Vale a pena o esforço e o investimento em treinamentos de liderança.

O retorno sobre o investimento pode ser enorme, especialmente quando os líderes estimulam o crescimento de suas organizações, impulsionam a inovação e orientam as gerações mais jovens da equipe.

O desenvolvimento de uma liderança forte, geralmente, começa com a criação de um programa interno de treinamento para liderança, fundamentado em princípios e práticas de negócios sólidos.

O Relatório de Recrutamento de Talentos Globais da McQuaig de 2016 descobriu que as empresas com líderes fortes são poucas e distantes entre si.

Mas as que investem em seus líderes veem um impacto positivo no recrutamento e na retenção dos melhores talentos.

Um programa de desenvolvimento de liderança bem gerenciado tem muitos benefícios adicionais para os negócios, como:

  • produtividade aprimorada, entendendo como destacar o melhor em equipes;
  • aumento do envolvimento dos funcionários quando os gerentes sabem como conduzir efetivamente as pessoas;
  • cultura corporativa mais positiva e estimulante onde a aprendizagem é abraçada por todos;
  • melhores decisões baseadas em estratégia e planejamento versus reagir a problemas;
  • exemplos claros de líderes que outros líderes emergentes podem seguir.

Continue lendo este artigo e entenda a função e conheça os tipos de treinamentos de liderança nos quais sua empresa pode investir.

Função dos programas de treinamento para liderança

A principal função da gestão de pessoas é criar um programa abrangente de treinamento corporativo de desenvolvimento de liderança.

Este pode ser bem suportado por uma plataforma de tecnologia unificada de gerenciamento para uma atualização profissional constante. Outras funções incluem:

  • Recrutamento para obter talentos de liderança;
  • Avaliações para avaliar as capacidades de liderança interna e externamente;
  • Gerenciamento de desempenho para monitorar e fazer correções de curso no desenvolvimento de líderes;
  • Planejamento sucessório para evitar futuras lacunas de liderança;
  • Planejamento de carreira para capacitar os funcionários a entender suas opções de liderança e definir o desenvolvimento objetivos;
  • Desenvolvimento para criar um roteiro para preencher lacunas de habilidades.

Um programa de desenvolvimento de liderança bem-sucedido começa com o alinhamento entre desenvolvimento da liderança, a estratégia da empresa e uma compreensão do tipo de estilo de liderança necessário para executar essa estratégia.

Tipos de treinamento de liderança para empresas

como-desenvolver-liderancas

1. Participação em eventos

Esse é o primeiro e, digamos, o mais fácil, tipo de treinamento de liderança que uma empresa pode implementar.

Ouvir profissionais experientes vai ajudar os atuais e futuros líderes na sua empresa a aprimorarem suas práticas de gestão e trabalho em equipe.

Faça um cronograma e distribua a equipe entre os eventos. Depois, crie treinamentos internos para que os participantes dividam os aprendizados com a equipe.

2. Palestrar em eventos

Nada melhor do que a prática quando se trata de treinamento de liderança.

Fazer dos líderes porta-vozes da empresa é uma maneira de ajudá-los a trabalhar a oratória, interação com público e mostrar sua evolução.

A empresa pode procurar universidades, empresas juniores, produtores de eventos locais, televisão, jornais e revistas da região e colocar-se à disposição para participar em feiras, eventos e palestras.

3. Coaching e mentoria

O desenvolvimento interno só acontece se a equipe colaborar entre si.

Então, invista em treinamentos de liderança na área de coaching e mentoria para que os líderes aprendam a passar conhecimento e assessorar outros colegas a alcançar novas posições de trabalho.

4. E-learning

Com a pandemia, muitas empresas fecharam os escritórios e o home office virou o modelo oficial de trabalho.

Com a distância, os líderes precisam lidar com as dificuldades do contato presencial.

Por isso, oferecer treinamentos de liderança sobre e-learning ajuda os líderes a aprender como usar os recursos de tecnologia atuais para se manterem próximos de suas equipes.

5. Experiência de voluntariado

Um líder pode levar seu conhecimento além da empresa, ajudando outras organizações com suas habilidades.

Os treinamentos de liderança prático com foco em ações de voluntariado, ajudam os profissionais a aplicarem na prática aquilo que sabem.

Organizações não governamentais, projetos independentes parceiros da empresa podem ser ótimos para que os líderes e sua equipe possam se desenvolver e ganhar novos valores.

Como desenvolver lideranças: elementos básicos de um bom programa

Embora cada organização precise projetar um programa de treinamentos para liderança que se adapte bem à cultura e necessidades corporativas exclusivas, há alguns elementos básicos que os melhores programas incluem.

Grupos de liderança pequenos, focados e solidários

Quando uma empresa decide iniciar um programa de treinamentos de liderança, é melhor começar aos poucos.

Crie um grupo central com aqueles que já ocupam cargos de liderança (até 12 pessoas) e isso forma a base do programa.

Um pequeno grupo pode ser mais eficaz porque cada indivíduo acrescenta atenção e tempo para trabalhar em suas habilidades.

Um pequeno grupo também permite maior apoio e conexão entre os membros.

Leia também: O papel da liderança nas organizações: como um bom líder pode gerar melhorias?

Instrutores com anos de experiência liderando

Os melhores programas de treinamentos de liderança incluem um líder central forte e um líder secundário, que compartilham anos de experiência e têm habilidades eficazes de instrução.

Olhe para os líderes da indústria que possuem essa experiência e habilidade trabalhando com pessoas. O pai da administração, Peter Drucker, disse certa vez:

“A administração está fazendo as coisas direito; a liderança está fazendo a coisa certa. Certifique-se de que os instrutores estejam treinando líderes para liderar outras pessoas, não ensinando habilidades básicas de gerenciamento.”

Múltiplos métodos de aprendizagem de conceitos de liderança

Cada pessoa no programa de treinamentos de liderança virá com diferentes maneiras de aprender novos conceitos, absorver e compartilhar informações e ver o mundo.

Crie um programa de treinamento multimídia que ofereça o melhor de todas as formas de aprendizado, desde materiais escritos até a participação em conferências presenciais.

Torne o treinamento para liderança divertido e algo que todos os participantes possam se animar em participar.

Metas e marcos claros para todos os participantes líderes

Cada pessoa que está aprendendo no programa de treinamentos de liderança deve ter se sentado com um mentor para decidir sobre metas de curto e longo prazo.

Assim, deve haver também uma maneira de medir os sucessos, com marcos regulares.

De acordo com Christopher Pappas, fundador da eLearning Network, adultos aprendizes “geralmente preferem conhecimentos práticos que melhorem suas habilidades, facilitem seu trabalho e aumentem sua confiança”. Use isso como uma forma de medir o sucesso.

Aprenda no vídeo abaixo com nosso expert Carlos Sander como definir objetivos e metas na sua empresa:

Métodos para identificar futuros líderes

Um programa de treinamentos de liderança sustentável estará sempre atento ao desenvolvimento de futuros líderes, assim que o grupo central atingir seus objetivos.

Neste vídeo, publicado pela Harvard Business, Claudio Fernandez-Araoz, consultor sênior da Egon Zehnder International, fornece várias dicas para identificar futuros líderes a fim de integrá-los. Ele os chama de “funcionários de alto potencial”.

Programa de retenção para preservar líderes

Uma vez que os líderes tenham passado pelo programa de treinamento de liderança, eles devem receber apoio contínuo e reunir-se com seus pequenos grupos mensalmente.

Quando uma empresa investe tanto no desenvolvimento de líderes, ela poderá transferir essas características para seus empregos imediatamente, mas ainda precisa de orientação e apoio para ter sucesso. A retenção de líderes é boa para os negócios.

Os elementos acima não garantem 100% o sucesso ou o fracasso daqueles que participam dos esforços de treinamentos de liderança que sua empresa realiza.

Mas podem aproximar os líderes de serem melhores líderes — o que beneficia toda a organização.

Checklist para criar treinamentos de liderança

1 – Determinar o melhor estilo de liderança para sua organização;
2 – Identificar líderes atuais e potenciais dentro da empresa;
3 – Identificar as lacunas de liderança;
4 – Desenvolver planos de sucessão para funções críticas;
5 – Desenvolver metas de planejamento de carreira para líderes em potencial;
6 – Desenvolver um roteiro de habilidades para futuros líderes;
7 – Desenvolver programas de retenção para líderes atuais e futuros
.

Está pensando em contratar uma empresa que irá colocar em prática seu programa de treinamento empresarial? Você pode encontrar fornecedores para todos os serviços que sua empresa precisa em um único lugar com o oHub. Economize tempo e dinheiro e receba diversos orçamentos com um só pedido.

Autor

Autor de 2 livros publicados: "Lean Six Sigma: O guia básico da metodologia" e "101 Dúvidas sobre Lean Six Sigma". É formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Estudou Business and Process Management pela University of Arkansas - EUA, direcionando sua especialização em Lean Seis Sigma e Gestão Empresarial. Professor de empresas como BRF, Plasútil, Usiminas, Petrocoque, Avon, Mondelli, UNESP, JohnDeere e de mais de 60.000 alunos na comunidade online. Com mais de 30 mil certificados emitidos, é CEO da Frons, uma plataforma focada em melhoria contínua e gestão de processos.