, também, saber como é possível aproveitar de seu desenvolvimento para montar estratégias mais sólidas para a sua marca ou empresa. 

Além disso, descobrirá como juntá-los para alcançar o sucesso. 

Fique até o final para entender como aplicar os métodos na sua empresa e fazê-la crescer cada vez mais.

O que é Power Bi?

power bi e data science 

O Power Bi nada mais é do que uma ferramenta que compõe o Power Bi Data Science, da Microsoft. 

Por meio dessa ferramenta, é possível consolidar os dados de uma empresa e deixar as informações mais coerentes e visuais. Este método trabalha com dados tanto do Microsoft Excel quanto de algum arquivo da nuvem.

De uma forma geral, o Power Bi é uma grande coleção de serviços relacionados aos softwares, aplicativos e outros conectores que trabalham em perfeita união para gerar uma base de dados que não estão relacionados com informações coerentes. Isso faz referência tanto à incoerência visual quanto interativa.

Outro ponto positivo deste método é que ele facilita o acesso e o compartilhamento das informações transformadas. Por meio do Power Bi Data Science, é possível montar desde pequenos trabalhos no Excel, em bancos de dados locais, até grandes trabalhos para empresas.

Entenda melhor a diferença entre Power Bi e Excel com o vídeo abaixo:

Como funciona Power Bi?

O Power Bi Data Science funciona para entregar um serviço de nuvem hospedados dentro da plataforma Microsoft Azure. 

Desse modo, ele detecta e reúne todos os dados precisos para que haja a geração de um relatório, mesmo aqueles que já foram publicados e compartilhados com outros usuários de comum interesse.

O que é BI?

A abreviação “BI” vem do termo em inglês, “Business Intelligence”, que pode ser traduzido livremente como “Inteligência de Negócios”. Por meio desse método, é possível coletar, armazenar, tratar, analisar e aplicar dados que se mostram de extrema relevância para que decisões assertivas sejam tomadas.

Dentro do Power Bi Data Science, o BI é crucial para promover a definição de uma estratégia que, pouco depois, será capaz de montar um plano de ação completo. É por meio do método que podemos alcançar insights e descobertas acerca de qualquer tipo de assunto.

No entanto, é importante falar que o Business Intelligence não se refere a uma tecnologia em específico. Ele está diretamente voltada para o conceito, ainda que as ferramentas, softwares e soluções inovadoras estejam nas imediações e ajudem a construir um plano sólido e com embasamento suficiente para dar certo.

Além disso, dentro do Power Bi Data Science, o BI oferece um grande diferencial e tem como principal propósito facilitar os processos para que haja uma boa gestão empresarial. Isso faz com que todos os processos se mostrem ainda mais acessíveis para que os envolvidos compreendam todas as etapas de produção.

Exemplos de BI

A Copa do Mundo, no Brasil , no ano de 2014, é um grande exemplo de BI para o aprendizado. O  método  incentivou o aumento de produtividade do time e foi um dos fatores mais relevantes para que a seleção alemã fosse a grande campeã do evento.

Por meio da utilização do BI, a seleção alemã pode fazer uma análise dos dados relevantes do desempenho de cada um dos jogadores, levando em consideração estatísticas de jogos anteriores, como número de passes, defesas, penalidades e finalizações. Os relatórios produzidos a partir desse ponto foram entregues nas mãos dos jogadores.

O que é Big Data?

power bi e data science 

Big Data está diretamente ligado com uma prática que possibilita a geração, captura e processamento de uma grande quantidade de informações, só que de maneira contínua. Ainda que o seu uso seja muito frequente em páginas de revistas relacionadas à tecnologia, essa técnica não fica restrita, unicamente, ao mundo digital.

A maior parte do seu conteúdo gerado acaba incluindo informações que se referem às compras, registros financeiros e, também, canais tradicionais. Ainda que o volume seja menor do que aqueles de conteúdo da internet, o processo pode ser bem aplicado para call centers, pontos de venda e SAC’s.

O Big Data, inserido no Power Bi Data Science, possui algumas características muito importantes. São elas:

  • Volume, que se refere a uma grande quantidade de arquivos, que se mostram com um tamanho cada vez maior.
  • Velocidade, onde os dados não se concentram em um arquivo ou depósito fechado. Eles estão sempre em atualização e expansão para gerar um conteúdo relevante.
  • Variedade, que pode ser definida dentro de arquivos de foto, áudio, vídeo, dados de GPS, palavras-chave e informações. Novos formatos sempre irão surgir, fazendo com que a produção não possa ser estruturada de forma inicial.

Como funciona Big Data?

O Big Data oferece uma oportunidade para resolver qualquer assunto, informar qualquer pessoa ou compreender qualquer tipo de situação. Ele é utilizado para comparar diversas fontes de dados, sendo possível fazer uma identificação de relacionamentos que, em um momento anterior, eram deixados de lado.

A ferramenta, utilizada amplamente para a análise, acaba se mostrando muito útil para executar centenas de milhares de simulações, permitindo que haja um ajuste das variáveis possíveis até que um padrão seja estabelecido. Dessa maneira, é possível encontrar uma solução para um determinado problema que se esteja tentando desvendar.

Exemplos de Big Data

Um bom exemplo da utilização de Big Data está em sua utilização para fidelizar clientes. Isso acontece porque os dados coletados pelas ferramentas do método acabam por determinar e avaliar o perfil de cada um dos consumidores, facilitando a divulgação de propagandas e de ofertas, gerando maior engajamento.

Qual a diferença entre Power Bi e Big Data?

De uma forma geral, Big Data acaba se mostrando um termo muito mais generalista, capaz de abranger muitos pontos. Os sistemas digitais, atualmente, têm gerado ainda mais dados e o principal objetivo desse primeiro sistema é gerar novas abordagens para que seja possível armazená-los de forma segura e organizada.

No caso do Power Bi, a tecnologia foi criada.  O seu processo por inteiro consiste na coleta e no monitoramento de algumas informações, possibilitando uma filtragem e maior organização.

A principal diferença entre ambos os métodos está, de certo modo, relacionada  ao motivo que os torna tão complementares. Enquanto uma se mostra mais sistematizada e contínua, a outra  gera resultados mais objetivos e específicos. 

Ao se unirem, geram resultados positivos e suficientes para alavancar uma empresa. Além disso, podem aumentar os lucros de um negócio.

O Big Data é aplicado com o objetivo de minerar dados de uma maneira mais precisa para que, posteriormente, sejam organizados a favor de um negócio. As ferramentas utilizadas pelo Power Bi analisam e condensam informações para que decisões sejam tomadas a partir delas.

Então, se você está pensando em aumentar o lucro da sua empresa, veja este vídeo e entenda mais  a respeito:

A importância de Power Bi e Big Data para os negócios

power bi e data science 

Existem muitos motivos para aplicar o Power Bi Data Science e o Big Data nos seus negócios e é possível garantir que essas ferramentas e conceitos entreguem resultados positivos para a evolução da sua empresa ou marca. Dentre os principais benefícios, estão:

  • Processo de decisão ainda mais inteligente e com menos base no “achismo”;
  • Promoção de uma redefinição de todas as matrizes de custo, a fim de economizar de maneira segura e saudável;
  • Possibilidade de abertura de novos mercados que, em um momento anterior, não poderiam ser identificados de maneira clara;
  • Diminuição da pressão estabelecida pela sua concorrência;
  • Maior agilidade para a definição de ciclos de venda coerentes com a aplicação de estratégias de marketing.

O ideal é que a sua empresa possa ser capaz de desenvolver uma inteligência de mercado. Para isso, a aplicação do Power Bi Data Science, é essencial, pois é capaz de apresentar as soluções necessárias junto com as ferramentas mais adequadas para o seu trabalho.

Com a tecnologia a seu favor, ficará muito mais simples tomar decisões assertivas e que permitam que o mercado seja completamente estudado. Utilize dos filtros obtidos para garantir um melhor desempenho para a evolução da sua empresa e, também, para a lucratividade do negócio.

Existem muitos motivos para aplicar o Power Bi Data Science e o Big Data nos seus negócios e é possível garantir que todos eles entreguem resultados positivos para a evolução da sua empresa ou marca. Dentre os principais deles estão:

  • Processo de decisão ainda mais inteligente e com menos base no “achismo”;
  • Promoção de uma redefinição de todas as matrizes de custo, a fim de economizar de maneira segura e saudável;
  • Possibilidade de abertura de novos mercados que, em um momento anterior, não poderiam ser identificados de maneira clara;
  • Diminuição da pressão estabelecida pela sua concorrência;
  • Maior agilidade para a definição de ciclos de venda coerentes com a aplicação de estratégias de marketing.

O ideal é que a sua empresa possa ser capaz de desenvolver uma inteligência de mercado. Por isso, a aplicação do Power Bi Data Science, ao lado do Big Data será essencial, sendo capaz de apresentar as soluções necessárias junto com as ferramentas mais adequadas para o seu trabalho.

Com a tecnologia a seu favor, ficará muito mais simples tomar decisões assertivas e que permitam que o mercado seja completamente estudado. Utilize dos filtros obtidos para garantir um melhor desempenho para a evolução da sua empresa e, também, para a lucratividade do negócio.

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.