Treinamento on the job: o que é, vantagens e métodos

Existem dois métodos através dos quais os profissionais podem melhorar seus conhecimentos e habilidades. Um é através do treinamento presencial e o outro é através do treinamento on the job.

O processo de aprendizado só é completo quando a teoria é combinada a prática. Portanto, a capacitação do funcionário pode ser formada através de cursos presenciais ou online e treinamentos on the job.

Continue lendo e entenda o que é treinamento on the job, métodos para aplicar na sua empresa e as vantagens.

O que é treinamento on the job?

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O treinamento on the job é aquele fornecido pela empresa aos funcionários dentro do ambiente de trabalho. Com a supervisão de um membro mais experiente, outro, que precisa aprender novos conhecimentos, é instruído. 

Assim, ao invés de ir até uma instituição de ensino e aprender, a empresa utiliza métodos e as pessoas qualificadas da sua própria equipe de trabalho para ensinar.

O treinamento na empresa não descarta o investimento em cursos externos. Pelo contrário, ele estimula que a equipe mantenha um ciclo de aprendizado constante.

Alguns métodos de treinamento on the job conhecidos são job rotation, coaching e estágio. Conheça mais sobre esses e outros métodos a seguir: 

Métodos de treinamento on the job

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1. Estágio

As empresas que abrem as portas para os estagiários aprenderem utilizam um método poderoso de treinamento on the job.

Isso porque ao investir nas habilidades iniciais de um aluno ainda na graduação, a empresa estará investimento em um futuro membro oficial da equipe.

O objetivo de grande parte das empresas que investem no estágio é formar profissionais que serão empregados futuramente na organização.

Assim, para usufruir das vantagens desse treinamento e atrair os melhores candidatos para as vagas é importante estruturar um programa de recrutamento e seleção.

E mais, alinhar os membros experientes da equipe e torná-los parte desse ciclo de aprendizado para que os estagiários tenham experiências enriquecedoras e realmente aprendam na empresa. 

2. Programas de treinamento e prática

O programa de treinamento e prática é outro método de treinamento on the job usado para potencializar o investimento feito em treinamentos convencionais.

Sua empresa investe em treinamentos para a equipe, mas não consegue detectar resultados desse investimento?

Criando os programas, a cada curso feito, a equipe passa por treinamentos na empresa onde ela pode aplicar o conhecimento tanto em situações hipotéticos quanto reais do negócio.

Áreas que exigem muito trabalho técnico e prático precisam de treinamentos mais longos que podem durar mais. 

Por isso, ter um programa para guiar o aprendizado e aliá-lo a prática no cotidiano de trabalho é uma estratégia que traz ganhos para todas as partes envolvidas.

3. Grupos de treinamento

Quando surge um problema organizacional na empresa é necessário criar uma força tarefa para eliminar essa falha.

Para aproveitar a situação de maneira positiva, a resolução pode virar uma oportunidade de treinamento on the job.

Nesse método, um grupo selecionado se reúne para trabalhar em equipe e encontrar a causa e criar planos de melhorias. 

Além de incluir membros que precisam ganhar experiência com profissionais experientes, a empresa ainda cria oportunidades de desenvolvimento pessoal para todos os envolvidos.

4. Coaching

As empresas usam o coaching como método de treinamento on the job, principalmente, quando um membro vai passar para um cargo de gerência.

Essas funções pedem conhecimentos específicos e exigem experiências que podem ser compartilhadas de quem está saindo para quem está entrando na posição.

O treinamento acontece na rotina natural de trabalho e as partes envolvidas podem trocar impressões, tirar dúvidas e compartilhar aprendizados.

5. Job rotation

Esse é o tipo mais comum de treinamento on the job utilizado nas empresas e também um dos mais eficazes.

O planejamento do job rotation pode envolver tanto a mudança de área do funcionário em aprendizado quanto uma mudança de função dentro do seu próprio setor.

Nos dois casos, o membro é assessorado por um profissional mais experiente que vai orientar e ensinar o que sabe sobre aquela função.

O objetivo do job rotation é despertar a consciência na equipe de que cada departamento é crucial para o sucesso da empresa. 

Vantagens do treinamento on the job

Destaca a employer brand da empresa

O employer brand pode ser entendido como a imagem/reputação que a empresa tem no mercado, ou seja, sua marca como empregadora.

Uma maneira de manter essa imagem positiva é oferecer treinamentos on the job eficientes com os quais os membros possam crescer e se desenvolver.

Quando alguém falar da sua empresa para outra pessoa, com certeza esse ponto será lembrado.

Melhora o desempenho da equipe

A tão falada produtividade também é outro ganho trazido pelo treinamento na empresa. Com uma equipe atualizada e incentivada constantemente a aprender, a busca por melhores resultados aumenta. 

A integração entre os membros de cada departamento que entendem a fundo a realidade da sua área de atuação beneficia ainda o alcance das metas de trabalho

Entenda como definir metas e objetivos de forma eficaz para sua organização. Confira nossas dicas:

Torna a equipe mais criativa

Até os trabalhos mais técnicos e operacionais exigem uma dose de criatividade e o aprendizado do treinamento on the job incentiva, e muito, essa característica.

Os membros melhoram suas habilidades, conhecem novas formas de pensar soluções, aprendem técnicas diferentes, etc. Tudo isso estimula o pensamento criativo.

Ajuda a ganhar novas habilidades

Nenhum membro é tão experiente que não possa aprender e nem tão inexperiente que não possa ensinar algo. Conhecer o potencial da sua equipe de trabalho é fundamental para ter sucesso com treinamento na empresa. 

Assim, pessoas podem se unir para trabalharem juntas e aprenderem umas com as outras.

A melhor propaganda que um funcionário pode fazer de uma empresa é dizer que trabalha em um ambiente colaborativo e focado na evolução profissional da equipe.

Aumenta a motivação com o trabalho

Se a sua equipe é bem orientada, ela se sente confiante para agir, tomar decisões e também pedir ajuda quando necessário.

O treinamento on the job abre mais possibilidades para trocas e diálogos que vão facilitar a resolução de problemas no dia a dia.

Conhecer situações pelas quais um membro já passou e como ele as resolveu motiva os funcionários a encontrarem soluções inovadoras para as questões atuais. 

Ofereça treinamento para sua equipe

O treinamento on the job deve ser um processo contínuo na realidade da empresa. Gerar oportunidades para sua equipe deve ser uma prioridade constante na qual o setor de RH deve investir. 

Como cada pessoa aprende melhor de formas diferentes, sua empresa pode oferecer tanto o treinamento na empresa quanto proporcionar a realização de cursos online, por exemplo.  

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Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 35.000 alunos na comunidade online. Com mais de 26 mil certificados emitidos, é CEO da CAE Treinamentos, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.