“Eu até gostaria de seguir na metodologia, mas estou sem tempo por agora, tenho menos de 1 hora livre por dia”, esse é o tipo de resposta que nosso consultor de vendas recebe com frequência.

Isso porque, além de terem outras prioridades – como carga horária de trabalho, graduação ou MBA, vida social, hobbies -, as pessoas sentem que para realizar um treinamento online é necessário ter disciplina, foco e etc.  

O que não é de todo verdade! Pense na seguinte situação: existe um programa que você adora assistir que ocorre semanalmente às 22h da terça-feira. Para não perder nenhum episódio do programa, o que você faz? Se organiza para conseguir finalizar todas as suas atividades a tempo, estou mentindo?

Pois então! E aí, me diga: é necessário ter disciplina, foco e etc para assistir pontualmente seu programa preferido na TV? Não! É necessário somente ter planejamento e muita vontade.

Sabe aquela frase “Quem quer dá um jeito, quem não quer arruma uma desculpa?”, é exatamente isso! Você pode ter somente 30 minutos livres por dia, mas se você quer alcançar uma promoção no seu trabalho atual, se deseja liderar um projeto grandioso e ser reconhecido pelos resultados ou se tem como meta se recolocar no mercado de trabalho, você vai utilizar esses 30 minutos livres para finalizar o treinamento que tanto deseja.  

Como criar um calendário de estudos 

Agora que você sabe que não é necessário ter muito tempo para realizar treinamentos online, vamos te mostrar como você pode criar um calendário de estudos para realizar os cursos da Frons.

Os cursos mais almejados do nosso Plano Premium de assinatura são a formação completa em Lean Six Sigma (White, Yellow, Green e Black Belt), que têm cerca de 200 horas, se somados, já com a execução do projeto de melhoria contínua. A finalização da formação completa depende de quais são suas prioridades e sua base de conhecimento.

Se sua base de conhecimento da metodologia for básica, o ideal é que cumpra desde o primeiro módulo, no caso o White Belt e vá avançando aos poucos. Agora, se você já tem algum título Yellow ou Green, ou até mesmo já trabalha com a metodologia na prática, você pode ir avançando em uma velocidade um pouco maior.

Vamos supor que você opte por começar do White Belt, como a maioria dos nossos alunos. Se você tiver 1 hora livre por dia, em 6 meses e meio você consegue ter o título de Black Belt em seu currículo. Entende como é possível?

Agora, se você possui 1 hora livre nos dias da semana, mas consegue fazer 2 horas de aula nos finais de semana, essa métrica se torna ainda melhor. Em apenas 4 meses e meio você terá o seu certificado e o conhecimento máximo na metodologia. 

Ok, e como você monta um calendário de estudos? 

Simples, você pode utilizar o Google Agenda ou uma planilha dentro do Excel – fique a vontade para fazer isso da maneira que achar mais fácil. Organize da seguinte maneira: coloque o horário que você tem livre diariamente e o conteúdo que você consegue estudar nesse período. 

Veja a maneira como executamos o calendário:

Detalhe: o ideal é que já organize esse calendário para os 4 ou 6 meses – dependendo de quanto for o seu tempo livre – para que você encare isso como um compromisso, algo que realmente seja impossível remarcar ou adiar. Porém, se sua rotina for, de fato,muito inconstante, organize, pelo menos, a rotina do 1° e 2° mês e conforme você tenha previsibilidade dos próximos meses e da sua agenda, você vai construindo o calendário dos próximos meses, ok?

Se você gostou da maneira como executamos nosso planejamento no Google Sheets, estamos disponibilizando para download esse modelo de calendário para que vocês possam utilizar para organizar o seu tempo de estudo e, que possam concluir o máximo de cursos possíveis. – esse é um modelo já existente dentro do Google Sheets, apenas adaptamos para a nossa realidade. Clique aqui e faça o download. 

Tenha em mente suas metas profissionais

Não é à toa que você deseja realizar treinamentos online com a Frons, certo? Provavelmente, exista um objetivo por trás disso, ainda que seja somente o aumento da bagagem de conhecimento, atualização do perfil para a recolocação no mercado de trabalho, exigência de determinadas habilidades da empresa em que atua ou a vontade de conquistar um emprego ou uma promoção, algo te motiva a dedicar um tempo da sua vida para estudar.

Por que estamos lhe perguntando isso?

Porque quando temos um objetivo traçado em mente, fica muito mais fácil se manter firme em um projeto ou empreitada. O quanto você deseja determinada coisa é o que fará você abrir mão de uma hora do seu dia, que você poderia utilizar para ficar de bobeira em frente a TV ou dormir mais cedo, para, então, estudar. 

E aí, você tem uma meta para alcançar?

Segredo de quem finaliza muitos cursos em pouco tempo

Para finalizar, temos uma última dica – essa realmente é uma dica que deveria valer muito dinheiro, afinal de contas, faz com que muitos profissionais consigam aumentar sua bagagem de conhecimentos em pouco tempo.

Dentro do Youtube e de outras plataformas que hospedam conteúdos audiovisuais existe um recurso de acelerar os vídeos. Quando você acelera o vídeo em 2x, você continua aprendendo e tendo acesso a todo o conhecimento que o vídeo lhe entrega, porém, avançará muito mais rápido em seu aprendizado.

Video pausado em 0,19 na velocidade normal.

Você sabia desse recurso? Já utilizava esse método para estudar?

Acredito que se você chegou até esse momento do texto, entendeu que é possível concluir todos os treinamentos da Frons que você almeja mesmo que tenha pouco tempo livre – sério, tempo não é desculpa para não realizar um curso online.

Portanto, se tiver uma meta em mente e  pudermos te ajudar com um de nossos cursos, clique aqui e fale com nosso consultor. Caso prefira, vá para nossa página de planos e entenda tudo que nossa plataforma pode lhe oferecer. 

Autor

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - com as certificações Green Belt - 6 Sigma, Aerodinâmica aplicada e Python no currículo, hoje faz parte do time da Fros, ministrando cursos e realizando consultorias na área.