Capacitação profissional online: por onde começar?

Pois é, a pandemia do coronavírus chegou e mudou a vida de todos: se antes muitos funcionários estavam habituados a acordar em determinado horário, se arrumar e sair para o trabalho de carro ou transporte público, hoje grande parte destes encontra-se realizando as atividades da empresa em casa, conforme é possível. Por isso, a capacitação profissional online se tornou uma opção muito escolhida por diversos colaboradores. Nesse artigo, vamos discutir sobre como funciona a capacitação online, como se organizar para realizar treinamentos e mais. Confira:

Afinal, como funciona a capacitação profissional online?

A transformação digital já vinha abrindo o caminho para a tecnologia avançar no mundo, e junto, trazer o ensino à distância a cada vez mais alunos. E agora, surgiu uma pandemia que fez o mundo ficar em casa para evitar o avanço do vírus em suas comunidades. 

Assim, aquela tendência deve ficar ainda mais forte. As empresas que já investiram no ensino à distância perceberam que essa é uma vantagem competitiva e eficiente em relação aos seus concorrentes, uma vez que faz com que seus colaboradores se diferenciam no mercado em que atuam e alcancem resultados melhores.

A maior vantagem da capacitação à distância está na simplicidade: basta ter um computador com acesso à internet e pronto! Todos os materiais necessários serão fornecidos pelo professor ou palestrante escolhido pela empresa, e poderão ser enviados por e-mail ou disponibilizados em alguma plataforma. 

Mesmo assim, podem surgir dúvidas e incertezas sobre a funcionalidade da capacitação online. Bom, nesses casos, é importante lembrar que tanto a capacitação profissional online quanto cursos oferecidos à distância oferecem interações com os tutores para tirar dúvidas e compartilhar ideias e insights. Além disso, o material fornecido é de qualidade e em constante atualização, da mesma forma como ocorreria em um treinamento presencial.

A capacitação profissional online é uma excelente forma de atualizar e renovar os conhecimentos dos membros da equipe, deixando a empresa ainda mais competitiva no mercado. Dessa forma, quando as atividades presenciais forem retomadas, o time com certeza terá muito mais energia e motivação para realizar as tarefas e alcançar os melhores resultados possíveis. 

Como se organizar para realizar treinamentos online

Certo, você percebeu que realmente há várias vantagens na capacitação profissional online e, agora, está animado para conseguir novos conhecimentos para alavancar sua carreira. Por onde começar? Bem, um bom ponto de partida é buscar um local na sua casa que possa ser utilizado como seu ambiente de estudos e trabalho. Se você tiver um cômodo na sua casa que possa ser transformado em escritório, com mesa e cadeira de altura adequadas, uma boa iluminação e silêncio, ótimo! Se não, utilize o ambiente que for possível e evite estudar na cama ou no sofá para não prejudicar a postura. 

Feito isso, é hora de iniciar os estudos. Reserve alguns minutos do seu dia – e observe que, aqui, não estamos dizendo que é necessário passar horas e horas assistindo aulas e palestras. Se sua rotina e disposição permitirem que sejam horas, excelente. Se não, 30 minutos por dia deverão bastar para que você realize os treinamentos necessários, tanto para se recolocar no mercado de trabalho quanto para alcançar novas posições na empresa.

Ter um objetivo em mente vai te ajudar bastante a se manter firme nos estudos. Você pode também aproveitar para criar um calendário de estudos utilizando um software de planilhas, como o Excel ou o Google Spreadsheets. Crie o calendário de acordo com o ritmo desejado de estudos e marque sempre os conteúdos que já foram assistidos, anote o que achar importante e não se esqueça de marcar também as dúvidas, para enviá-las ao tutor do treinamento.

O que a legislação trabalhista diz?

Não estamos vivendo um momento fácil; a crise gerada pela pandemia vem prejudicando empresas de diversos setores. Por isso, um jeito de passar mais suavemente por esse processo é o lay-off. Trata-se uma estratégia muito adotada durante crises financeiras, quando surgem cenários nos quais a empresa não consegue manter as operações normalmente. 

Uma opção seria demitir os funcionários, mas o problema é que, além de ser bastante prejudicial aos negócios, ainda há a desvantagem de contratar e treinar novos colaboradores depois que a crise passar, o que significa ainda mais gastos. 

Em linhas gerais, o lay-off é um modelo jurídico que conta com duas formas de regime distintas; na primeira, a jornada de trabalho e o salário podem ser reduzidos temporariamente. Na segunda, o contrato de trabalho fica suspenso para o colaborador se requalificar nesse período por cursos ou programas de qualificação, que devem ser oferecidos pelo empregador. Essa suspensão pode se estender por até cinco meses. 

Entretanto, é importante observar alguns requisitos para que o lay-off aconteça. Primeiro, a possibilidade de lay-off deve estar prevista em acordo ou em convenção coletiva. Além disso, o empregador deve também divulgar um comunicado geral aos colaboradores, junto do sindicato, para divulgar os termos da suspensão do contrato de trabalho. Cada funcionário deverá concordar e assinar um termo para formalizar sua suspensão, e o período de suspensão deve ser registrado na CTPS do colaborador. Por fim, deve ser comprovado que o colaborador foi realmente inscrito em um curso ou programa de qualificação. Se, por ventura, o contrato for suspenso, é o governo quem pagará o salário dos funcionários. 

O lay-off foi utilizado no Brasil, por exemplo, em 2012, pela Mercedes-Benz. Na época, a empresa estava sofrendo severa baixa nas vendas devido uma crise intensa no setor automotivo. O sindicato protestou, pois, a empresa tentou demitir mais de 400 funcionários temporários que se encontravam em lay-off.  

Agora que você já sabe tudo sobre capacitação profissional online, recomendamos as seguintes leituras para expandir seus conhecimentos: 

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Autor

Formada em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e redatora para o Blog da CAE.

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