Software para gestão da qualidade: entenda porquê utilizá-los e quais são os melhores

Uma empresa que não cuida da gestão qualidade do seu produto é sinônimo de desorganização. Afinal, esse processo é um dos mais importantes para manter o nível dos produtos criados e o fluxo da linha de produção. No entanto, por ser tão fundamental, também fica evidente que não é uma tarefa fácil de ser realizada. Sendo assim, a procura por um bom software para gestão da qualidade cresce todos os dias.

Através dele, pode-se automatizar processos e garantir resultados ainda mais efetivos. Com tantas ferramentas no mercado, não há motivo para não fazer uso delas no dia a dia organizacional.

Com base nisso, citaremos aqui tudo sobre software para gestão da qualidade e como utilizá-los em seu negócio. Desse modo, será possível atingir resultados cada vez melhores e aumentar a lucratividade dos processos. Acompanhe!

O que é gestão da qualidade?

Chamamos de gestão da qualidade todas aquelas ações tomadas dentro da empresa com o objetivo de impedir falhas na criação de processos e produtos. Ou seja, se trata da identificação de erros e acompanhamento de diversas etapas, de modo que o resultado final da linha de produção seja efetivo.

Atualmente, são muitas as ferramentas utilizadas para gestão da qualidade. Ciclo PDCA e método Kaizen são apenas algumas que se destacam e produzem resultados notáveis com sua aplicação.

Como fazer a gestão da qualidade na empresa

Comumente, a gestão da qualidade é realizada por uma equipe específica dentro da companhia. Os colaboradores recebem treinamento qualificado para analisar cada uma das etapas necessárias na criação de um produto.

O primeiro passo costuma ser a identificação de falhas, percebendo o que está causando os problemas e os possíveis danos. Nesse momento, é realizada uma classificação do nível de impacto que os processos incorretos podem causar.

Depois disso, realiza-se um brainstorming junto com todos os membros da equipe, procurando pela melhor solução para os problemas apresentados. É preciso levar em conta a opinião de cada pessoa, mas sempre fazer prevalecer as ideias que exigem menor investimento financeiro e mudança de processos para a resolução dos problemas.

Colocando as soluções em prática, é necessário fazer um acompanhamento constante dos resultados obtidos. Eles precisam indicar uma resolução completa dos problemas e falhas. Essa análise deve ser feita por todos os colaboradores, de modo que fique evidente o impacto do trabalho realizado dentro dos setores.

Seguindo esses passos, tem-se a garantia de uma linha de produção fluida, com qualidade e acompanhada de perto por todos os colaboradores, evitando imprevistos e possíveis acidentes.

Gestão da qualidade sem um software X gestão da qualidade com um software

Sabendo o que é gestão da qualidade, com toda a certeza já ficou evidente o tamanho da importância que esse processo tem dentro de cada empresa. No entanto, depois de acompanhar como realizá-la, você também pode perceber que esse procedimento não é nem um pouco simples.

Para garantir que esse sistema tenha eficácia, é necessário um acompanhamento constante, bem como a interação completa da equipe em todos os seus aspectos. Sendo assim, contar com um software para gestão da qualidade pode ajudar bastante na automatização dessa função.

Uma empresa que realiza todo o processo manualmente, aumenta os riscos de sofrer com as falhas. Além disso, a contagem dos dados se torna inexata e passível de erros. Com isso, fica evidente que é necessário um investimento de tempo muito maior por parte dos colaboradores e da equipe de gestão.

Contando com um software para gestão da qualidade, no entanto, a situação é bem diferente. Com a ajuda de um programa, pode-se realizar um acompanhamento constante, apenas fazendo as atualizações diárias. Desse modo, poupa-se muito tempo e mão de obra, o que resulta em uma melhor distribuição de trabalho entre os colaboradores.

Ou seja, quando uma empresa utiliza software para gestão da qualidade visando obter ajuda nessas atividades, a chance de garantir uma linha mais enxuta e eficaz cresce consideravelmente.

Os melhores softwares para gestão da qualidade

gestão da qualidade

Sabendo o quanto essas ferramentas podem ser úteis no dia a dia empresarial, com certeza a vontade de trazê-las para o seu negócio já cresceu. Sendo assim, conheça os melhores programas para te ajudar na gestão da qualidade da sua linha de produção!

Excel

Quem nunca ouviu falar do Excel que atire a primeira pedra. A ferramenta que faz parte do pacote Office é utilizada no mundo todo para acompanhamento e criação de planilhas.

Dentro de uma empresa, sua efetividade é gigantesca e pode fazer toda a diferença. As tabelas podem trazer dados da quantidade de material no estoque até os números produzidos por cada colaborador em um dia.

Através dela, consegue-se acompanhar de maneira bem simples e intuitiva os resultados do negócio. Além disso, as funções como calculadora automática trazem ainda mais praticidade, evitando o retrabalho com outras tarefas.

Minitab

O Minitab é um software para gestão da qualidade já muito utilizado dentro de várias empresas. Ele oferece um controle estatístico baseado na análise dos dados fornecidos ao programa.

Sua usabilidade é muito útil para negócios que focam na melhoria contínua, por causa da apresentação gráfica dos resultados obtidos em vários intervalos de tempo.

Outros exemplos bastante úteis e utilizados são o EQM e o 8 QUALI. Eles fazem parte do grupo de software para gestão da qualidade que ajudam na automatização da tarefa e a tornam muito mais eficaz.

Se você faz parte de uma equipe que deseja atingir resultados cada vez melhores, vai adorar conhecer nosso canal no YouTube e nosso blog. Lá, postamos conteúdos atualizados relacionados a melhora da produção e muitas outras dicas para o seu negócio. Desse modo, vai ficar fácil atingir o sucesso e consolidar seu nome dentro do mercado!

Autor

Sou graduado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), pós-graduação em Jornalismo Esportivo pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), especialização em revisão pela Unicamp, além de cursos de revisão e otimização de textos pela Rock Content.

Escreva um Comentário