Conseguir uma vaga como trainee em uma grande empresa é o sonho de muitos profissionais. Se você é um deles tudo o que você quer são dicas de entrevista de trainee que vão te ajudar a chegar lá sem muito sofrimento, correto? Se você respondeu sim, você está no lugar certo!

Neste artigo, listamos dicas para entrevista de trainee. São insights que vão desde o currículo até a entrevista final.

Então vamos lá!


Clique no botão abaixo para se inscrever no nosso canal!!!

Dicas entrevista para trainee: cuidados que o candidato deve tomar

1. Currículo

Antes das dicas para entrevista de trainee vamos dar um passinho atrás, com algumas dicas gerais para seu currículo e inscrição no processo!

Cada processo trainee começa de um jeito e tem uma metodologia diferente, mas no geral, você precisa se inscrever no processo e contar um pouco sobre você e suas experiências.

Um trainee geralmente é alguém que acabou de se formar na graduação, por isso, dificilmente terá cargos de destaque ou uma longa história profissional, mas fique tranquilo! A grande maioria dos demais candidatos também estão começando sua vida profissional.

Entretanto, isso não quer dizer que você não vai colocar nada no currículo! Programas de trainee estão em busca de pessoas proativas e responsáveis, com boas ideias e vontade de trabalhar em equipe, por isso inclua no currículo as experiências que teve na faculdade, como participação no diretório acadêmico, empresas juniores, projetos de pesquisa que participou, entre outras experiências. Você também pode inserir projetos com os quais se envolveu antes da faculdade.

Inclua a lista de cursos que você já fez e lembre-se de destacar habilidades como domínio de uma língua estrangeira.

2. Conheça informações variadas da empresa

Você foi chamado para as baterias de entrevistas de um processo seletivo para trainee! Parabéns! Bora começar a preparação!

Em uma entrevista, seja ela em grupo ou individual, é muito importante que você conheça a história, serviços, produtos e a organização geral da empresa para a qual está se candidatando.

Se você ainda não sabe para quais empresas vai tentar uma vaga de trainee, acesse o artigo; “6 melhores programas de trainee do Brasil [maiores salários]” e confira as principais opções.

Geralmente as pessoas que estão buscando uma vaga de trainee estão tentando um cargo em várias empresas ao mesmo tempo, entretanto, conhecer a empresa que te chamou para a entrevista vai ser muito útil para mostrar aos recrutadores:

  • que você conhece a empresa;
  • porque se identifica com ela;
  • no que você acredita poder colaborar e aprender.

3. Mostre com atitudes suas melhores características

Marketing pessoal é muito importante, entretanto, as pessoas confundem isso com autopropaganda.

Você quer mostrar que é uma pessoa organizada e tem disciplina? Nunca se atrase, tenha sempre à mão papel e caneta (ou um tablet) e pastas para armazenar documentos.

Deseja destacar sua facilidade para trabalhar em equipe? Ajude companheiros de dinâmica e entrevista em grupo, ouça e mostre consideração por todas as ideias.

Deseja que os recrutadores te vejam como uma pessoa bem informada e com conhecimento? Busque mostrar sua opinião usando informações consolidadas, dados, pesquisas e mostre conhecimento geral sobre a realidade do mercado! Você vai ganhar muito mais pontos do que se começar a jogar “achismos” ao vento!

Quando perguntado diretamente sobre suas qualidades, dê exemplos de situações em que você tomou uma atitude que comprove a habilidade que deseja destacar.

Se você tem dúvidas sobre como aplicar o marketing pessoal na sua vida, sem se tornar uma pessoa chata e que “se acha”, nós indicamos a leitura do artigo;Como fazer marketing pessoal: 10 dicas para se destacar na empresa”. São dicas super fáceis de colocar em prática e que vão mudar sua forma de se apresentar e “vender o seu peixe”!

4. Mostre-se confiante

Não diminua a importância desse tópico em sua busca de como se preparar para processos seletivos!

Muitos candidatos pulam essa etapa do guia e é exatamente por isso que você deve se atentar para ela! Esse pode ser o seu grande diferencial!

É claro que você vai estar nervoso com o processo trainee afinal ser aprovado é algo muito importante para sua carreira, entretanto, se sentir confiante vai ajudar a mostrar, aos recrutadores, que você sabe trabalhar sob pressão, por exemplo.

Além disso, com confiança você conseguirá apresentar suas ideias mais facilmente, além de mostrar melhor suas habilidades.

A linguagem corporal tem uma relação muito estreita com confiança e é um diferencial muito importante em processos seletivos.

A especialista Amy Cuddy estuda há anos o poder da linguagem corporal e identificou como ela afeta diretamente nos resultados que alcançamos em todos os setores da nossa vida, incluindo, claro, o aspecto profissional. Acompanhe as dicas que ela oferece no vídeo abaixo:

Não confie nas listas de perguntas comuns para trainee! O que fazer na entrevista final para Trainee?

Até aqui as dicas para entrevista de trainee buscaram abordar as diferentes fases pelas quais você vai passar ao longo do processo, seja em grupo, dinâmicas e mesmo entrevistas individuais, mas agora é a hora da entrevista final para o trainee.

O que mais você tem para mostrar?

Depois de um processo longo e desgastante, é hora de dar o último gás. Se você chegou até aqui é provável que já tenha mostrado algumas características valiosas para a empresa, então é hora de se manter coerente com o que você fez ao longo desse período. Não invente personagens para a entrevista.

Por mais que alguns conteúdos espalhados na internet tentem afirmar o contrário, não existe um manual universal com as perguntas de entrevistas finais de trainee, por isso, decorar as respostas para essas questões, que normalmente aparecem em guias milagrosos da internet, só vai te deixar mais nervoso e concentrado em acertar perguntas que você não sabe nem se serão feitas.

Além disso, recrutadores experientes sabem que você decorou a resposta perfeita proposta por um “guru da aprovação”, e isso só vai contar contra você.

Mas então o que fazer e como se sair bem em uma entrevista? Seja você e se mantenha seguindo as dicas acima:

  • conheça a empresa;
  • faça seu marketing pessoal de maneira correta;
  • se mantenha confiante;
  • use suas atitudes passadas para argumentar toda as suas respostas.

Para se preparar para a entrevista final do trainee você deve:

  • estudar cada setor da empresa de maneira mais detalhada e entender em quais você gostaria de trabalhar. Qual setor contribuiria para a sua formação e em qual você poderia ajudar mais;
  • lembre-se de sua trajetória até aqui e de situações nas quais sua atuação foi diferencial, seja na faculdade, em cursos paralelos, viagens, vida pessoal , enfim, em qualquer situação;
  • lembre-se de quais são os seus valores e quais os seus objetivos de vida.

As questões acima vão te ajudar a lembrar quem você é e porque está ali. A partir disso, você será capaz de responder a qualquer pergunta sobre você, suas ambições e diferenciais.

Como acrescentar diferenciais a sua formação e encurtar o caminho rumo ao trainee?

Como falamos no início da nossa lista de dicas de entrevista para trainees, uma vez que você acabou de sair da faculdade, é bem provável que você não tenha uma longa experiência profissional, é por isso que suas experiências durante sua formação, dentro de fora da faculdade serão analisadas para entender qual é o seu perfil profissional.

Um diploma de ensino superior não vai garantir a sua vaga, mas o que você buscou além da grade curricular pesará a seu favor.

O conhecimento adquirido em eventos da área e em cursos vai ajudar você não apenas no currículo, mas a ter mais domínio sobre diferente assuntos, mostrar conhecimento técnico variado e inclusive ajuda na sua autoconfiança.

A Frons é uma empresa formada por engenheiros experientes, voltada para a formação e capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Oferecemos cursos de gestão e melhoria de processos desde o nível básico ao avançado. Incluindo o Lean Seis Sigma.

Com mais de 3.500 alunos EAD e mais de 30 turmas presenciais, você terá acesso a cursos de qualificação e treinamento em gestão e processos que se encaixam à sua realidade.

Conheça nossos outros cursos e saiba como podemos ajudar você a conquistar uma vaga no programa de trainee que você sonha!

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.