Você já pensou em melhorar seu currículo por meio de cursos de capacitação online

Essa opção torna o desafio de aliar trabalho e estudo mais fácil de ser superado e ajuda profissionais a se tornarem mais competitivos no mercado de trabalho. 

Além disso, se você já tem um emprego que gosta, pode usar os cursos de capacitação online para aprender novas técnicas que vão aprimorar os resultados que você oferece para a empresa, se destacando de maneira positiva e quem sabe se aproximando da tão sonhada promoção? 

Isso sem contar que aprender nunca é demais e está entre as dicas de produtividade que vão ajudar você a fazer mais em menos tempo. 

Mas afinal, quais são as dicas de como estudar a distância? Nem sempre é fácil organizar seu tempo no dia a dia e mesmo encontrar o curso ideal. Por isso, a seguir, separamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira! 

Como funciona a capacitação profissional online?

Pois é, a pandemia do coronavírus chegou e mudou a vida de todos: se antes muitos funcionários estavam habituados a acordar em determinado horário, se arrumar e sair para o trabalho de carro ou transporte público, hoje grande parte destes encontra-se realizando as atividades da empresa em casa, conforme é possível.

Essa é uma das razões para a capacitação profissional online ter se tornado uma opção muito escolhida por diversos colaboradores.

A transformação digital já vinha abrindo o caminho para a tecnologia avançar no mundo, e junto, trazer o ensino à distância a cada vez mais alunos. E agora, surgiu uma pandemia que fez o mundo ficar em casa para evitar o avanço do vírus em suas comunidades. 

Assim, aquela tendência deve ficar ainda mais forte. As empresas que já investiram no ensino à distância perceberam que essa é uma vantagem competitiva e eficiente em relação aos seus concorrentes, uma vez que faz com que seus colaboradores se diferenciam no mercado em que atuam e alcancem resultados melhores.

A maior vantagem de estudar a distância está na simplicidade: basta ter um computador com acesso à internet e pronto! 

Todos os materiais necessários serão fornecidos pelo professor ou palestrante escolhido pela empresa, e poderão ser enviados por e-mail ou disponibilizados em alguma plataforma. 

Mesmo assim, podem surgir dúvidas e incertezas sobre a funcionalidade da capacitação online. 

Bom, nesses casos, é importante lembrar que tanto a capacitação profissional online quanto cursos oferecidos à distância oferecem interações com os tutores para tirar dúvidas e compartilhar ideias e insights.

Além disso, o material fornecido é de qualidade e em constante atualização, da mesma forma como ocorreria em um treinamento presencial.

Os cursos de capacitação online são uma excelente forma de atualizar e renovar os conhecimentos dos membros da equipe, deixando a empresa ainda mais competitiva no mercado. 

Dessa forma, quando as atividades presenciais forem retomadas, o time com certeza terá muito mais energia e motivação para realizar as tarefas e alcançar os melhores resultados possíveis. 

E se você está buscando um treinamento online individualmente, indicamos que assista ao vídeo abaixo sobre como se preparar profissionalmente para se destacar na empresa em que trabalha ou na busca por uma nova colocação profissional. 

Dessa forma, tanto empresas podem buscar por treinamentos corporativos online para sua equipe, quanto os profissionais, de maneira individual podem aproveitar as vantagens de investir em cursos de capacitação online. 

Como se organizar para realizar cursos de capacitação online

Certo, você percebeu que realmente há várias vantagens em realizar cursos de capacitação online, agora, está animado para conseguir novos conhecimentos para alavancar sua carreira.

Por onde começar? Como estudar online na quarentena ou depois dela? Anote nossas dicas a seguir. 

1. Encontre um local ideal

O primeiro ponto sobre como estudar online na quarentena é buscar um local na sua casa que possa ser utilizado como seu ambiente de estudos e trabalho. 

Se você tiver um cômodo na sua casa que possa ser transformado em escritório, com mesa e cadeira de altura adequadas, uma boa iluminação e silêncio, ótimo! 

Se não, utilize o ambiente que for possível e evite estudar na cama ou no sofá para não prejudicar a postura. 

Feito isso, é hora de iniciar os estudos. 

2. Organize seu tempo 

Reserve alguns minutos do seu dia – e observe que, aqui, não estamos dizendo que é necessário passar horas e horas assistindo aulas e palestras. 

Se sua rotina e disposição permitirem que sejam horas, excelente. Se não, 30 minutos por dia deverão bastar para que você realize os treinamentos necessários, tanto para se recolocar no mercado de trabalho quanto para alcançar novas posições na empresa.

Leia também: Como ser promovido no trabalho: de júnior a gerente?

Ter um objetivo em mente vai te ajudar bastante a se manter firme nos estudos. 

Você pode também aproveitar para criar um calendário de estudos utilizando um software de planilhas, como o Excel ou o Google Spreadsheets

Crie o calendário de acordo com o ritmo desejado de estudos e marque sempre os conteúdos que já foram assistidos, anote o que achar importante e não se esqueça de marcar também as dúvidas, para enviá-las ao tutor do treinamento.

3. Busque a capacitação ideal 

É importante que você seja estratégico na busca por um curso de capacitação online que realmente atenda às suas expectativas e objetivos. 

Isso vai depender da área em que você atua e das demandas que a sua empresa tem. 

Por exemplo, se a empresa na qual você trabalha tem como objetivo reduzir desperdícios e reduzir falhas nos processos, é interessante que você considere um curso de Lean Manufacturing, por exemplo. 

O Lean Manufacturing é uma metodologia de gestão que tem como foco principal reduzir desperdícios e entregar ao cliente o maior valor possível. Em geral, priorizar a eficiência da gestão de processos. 

Aprender sobre o Lean Manufacturing faz com que investimentos desnecessários sejam cortados, a perda de matéria-prima seja evitada e toda a rotina de trabalho seja mais simples e eficaz.

Entenda melhor sobre a dinâmica da redução de desperdício no vídeo abaixo.

Na Frons é possível inclusive fazer cursos de capacitação online grátis: acesse o curso Lean Manufacturing Basic gratuitamente!

O curso é 100% on-line e foi criado por profissionais especializados na metodologia.

Esse curso permitirá o conhecimento dos processos de fabricação mais modernos e as habilidades iniciais do Lean.

Outra opção interessante é realizar o curso de Lean Manufacturing Specialist, aprendendo como aplicar elementos-chave da manufatura enxuta, como o 5S e o Kanban.

4. Aproveite o suporte oferecido pelo curso

Cursos a distância também devem oferecer apoio ao aluno. Dessa forma, use e abuse da consultoria dos tutores dos cursos para tirar dúvidas e pedir apoio. 

Assim como na capacitação presencial, nos cursos de capacitação online cabe ao aluno tirar tudo o que puder do curso, se envolver com os professores, com o conteúdo, com as atividades e materiais. 

Seja um profissional comprometido nas capacitações, assim como você é no dia a dia de trabalho.  

5. Escolha uma boa instituição de ensino

Seja um curso para toda a empresa ou um curso individual, é fundamental escolher onde estudar. 

A qualidade do conteúdo compartilhado e do suporte oferecido conta, não apenas para o currículo, mas para a prática profissional, que pode ficar prejudicada, com uma instituição que tem um conteúdo superficial. 

Uma dica é fazer um ou dois cursos de capacitação profissional gratuitos da plataforma e avaliar sua qualidade. 

Depois disso, considere pagar com um curso mais aprofundado ou que te capacite para outros níveis de gestão (geralmente, nesses casos, os cursos são pagos, mas valem o investimento). 

Conheça um pouco mais sobre porque você deve considerar fazer cursos de capacitação online, no vídeo abaixo. 

Leia também: 

Como aproveitar a quarentena para unir capacitação e economia? [Para empresas] 

Não estamos vivendo um momento fácil. A crise gerada pela pandemia vem prejudicando empresas de diversos setores. Por isso, um jeito de passar mais suavemente por esse processo é o lay-off. 

Trata-se uma estratégia muito adotada durante crises financeiras, quando surgem cenários nos quais a empresa não consegue manter as operações normalmente. 

Uma opção seria demitir os funcionários, mas o problema é que, além de ser bastante prejudicial aos negócios, ainda há a desvantagem de contratar e treinar novos colaboradores depois que a crise passar, o que significa ainda mais gastos. 

Em linhas gerais, o lay-off é um modelo jurídico que conta com duas formas de regime distintas:

  • na primeira, a jornada de trabalho e o salário podem ser reduzidos temporariamente, 
  • na segunda, o contrato de trabalho fica suspenso para o colaborador se requalificar nesse período por cursos ou programas de qualificação, que devem ser oferecidos pelo empregador. Essa suspensão pode se estender por até cinco meses. 

Entretanto, é importante observar alguns requisitos para que o lay-off aconteça.

Primeiro, a possibilidade de lay-off deve estar prevista em acordo ou em convenção coletiva. Além disso, o empregador deve também divulgar um comunicado geral aos colaboradores, junto do sindicato, para divulgar os termos da suspensão do contrato de trabalho. 

Cada funcionário deverá concordar e assinar um termo para formalizar sua suspensão, e o período de suspensão deve ser registrado na CTPS do colaborador. 

Por fim, deve ser comprovado que o colaborador foi realmente inscrito em um curso ou programa de qualificação. Se, por ventura, o contrato for suspenso, é o governo quem pagará o salário dos funcionários. 

O lay-off foi utilizado no Brasil, por exemplo, em 2012, pela Mercedes-Benz. 

Na época, a empresa estava sofrendo severa baixa nas vendas devido a uma crise intensa no setor automotivo. 

O sindicato protestou, pois a empresa tentou demitir mais de 400 funcionários temporários que se encontravam em lay-off. 

Antes de aplicar qualquer política interna, conheça as implicações legais para que todo mundo saia ganhando e a sua marca não seja prejudicada por uma decisão ruim. 

Se nesse período conturbado você precisou mandar parte da equipe embora e não sabe o que fazer quando tudo voltar à normalidade, indicamos que ouça o podcast a seguir. Vale a pena anotar algumas dicas e se preparar.

E agora, como escolher o curso de capacitação online ideal? Por onde começar?

Cursos de capacitação profissional gratuitos e pagos

Agora que você já sabe como estudar online e porque deve considerar essa modalidade, recomendamos que conheça a Frons. Somos uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. 

Nossa dica é que você faça sua inscrição na Certificação White Belt Lean Six Sigma Online. Aproveite que a inscrição é GRATUITA!

No vídeo abaixo você vai descobrir porque essa é uma capacitação que você deveria ter, e como ela pode ajudar você a dar os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado. Incluindo o Lean Seis Sigma.

Não se esqueça de curtir nossa página do Facebook, se inscrever no nosso canal do YouTube e acompanhar as publicações do nosso blog

Créditos imagem: Negócio foto criado por br.freepik.com

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.